menu
Partilhar

Infecção de ouvido em cachorros - Remédios caseiros

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 26 fevereiro 2019
Infecção de ouvido em cachorros - Remédios caseiros

Ver fichas de  Cachorros

Notou que o seu cachorro sacude a sua cabeça de forma frequente e tem o cheiro corporal forte? Estes sintomas podem se dever a inúmeros transtornos, no entanto são típicos de uma infecção de ouvido, um transtorno que geralmente costuma ter um bom prognóstico mas que deve ser tratado a tempo para prevenir danos no tímpano ou condições nas partes mais profundas do ouvido.

Também devemos saber que este tratamento pode se realizar de forma natural, utilizando recursos que são eficazes para restaurar a saúde do nosso pet e que além disso são seguros e menos agressivos que um tratamento farmacológico. Está interessado em conhecer mais profundamente esta opção? Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar sobre os remédios caseiros para a infecção de ouvido em cachorros.

Também lhe pode interessar: Fungo em cachorro - Sintomas e tratamentos

A infecção de ouvido em cachorros

Em primeiro lugar, devemos entender exatamente o que é a infecção de ouvido em cachorros, pois inicialmente é possível pensarmos que é a mesma coisa que a otite, no entanto são dois termos diferentes.

A otite é uma inflamação de ouvido e pode ter inúmeras causas como por exemplo alergias, presença de corpos estranhos na cavidade auditiva ou infecções virais, bacterianas ou fúngicas. Quando existe infecção de ouvido, geralmente existe otite, pois a colonização do agente patógeno provoca uma inflamação no conduto auditivo, no entanto a otite nem sempre está originada por uma infecção, como vimos anteriormente.

Se o nosso cachorro sofrer de uma infecção de ouvido esta estará geralmente causada por uma bactéria, fungo ou levedura e o nosso cachorro manifestará esta infecção geralmente através dos seguintes sintomas:

  • Sacude com frequência a cabeça.
  • Coça de forma excessiva a zona da cabeça.
  • Descarga secreções mal cheirosas através do ouvido que se podem confundir com um forte cheiro corporal.
  • Cheiro a "levedura" na orelha.
  • Inchaço na zona da orelha e vermelhidão.
  • Perda de audição.
  • Lesões com crostas ou escamosas na zona da orelha.
  • Sinais de dor.
  • Mudanças de comportamento, agressividade.
  • Perda de equilíbrio.
Infecção de ouvido em cachorros - Remédios caseiros - A infecção de ouvido em cachorros

O que fazer se meu cachorro tiver infecção de ouvido?

Se acha que o seu cachorro pode estar afetado por uma infecção de ouvido, é muito importante que consulte o veterinário com a maior brevidade possível, uma vez que a infecção de ouvido se inicia com uma colonização patógena e inflamação do canal auditivo externo, mas se não for tratada a tempo, pode afetar o ouvido médio e interno, causando danos irreversíveis sobre o tímpano.

O veterinário terá em conta o histórico clínico do paciente, os sintomas que apresenta e geralmente realizará uma otoscopia para avaliar o estado do canal auditivo, assim como o agente patógeno que está causando a infecção.

O tratamento veterinário convencional será realizado utilizando antibióticos (no caso de uma infecção bacteriana), estes medicamentos são geralmente administrados por via tópica, mas em casos graves podem administrar-se por via oral, aumentando as chances de aparecerem efeitos secundários.

Infecção de ouvido em cachorros - Remédios caseiros - O que fazer se meu cachorro tiver infecção de ouvido?

Remédios caseiros para a infecção de ouvido em cachorros

Assim como podemos encontrar múltiplos remédios caseiros para a otite em cachorros, quando a inflamação é causada por uma infecção de ouvido, também temos à nossa disposição diversas alternativas naturais, vamos ver de seguida quais são:

