menu
Partilhar

Cachorro coçando muito as orelhas, o que significa?

 
Por Irene Juste, Ajudante técnico de veterinário. 21 março 2023
Cachorro coçando muito as orelhas, o que significa?

Ver fichas de  Cachorros

As pessoas que vivem com cães sabem que muitas vezes é fácil se comunicar com eles, mas em outros momentos pode ser difícil entender o que está acontecendo com nosso amigo peludo. Se este é o seu caso, é possível que você tenha observado que seu cão coça as orelhas sem parar e se pergunta por que ele faz isso. As orelhas são uma parte delicada do corpo de um cão, portanto é muito importante que você saiba quais problemas podem ocorrer nelas para que você possa agir rapidamente e resolver a tempo o que quer que esteja causando um problema nesta área.

Cachorro coçando muito as orelhas, o que significa? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra as diferentes razões pelas quais o cachorro coça as orelhas frequentemente e descubra o que você pode fazer em cada caso para ajudá-lo.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato coça muito a orelha?

Parasitas

Os parasitas externos em cães são uma das causas mais comuns que explicam um cachorro coçando muito as orelhas. A coceira se alastra facilmente e fazem com que nossos cães peludos se coçem sem parar e esfreguem suas orelhas no chão. Por causa das picadas de carrapatos, ácaros e de pulga, os cães podem passar o dia todo tentando aliviar a coceira e a dor, e alguns podem até mesmo sofrer reações alérgicas. Eles geralmente estão nas orelhas dos cães porque é neste lugar que eles podem morder e alimentar-se facilmente. Portanto, se seu cachorro fica balançando a cabeça ou sacudindo muito as orelhas, ele pode ter um desses parasitas:

Carrapatos

Há muitas espécies de carrapatos em cães, mas estes estão divididos principalmente em carrapatos duros e carrapatos moles. Algumas dessas espécies são Ixodes, Haemaphysalis, Hyalomma e Dermacentor. Seu cão pode ter apenas um carrapato em uma orelha, ou uma infestação mais severa onde vários carrapatos estão se alimentando do sangue dele. Neste último caso, eles podem estar todos juntos na mesma área, como na orelha, ou em várias partes do corpo do animal, de preferência naquelas com menos gordura.

É importante remover os carrapatos adequadamente para não machucar a orelha do cachorro. Você deve usar um produto especial recomendado por seu veterinário ou pinça e remover cuidadosamente o parasita. Para isso, agarre o parasita o mais próximo possível de sua boca e puxe-o pouco a pouco sem virá-lo ou fazer movimentos bruscos. O risco com esta técnica é que a cabeça do parasita permaneça dentro do corpo do cão, causando infecção.

Pulgas

As pulgas são outro dos parasitas mais comuns nos cães e geralmente se espalham por todo o corpo. Portanto, se você notar o cachorro coçando muito as orelhas, mas também coçando outras partes do corpo, ele provavelmente tem pulgas. Neste caso, você notará o cão com alguns pontinhos nas orelhas, como pulgas, a olho nu, parecendo pequenos pontos marrons que se movimentam ao redor. Pergunte a seu veterinário qual produto antiparasitário é melhor para eliminar as pulgas de seu cão e tenha cuidado com a dosagem indicada de acordo com o peso do animal. Hoje em dia, podemos encontrar tanto pipetas e produtos em spray, como até mesmo comprimidos e xaropes.

Ácaros

Existem vários ácaros que podem afetar os cães, entretanto, existem duas espécies específicas que preferem estar nas orelhas e nos ouvidos: Otodectes cynotis provocam sarna otodécica e os ácaros Demodex Canis que provocam a sarna demodécica localizada. Se seu cão tem ácaros, você notará muita cera escura na orelha, você verá o cachorro coçando as orelhas e balançando a cabeça bruscamente, e você também poderá ver uma ferida ou sarna em suas orelhas devido ao coçar intenso. Neste caso, você deve visitar seu veterinário para diagnosticar que tipo de ácaro é e prescrever o melhor tratamento.

Neste outro artigo, falaremos em detalhes sobre ácaros: "Ácaros na orelha do cachorro - sintomas e tratamento". Também, detalhamos neste vídeo, os diferentes tipos de ácaros, incluindo os que afetam o canal auditivo, e seus tratamentos:

Fungos

Outro possível significado para um cachorro coçando muito as orelhas são os fungos, facilmente encontrados em condições quentes e úmidas. Um dos fungos mais comuns em cães é a micose, mas existem muito mais espécies. Se você notar que o cachorro tem uma ferida nas orelhas, continua coçando, perdeu pelos nesta área e avermelhou ou escureceu a pele, é provável que ele tenha algum tipo de fungo que causa coceira e desconforto.

