Partilhar

Yorkie Poo ou Yorkipoo

Atualizado: 22 outubro 2019
Yorkie Poo ou Yorkipoo

Os Yorkie Poos ou Yorkipoos são uma das raças híbridas mais novas, procedentes das cruzas entre Yorkshire Terriers e Poodles (ou caniches) em miniatura. De seus pais, essa raça mantém o pequeno porte, já que ambas as raças progenitoras são consideradas cães de pequeno porte ou "toy" ("brinquedo", em inglês). Por isso, os Yorkipoo são mini-cachorros, como as raças híbridas Maltipoo e Cockapoo.

Este curioso cachorro mestiço se encontra dentro do grupo dos cães de companhia, destacando-se ainda por ter a característica de não produzir quase nunca reações alérgicas, pelo fato de não perderem pelo. Continue no PeritoAnimal para descobrir as características do Yorkie Poo, seus cuidados básicos e possíveis problemas de saúde.

Origem
  • Europa
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Yorkie Poo: origem

Como acabamos de comentar, os cachorros Yorkie Poo nascem da cruza entre um Yorkshire Terrier e um Poodle Miniatura. Estamos diante de uma raça extremamente nova, pois os primeiros Yorkie Poo chegaram há menos de uma década. A origem geográfica dos Yorkipoo é uma incógnita, embora existam diversas teorias que situam os primeiros exemplares na América do Norte e na Austrália.

Assim como as demais raças híbridas, frutas do cruzamento entre duas raças puras reconhecidas, os Yorkipoo não contam com um registro oficial por nenhuma entidade cinológica internacional. Por essa razão, muitos se negam a considerar o Yorkipoo como uma raça.

Por sua bondade, o Yorkie Poo se transformou em um cachorro realmente popular em poucos anos, o que leva ao questionamento de porquê não se valorizam as raças mestiças como deveriam.

Yorkie Poo: características

Um Yorkipoo médio, sendo todos de estatura pequena, apresenta um peso que varia entre 1,3 a 6,4 quilogramas. Sua estatura varia entre 17 a 38 centímetros. Essa faixa tão variável se deve ao fato de que a raça pode ser fruto da cruza entre cães toy ou pequenos. Os especialistas desconfiam que seu tamanho pode ser diretamente influenciado pelo tamanho do Poodle que participou do cruzamento.Pelo fato dessa raça ser muito recente não se sabe com exatidão qual pode ser sua expectativa de vida, embora os pesquisadores estimem que seja de 15 anos aproximadamente.

O corpo do Yorkie Poo é proporcional, com uma cabeça média, levemente larga e um focinho alongado. Seus olhos possuem coloração escura, habitualmente marrons, sendo muito brilhantes e com um olhar doce e cativante. As orelhas do Yorkipoo ficam penduradas ao lado da cabeça, são médias e possuem pontas arredondadas.

Seguindo com as características do Yorkie Poo, o pelo deste cachorro mestiço é curto, mais do que de um Yorkshire Terrier. Seu pelo, que pode ser tanto liso como encaracolado, é suave e sedoso. Não produz caspa, razão pela qual geralmente não causa problemas entre os alérgicos aos pelos caninos. Além disso, não realiza muda, sendo assim o Yorkipoo pode integrar a lista de melhores raças de cachorros para alérgicos.

Yorkipoo filhote

O Yorkipoo é, em geral, um cachorro ativo e brincalhão, razão pela qual não é incomum que o filhote fique enérgico do nada e queira brincar sem parar. Por isso, é necessário ser paciente com o cãozinho e proporcionar-lhe jogos e dar bastante atenção, caso contrário ele pode se tornar um cachorro destruidor.

Como mencionaremos no tópico sobre adestramento, é fundamental que se realize uma socialização desde cedo, pois esse cachorro tende a ser medroso e desconfiado. Se não for socializado corretamente, podem aparecer problemas de relacionamento tanto com pessoas quanto com outros animais.

Cores do Yorkie Poo

É possível encontrar uma imensa variedade de cores nas pelagens dos Yorkiepoo, já que são aceitos os padrões tanto dos Yorkshire Terriers como dos Poodles. Porém, as cores mais comuns entre os Yorkipoos são cinza, prateado, marrão, preto, chocolate, damasco, vermelho, branco ou creme. Desta forma, é possível encontrar um Yorkie Poo preto, um Yorkie Poo prateado ou marrom-chocolate, com o pelo de uma só cor ou bicolor.

Yorkie Poo: personalidade

Sem dúvida alguma, a personalidade de um Yorkie Poo é extremamente cativante, pois se trata de um cachorro amável, carinhoso, doce e amigável. Normalmente, se adapta sem problemas a vida em qualquer tipo de lugar, sempre que recebe o carinho e a atenção que precisa. Isso é fundamental, já que apesar de parecer um cachorro independente, o Yorkie Poo realmente precisa de atenção. De fato, é um cachorro que não costuma tolerar a solidão, motivo pelo qual é comum que desenvolva ansiedade por separação. Para evitar que isto ocorra, é imprescindível ensiná-lo a estar sozinho e lidar com suas emoções.

