menu
Partilhar

Cachorro se lambendo muito, o que pode ser?

 
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 11 julho 2023
Cachorro se lambendo muito, o que pode ser?

Ver fichas de  Cachorros

Todo cachorro gosta de dar umas lambidas nas pessoas e neles mesmos. Há quem diga que não há maior demonstração de amor de um cão por seu tutor do que a lambida. A verdade é que existem muitos significados por trás desse comportamento canino. Alguns lambem para solucionar alguma situação de estresse, para fazer as pazes com o tutor, para mostra que estão felizes, por sentirem algum desconforto em certas partes do corpo e até mesmo por ansiedade.

Além disso, existe a lambida de limpeza, para retirar alguma sujeira do corpo ou somente para se coçar mesmo. Mas como saber se a lambida está normal ou excessiva? Se é para se limpar ou se existe alguma doença envolvida? O tutor deverá observar muito bem o comportamento do seu amigo peludo para diferenciar essas situações e perceber quando é preciso procurar ajuda profissional.

Apesar de ser um comportamento natural para cuidar da pelagem, o ato de lamber-se excessivamente pode ser considerado um comportamento compulsivo, uma busca por atenção ou estar relacionado a uma coceira. Também pode ser dirigido a outro animal, objetos e pessoas na casa. Devido à complexidade do assunto, o PeritoAnimal, neste artigo, responderá de forma simplificada algumas dúvidas e especificamente a esta simples questão: um cachorro se lambendo muito, o que pode ser? Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato se lambe muito?

Cachorro se lambendo muito, o que pode ser?

Por não entender muito bem o que acontece com seu corpo, o cachorro tende a lamber e mordiscar tudo que o incomoda. Feridas pequenas ou picadas de insetos podem se transformar em lesões grandes e infeccionadas se o animal ficar lambendo demais. A boca dos cachorros, assim como a nossa, possui uma quantidade grande de bactérias, que vivem em harmonia nesse ambiente, mas que, se jogadas para outro lugar (como na pele lesionada), podem causar doenças. Vamos então falar sobre algumas causas que levam um cachorro a ficar se lambendo muito:

1. Ansiedade

Um distúrbio comportamental importante e cada vez mais frequente é o chamado transtorno compulsivo, caracterizado por ações repetitivas, constantes ou sem nenhum propósito aparente, como correr atrás do rabo ou abocanhar objetos imaginários. Essa desordem pode ser resultado direto de uma causa comportamental, médica ou genética. O animal utilizar um comportamento normal, como lamber, cavar ou latir, de forma compulsiva, para satisfazer uma necessidade causada por uma frustração ou ansiedade[1].

O comportamento compulsivo é bem comum nos cães que sofrem de ansiedade de separação. É frequente nesses animais o comportamento de se lamber excessivamente, facilmente observado no escurecimento dos pelos nos lugares onde eles mais lambem.

2. Coceira

A coceira é um dos motivos que faz com que um cachorro fique se lambendo muito. Cães com alergia alimentar, por exemplo, estão sempre se coçando e lambendo as patas, chegando a ferir os dedos. Como o prurido é generalizado, ele lambe onde consegue alcançar, esfregando as outras partes do corpo em móveis e paredes. O tratamento das alergias deve ser instituído o mais rápido possível, para que seja eliminado o desconforto do animal.

O contato com produtos químicos, como materiais de limpeza, também pode desencadear alergia nas patas, levando ao ato de lamber a região. O uso de produtos de higiene próprios para animais pode ser uma forma de minimizar o problema, além de impedir que o cachorro pise diretamente no produto durante a limpeza do ambiente.

3. Parasitas

Pulgas e carrapatos causam irritação na pele, fazendo com que o cachorro fique lambendo os lugares afetados. Cães mais sensíveis podem desenvolver dermatite alérgica à picada de pulgas (DAPP).

