Partilhar

Schnauzer

16 junho 2016
Schnauzer

O Schnauzer é um cão elegante, ágil e robusto, que se carateriza pela sua grande inteligência e lealdade. Trata-se de um cachorro muito curioso, inteligente e de um caráter inigualável. São realmente grandes companheiros de vida, leais e nobres perfeitos para qualquer tipo de família.

Este cachorro, do tipo terrier, costuma ter caraterísticas físicas muito peculiares que o tornam popular em países de todo o mundo. As caraterísticas que se destacam mais nele são as suas sobrancelhas e o bigode.

Nesta ficha do PeritoAnimal vamos lhe mostrar algumas curiosidades do Schnauzer para que saiba como deve cuidar dele ou como deve ser a sua educação. Saiba tudo o que precisa saber antes de adotar um Schnauzer, de seguida:

Origem
  • Europa
  • Alemanha
Classificação FCI
  • Grupo II
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

História do Schnauzer

A origem desta raça encontra-se na Alemanha, onde o Schnauzer acompanhava as carruagens, cuidava dos estábulos e matava roedores e outros animais nocivos. Além disso, gostavam muito dele como cachorro de companhia e para cuidar das crianças. No final de 1800, esta raça foi apresentada pela primeira vez em uma exposição canina. No entanto, foi apresentada como Pinscher de pelo duro. Posteriormente e fazendo alusão à sua caraterística barba e bigode foi-lhe dado o nome de Schnauzer, que deriva da palavra alemã "schnauze" que significa focinho.

Com o passar do tempo cruzou-se esta raça com outras raças caninas para tentar procurar as mesmas qualidades em diferentes tamanhos. Foi assim que o Schnauzer deu origem ao Schnauzer gigante e ao Schnauzer miniatura. Hoje em dia, o Schnaruzer é um excelente cão de companhia, de trabalho e de exposição. E embora se destaque em muitos trabalhos, a sua principal função é a de acompanhar e alegrar os seus donos.

Caraterísticas físicas do Schnauzer

Em termos gerais, este cão é um animal muito elegante, de perfil quadrado (altura até cruz igual ao comprimento do corpo) e de uma aparência digna e soberba. É de tamanho médio, compacto e de pelo áspero. A linha dorsal vem ligeiramente para baixo desde a cruz até à parte posterior. Tanto as costas como o lombo são curtos e fortes, enquanto que a garupa é levemente redonda. O peito é largura moderada e profunda, chegando até aos cotovelos. Os flancos são ligeiramente recolhidos para dentro, mas sem ser de forma exagerada.

A cabeça do Schnauzer está coberta de pelo grosso que forma sobrancelhas proeminentes, é forte e larga, com a testa plana e o occipício pouco marcado. O seu comprimento corresponde aproximadamente a metade da largura do corpo (medida da cruz à base da cauda). O stop é muito evidente debaixo das sobrancelhas. O focinho é reto e o nariz é largo e de cor preta, tal como os lábios que também são pretos. A mordida é forte e em tesoura. Os olhos deste cachorro são ovais, médios e orientados para a frente, tendo uma expressão vivaz. As orelhas têm uma forma de "V" e caem para a frente. Antigamente eram amputados mas o padrão atual da Federação Cinológica Internacional (FCI) exige orelhas completas.

A cauda deve ser natural e ter forma de sabre ou foice. Antigamente também era amputada, mas felizmente, o padrão atual da raça exige as caudas naturais.

O pelo é formado por duas camadas. A camada externa é áspera e moderadamente comprida, sem ser ondulada, enquanto que a camada interna é um pelo denso. O pelo da cabeça é muito caraterística da raça, formando sobrancelhas na testa e uma barba no focinho. Para esta raça são apenas aceites duas variedades de cor, o preto puro com uma camada de pelo interior preta e o "sal e pimenta". No entanto, podemos encontrar Schnauzer de diferentes cores e combinações.

A altura à cruz vai de 45 até 50 centímetros, tanto para os machos como para as fêmeas. O peso ideal varia entre os 14 e os 20 quilos, tanto para machos como para fêmeas.

Caráter do Schnauzer

Os cães Schnauzer têm uma personalidade forte e costumam ser muito seguros de si mesmos, corajosos e confiantes, chegando a serem inclusive arrogantes. Independentemente disto, ou talvez por causa disto, o seu temperamento costuma ser muito estável e são cachorros confiáveis e muito leais.