Por outro lado, outra das características da personalidade do Yorkie Poo é a teimosia, além de um tanto quanto desconfiado. Por isso, pode ser que ao se encontrar com pessoas novas ele não se mostre muito receptivo, mas quando ganha confiança não hesita em demonstrar todo seu carinho.

Às vezes, pode se tornar um cachorro que late excessivamente, algo herdado do Yorkshire Terrier e que pode ser tratado com técnicas de adestramento. Contudo, é preciso dizer que isto parece uma característica inerente a sua herança genética, de forma que não é fácil e nem sequer viável em determinadas situações erradicar totalmente os latidos. Em todo caso, recomendamos consultar o artigo conselhos para evitar o latido de cachorros pois te ajudará com algumas informações acerca do tema.

Yorkie Poo: cuidados

O Yorkie Poo não é uma raça muito exigente quanto aos cuidados que demanda. Você deve levar em consideração que, embora seu pelo seja curto, ele pode embolar e acumular sujeira, de forma que se aconselha uma escovação diária.

Quanto às necessidades de atividade física diária, o Yorkie Poo não exige tanto como outras raças caninas, pois passeios exaustivos e alguns momentos de brincadeiras e exercícios serão suficientes para o manter equilibrado. Um passeio por dia em torno de 20 minutos não é suficiente, já que, embora se trata de um cachorro com uma demanda de exercício mais baixa, ele igualmente precisa se exercitar, correr e brincar.

O exercício deve ser combinado com uma alimentação baseada em alimentos de qualidade, controlando bem as quantidades, uma vez que o Yorkie Poo é muito guloso. Tanto que há exemplares que se têm comida a sua disposição, não são capazes de parar até deixar o pote completamente vazio. Por isso, é importante vigiar seu peso, já que a obesidade acarreta muitos problemas a sua saúde.

Yorkie Poo: educação

Quando começarem as sessões de adestramento, tanto as de treinamentos básicos como as lições mais completas, você deve ser paciente, firme e respeitoso. Os ensinamentos devem ser feitos de forma carinhosa, sem recorrer a castigos nem a agressividade em nenhum momento. Como premissa básica, é recomendável treinar os cachorros recorrendo a técnicas como reforço positivo ou adestramento positivo, usando método como o adestramento por meio do clicker, altamente eficaz para cachorros mestiços como este.

Alguns dos aspectos que requerem mais atenção no Yorkie Poo são a socialização, a qual deve ser realizada o mais cedo possível e a sua tendência a latir excessivamente, o que pode resultar incômodo tanto para os familiares como para nossos vizinhos.

Por outro lado, é importante destacar que é fundamental acostumar o Yorkipoo a ficar sozinho em casa, realizando pequenas saídas e deixando a sua disposição brinquedos que o mantenham distraído, como os brinquedos de distribuição de guloseimas e os brinquedos de inteligência.

Yorkipoo: saúde

Os cachorros da raça Yorkie Poo não costumam apresentar anomalias congênitas graves com frequência. Não obstante, é provável que alguns exemplares herdem certas doenças típicas dos mini Poodles e dos Yorkshire Terrier. Algumas dessas patologias são:

Para assegurar que o seu Yorkipoo está saudável e feliz, o melhor é visitar com regularidade o veterinário, que irá avaliar o estado de saúde geral do cachorro e poderá aconselhar para mantê-la em melhores condições. Você deve seguir o calendário de vacinação, além de remover parasitas quando for preciso, pois assim ele estará livre de diversas doenças.

Yorkie poo: adoção

Caso se tenha decidido por adotar um Yorkipoo, o primeiro conselho é levar em conta todas as necessidades e a atenção que o cãozinho irá precisar, você deve estar consciente de que adotar um animal é um compromisso forte e duradouro. No caso de buscar especificamente por um cachorro da raça Yorkie Poo, aconselhamos que você busque os abrigos de animais da sua região - você ficará surpreso com a quantidade de cachorros em busca de um lar. Com certeza mais de um ou dois irão ganhar seu coração, independente da raça.

Após a adoção do Yorkiepoo, o melhor é levá-lo ao veterinário, mesmo que ele já tenha se consultado com um no abrigo de animais. Dessa forma, o profissional poderá abrir uma ficha e realizar um primeiro check up, dando as vacinas necessárias e realizando exames diagnósticos ou investigativos, caso seja necessário.

Bibliografia
  • Imagem 4: Reprodução/Confederação Brasileira de Cinofilia

Fotos de Yorkie Poo ou Yorkipoo

Vídeos de Yorkie Poo ou Yorkipoo

1 de 3
Vídeos de Yorkie Poo ou Yorkipoo
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Yorkie Poo ou Yorkipoo

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Yorkie Poo ou Yorkipoo

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Yorkie Poo ou Yorkipoo
1 de 4
Yorkie Poo ou Yorkipoo

Voltar ao topo da página