Cachorros que não soltam pelo

Cachorros que não soltam pelo

São muitas as pessoas que têm alergia ao pelo do cachorro e, por isso, não podem conviver com um cachorro que esteja constantemente soltando pelo por toda a casa. Sendo assim, um cachorro que não soltasse pelo seria a melhor opção para este tipo de pessoas. Isto não quer dizer que estes cachorros não vão gerar uma reação alérgica em seus donos, mas limita bastante as chances dessas reações ocorrerem.

Por outro lado, existem muitas pessoas que preferem um cachorro que não solta pelo por motivos de higiene ou falta de tempo. Os cachorros que têm tendência a soltar uma grande quantidade de pelo, precisam de escovações diárias que nem todas as pessoas conseguem cumprir. Por isso, no PeritoAnimal queremos ajudá-lo a encontrar a raça que melhor se adapta às suas necessidades. Continue lendo e descubra quais são os cachorros que não soltam pelo.

Cachorro que não soltam pelo

Eles são companheiros ideais para aqueles que buscam cachorros para pessoas alérgicas. Veja essa lista com as raças de cachorro que não soltam pelo:

  • Boston Terrier;
  • Bichon Frisé, Maltês ou Bolonhês;
  • Galgos;
  • Poodle ou Caniche;
  • Yorkshire.

E, também, algumas raças de cachorro que soltam pouco pelo:

  • Dachshund;
  • Shih Tzu;
  • Basenji;
  • Collie;
  • Greyhound;
  • Coton de Tulear;
  • Schnauzer;
  • West highland white terrier.

Continue lendo para saber mais sobre cada um deles.

Boston Terrier

De pelo suave, curto e de pouco cheiro, é um cachorro que podemos dizer que é de fácil adestramento. Além disso, é tranquilo, ladra pouco e adora estar em família com as crianças. Devido às caraterísticas do seu pelo, a queda do mesmo é praticamente nula, pelo que se trata de uma raça de cachorro ideal para aquelas pessoas que não têm tempo para escovações nem para estar constantemente limpando. O que podemos pedir mais ao Boston Terrier?

Bichon Frisé, Maltês ou Bolonhês

Apesar do Maltês ser uma raça de cachorro que possui um bom volume de pelo, não soltam praticamente nem um. Contudo, é importante referir que os cachorros do tipo Bichon, tanto o Frisé, o Maltês ou o Bichon Bolonhês, precisam de um grande cuidado com o seu pelo. Estas raças de cachorros que não soltam pelo requerem escovações diárias com escovas especiais que devem ser recomendadas pelo veterinário ou centro de estética canino. Além disso, devemos prestar especial atenção ao cuidado dos seus olhos, manchas de lágrimas e focinho para o manter bem limpo.

Galgos

O Galgo é um cachorro com o pelo tão curto que, inclusive, à distância pode parecer que não o tem. São cães ativos e extremamente nobres, pelo que serão perfeitos para os que contam com um campo e querem desfrutar com ele da sua agilidade e habilidade.

Embora sejam cachorros que precisem de elevadas doses de exercício diário, também são adequados para apartamentos e casas mais pequenas, sempre que cobrirmos as suas necessidades físicas. São cães que não suportam estar fechados em espaços pequenos durante muitas horas seguidas, por isso, se decidir adotar um Galgo, deve ter presente que é fundamental respeitar os seus horários de passeio e exercício.

Cães de água

Os cães de água como o Caniche ou o Poodle não perdem pelo diretamente, pelo que são ideais para pessoas alérgicas. Mas, tal como acontece com o Bichon, o pelo dos cães de água precisa de cuidados específicos. Ao contar com um pelo muito encaracolado e com uma consistência idêntica à lã, é imprescindível realizarmos as escovações diárias para evitar que crie nós e machuque o animal ao escová-lo. Além disso, recomendamos que consulte no centro de estética canino qual é o melhor xampu para este tipo de raças, assim como a escova que deve adquirir.

São muito carinhosos e perfeitos cachorros de guarda, por isso se procura um cão que ajude a proteger a sua casa ou quer uma raça de cachorro ideal para crianças, escolha esse cachorro pequeno que não solta pelo.

Yorkshire

Os Yorkshire são pequenos e com um pelo comprido, mas perdem muito pouco pelo. Tal como quase todos os cachorros mencionados anteriormente, é fundamental escová-los com frequência para evitar nós e sujeira. Além disso, são cachorros perfeitos para casas pequenas, sociáveis e sobretudo, muito territoriais. Ao tratar-se de uma raça muito possessiva, é imprescindível adestrá-los desde pequenos e proporcionar-lhes a educação que precisam.

Por outro lado, deverá seguir algumas regras de higiene diária e manter os olhos bem limpos, a zona do lacrimal, o focinho e sobretudo os dentes. Como todas as raças pequenas e miniaturas, os Yorkshire têm tendência a acumular uma grande quantidade de tártaro, pelo que deverá escovar os dentes seguindo as instruções do veterinário.

Outros cachorros que perdem pouco pelo

Além destas cinco raças que não soltam pelo, existem outras que têm tendência a perder muito pouca quantidade de pelo:

  • Dachshund
  • Shih Tzu
  • Basenji
  • Collie
  • Greyhound
  • Coton de Tulear
  • Schnauzer
  • West highland white terrier

Se você conhece outra raça de cachorro que não perde pelo e é perfeita para pessoas alérgicas ou tem um cachorro deste tipo, deixe nos comentários a sua experiência ou sugestão.

Cachorro mestiço que não solta pelo, existe?

Claro que sim! Todos os cachorros mestiços que foram resultado do cruzamento entre as raças anteriores, geralmente, tem o mesmo tipo de pelo e por isso, não costumam perder muito pelo. Se você está pensando em adotar um cachorro que você desconhece a origem, observe o seu pelo e pergunte aos cuidadores ou a um médico veterinário para saber mais informações.
Se o cachorro apresentar as características descritas acima, como: o pelo muito curto ou pelo encaracolado, com a aparência e tato similar a lã, o mais provável é que não tenha mudança de pelagem e consequentemente, não soltem pelo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorros que não soltam pelo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Os menos....