Partilhar

Shih poo

Atualizado: 30 março 2020
Shih poo

Um Shih-poo é um cachorro nascido do cruzamento entre um Shih-Tzu e um Poodle. É um cachorro mestiço que ganhou enorme popularidade nos últimos anos devido à sua aparência fofinha e ao tamanho pequeno. O Shih-poo é caracterizado por ser uma adorável bolinha de pelos que pode se orgulhar de ter uma ótima saúde. Tudo isso faz do Shih-poo uma tendência no mundo canino.

Quer conhecer melhor esse cachorro nesta ficha do PeritoAnimal? Continue lendo e descubra todas as características do Shih-poo, seus principais cuidados, possíveis problemas de saúde e muito mais.

Origem
  • Europa
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do Shih-poo

O nome Shih-poo vem da combinação dos nomes das duas raças progenitoras. Desta forma, o prefixo “shih” do Shih-tzu e “poo” do Poodle. Estas duas raças, o Shih-tzu e o Poodle, que são popularmente conhecidas, se misturam em partes iguais no Shih-poo, que toma características das duas raças no que diz respeito à sua aparência e seu temperamento.

Apesar de conhecermos perfeitamente a origem genética do Shih-poo, o momento exato em que essa raça híbrida se originou é desconhecido. Portanto, não existe uma data específica que possa estabelecer a origem exata do Shih-poo.

Assim como acontece com outras raças mistas, o Shih-poo não possui um padrão oficial porque não constitui uma raça reconhecida por organizações cinológicas internacionais.

Características do Shih-poo

Falar sobre as características do Shih-poo é um pouco complicado. Isso porque a raça ainda não se expandiu em muitas regiões e, portanto, não possui um número exato de exemplares, nem os estudos necessários para estabelecer uma média em termos de tamanho e peso. Em geral, pode-se dizer que a maioria dos Shih-poo tem entre 3,6 e 8 kg de peso e 20 e 38 centímetros de altura na cernelha, sendo, de toda forma, um cachorro pequeno. A expectativa média de vida do Shih-poo é entre 15 e 17 anos, por isso são considerados cachorros de vida bastante longa.

Um Shih-poo tem uma morfologia especial, a mistura entre Poodles e Shih-tzu. Seu corpo é extremamente proporcional, não perdendo equilíbrio em nenhuma de suas partes. A cabeça tem formas sutis, e é cercada por uma densa camada de pelos que faz aumentar sua aparência adorável. Seus olhos são próximos, muito brilhantes e têm uma cor marrom clara, características que lhe dão uma aparência doce e amorosa. As orelhas têm pontas arredondadas, como as do Poodle, e pendem levemente para as laterais da cabeça. Seu focinho é longo e levemente estreito, e sua trufa é preta.

Os pelos do Shih-poo são curtos, volumosos e levemente ondulados, embora seja comum que possua uma pelagem mais longa na área das orelhas e da cabeça. Além disso, não fazem troca de pelo, por isso é uma raça que, por perder pouca quantidade de pelos, é indicada em caso de alergias.

Cores do Shih-poo

O pelo do Shih-poo pode ter as seguintes cores: cinza, marrom, preto, castanho, creme ou qualquer mistura ou combinação entre todas as opções acima.

Filhote de Shih-poo

Embora os Shih-poo se destaquem por sua personalidade doce e engraçada, quando eles são pequenos é importante ser muito consistente com sua educação. Caso contrário, eles tendem a desenvolver uma personalidade maliciosa e caprichosa, por isso é comum que continuem mordendo e destruindo objetos após a fase de filhotes. Portanto, é melhor começar a educação básica em uma idade muito jovem, para que os conceitos se estabeleçam o mais rápido possível.

Personalidade do Shih-poo

A personalidade do Shih-poo se destaca notavelmente por toda a sua bondade. Por um lado, é um cachorro muito feliz, afetuoso e muito sensível. Por outro lado, é um cachorro inquieto, que pode ser um pouco travesso e incrivelmente brincalhão. Se destaca a sua necessidade de companhia, porque estamos lidando com um cachorro que não sabe lidar com a solidão. Tanto que a solidão prolongada pode causar distúrbios como a ansiedade por separação ou dificuldades para socializar. Esse traço é herdado tanto do Shih-tzu como do Poodle.

O Shih-poo é um cachorro muito atencioso com seus donos, por isso está sempre procurando mimos e, é claro, dando esse mesmo amor. No entanto, é uma raça um pouco relutante em lidar com estranhos, sendo medrosa e receosa na maioria das vezes, especialmente se o filhote não foi devidamente socializado.

É uma raça ideal para as famílias, pois gosta de brincar, especialmente com crianças, embora seja essencial que as crianças e o cachorro sejam bem educados para se tratarem com respeito e que não haja sustos ou que alguém saia prejudicado.

