Partilhar
Partilhar em:

Tranquilizantes naturais para gatos

Tranquilizantes naturais para gatos

Ver fichas de  Gatos

As terapias naturais e os remédios caseiros encontram-se atualmente no auge, não só no âmbito da saúde humana, como também na medicina veterinária e isto deve-se a uma necessidade de tratar os nossos pets de uma forma que respeite o seu organismo.

São vários os transtornos que podem responder positivamente à aplicação de remédios naturais, assim sendo, é importante que estas ferramentas terapêuticas sejam consideradas sempre como a primeira linha de tratamento.

Se quer cuidar do seu felino de uma forma natural e segura, neste artigo do PeritoAnimal vamos falar sobre os tranquilizantes naturais para gatos.

Também lhe pode interessar: Anti-inflamatórios naturais para gatos

Os gatos e o estresse

Já alguma vez observou como o seu gato se esfrega contra as esquinas, os móveis, o sofá e inclusivamente as suas pernas? Este ato liberta feromônios, umas substâncias que apenas o gato detecta e que além de participarem no cio também conferem ao seu gato uma sensação de controlo e domínio sobre o meio envolvente, algo que podemos ver na sua reação à erva do gato por exemplo.

O gato é um animal que precisa de controlar o seu meio envolvente para se sentir bem, assim sendo, qualquer alteração que se produza nesse entorno pode ser desconfortável e pode inclusivamente criar-lhe estresse e nervosismo.

Um gato pode entrar em um estado de ansiedade e estresse diante de diversas situações como por exemplo as seguintes:

  • Visita ao veterinário
  • Convivência com uma novo pet
  • Ruídos fortes
  • Viagens
  • Mudanças

O estresse é uma ameaça para a sua saúde sobretudo quando este se torna crônico, portanto estamos perante uma situação que deve ser tratada de forma prioritária.

Vantagens dos tranquilizantes naturais para gatos

Geralmente a ansiedade provocada por um estado de estresse é tratada com uns fármacos denominados benzodiazepínicos, estes são muito eficazes mas também apresentam numerosos efeitos colaterais, além disso, o seu uso continuado pode causar dependência e tolerância, o que significa a necessidade de aumentar a dose de forma progressiva.

Outros fármacos que podem ser usados em casos severos e cuja margem terapêutica é muito mais limitada que o dos benzodiazepínicos são os barbitúricos, causando problemas semelhantes aos que foram mencionados anteriormente.

Por outro lado, se inicialmente administramos ao nosso gato tranquilizantes naturais, não só evitaremos que apareça o estresse crônico, como também diminuímos os sintomas associados à sua ansiedade de uma forma segura para o seu organismo.

Os melhores tranquilizantes naturais para gatos

Veja em seguida que opções naturais tem à sua disposição para tratar a ansiedade o estresse do seu pet:

  • Valeriana: A valeriana é uma planta que também pode ser administrada a cachorros e tem um ligeiro efeito sedativo além de atuar como relaxante muscular. Não será difícil que o gato aceite esta planta uma vez que os gatos se sentem atraídos pelo seu cheiro, no entanto, a valeriana inicialmente pode causar um estado de euforia, portanto a melhor opção é optar por um complemento nutricional específico para gatos que combine a valeriana com outros extratos vegetais.

  • Erva-cidreira: Estamos diante de outra planta medicinal apta para o gato que é muito eficaz para combater os estados de estresse e nervosismo. Recomendamos a sua administração especialmente nos dias anteriores a um evento estressante, como por exemplo os fogos ou uma viagem. Pode encontrá-la também em forma de complemento nutricional apto para gatos.

  • Spray de feromônios: Atualmente podemos encontrar uma cópia sintética dos feromônios faciais do gato, que são aqueles que liberta quando se esfrega contra diversos objetos. A aplicação destes feromônios devolve ao gato a sensação de controlo e domínio sobre o seu meio ambiente e acalma rapidamente a sua ansiedade.

  • Fava-de-santo-inácio: Trata-se de um remédio homeopático muito útil e eficaz para a ansiedade, além disso, é completamente inócua e não apresenta nenhum tipo de interação. Recomendamos que se utilize 15 CH e se administre 3 vezes por dia 5 grãos diluídos em 5 mililitros de água.

  • Flores de Bach: As flores de bach atuam de forma semelhante à homeopatia e tal como esta não apresentam nenhum tipo de efeito adverso nem contraindicação. Para situações de estresse e ansiedade súbitas recomendamos que escolha Rescue Remedy, uma mistura de diversos extratos florais especificamente desenhada para melhorar rapidamente a ansiedade, no entanto, outros fatores florais que pode usar para este caso são Rock Rose ou Cherry Plum.

  • Hidrossol de lavanda: O hidrossol é um produto que se obtém através de um óleo essencial, mas ao contrário do óleo essencial, é muito mais seguro para o seu gato. Em casos de estresse pode esfregar o seu gato com hidrossol de lavanda aproximadamente 2 vezes por dia. A lavanda é um sedativo suave e muito eficaz.

Como usar os tranquilizantes naturais para gatos?

Recomendamos-lhe que antes de aplicar alguns dos remédios mostrados anteriormente consulte o veterinário. Apesar de as flores de Bach e a homeopatia serem inócuas, as plantas medicinais contêm princípios ativos que podem ser contra-indicados para o estado de saúde do seu gato ou então interagirem com algum outro fármaco.

Além disso, o veterinário pode aconselhar você sobre o remédio mais adequado para o seu gato, uma vez que é muito importante individualizar cada situação, mais ainda quando queremos usar terapias naturais.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tranquilizantes naturais para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Tranquilizantes naturais para gatos

O que lhe pareceu o artigo?

Tranquilizantes naturais para gatos
1 de 4
Tranquilizantes naturais para gatos