Partilhar

Como fazer o gato dormir a noite toda

 
Por Lucas Andrade, Biólogo. 3 setembro 2018
Como fazer o gato dormir a noite toda

Ver fichas de  Gatos

Tutores de gatos amam seus bichinhos, assim como os animais os amam. Por isso, é essencial todo o cuidado visando o bem-estar do gatinho. Alguns gatos gostam de ter suas atividades no período da noite e isso pode ser um problema. Quando os animais ficam ativos de noite, podem fazer barulhos e bagunça que atrapalham o sono dos tutores e, quando o animal tem liberdade de sair de casa, também acabam atrapalhando o sono dos vizinhos.

Para que esse tipo de situação não aconteça, nós do Perito Animal trazemos este artigo com informações úteis que irão te ajudar em relação a como fazer o gato dormir a noite toda, garantindo o sono dos gatos, tutores e quem mais possa se sentir incomodado com as atividades que os gatos realizam.

Também lhe pode interessar: A iguana como animal de estimação

Por que os gatos não dormem de noite?

Alguns gatos gostam de realizar diversas atividades no período noturno e isso pode impedir que seus tutores consigam descansar quando forem dormir. Antes de tudo, você precisa entender o motivo pelo qual os gatos possuem esse comportamento. Os gatos são animais com instintos de caça, todo o organismo delas é preparado para caçar suas presas no período noturno e mesmo que os gatos vivam em nossas casas, esse instinto permanece com os animais.

Se você é um tutor de gato, já deve ter percebido que o animal caça mesmo com ração e alimentos disponíveis em casa. Isso acontece pois os gatos não caçam apenas para se alimentar, mas porque essa característica está fixada neles por instinto.

Os gatos apresentam adaptações em seus corpos para caçar em ambientes escuros, sua visão é perfeita nesses momentos e o animal até pode se sentir melhor quando anoitece. Além disso, o gato fica preparado para atacar quando houver sinal de qualquer movimentação, o que pode ocasionar dos gatos atacarem seus tutores, mas tenha paciência com o animal, esse comportamento não indica que o gatinho é agressivo ou que não esteja se comportando.

Outro motivo para explicar essa agitação no período noturno é que os gatos passam grande parte do dia dormindo e acabam acumulando muita energia, que em algum momento precisa ser liberada. Você precisa deixar que o seu gato use a energia acumulada, senão o animal pode acabar estressado e pode desenvolver diversas doenças como depressão e ansiedade.

Além de caçar, os gatos podem apresentar outros comportamentos como: chamar atenção dos tutores, arranhar móveis, mexer em objetos, correr pela casa e uma das principais reclamações de tutores é o gato miando à noite toda.

Esse comportamento acontece principalmente com gato bebê e adolescente, pois nessas faixas etárias o animal possui mais energia que gatos adultos e idosos.

Agora que você sabe os motivos pelos quais os gatos preferem realizar suas atividades no período noturno, você deve saber como resolver essa situação, caso esteja causando incômodos.

Como fazer gato dormir

Agora que você conhece a razão da atividade noturna dos gatos, é fundamental que você busque como fazer um gato dormir, para que o animal mude o seu comportamento. Existem algumas medidas simples que você pode tomar para que o gato durma:

  • Não permita que o gato durma muito durante o dia: Se o gato dormir por longos períodos durante o dia, quando anoitecer o animal estará com muita energia acumulada e ficará desperto a noite toda. É necessário que os gatos durmam em alguns períodos durante o dia, pois esse descanso faz bem aos animais, mas é preciso que você controle o período de sono para o animal não dormir o dia todo.
  • Brincar durante o dia:É necessário que, além de dormir, o gato possa gastar sua energia durante o dia. Você pode brincar com o gato para isso e, se a brincadeira estimular o instinto de caça do animal, será ainda melhor, pois o gato utilizará todos os sentidos de caça, sem precisar do anoitecer para isso. Perseguir barbantes, fios e bolas são boas brincadeiras para você fazer com o animal. Brincadeiras de contato físico não são recomendadas, pois seu gato poderá acabar te machucando sem querer com suas garras e dentes.

Você pode brincar com o gato por umas 2 horas antes de dormir, mas a brincadeira não deve ser em momentos antes de ir para cama, pois o animal poderá ficar com bastante energia logo após a brincadeira.