Cuidados do Shih-poo

A pelagem do Shih-poh requer certas atenções para estar em boas condições, e uma delas é realizar uma escovação regular. Para isso, é necessário recorrer a uma escovação adaptada ao seu tipo de pelo, já que existem diferentes tipos de escovas no mercado. A escovação é fundamental, já que, como dissemos antes, o Shih-poo não perde muito pelo naturalmente, por isso você precisa ajudá-lo com uma escovação para que possa soltar os pelos mortos e evitar que se acumulem.

Quanto às demandas relacionadas à atividade física, o Shih-poo precisa de caminhadas e jogos para permanecer calmo e equilibrado. Para entretê-lo, você pode recorrer a jogos de diferentes tipos, como aqueles que servem para aprimorar sua inteligência ou os circuitos de agilidade, que ao incluir muitos exercícios diferentes, ajudam a desenvolver e manter os músculos de seu corpo inteiro nas melhores condições.

Por fim, cabe destacar que é fundamental oferecer ao Shih-poo, tanto o filhote quanto o adulto, uma alimentação equilibrada e de qualidade. Você pode estabelecer uma dieta BARF, cozinhar os alimentos e adquirir uma ração de qualidade, como as rações naturais para cachorros.

Educação do Shih-poo

Uma das coisas que mais preocupa e diz respeito aos guardiões de um Shih-poo é acostumá-los a ficar sozinhos por períodos moderadamente longos. Essa questão, que pode ser fácil com outras raças mais independentes, se torna um pouco complicada no caso do Shih-poo, pois são muito dependentes e precisam de constante afeto e carinho para se sentirem bem. Por esse motivo, pode ser difícil fazê-los tolerar a solidão, mas também é preciso dizer que é possível usar as técnicas apropriadas para isso, como as apresentadas neste artigo: "Como entreter um cachorro sozinho em casa"

Outra área que pode estar relacionada à anterior e que geralmente requer um pouco de treinamento é a questão dos latidos. Os Shih-poo são bastante predispostos a serem ladradores, e é por isso que, provavelmente, se você mora com um deles, é algo que quer evitar. Para isso, existem várias atividades e diretrizes que ajudam a corrigir os latidos excessivos do seu cachorro.

Finalmente, devemos enfatizar a importância de socializar o filhote e o cachorro adulto, bem como o uso de técnicas baseadas no reforço positivo para toda a sua educação.

Shih-poo: saúde

Apesar de ser um cachorro com saúde invejável, a verdade é que o Shih-poo está exposto a doenças típicas de suas duas raças-mãe. Por um lado, pode herdar a predisposição para desenvolver problemas relacionados à saúde ocular, como cataratas ou atrofia progressiva da retina, típicas tanto dos Shih-tzu como dos Poodles.

Do lado do poodles, tende a sofrer com a luxação patelar, que afeta a rótula, ou o hipotiroidismo, que é uma condição hormonal, ou doenças ósseas.

Dado o risco de desenvolver qualquer um dos distúrbios mencionados acima, bem como qualquer doença bacteriana ou viral, é extremamente importante fazer visitas regulares ao veterinário. Durante essas visitas, além dos exames correspondentes, o médico poderá fornecer as vacinas apropriadas e realizar a desparasitação necessária para manter seu animal de estimação saudável e feliz.

Como adotar um Shih-poo?

Depois de ler este artigo sobre as características do Shih-poo, quem não gostaria ter um desses adoráveis filhotes como parte de sua família? Se esse for o seu caso, recomendamos que, antes de tomar uma decisão tão importante quanto a adoção de um animal, você considere se está realmente disposto a enfrentar tudo o que isso implica.

Uma das coisas mais importantes antes de adotar é refletir sobre as necessidades e exigências que seu futuro animal de estimação pode ter. Elas dizem respeito à sua personalidade, incluindo necessidades físicas, como comida, cuidados ou a quantidade de exercício diário ele precisa. Além disso, é claro, é essencial ter certeza de que você pode cuidar do animal, sem recorrer ao abandono.

Se, por fim, após as considerações apropriadas, você decidir adotar um Shih-poo, recomendamos que você recorra aos protetores e abrigos de animais da sua cidade. Mesmo que agora eles não tenham um exemplar de Shih-poo, você pode esperar pela chegada de um, caso contrário, também é possível aumentar a taxa de pesquisa nas cidades próximas. Certamente muito em breve você encontrará um Shih-poo ansioso por carinho, que ficará muito feliz em se juntar à sua família!

Fotos de Shih poo

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Shih poo

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Shih poo

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Shih poo
1 de 3
Shih poo

Voltar ao topo da página