Cuidados básicos

Como deixar um gato sozinho em casa?

Como deixar um gato sozinho em casa?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos têm a reputação de serem independentes e apegados a sua casa e rotinas. Além disso, como não precisam sair para passear, muitos cuidadores optam por deixá-los em casa sozinhos quando precisam estar fora por qualquer motivo.

Mas nem sempre é uma boa ideia deixar o gato sozinho, nem podemos esperar que ele permaneça em casa sem a gente por longos períodos de tempo. Se você estiver se perguntando por quanto tempo e como deixar seu gato sozinho em casa, veja neste artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Dicas para deixar um gato sozinho em casa
Índice
  1. Pode deixar um gato sozinho em casa?
  2. Como deixar um gato filhote sozinho em casa?
  3. Como deixar um gato sozinho por um fim de semana?
  4. Como deixar um gato sozinho em casa por uma semana?

Pode deixar um gato sozinho em casa?

Embora os gatos possam parecer não precisar tanto de nós como, por exemplo, os cães, a verdade é que eles são animais de estimação que dependem da gente e precisam não apenas de nossos cuidados, mas também de nossa companhia. É por isso que não devemos deixar um gato sozinho por mais tempo do que as horas que nosso horário de trabalho e outras atividades que realizamos.

Mas também é verdade que os gatos são animais de hábitos, muito apegados à sua casa, à sua propriedade e às suas rotinas. Eles são muito sensíveis à mudança, por isso é fácil eles ficarem estressados quando os levamos ao veterinário, realizamos trabalhos de construção ou reforma dentro de casa, apresentamos um novo membro da família ou simplesmente mudamos um móvel de lugar. Em vista desta situação, quando vamos estar fora de casa por alguns dias, é preferível deixar o gato em casa do que levá-lo conosco ou mudá-lo para uma hospedagem de gatos, desde que estejamos lidando com um felino que atenda às características acima mencionadas; se nosso gato tolerar perfeitamente as mudanças e a mudança não for um problema para ele, podemos levá-lo conosco.

Neste artigo explicamos como viajar com o gato nas férias.

Entretanto, quanto tempo um gato pode ficar sozinho em casa? Não podemos deixar nosso gato sozinho por mais de três dias. E estamos falando de gatos adultos saudáveis. Os gatos menores, os idosos ou aqueles com alguma doença não poderão ficar sem a gente por tanto tempo e teremos que considerar outras opções para seus cuidados. Então o que devo fazer se eu tiver um gato filhote ou tiver que sair por um período mais longo de tempo? Explicamos nas seções seguintes.

Como deixar um gato filhote sozinho em casa?

Os gatos filhotes, aqueles com cerca de dois meses de idade ou ainda mais jovens, não devem ser deixados sozinhos em casa. Eles podem ser deixados sozinhos pelo tempo correspondente ao nosso dia de trabalho (entre 6 e no máximo 8 horas no dia), mas não se recomenda que eles fiquem sozinhos por mais de um dia.

Eles são muito pequenos, precisam de nossa companhia e cuidados, devem comer várias vezes ao dia, brincar e nós devemos nos certificar de que não se metam em nenhum problema, devido à sua ânsia de explorar, ou sofram algum problema de saúde, mais comum em gatinhos cujo sistema imunológico ainda não se desenvolveu completamente. Se tivermos que estar fora por alguns dias, devemos procurar outras opções, como levá-los conosco, deixá-los aos cuidados de outra pessoa ou procurar uma hospedagem para ele.

O que podemos fazer com os gatos filhotes é ajudá-los a aceitar serem deixados sozinhos. Não se trata tanto de habituá-los à solidão no sentido que faríamos com um cão, mas de estabelecer rotinas nas quais, por exemplo, nos concentramos em brincar com eles, dando toda a atenção e alimentando-os durante as horas que sabemos que estaremos em casa. Desta forma, ele ficará alimentado e ficará cansado durante o período em que estivermos ausentes e lidará melhor com nossa ausência. À medida que envelhece, ele provavelmente passará mais tempo sozinho e provavelmente dedicará nossa ausência para descansar, dormir e se acalmar, tornando-se ativo assim que voltarmos para casa (e à noite!).

O enriquecimento ambiental, ou seja, preparar a casa para que seu gato tenha espaço para pular, escalar, esconder, arranhar, etc., é uma forma de satisfazer suas necessidades e garantir um gato equilibrado que não terá problemas em ser deixado sozinho no futuro. Você também pode usar feromônios, que são substâncias inapreciáveis para nós, mas detectáveis para gatos, aos quais transmitem uma agradável sensação de tranquilidade, que pode ser ideal para quando eles estão sozinhos em casa ou têm que se acostumar a ficar sozinhos. São muito fáceis de usar, pois basta conectar o difusor no local da casa onde o gato passa mais tempo, de preferência alguns dias antes da sua ausência.

Como deixar um gato sozinho em casa? - Como deixar um gato filhote sozinho em casa?