Neste caso, se você acha que seu cachorro tem uma micose ou outro tipo de fungo que está causando coceira em suas orelhas, você deve visitar seu veterinário para diagnosticar que espécie de fungo está causando os problemas de saúde de seu cão e prescrever um tratamento antifúngico.

Neste outro post, falaremos detalhadamente sobre o tratamento para micose em cães.

Otite e outras infecções no ouvido

A otite é uma das principais razões pelas quais temos um cachorro coçando muito a orelha e balançando a cabeça. Trata-se de uma inflamação do canal auditivo que pode ser causada por um corpo estranho alojado no ouvido, parasitas ou alergias, entre outras possibilidades. Alguns sintomas que o ajudarão a saber se seu cão tem inflamação no ouvido são:

  • Coçar muito suas orelhas.
  • Esfregar a cabeça dele contra superfícies como o chão, o sofá ou sua cama.
  • Sacudir muito a cabeça dele.
  • Secreção no canal auditivo.
  • Ouvido inchado por dentro e por fora.
  • Feridas e queda de cabelo.
  • Perda de equilíbrio.

Isto frequentemente leva a uma infecção nos ouvido, razão pela qual você deve consultar um especialista para diagnosticar as otites e possíveis infecções antes que elas se tornem muito complicadas e causem mais problemas para os ouvidos e orelhas de seu cão.

Cachorro coçando muito as orelhas, o que significa? - Otite e outras infecções no ouvido

Corpos estranhos

Além de todas as causas acima que explicam um cachorro coçando a orelha frequentemente, há algumas possibilidades mais simples e mais fáceis de resolver se tratadas prontamente. Por exemplo, a intrusão de um corpo estranho pode ser muito irritante e fácil de remover se for pego antes de entrar na orelha e desenvolver uma infecção. Um filamento de grama se o peludo tiver andado por um campo, por exemplo, pode fazer com que seu cão coçe a orelha e chore porque não consegue removê-la. Portanto, você deve inspecionar ouvido dele para remover o corpo estranho imediatamente para evitar problemas que levem à infecção.

Feridas

As orelhas irritadas também podem ser causadas por feridas de uma briga ou por brincadeiras com outros cães. Assim como sentimos essa leve coceira quando a ferida está cicatrizando, nossos cães também têm essa sensação e muitas vezes coçam quando a sentem. O problema é que a ferida não cicatriza e o cão não para de coçar a orelha. Nestes casos, é importante consultar um veterinário para descobrir como limpar a ferida para evitar que ela infeccione, mas também para descobrir se é preferível usar um colar elizabetano para evitar coçeiras constantes.

Como complemento ao tratamento, você pode aplicar estes Remédios caseiros para cicatrizar feridas em cães.

Seborreia ou dermatite seborréica

Quando as glândulas sebáceas produzem mais sebo que o normal, isto é chamado de dermatite seborréica, também conhecida como seborreia. É um dos tipos mais comuns de dermatite em cães e pode ocorrer por uma variedade de razões, incluindo fungos, parasitas, dieta pobre ou doenças auto-imunes. Também é possível que seja de origem genética, sem que nenhuma das circunstâncias acima mencionadas ocorra.

Existem dois tipos de seborreia, a seca e a oleosa. A última produz ainda mais óleo, um odor corporal mais forte, mais cera dos ouvidos e mais prurido do que a seborreia seca. Portanto, se o cachorro tem muita cera, coça muito as orelhas e cheira mal, ele pode ter seborreia. Neste caso, o veterinário deve primeiro determinar se se trata de uma dermatite genética ou se ela surgiu como resultado de outro problema. Ele ou ela iniciará então o melhor tratamento, que normalmente inclui um sabonete anti-seborreico e uma higiene adequada da orelhas.

Para aprender como limpar corretamente as orelhas do seu cão, não deixe de assistir a este vídeo passo a passo:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro coçando muito as orelhas, o que significa?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Cachorro coçando muito as orelhas, o que significa?
1 de 2
Cachorro coçando muito as orelhas, o que significa?

Voltar ao topo da página