Partilhar

Schnoodle

Atualizado: 6 abril 2020
Schnoodle

Você sabe o que é um Schnoodle? Nem mais nem menos que o resultado do cruzamento entre Schnauzers e Poodles. Seja qual for seu tamanho, os Schnoodles são cachorrinhos curiosos que você certamente vai querer conhecer. Por esse motivo, neste artigo do PeritoAnimal, falamos sobre as características do cachorro Schnoodle, sua origem, cuidados e possíveis problemas de saúde.

O Schnoodle tem características importantes, como o fato de ser considerado um dos cachorros mais adequados em casos de alergia. Isso ocorre porque, como perdem pouco pelo e não desenvolvem caspa, eles são considerados cachorros hipoalergênicos. Quer saber mais sobre eles? Continue lendo e descubra tudo sobre o Schnoodle.

Origem
  • Europa
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Schnoodle: origem

Os Schnoodles são cachorros mestiços que surgiram do cruzamento entre cachorros da raça Schnauzer com poodles padrão. Esta raça híbrida tem uma origem desconhecida, ou seja, não se sabe exatamente em que ano nasceram os primeiros espécimes de Schnoodle. O que se sabe é que, como outras raças híbridas, os Schnoodles não são reconhecidos como raça independente pelas entidades cinológicas internacionais, sendo considerados como a mistura de duas raças já estabelecidas.

Características do Schnoodle

Existem cinco tipos de Schnoodle, que se diferenciam em função de seu peso e tamanho, traços que podem variar com o tamanho de seus progenitores:

  1. Schnoodle gigante: com um peso médio de 30-32 kg e uma altura na cernelha de até 66 cm. Normalmente, o primeiro cruzamento é feito entre um schnauzer gigante e um Poodle padrão.
  2. Schnoodle padrão: tem um peso entre 20 e 30 kg e uma altura de aproximadamente 50-66 centímetros na cernelha. É o resultado do cruzamento entre um Schnauzer padrão e um Poodle padrão.
  3. Schnoodle mediano: tem um peso corporal entre 12 e 20 kg, sendo sua altura entre 40 e 50 centímetros na cernelha. São os Schnoodles mais comuns e surgem do cruzamento entre Schnauzers médios e Poodles pequenos..
  4. Schnoodle miniatura: pesa entre 6 e 12 kg, tendo uma altura na cernelha entre 30 e 40 centímetros.
  5. Schnoodle toy: também chamado de Schnoodle teacup, pesa apenas 3-6 kg, com uma altura de 20 a 30 centímetros. Nasce do cruzamento de um Poodle toy com um Schnauzer miniatura.

Depois de revisar os diferentes tipos de Schnoodle que existem, seguimos falando de suas características gerais. Assim, o Schnoodle tem um corpo compacto, com membros curtos e pelagem abundante. Sua cauda é longa e lembra a dos Schnauzers. A cabeça é equilibrada em tamanho e forma, e é proporcional ao resto do corpo. O focinho é coberto de pelos, sem ser muito largo ou muito fino, com uma trufa que pode ser cinza, marrom ou preta. Seus olhos são redondos e também cobertos de pelo. As orelhas, de tamanho médio, são semelhantes às dos poodles, sendo um pouco mais altas e mais curtas.

A pelagem desses cachorros é abundante e é mais longa na área da face, e alguns espécimes têm sobrancelhas e barbas como as do Schnauzer. Seu pelo é geralmente áspero e duro, apesar de também existirem Schnoodles com uma pelagem mais macia, dependendo do tipo de pelo do progenitor da raça Poodle. Da mesma forma, o pelo do Schnoodle costuma ter um comprimento considerável e ser encaracolado ou ondulado, pois apenas muito raramente nascem indivíduos com a pelagem mais lisa.

Cores do Schnoodle

As cores mais frequentes desta raça mestiça são: cinza, preto, branco, marrom e dourado, bem como as diferentes combinações das cores mencionadas.