  • Óleo essencial de árvore de chá: É um remédio ideal para qualquer tipo de infecção, seja causada por bactérias ou por fungos. Se o ouvido não apresentar feridas, podemos aplicar diretamente 2 ou 3 gotas, por dia. Em contrapartida, se o ouvido apresentar feridas, devemos misturar o óleo de árvore de chá com óleo de amêndoas doces, adicionando 20 gotas de óleo de essencial em meio copo de óleo de amêndoas doces. Aplique 5 gotas desta mistura diariamente.
  • Aplicação de compressas quentes: O calor tópico atua como vasodilatador, isto diminui de forma muito rápida a inflamação e a dor, além de dilatar os vasos sanguíneos melhora a irrigação dos tecidos e promove-se uma recuperação mais fácil. Embeba uma toalha de algodão com água quente e depois de escorrer o excesso de água, faça uma pressão suave sobre a orelha do nosso pet, aplique estas compressas várias vezes por dia.
  • Maceração de alho: esmague dois dentes de alho e coloque em um frasco com azeite de oliva hermeticamente fechado, depois deixe repousar toda a noite. No dia seguinte coe a mistura e adicione 5 gotas deste preparado no ouvido do cachorro, faça isto diariamente.
  • Aloe vera: O suco puro de aloe vera é ideal para proteger o canal auditivo do nosso pet, além disso aplicado topicamente diminui a inflamação e alivia a dor devido à sua ação emoliente. Aplique-o diretamente no ouvido do seu cachorro no mínimo 2 vezes por dia.
  • Solução antisséptica caseira: Misture em partes iguais água oxigenada (peróxido de hidrógeno), água e vinagre de maçã. Com esta solução embeba uma bola de algodão e limpe as orelhas afetadas do cachorro.
Infecção de ouvido em cachorros - Remédios caseiros - Remédios caseiros para a infecção de ouvido em cachorros

Prevenir a infecção de ouvido em cachorros

Costuma-se dizer que mais vale prevenir do que curar e esta é uma afirmação muito verdadeira, por isso, devemos adotar as seguintes medidas, que nos ajudarão a prevenir a infecção de ouvido no nosso cachorro:

  • Deve limpar as orelhas do cachorro de forma frequente com uma solução antisséptica de uso veterinário.
  • É importante prevenir a umidade excessiva, por isso, seque de forma adequada as orelhas do seu cachorro depois de lhe dar banho e evite longos períodos na água.
  • Se o seu cachorro é propenso a sofrer de infecções de ouvido, é conveniente introduzir nas suas orelhas uma bola de algodão antes de lhe dar banho para impedir a entrada excessiva de água.
  • Proporcione ao seu pet uma alimentação equilibrada, deste modo manterá o seu sistema imunológico em um ótimo estado.
Infecção de ouvido em cachorros - Remédios caseiros - Prevenir a infecção de ouvido em cachorros

