Cuidados básicos

Como saber se o gato está se sentindo solitário?

 
Marta Sarasúa
Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. 27 março 2024
Como saber se o gato está se sentindo solitário?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Existe uma tendência de pensar que os gatos são animais ariscos, solitários e independentes, mas isso não poderia estar mais longe da realidade! É verdade que os gatos têm comportamentos territoriais marcados e, às vezes, não aceitam facilmente a presença de outros felinos em seu lar. No entanto, isso não significa que eles nunca vão se dar bem com outros animais.

Os gatos foram muitas vezes definidos como seres "sociais seletivos", o que significa que eles gostam sim de conviver em companhia, mas não de qualquer um, pois precisam se adaptar gradualmente à presença de outros animais em sua casa. No entanto, uma vez que dois ou mais gatos estabelecem um bom relacionamento, ele é muito estável e duradouro, e todos os animais envolvidos mostram sinais claros de bem-estar na presença dos outros.

Se você tem um gato em casa, é muito provável que você já tenha se perguntado se ele se sente sozinho ou se seria mais feliz com a companhia de um colega felino. Embora cada animal seja único e expresse suas emoções de maneira particular, neste artigo do PeritoAnimal, ajudaremos você a responder a seguinte pergunta: "como saber se o gato está se sentindo solitário?". Confira!

Também lhe pode interessar: Como saber se o cachorro está triste?

Índice

  1. Mudan o comportamento com o tutor
  2. Demonstra apatia
  3. Vocaliza excessivamente
  4. Tem apetite diferente do habitual
  5. Alterações na higiene pessoal
  6. Tem condutas destrutivas
  7. O que fazer se meu gato está se sentindo solitário?

Mudan o comportamento com o tutor

Se o seu gato passa muito tempo sozinho em casa, é possível que ele demande atenção no momento da sua chegada ao lar. Às vezes, os felinos com pouco contato social se tornam um pouco insistentes ou até mesmo chatos com os membros humanos da família, pois estão buscando interação. No entanto, esse comportamento dependerá, em primeiro lugar, da própria personalidade do animal e, em segundo lugar, da confiança e do relacionamento de apego que ele tem com seus tutores.

Portanto, enquanto alguns gatos se tornam a sombra de seus tutores e os seguem constantemente, outros gatos podem expressar que se sentem sozinhos se isolando ou até mesmo se comportando de forma esquiva com os membros humanos de sua família.

Demonstra apatia

É de conhecimento comum que os gatos dormem por muitas horas e gostam de se deitar para descansar na cama ou se espreguiçar ao sol durante grande parte do dia. Entretanto, um sono excessivo ou inatividade contínua deve ser um fator alarmante. Se você perceber que seu gato não brinca mais, não tem vontade de fazer nada, fica arisco ou, simplesmente, passa o dia inteiro escondido ou dormindo no mesmo lugar, é muito provável que ele não esteja bem, seja física ou emocionalmente.

Diante dessa situação, o ideal seria fazer uma visita ao veterinário para confirmar que seu amigo não está apresentando nenhuma patologia, já que os gatos doentes tendem a se isolar e se tornar apáticos. Se ele estiver saudável, é hora de começar a pensar que talvez ele esteja triste, entediado ou se sentindo sozinho. Neste artigo, falamos sobre "Como saber se meu gato está doente".

Vocaliza excessivamente

Os gatos possuem um amplo repertório de vocalizações, que incluem diferentes tons de miados, rosnados, sibilos e ronronares. Os felinos usam todos esses sons para expressar suas intenções e seu humor. Nesse sentido, o mais curioso é que miam com mais frequência para se comunicarem com os humanos do que com outros animais.

Os gatos convivem conosco há muito tempo e aprenderam a usar os miados para chamar nossa atenção. Da mesma forma, são capazes de compreender o significado de nossa linguagem corporal e de nossos tons de voz, e isso é, em parte, o que permitiu que ambas as espécies pudessem viver em harmonia.

Se o seu gato começar a vocalizar em excesso, é provável que algo tenha mudado em seu ambiente. Observe se algum novo gato apareceu na vizinhança, se a caixa de areia do seu felino está suja, se ele tem comida e água suficientes, ou se algo o está incomodando. Da mesma forma, é possível que seu gato esteja buscando atenção e o que ele precise seja interação. Em muitas ocasiões, os felinos que convivem na companhia de outros gatos reduzem esses comportamentos de busca de atenção dos seres humanos.

Tem apetite diferente do habitual

Embora não sejam considerados animais gregários, os gatos domésticos precisam de contato social frequente com outros animais ou humanos para terem bons níveis de bem-estar. Um felino que se sente só pode ficar estressado e desenvolver, entre outras coisas, distúrbios alimentares.

Os gatos com maior tendência a comportamentos ansiosos podem começar a comer impulsivamente e se tornarem desconfiados e exigentes. Este sintoma, conhecido como hiperfagia, geralmente indica que há algum problema no animal, especialmente se aparecer repentinamente, e representa um risco não apenas emocional, mas também físico, já que o animal pode acabar desenvolvendo obesidade como resultado da ansiedade.