O filhote de Schnoodle

No caso dos Schnoodles, cada filhote é um mundo diferente. Como em todas as raças híbridas, as mesmas “regras” não podem ser estabelecidas em relação à forma como os cachorros dessa raça são ou como se comportam, algo que geralmente pode ser feito com raças puras. É o caso do Schnoodle, porque, dependendo de qual das raças progenitoras é geneticamente predominante, as características dos filhotes variam significativamente.

Em termos gerais, pode-se dizer que os filhotes de Schnoodle são ativos e energéticos, algo totalmente habitual e normal na maioria dos cachorros durante essa fase. Portanto, você deve se preparar para passar infinitas horas de brincadeira até que o filhote fique completamente exausto.

A timidez desta raça também se destaca, por isso é essencial realizar uma socialização precoce dos Schnoodles. Para isso, é melhor expô-los desde muito cedo a diferentes ambientes, bem como a diferentes pessoas e animais. Isso os ajudará a superar sua timidez e a serem mais extrovertidos.

Personalidade do Schnoodle

Os Schnoodles tem um temperamento muito benigno. São cachorros incrivelmente amigáveis, que não economizam quando se trata de mostrar sua afeição por aqueles que os rodeiam. Eles são muito ativos, então adoram brincar, pular e correr a qualquer hora, e você pode se aproveitar disso para ensinar jogos divertidos ou circuitos de agilidade. Pode até praticar jogos aquáticos com eles, pois são cachorros que adoram a água.

Além disso, eles são extremamente inteligentes, uma característica que herdam do Poodle. Essa característica, combinada à sua curiosidade bastante desenvolvida, faz dos Schnoodles excelentes aprendizes, como você verá quando discutirmos seu treinamento. Eles são cachorros que definitivamente farão qualquer coisa para agradar aqueles que amam, sempre tentando fazer os outros felizes, algo que eles percebem de uma maneira surpreendente, porque são sensíveis e muito intuitivos.

Sem dúvida, o temperamento do Schnoodle se destaca por unir as características mais positivas das raças progenitoras. No entanto, isso não significa que eles não possam desenvolver certos comportamentos destrutivos, como ocorre precisamente com os Poodles e o Schnauzers quando não recebem a atenção de que precisam ou uma educação adequada.

Cuidados do Schnoodle

O cachorro Schnoodle, como mencionamos, é especialmente ativo, por isso precisa se exercitar diariamente. Se não canalizar toda a energia que ele possui de maneiras saudáveis, como brincando, passeando ou correndo, essa energia poderá se tornar inquietação. Isso pode ser um problema, porque o Schnoodle pode sofrer de distúrbios como a ansiedade e até mesmo apresentar comportamentos destrutivos se não mantiver um mínimo de atividade.

Por outro lado, e continuando com os cuidados do Schnoodle, você deve oferecer a ele uma alimentação de qualidade, ajustada às suas necessidades nutricionais e energéticas e na quantidade certa. Confira a quantidade ideal de ração para cachorros nesse artigo.

Quanto à pelagem do Schnoodle, ela precisará de pelo menos 3-4 escovações por semana, mas é melhor escovar diariamente. Isso é importante porque, dadas as características dos pelos da raça, se não forem escovados, os pelos tendem a ficar embaraçados e sujos. Além disso, estamos lidando com um cachorro que não solta pelos, sendo considerado um cachorro perfeito para pessoas alérgicas, razão pela qual será necessário visitar um tosador para remover os pelos mortos acumulados. Da mesma forma, os banhos não devem ser frequentes, sendo limitados às circunstâncias em que forem imprescindíveis.

Educação do Schnoodle

Ao tentar treinar um cachorro da raça Schnoodle, você ficará surpreso com a facilidade com que eles podem aprender. Isso se explica pelas características mencionadas acima, pois são cachorros muito audazes e ansiosos por aprender, e são muito curiosos. Além disso, a tudo isso se acrescenta uma peça-chave: o desejo de agradar aos humanos. Portanto, se eles perceberem que isso te deixa feliz, não hesitarão em fazê-lo.