A DAPP ocorre porque as pulgas, durante seu repasto sanguíneo (alimentação) no animal, injetam saliva na pele do hospedeiro, a qual possui propriedades anticoagulantes. A proteína presente na saliva estimula o sistema imunológico do animal. Os pacientes alérgicos reagem contra essa proteína, desencadeando uma reação de hipersensibilidade, apresentando muita coceira. O ato de coçar causa queda dos pelos e escurecimento da pele, além de contaminação bacteriana.

Os carrapatos causam desconforto ou irritação ao se fixarem na pele, pois inoculam saliva (poderoso anticoagulante) na pele do animal parasitado, desencadeando uma reação alérgica, com grande liberação de histamina, principal responsável pela irritação. Essa cadeia de reações vai causar coceira no cachorro, o que nos possibilita ver o cachorro se lambendo muito no local afetado.

Cachorro se lambendo muito pode ser verme?

Sim, verminose pode causar excesso de lambedura nos cães. Geralmente os cães com vermes costumam lamber a região do ânus, devido à coceira causada pelos parasitas. Outro comportamento típico de coceiras por causa de vermes é arrastar o bumbum pelo chão. Mas cuidado! Pode ser que seu amigo peludo também esteja com problemas nas glândulas anais.

Por que meu cachorro lambe tanto as partes íntimas?

O ato de lamber as partes íntimas é uma atitude de higiene dos cães. Geralmente, eles fazem isso após urinar ou defecar, para eliminar algum resíduo que possa ter ficado nos órgãos genitais ou no ânus. Durante o cio, é comum a cadelinha lamber mais a vulva, pois o sangramento a incomoda e por questão de higiene também.

No entanto, o tutor deve ficar atento a esse comportamento, pois pode haver algum incômodo na região, como:

Cachorro lambendo muito a pata é motivo de preocupação?

Lamber a pata de vez quando é um ato normal para os cães e gatos. No entanto, quando em excesso, pode ser um sinal de estresse ou ociosidade. Os cães precisam de exercícios físicos diários, além de companhia. Ficar muito tempo isolados ou presos pode causar ansiedade nos peludos, gerando distúrbios de comportamento, como lamber excessivamente as patas.

Descubra mais sobre o enriquecimento ambiental para cães neste outro artigo e seguimos falando mais sobre o excesso de lambedura nas patas no vídeo a seguir:

O que fazer para o cachorro parar de se lamber?

A melhor forma de fazer o seu amigo se lamber menos, porque parar é impossível, é descobrindo a causa. Se for alguma doença ou parasitose, ele deverá receber o tratamento adequado e com orientação do médico veterinário. Caso seja uma lambedura excessiva por estresse ou ociosidade, procure passear mais com ele e dar mais atenção, além de deixá-lo menos tempo sozinho em casa.

Remédios caseiros para o cachorro parar de se lamber

Não existem remédios caseiros para fazer o cachorro parar de se lamber. A lambedura faz parte do comportamento normal do cão, e quando excessiva, precisa se investigada e tratada. Fórmulas caseiras poderão até amenizar algumas causas, como a coceira, mas não serão eficazes em solucionar o problema em definitivo. Por isso, caso o seu cachorro esteja se lambendo muito e causando ferimentos na pele, procure ajuda especializada de um médico veterinário.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro se lambendo muito, o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Referências
  1. Peruca, J. Comportamento compulsivo em cães. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina Veterinária, 2012. Disponível em https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/67855/000871449.pdf?sequence=. Acesso em 30/06/2023.
Bibliografia
  • Silva, N.C. et al. Dermatite alérgica à picada de pulga – Diagnóstico clínico. Disponível em https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/399/o/NARA_CRISTINA_SILVA.pdf. Acesso em 30/06/2023.
  • Kohek Jr., I. Por que o seu tratamento contra o carrapato pode estar falhando? Informativo Técnico DDA, Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, 2015. Disponível em https://www.agricultura.rs.gov.br/upload/arquivos/201612/02101305-inftec-62-controle-do-carrapato-no-rs-e-biocarrapaticidograma.pdf. Acesso em 30/06/2023.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Cachorro se lambendo muito, o que pode ser?
Cachorro se lambendo muito, o que pode ser?

Voltar ao topo da página