Por outro lado, outros gatos são mais propensos a expressar solidão se comportando de maneira apática, se escondendo ou dormindo muitas horas. Esses animais frequentemente param de comer e costumam emagrecer, o que também é perigoso. Em outro artigo, falamos sobre "Meu gato não come nem bebe - Causas e o que fazer".

Alterações na higiene pessoal

Se você ainda está se perguntando como saber se seu gato está se sentindo solitário, observe sua rotina de higiene. Os gatos são animais muito limpos e a higiene pessoal é uma rotina diária muito importante para eles, pois não apenas os mantém limpos, mas também é um indicativo de bem-estar e boa saúde. No entanto, como tudo, um excesso ou ausência desse comportamento pode estar indicando algum problema.

Os gatos que se sentem solitários muitas vezes desenvolvem comportamentos ansiosos exagerados ou repetitivos. O excesso de lambidas pode ser um deles, no qual os gatos passam grande parte do dia se lambendo em diferentes partes do corpo, podendo até causar dermatite ou alopecia.

No entanto, nem todos os felinos reagem da mesma forma à solidão, pois, como já vimos, alguns reagem de maneira oposta: ficam apáticos e param de realizar comportamentos que antes faziam normalmente, como a higiene. Se seu peludo parar de se limpar, você notará que seu pelo e sua pele começarão a ficar com um aspecto sujo.

Diante desses casos, recomendamos consultar um veterinário para descartar patologias e um etólogo para tratar qualquer possível problema de ansiedade, estresse ou depressão.

Como saber se o gato está se sentindo solitário? - Alterações na higiene pessoal

Tem condutas destrutivas

Muitos gatos que estão sozinhos e não têm estímulo ambiental suficiente podem se tornar destrutivos, pois ficam entediados e procuram maneiras de se divertir e desestressar. Normalmente, esses comportamentos se baseiam em arranhar excessivamente móveis com as unhas, brincar, jogar e quebrar objetos ou escalar cortinas e outras superfícies.

Se seu gato for muito destrutivo, a primeira coisa a fazer é criar um ambiente adequado para ele, para que possa se divertir sem precisar causar danos à casa. Para isso, você pode adquirir um arranhador em forma de torre com arranhadores para gatos e plataformas para pular, ou também pode construir brinquedos caseiros. Colocar áreas de descanso perto de janelas pelas quais ele possa observar o exterior também é muito enriquecedor para eles, já que são animais especialmente curiosos.

Por outro lado, a solidão pode ser a causa desses comportamentos, e seu gato pode se beneficiar da presença de outro animal em casa. Esta pode ser uma solução maravilhosa para seu felino, mas atenção! Não se deve introduzir outro gato em casa sem antes ponderar bem sobre o assunto. É importante encontrar o candidato ideal que se adapte à personalidade do seu peludo e realizar uma habituação lenta e gradual para que a convivência seja bem-sucedida.

Como saber se o gato está se sentindo solitário? - Tem condutas destrutivas

O que fazer se meu gato está se sentindo solitário?

Ao longo deste artigo, mencionamos diferentes estratégias de atuação dependendo da causa que explique por que seu gato está se sentindo solitário. Portanto, a primeira recomendação é, precisamente, descobrir o porquê. Para isso, reunimos as seguintes dicas dicas:

  • Consulte um veterinário. É importante examiná-lo para descartar qualquer problema de saúde, pois, como vimos, uma doença ou lesão também pode fazer com que um gato fique apático e pareça estar solitário;
  • Dedique mais tempo ao seu gato. Vimos que uma das principais causas é não dar toda a atenção de que ele precisa. Nestes casos, a solução passa por estabelecer horários de brincadeiras e dedicar momentos de carinho;
  • Enriqueça seu ambiente. No item anterior, pudemos constatar a importância de oferecer um lar adequadamente enriquecido para evitar estresse e tédio. Isso se torna especialmente importante se seu gato passa muitas horas sozinho em casa. Aqui explicamos como fazer isso: "Enriquecimento ambiental para gatos";
  • Use feromônios sintéticos. Os gatos emitem uma variedade de feromônios para se comunicarem com outros felinos e estabelecerem seus territórios ou áreas seguras. Portanto, se seu gato está se sentindo sozinho e triste, o uso de feromônios calmantes pode ajudar a melhorar a situação. No entanto, é importante esclarecer que os feromônios não serão a solução, mas sim um complemento;
  • Considere adotar um segundo gato. Se você acha que a melhor opção é adotar outro gato para fazer companhia, recomendamos que, antes, consulte um etólogo felino para avaliar seu gato e confirmar sua teoria. Se for o caso, ele ajudará você a escolher o melhor companheiro para seu gato e fornecerá orientações para a apresentação. É muito importante realizar uma apresentação adequada para garantir que eles se deem bem! Falamos sobre isso neste post: "Como fazer um gato se acostumar com outro".

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o gato está se sentindo solitário?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como saber se o gato está se sentindo solitário?