Comparações

5 raças de cachorros sem pelo

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 12 julho 2023
5 raças de cachorros sem pelo
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cães sem pelo são provenientes, na sua maioria, dos países da América Latina. Daí é proveniente o famoso cão peruano e suspeita-se que também é o lugar de origem do cão de crista chinês.

São muito apreciados pelas pessoas que sofrem de alergia e, além disso têm a vantagem de não sofrer com pulgas ou outros hóspedes incômodos no seu pelo, pois não o têm. No entanto, alguns exemplares podem ter pequenas seções de pelos em determinadas partes do corpo.

Descubra neste artigo do PeritoAnimal 5 raças de cachorros sem pelo e surpreenda-se com a imagem que oferecem, pouco habitual. Também é importante referir que podem existir casos de cachorros sem pelo aleatoriamente por uma variedade genética em qualquer raça, embora claro, seja pouco provável.

Também lhe pode interessar: Raças de gatos sem pelo

Índice

  1. Cão de crista chinês
  2. Cão Pelado Peruano
  3. Cão sem pelo argentino
  4. Terrier Americano sem pelo
  5. Xoloitzcuintle ou Pelado Mexicano

1. Cão de crista chinês

O cão de crista chinês tem uma aparência realmente diferente à de outras raças e durante um tempo foi bastante popular na internet. Existem dois tipos de cão de crista chinês:

  • Powderpuff: com pelo
  • Hairless: sem pelo

O cão de crista chinês hairless é uma das raças de cachorro sem pelo, mas não está totalmente livre de pelo. Podemos observar mechas na sua cabeça e patas. No entanto, a pele do seu corpo é suave e fina, parecida à do ser humano. É um cachorro de tamanho pequeno (pode pesar entre 5 e 7 quilos) e o seu caráter é realmente amável e leal. Podem parecer um pouco tímidos e nervosos, mas no geral se lhe oferecermos uma boa socialização, desfrutaremos de um cachorro muito social e ativo.

5 raças de cachorros sem pelo - 1. Cão de crista chinês
5 raças de cachorros sem pelo -

2. Cão Pelado Peruano

O cão pelado peruano, cão sem pelo peruano ou cão pila, é um dos cachorros mais antigos do mundo e encontramos representações suas do 300 a.C.

Tal como acontece com o cão de crista chinês, o cão peruano pode nascer com pelo ou sem pelo, sempre de forma natural. Também existem os que têm alguns pelos na cabeça.

Infelizmente e devido à popularidade da variedade sem pelo corporal, cada vez são mais os criadores que decidem deixar de lado a variedade com pelo. Esta prática faz com que gerações que vierem possam sofrer de problemas genéticos graves devido à consanguinidade.

No entanto, a variedade sem pelo é perfeita para quem sofre de alergias graves e evita também que o cachorro possa sofrer de uma infestação de pulgas.

5 raças de cachorros sem pelo - 2. Cão Pelado Peruano

3. Cão sem pelo argentino

O seu aspeto é muito parecido ao cão peruano e ao xoloitzcuintle e pode ser de três tamanhos: pequeno, médio e gigante. Enquanto que alguns carecem totalmente de pelos, outros têm algumas mechas que podem ser penteadas de forma original.

Esta raça de cachorro sem pelo precisa de cuidados frequentes e da aplicação de cremes protetores hipoalergênicos, embora se trate de uma cachorro com uma grande esperança de vida, que pode alcançar até os 20 anos. São muito sociáveis e carinhosos e podemos desfrutar com eles praticando exercício ativo, algo que adoram.

5 raças de cachorros sem pelo - 3. Cão sem pelo argentino

4. Terrier Americano sem pelo

Este bonito cachorro de origem norte-americana é descendente do Fox Terrier. É mais musculoso e forte que os referidos anteriormente, embora não tenha um tamanho especialmente grande, de fato, é bastante pequeno.

A sua pele tem tonalidades brancas que se podem combinar com cinza, preto, vermelho, dourado, rosa e dourado. Ao mostrar tonalidades claras pode sofrer um pouco mais com a intensidade do sol, precisando se proteger dele. É um excelente pet, muito brincalhão e ativo. Deverá abrigá-lo com roupa para cachorros pequenos.

5 raças de cachorros sem pelo - 4. Terrier Americano sem pelo
5 raças de cachorros sem pelo -

5. Xoloitzcuintle ou Pelado Mexicano

O seu aspeto é muito parecido ao do cão peruano ou ao cão argentino e a sua origem é Mexicana. Pode ser de três tamanhos: toy, médio e grande.

Existem vários mitos que rodeiam esta raça antiga, pois no passado acreditava-se que estes cachorros eram os acompanhantes dos mortos no submundo. De fato, levava-se a cabo uma prática em que se sacrificava o cachorro para se enterrar junto do morto. Considerava-se sagrada e ainda se podem encontrar uma grande variedade de representações suas.

É um cachorro muito doce e carinhoso que surpreenderá quem o decidir adotar. O seu caráter fiel converte-o em um cachorro muito popular no seu país, especialmente entre as federações caninas mexicanas, que foram quem conseguiram a sua sobrevivência quando esteve quase a desaparecer.

5 raças de cachorros sem pelo - 5. Xoloitzcuintle ou Pelado Mexicano
5 raças de cachorros sem pelo -

Se deseja ler mais artigos parecidos a 5 raças de cachorros sem pelo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Conselhos

  • Abrigue o seu cachorro sem pelo no caso de muito frio.
  • Confira e proteja a sua pele de forma regular.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 9
5 raças de cachorros sem pelo