Como deixar um gato sozinho por um fim de semana?

Se tivermos que viajar por alguns dias, deixar o gato sozinho em casa pode ser, sim, uma opção, desde que, como já dissemos, seja um adulto saudável. Neste caso, prepare-se para sua partida, prestando atenção aos seguintes aspectos:

  • Comida: você deve calcular a quantidade de comida que seu gato come por dia a fim de deixar a mesma quantidade de comida que o número de dias que você sair. A melhor opção é a ração, pois é fácil de armazenar. Não podemos deixar ração úmida para o gatinho, pois ela vai estragar. Você pode colocar vários recipientes com ração ou usar alimentadores automáticos que liberam a comida à medida que você os programa. Neste caso, experimente alguma alternativa antes de você sair para ter certeza de que o gato vai aceitar bem. Também é aconselhável acostumar o gato a comer de tudo desde cedo para evitar problemas de aceitação, caso ele nunca tenha comido ração antes.
  • Água: Se os alimentos são importantes, a água é ainda mais. O acesso à água limpa e fresca deve ser garantido em todos os momentos. Para isso, você pode distribuir generosamente as tigelas de água. É bom fazer isso porque acidentes podem acontecer e ele derramar a água de uma ou outra tigela. Você também pode optar pelas fontes de água ou mesmo deixar a torneira da pia ou do bidê aberta o mínimo possível, se o gato estiver acostumado a beber assim. Neste último caso, recomendamos que alguém venha até sua casa para verificar se tudo está em ordem e evitar qualquer incidente.
  • Caixa de areia: Antes de sair, limpe a ou as caixas de areia e deixe cheias de areia limpa. Se seu gato normalmente usa apenas uma caixa, é um bom momento para colocar pelo menos mais uma. Desta forma, ele sempre encontrará areia limpa. Caso contrário, ele mesmo pode decidir fazer suas necessidades em outro lugar da casa ou tirar a areia suja com as patas.
  • Ambiente: dependendo do clima, certifique-se de que a temperatura em sua casa esteja adequada para que seu gato não fique com muito calor ou com muito frio. Para isso, ligue o aquecimento, feche as cortinas, etc. Você também pode deixar feromônios calmantes para ajudar seu gato a relaxar. O catnip é ideal para uso ocasional, pois não só ajudará você a acostumar seu gatinho a ficar sozinho, mas também proporcionará ao gato adulto um ambiente relaxante, caso você precise ficar fora por um fim de semana inteiro.
  • Segurança: Certifique-se de que nada potencialmente perigoso esteja ao alcance do gato, tais como remédios, lixo, fios, plantas, etc. Feche as janelas ou certifique-se de que estejam bem protegidas e, quanto às portas, ou feche as que não quer que o gato entre ou as deixe abertas, com algo que as impeça de fechar, para evitar que o animal fique trancado em algum lugar sem comida ou água.

Apesar de todos os conselhos sobre como deixar um gato sozinho em casa, sempre recomendamos que você peça ajuda de um vizinho de confiança para que fique de olho em qualquer miado ou som que possa sugerir que algo está acontecendo com o gato. Você também pode pedir a um parente ou amigo que visite o felino durante o fim de semana para lhe fazer companhia, brincar um pouco com ele e verificar se tudo está bem. Neste caso, é importante que se trate de alguém em quem o gato confia.

Como deixar um gato sozinho em casa? - Como deixar um gato sozinho por um fim de semana?

Como deixar um gato sozinho em casa por uma semana?

Um gato não pode ficar sozinho em casa por uma semana. Se você tiver que estar fora de casa todo esse tempo, pode não ser uma boa ideia levá-lo com você, mas você deve conversar com alguém que possa vir todos os dias para alimentá-lo, limpar a caixa de areia e passar algum tempo com ele. É aconselhável que se trate de alguém que ele conhece para que não aumente seu estresse. Você também tem a opção de procurar uma creche ou hospedagem para gatos, mas não o leve para a primeira que você encontrar. Peça opiniões, visite as instalações e faça todas as suas perguntas.

O mesmo se aplica se você precisar deixar um gato sozinho em casa por 15 dias ou até mesmo por um mês. São dias demais para que um gato fique completamente sozinho, então ele precisa ter supervisão e apoio humano.

E agora que você já sabe como deixar o gato sozinho em casa, talvez você vá se interessar pelo vídeo a seguir no qual te contamos o que os gatos fazem quando ficam sozinhos:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como deixar um gato sozinho em casa?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Clarisse Oliveira
Minha gatinha ficou triste não quis comer quando fiquei tres dias fora deixei a chave com minha sobrinha que cuidava drla
A sua avaliação:
marcos
Olá perito animal Adorei seu Conteúdo! Parabéns...


Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Nós é que agradecemos por nos ler, Marcos!
Um abraço da equipe do PeritoAnimal.
1 de 3
Como deixar um gato sozinho em casa?