É muito importante socializá-los desde filhotes para que a sua forte personalidade não cause problemas posteriormente. Corretamente socializados dão-se muito bem com as pessoas e toleram bem os outros cachorros e animais. No entanto, se a educação e socialização dos cachorros não for feita corretamente e desde cedo, os Schnauzer podem ser reativos com outros cachorros do mesmo sexo, serem caçadores de animais pequenos e serem reservados com estranhos.

No que diz respeito à educação do cachorro e ao adestramento canino, respondem muito bem sempre que receberem um cuidado justo e digno. Podem-se conseguir resultados excepcionais quando forem treinados de forma consistente e com métodos positivos.

Os Schnauzer são cachorros ativos que precisam de exercício físico e mental. Quando não recebem o exercício suficiente podem se converter em cachorros destruidores. No entanto, o problema de comportamento mais conflituoso nesta raça é o de guardião de recursos. Para o evitar, é muito importante socializar os cachorros desde cedo e ensinar-lhe exercícios de obediência canina que ajudem a desenvolver o autocontrole.

Quando estão corretamento socializados e educados, os cães Schnauzer são excelentes pets para pessoas sozinhas e famílias que gostam de atividade física moderada. Também são excelentes pets para famílias com crianças grandes, pois dão-se muito bem com eles. No entanto, não é a raça mais adequada para famílias com crianças muito pequenas, uma vez que pode reagir mal às travessuras e os maus tratos inconscientes dos pequenos.

Cuidados do Schnauzer

O pelo precisa de um pequeno esforço regular para se manter saudável e brilhante. Costuma ser suficiente uma escovação diária para evitar que o pelo fique emaranhado, para além disso deve levá-lo a um cabeleireiro canina umas três ou quatros vezes por ano para dar forma e ajudarem a cuidar do seu pelo.

O exercício moderado é necessários para estes cachorros. Embora não sejam tão ativos como os Schnauzer gigantes, precisam de dois a três passeios diários e algum tipo de brincadeira. Também podem participar em esportes caninos como o agility ou o freestyle canino, mas devem ser evitados saltos bruscos quando estes cachorros ainda não estiverem completamente desenvolvidos. São excelentes companheiros para caminhadas e corridas lentas.

Estes cães têm um caráter forte e um pouco independente, mas precisam de companhia frequente. Os Schnauzer não são animais para ficarem sozinhos todo o dia, pois dessa forma podem começar a desenvolver uma forte ansiedade por separação. São animais muito sociais que agradecerão um companheiro para brincadeiras.

Por outro lado, podem viver muito bem em um apartamento, desde que recebam suficientes passeios e exercício, mas é melhor se contarem com um jardim onde possam correr livremente. O ideal é que possam usar o pátio ou o jardim para se exercitarem (além dos seus passeios diários), mas que durmam dentro de casa.

Educação do Schnauzer

O Schnauzer ao ser extremamente sociável, tem uma predisposição natural para seguir o jogo e as nossas indicações. Especialmente se se incluir o reforço positivo como base da sua educação. Respondem muito bem a prêmios e guloseimas. Mas para que o Schnauzer seja um cachorro verdadeiramente sociável, devemos trabalhar ativamente a sua socialização, que começará quanto este ainda for um filhote e continuará durante toda a sua etapa adulta. No entanto, o Schnauzer pode ser um pouco teimoso pelo que trabalhar a obediência básica será fundamental nesta raça.

Para além disso, deverá dar longos passeios com ele para lhe permitir desfrutar do ambiente e enriquecer o seu dia a dia como merece. É um cachorro muito agradecido e nobre que não hesitará em nos oferecer todo o seu amor se o tratarmos com carinho e respeito.

Saúde do Schnauzer

Ao contrário de muitas outras raças de cachorros, o Schnauzer costuma ser um cachorro saudável sem incidências elevadas de doenças hereditárias. No entanto, ocasionalmente apresente dermatite folicular e pode sofrer de displasia de quadril.

Apesar de ser um cachorro saudável, é importante seguir as rotinas sanitárias habituais de qualquer cachorro que incluem visitas veterinárias a cada 6 meses, desparasitação e o seguimento do calendário de vacinas. Seguir corretamente estas normas irá ajudar-nos a detetar qualquer doença rapidamente.

Fotos de Schnauzer

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Schnauzer

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Schnauzer

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Schnauzer
1 de 9
Schnauzer

Voltar ao topo da página