  • "Meu gato não para de miar": Se esse for o seu caso quando é hora de dormir, existem algumas dicas de como fazer um gato parar de miar: Você deve entender o motivo pelo qual o gato não para de miar á noite, como por exemplo:
  • O gato pode estar no cio
  • O gato pode estar chamando sua atenção para brincar
  • O gato pode estar com fome
  • O gato pode estar doente

Nesses casos, é sempre bom consultar o médico veterinário para saber se o animal precisa se algum tratamento como castração ou tratamento para algum quadro clínico. Se não houver necessidade, você poderá resolver a situação gastando energia do gato com brincadeiras, assim ele não chamará sua atenção para brincar.

  • Não aconselhamos que você deixe o gato em algum cômodo da casa para que ele não consiga fazer barulho. Essa não é a solução mais apropriada pois o animai aprisionado pode se estressar e o estresse pode resultar em outras doenças como depressão e ansiedade.
Como fazer o gato dormir a noite toda - Como fazer gato dormir

Como acalmar um gato

Se você estiver buscando soluções de como acalmar um gato, existem algumas medidas que você pode tomar dentro de casa que te ajudarão com essa questão.

Primeiramente, você precisa entender o motivo pelo qual o gato pode estar nervoso e/ou agitado. Em casos de gatos que não dormem à noite, a razão geralmente se dá pelo fato do animal estar com muita energia acumulada. Para acalmar um gato nervoso nessa situação, é importante você seguir a dica de passar um tempo com o gato, principalmente para brincarem juntos, assim o animal poderá gastar bastante energia e se sentirá confortável com a presença de seu tutor interagindo com ele.

Além disso, você poderá contar com a ajuda do seu médico veterinário. Ele pode receitar algum remédio para gato dormir, caso seja necessário por motivos de saúde dele. O uso de calmantes para gato dormir pode ajudar muito nesses momentos, mas é necessário muito cuidado quando forem utilizados pois podem fazer muito mal para o seu gatinho, as doses precisam ser receitadas por um médico veterinário.

A acepromazina é um calmante para gato mais utilizado e receitado em clínicas veterinárias. Ela age no sistema nervoso central do animal e gera relaxamento e indiferença ao ambiente. Mas se você não quiser dar um medicamento para o animal, existem opções de remédios caseiros e tranquilizantes naturais que podem te ajudar a acalmar o gato:

  • Valeriana: A valeriana é uma planta com efeitos semelhantes a sonífero para gatos, podendo agir como relaxante muscular. Os gatos normalmente se sentem atraídos pelo cheiro da valeriana, por isso não é difícil oferecer ao animal. De início, o consumo dessa planta pode deixar o gato em estado de euforia, por isso, é recomendado que você ofereça a valeriana em forma de complemento alimentar específicos que contenham essa planta em sua composição, junto com outros extratos vegetais.
  • Erva-cidreira: A erva-cidreira possui propriedades que acalmam o gato, evitando o estresse e nervosismo. Você pode oferecer essa planta em forma natural, misturando com o alimento do gato, pode oferecer em forma de chá e pode oferecer complementos alimentares específicos para gatos que contenham erva-cidreira em sua composição.
  • Flores de Bach: As flores de Bach funcionam como remédios homeopáticos e, dessa forma, não apresentam contraindicações e reações adversas. É aconselhável a utilização de Rescue Remedy, que são extratos florais que tem por objetivo acalmar e controlar a ansiedade do gato.
  • Hidrossol de lavanda: Hidrossol é um produto obtido através de algum óleo essencial, mas não apresenta riscos à saúde do animal. A lavanda é um calmante potente e suave. A utilização de hidrossol de lavanda pode ser feita até duas vezes ao dia.

Com essas informações, você conseguirá fazer o seu gato dormir durante a noite toda e você poderá dizer "Bom dia gato!" sabendo que o pequeno felino estará descansado depois de um sono longo e tranquilo.

Como fazer o gato dormir a noite toda - Como acalmar um gato

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer o gato dormir a noite toda, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário sobre Como fazer o gato dormir a noite toda

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer o gato dormir a noite toda
1 de 3
Como fazer o gato dormir a noite toda

Voltar ao topo da página