Técnicas baseadas em reforço positivo funcionam especialmente bem com os cachorros desta raça híbrida. Seja na forma de petiscos, carinhos ou simplesmente palavras efusivas e amorosas, os prêmios têm um grande efeito sobre eles e seu aprendizado. Como dissemos, os Schnoodles são cachorros que gostam de agradar seus donos; portanto, com eles, esse tipo de técnica de treinamento funciona ainda melhor do que com os demais. Obviamente, é essencial ser consistente, porque se você não definir um horário de treino ou não cumpri-lo, por mais inteligente que o cachorro seja, ele não vai conseguirá aprender tudo o que você quer ensinar a ele. Da mesma forma, as sessões de treinamento devem ser curtas, de 15 minutos no máximo, para não aborrecer os cachorros com exercícios muito longos.

Por outro lado, devemos enfatizar que técnicas baseadas em punições ou gritos nunca são adequadas, seja para educar um Schnoodle ou qualquer outra raça de cachorro. Esses métodos apenas geram frustração, medo, estresse e ansiedade nos animais.

Finalmente, como parte da educação do Schnoodle, é muito importante socializá-lo adequadamente. Para isso, alguns detalhes relevantes a esse respeito são: comece o mais cedo possível, exponha o filhote a diferentes ambientes, acostume-o a entrar em contato com pessoas diferentes, conhecidas e desconhecidas, faça-o conhecer outros cachorros e animais, mantendo as distâncias adequadas e sem forçar o contato. No entanto, se você adotou um Schnoodle já adulto, saiba que também pode socializá-lo seguindo os conselhos deste artigo: "Socializar um cachorro adulto".

Saúde do Schnoodle

O Schnoodle pode apresentar algumas das condições típicas de ambas as raças progenitoras. No entanto, já foi observado que as doenças que geralmente afetam os Poodles e Schnauzers, embora possam atacar Schnoodles, o fazem em uma proporção muito menor, além de serem menos graves na maioria dos casos.

Algumas das doenças com as quais os Schnoodles mais sofrem são aquelas que se referem ao sistema auditivo. Isso se deve à anatomia de suas orelhas, que, combinada com sua pelagem especial nessa área, as tornam muito expostas a infecções por fungos e bactérias. Por isso, é vital verificar frequentemente os ouvidos do Schnoodle, fazendo limpezas e explorações. Você também deve estar atento ao aparecimento de sintomas de dor e doenças, como choros, inclinação contínua da cabeça para um lado, dor quando o cachorro é tocado ou até agressividade.

É importante manter seu animal de estimação protegido de tantas doenças quanto for possível. Para isso, é melhor vaciná-lo quando ele ainda for filhote e seguir as recomendações do veterinário. Da mesma forma, é importante mantê-lo desparasitado interna e externamente.

Se você oferecer ao Schnoodle todos os cuidados de que ele precisa, a expectativa de vida da raça é estimada entre 12 e 15 anos.

Adoção do Schnoodle: o que considerar e onde fazer

Se, depois de conhecer esses pequeninos, você decidiu fazer de um deles parte de sua família, deve primeiro considerar algumas questões. Para começar, você deve ter muita certeza de que pode garantir sua educação, caso adote um filhote, e também a manutenção do animal, antes mesmo de pensar em como e quando adotá-lo. Além disso, deve levar em consideração que um animal sente e sofre e pode adoecer quando menos se espera. Portanto, você deve estar disposto a cuidar disso, caso ele adoeça, adotando as medidas veterinárias necessárias, mesmo que sejam caras ou trabalhosas.

Para continuar, você deve sempre levar em consideração as características particulares do animal que será adotado. Nesse caso, como já mencionamos, estamos diante de uma raça enérgica e animada. Essas características, que para muitas pessoas podem ser adoráveis, para outras podem ser um inconveniente, por isso é preciso considerar que esses cachorros precisam de atividade física diária.

Se, levando em consideração todas as necessidades do Schnoodle, você decidiu adotar um deles, o melhor é que você vá a associações e abrigos de animais em sua área. Certamente eles podem ajudá-lo a encontrar o seu tão esperado parceiro.

Fotos de Schnoodle

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Schnoodle

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Schnoodle

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Schnoodle
1 de 5
Schnoodle

Voltar ao topo da página