Gato coçando orelha e balançando a cabeça: o que pode ser?
Ver fichas de Gatos
Todo gato pode se coçar em um momento ou outro da sua vida sem que isso represente qualquer anormalidade em seu corpo. No entanto, coçar as orelhas incessantemente e balançar a cabeça é um sinal de que algo está incomodando o bichano.
Inflamações nos ouvidos podem ser a principal causa desse comportamento, sinal de grande desconforto e dor. Mas o que pode causar otite nos gatos? O que mais pode fazer com que o gato fique balançando a cabeça e coçando os ouvidos? Neste artigo, o PeritoAnimal listou algumas possíveis causas de gato coçando orelha e balançando a cabeça. Fique por dentro do assunto e saiba como ajudar o seu amigo caso isso aconteça com ele. Boa leitura!
Gato coçando orelha e balançando a cabeça: o que pode ser?
Geralmente, coçar as orelhas e balançar a cabeça são sinais de que algo nos ouvidos não vai bem, podendo ser uma inflamação no conduto auditivo. Várias são as causas de otite externa em gatos. Por esse motivo, o tratamento deverá ser direcionado para a causa primária, tendo como objetivo a restauração e a preservação do conduto auditivo com uma terapêutica adequada e eficiente.
Os fatores primários causadores de otite são capazes de causar uma inflamação no ouvido do animal, favorecendo a ação de outros microrganismos oportunistas. Por exemplo: um ácaro começa a colonizar o ouvido do gato, causando uma inflamação e alterando as barreiras protetoras do corpo, tornando o ambiente propício ao crescimento de fungos e bactérias. Com isso, teremos uma otite com vários agentes causadores. No entanto, se tratarmos apenas os dois últimos, sem eliminarmos os ácaros, de nada adiantará o tratamento, pois o conduto auditivo continuará inflamado, sendo um ambiente adequado para a invasão de outros microrganismos.
O sintoma mais comum das otites, independente de sua causa, é balançar a cabeça e coçar as orelhas. Inflamações muito intensas podem fazer com que o animal fique virando a cabeça para o lado mais afetado, abaixando a orelha e coçando com muita força sua cabeça. Isso pode resultar em arranhões e ferimentos graves no pavilhão auditivo, com inflamações e hematomas. Para o assunto ficar mais claro, vamos esclarecer melhor algumas causas que levam o animal a sacudir e coçar a cabeça e como funciona cada tipo de otite. Veja abaixo.
Otite parasitária (sarna otodécica)
Causada pelo ácaro Otodects cynotis, conhecido por não cavar galerias na pele do hospedeiro, sendo considerado causador de sarna não penetrante. Esses ácaros são extremamente contagiosos, ocorrendo principalmente em locais com alta densidade de gatos, como abrigos de animais.
O contágio pode ser por contato direto com o animal doente ou por meio de objetos, como panos, cobertores, camas, almofadas, pentes, escovas etc. Alimentam-se de células epiteliais, linfa e sangue, causando uma otite parasitária altamente pruriginosa, comumente complicada por uma infecção bacteriana, resultando em otite média. O nível de incômodo do animal é muito grande, fazendo com que ele não brinque, não se alimente de forma correta e não durma direito. Os animais coçam suas orelhas intensamente, causando ferimentos e hematomas na região.
Otite bacteriana e fúngica
Bactérias e fungos estão presentes em todo o corpo do animal, mas vivem em harmonia e sem causar doenças quando ele está saudável. Seu sistema de defesa e a própria competição entre esses microrganismos auxiliam na manutenção dessa homeostase.
No entanto, quando algum fator desencadeia um desequilíbrio, esses seres podem se multiplicar rapidamente e causar patologias. Isso acontece com as otites. Algum fator primário desencadeia a quebra da homeostase do corpo, diminuindo as barreiras protetoras do corpo, o que favorece o crescimento de bactérias e fungos, complicadores das otites causadas pelos ácaros e outros agentes. Para que haja um tratamento efetivo, as bactérias e os fungos devem ser combatidos, mas a causa primária (os ácaros, por exemplo) deverá ser tratada prioritariamente.
Pulgas
As pulgas causam uma coceira intensa no animal, podendo gerar uma resposta alérgica muito forte, conhecida como dermatite alérgica à picada de pulga. Gatos com alta infestação desse parasita coçam o corpo todo, principalmente atrás da orelha, causando lesões graves. A saliva da pulga possui uma substância que potencializa a coceira causada por ela, fazendo com que o gato fique se ferindo ao se coçar com muita força.
Alergia alimentar
A pele é o maior órgão do corpo, sendo as orelhas e os ouvidos recobertos por ela. Dessa forma, uma alergia sistêmica, ou seja, que afeta o corpo todo, também influenciará a saúde dos ouvidos. Gatos com alergia a certos alimentos podem ter otite crônica, com coceira e dor de ouvido. A alergia alimentar pode ter como sintoma, além da coceira pelo corpo, coceira nos ouvidos, o que faz o gato balançar a cabeça e coçar a parte de trás das orelhas.
Corpo estranho
Caso algum objeto fique dentro do ouvido do gato, como um pedaço de grama, gravetos pequenos e até mesmo algodão utilizado no banho, o gato ficará coçando as orelhas e balançando a cabeça. O incômodo pode ser muito intenso, dependendo do tipo de corpo estranho. Caso seja algo perfurante, pode causar danos graves ao gato. Nesses casos, procure ajuda do médico veterinário o mais rápido possível.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Gato coçando orelha e balançando a cabeça: o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Outros problemas de saúde.
- Dienstmann, S. Revisão sobre otite externa parasitária por Otodectes cynotis em cães e gatos, com enfoque no potencial terapêutico da selamectina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010. Disponível em https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/38789/000791990.pdf?sequen. Acesso em 29/10/2024.