Partilhar

5 raças de cachorros sem pelo

 
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 22 novembro 2017
5 raças de cachorros sem pelo

Ver fichas de  Cachorros

Os cães sem pelo são provenientes, na sua maioria, dos países da América Latina. Daí é proveniente o famoso cão peruano e suspeita-se que também é o lugar de origem do cão de crista chinês.

São muito apreciados pelas pessoas que sofrem de alergia e, além disso têm a vantagem de não sofrer com pulgas ou outros hóspedes incômodos no seu pelo, pois não o têm. No entanto, alguns exemplares podem ter pequenas seções de pelos em determinadas partes do corpo.

Descubra neste artigo do PeritoAnimal 5 raças de cachorros sem pelo e surpreenda-se com a imagem que oferecem, pouco habitual. Também é importante referir que podem existir casos de cachorros sem pelo aleatoriamente por uma variedade genética em qualquer raça, embora claro, seja pouco provável.

Também lhe pode interessar: 5 Raças de gatos exóticos

1. Cão de crista chinês

O cão de crista chinês tem uma aparência realmente diferente à de outras raças e durante um tempo foi bastante popular na internet. Existem dois tipos de cão de crista chinês:

  • Powderpuff: com pelo
  • Hairless: sem pelo

O cão de crista chinês hairless é uma das raças de cachorro sem pelo, mas não está totalmente livre de pelo. Podemos observar mechas na sua cabeça e patas. No entanto, a pele do seu corpo é suave e fina, parecida à do ser humano. É um cachorro de tamanho pequeno (pode pesar entre 5 e 7 quilos) e o seu caráter é realmente amável e leal. Podem parecer um pouco tímidos e nervosos, mas no geral se lhe oferecermos uma boa socialização, desfrutaremos de um cachorro muito social e ativo.

5 raças de cachorros sem pelo - 1. Cão de crista chinês

2. Cão Pelado Peruano

O cão pelado peruano, cão sem pelo peruano ou cão pila, é um dos cachorros mais antigos do mundo e encontramos representações suas do 300 a.C.

Tal como acontece com o cão de crista chinês, o cão peruano pode nascer com pelo ou sem pelo, sempre de forma natural. Também existem os que têm alguns pelos na cabeça.

Infelizmente e devido à popularidade da variedade sem pelo corporal, cada vez são mais os criadores que decidem deixar de lado a variedade com pelo. Esta prática faz com que gerações que vierem possam sofrer de problemas genéticos graves devido à consanguinidade.

No entanto, a variedade sem pelo é perfeita para quem sofre de alergias graves e evita também que o cachorro possa sofrer de uma infestação de pulgas.

5 raças de cachorros sem pelo - 2. Cão Pelado Peruano

3. Cão sem pelo argentino

O seu aspeto é muito parecido ao cão peruano e ao xoloitzcuintle e pode ser de três tamanhos: pequeno, médio e gigante. Enquanto que alguns carecem totalmente de pelos, outros têm algumas mechas que podem ser penteadas de forma original.

Esta raça de cachorro sem pelo precisa de cuidados frequentes e da aplicação de cremes protetores hipoalergênicos, embora se trate de uma cachorro com uma grande esperança de vida, que pode alcançar até os 20 anos. São muito sociáveis e carinhosos e podemos desfrutar com eles praticando exercício ativo, algo que adoram.

5 raças de cachorros sem pelo - 3. Cão sem pelo argentino

4. Terrier Americano sem pelo

Este bonito cachorro de origem norte-americana é descendente do Fox Terrier. É mais musculoso e forte que os referidos anteriormente, embora não tenha um tamanho especialmente grande, de fato, é bastante pequeno.

A sua pele tem tonalidades brancas que se podem combinar com cinza, preto, vermelho, dourado, rosa e dourado. Ao mostrar tonalidades claras pode sofrer um pouco mais com a intensidade do sol, precisando se proteger dele. É um excelente pet, muito brincalhão e ativo. Deverá abrigá-lo com roupa para cachorros pequenos.

5 raças de cachorros sem pelo - 4. Terrier Americano sem pelo

5. Xoloitzcuintle ou Pelado Mexicano

O seu aspeto é muito parecido ao do cão peruano ou ao cão argentino e a sua origem é Mexicana. Pode ser de três tamanhos: toy, médio e grande.

Existem vários mitos que rodeiam esta raça antiga, pois no passado acreditava-se que estes cachorros eram os acompanhantes dos mortos no submundo. De fato, levava-se a cabo uma prática em que se sacrificava o cachorro para se enterrar junto do morto. Considerava-se sagrada e ainda se podem encontrar uma grande variedade de representações suas.

É um cachorro muito doce e carinhoso que surpreenderá quem o decidir adotar. O seu caráter fiel converte-o em um cachorro muito popular no seu país, especialmente entre as federações caninas mexicanas, que foram quem conseguiram a sua sobrevivência quando esteve quase a desaparecer.

5 raças de cachorros sem pelo - 5. Xoloitzcuintle ou Pelado Mexicano

Se deseja ler mais artigos parecidos a 5 raças de cachorros sem pelo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Conselhos
  • Abrigue o seu cachorro sem pelo no caso de muito frio.
  • Confira e proteja a sua pele de forma regular.

Escrever comentário sobre 5 raças de cachorros sem pelo

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

5 raças de cachorros sem pelo
1 de 9
5 raças de cachorros sem pelo

Voltar ao topo da página