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Infecção de ouvido em cachorros - Remédios caseiros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças bacterianas.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
46 comentários
A sua avaliação:
José Luiz Moreira
Muito obrigado pelas boas informações, muto esclarecedoras. Ótimo trabalho.
A sua avaliação:
Solange da Silva Jesus Freitas
Meu cachorro era pequeno e seu pai brigo com ele é mordeu a orelha bem embaixo do ouvido hj ele tem seis anos seu ouvido de la pra cá sempre coça e hj está com puz porque está saindo uma coisa verdinha e molhada os dois irmao briga e um deles mordeu o ouvido dele sempre estou limpando levo no veterinario mas nai resolve me ajude tem um remedio caseiro pra mim passar como fazer ele não deixa eu limpa pego com força e limpo... ai volta de novo ir sempre no veterinario e muito caro eu tenho que tratar em casa mesmo.... me ajude
Maria do Amparo da Rocha!
Boa noite!
Solange da Silva Jesus Freitas.
Compre a injeção Penta biôtico e aplique no músculo da perninha do lado direito, porque não pode aplicar do lado direito por causa da veia do coração, por isso tem que ser na perminha direita, essa injeção⁴ é muito eficaz para tratar ferimentos em animais, principalmente mordida de outro animal, tenho um gato muito fujão e todas as vezes que ele fugiu, os cães o atacavam e ele voltava todo mordido, então levei ele ao vet e ele receitou essa injeção, e logo estava sarado só com 5 aplicações, meu gato pesa 5 quilos então sempre que aconteceu meu filho aplicava meio ml da injeção Penta biôtico a cada 24 horas e a injeção e conservada na porta da geladeira, se seu cachorrinho pesa 10 quilos, então você deve aplicar um ml à cada 24 horas entendeu? E pra não sentar moscas no lugar dos ferimentos, você compre o creme UMGUENTO, esse creme ajuda também na cicatrização, passe nos ferimentos evitando que varigeira pousem sobre o local, Mas é preciso comprar um colar para evitar que o cachorro possa lamber o creme! se você não sabe aplicar a injeção, pague para alguém aplicar! Boa sorte.
A sua avaliação:
Rosineide
Oi tenho um poodle ele está escorrendo um liguido escuro mal cheroso do ouvido u que eu faço
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Simone de Souza
Minha cachorrinha lhasa está cosando muito o ouvido, percebi que foi 3 dias após o banho em casa o que devo fazer ?
A sua avaliação:
leticia
meu cachorro de 4 anos esta com uma inflamação no ouvido e com alguns ferimentos nas partes intimas
Livia
Eu queria saber que tipo de remédio bota na orelha do cachorro causa que o carro que tem aqui ele é labrador chocolate com vira-lata se quiser eu mando uma foto eu tenho 10 anos eu não tenho condição de pagar veterinário
estela
-arece ter um berne no ouvido de minha cadelinha .Está aparentando dor, amuada e com cheiro desagradável.Há alguma solução caseira a ser feita (moro em uma chácara nuito longe da cidade)?
Luísa Savala
Oi Estela! Confira nosso artigo com informações sobre como tirar berne em cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/berne-em-cachorro-como-tirar-berne-de-cachorro-22468.html
De qualquer maneira, o mais indicado é buscar ajuda profissional.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Shirley
Infecção na orelha
Maria José Santos
Eu tenho um Pug de 4 anos deu uma infeção no ouvido levei no veterinário fiz o tratamento que ela passou mas não adiantou nada continua vazando eu limpo todos os dia mas não adianta oque faço
Luísa Savala
Oi Maria José! Recomendamos que você volte ao veterinário e explique que o tratamento não teve o resultado esperado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Silmara
Eu resolvi o problema de infecção de ouvido da Minha Lhasa com limpeza frequentes com Surosolve, eh ótimo, nunca mais ela teve esses problemas
Shirley
Quanto é
Antonia
Minha cachorra sente dores de ouvido mais ela não chora, balança a cabeça, coça bastante, mais brinca normalmente e come também normalmente, e no ouvido dela sai segressões o que eu devo fazer???
Luísa Savala
Oi Antonia! Você tentou as dicas do artigo?
De qualquer forma, antes de começar um tratamento o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Débora Regina Gomes
Não sei mais o que fazer minha Pincher tem sempre dor no ouvido sacode muito a cabeça me ajuda indique um medicamento sai um líquido mal cheiro
Luísa Savala
Oi Débora! Sem ver a sua cachorra não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
julio cesar
infeccao de ouvido em cachorros
Ivan rosa da silva
Meu cachorro ta com otite ele ta com cheiro ruim chora muito e fica com a cabeça balançando e nao deixa a gente mexer o que devo fazer nao tenho 9 de levarr ao veterinario e estou desesperado
5Ttt55
Bruno
Boa noite. O meu cão tem uma otit,os sintomas são sai líquido, chora muito com dores mal se pode tocar na orelha. Que medição é que se pode fazer?
Tatiane
Tenho um shitzu ele ta coçando muito a orelha e tadinho nao sei de onde apareceu tanta pulga ele toma banho toda semana toso ele direto mas onde dou banho falarao q ele ta com dermatite e infecçaõ de ouvido to desesperada tadinho
Paulo
Oi, tenho uma lhasa apso e estava se cocando muito, minha esposa e minhas filhas se assustaram quando ela deu um grito. Levamo ela no veterinário e a coitadinha estava com uma infecção cronica nos ouvidos, e com muita pulga. Isso que não entendi, minha casa totalmente limpa, ela toma banho toda semana e a coitadinha sofrendo com essa praga. O veterinário passou uns remédios e aplicou duas injeções nela, uma ele disse que toda pulga que vier nela não fica, morre e a outra foi para a infecção. Gastamos 385,00 consulta, tosa, banho, injeções e remédios.
Claudia
mas e ai seu cãozinho se livrou da doença? Pq o meu continua do mesmo jeito.
Siloé souza
Olá fiquei na dúvida em qual água oxigenada utilizar na mistura da receita da antisséptica caseira. Poderiam me instruir ? Grata
Paulo henrique de Souza
minha cachorra pegou otite creio que infecção de ouvido ela ta dando de xorar e ruiva e fica desenqueta
Eliane Maria da Silva barboza
Minha cadela esta com dor te ouvido vazando cheiro forte,o q
Balança muito a cabeça e coça o ouvido
Joseneide
Meu cachorro cossa bastante a orelha e da grito s dói quando topa o que será. Tá um pouco enchada

Infecção de ouvido em cachorros - Remédios caseiros
1 de 5
Infecção de ouvido em cachorros - Remédios caseiros

Voltar ao topo da página