Partilhar

Ácaros nas orelhas do cão - Sintomas e tratamento

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 14 julho 2017
Ácaros nas orelhas do cão - Sintomas e tratamento

Ver fichas de  Cachorros

Passar tempo com o seu cachorro é imprescindível para o manter saudável, isto não só lhe proporciona bem-estar social e afetivo, como também nos permite conhecer qual é o comportamento normal do nosso pet. Conhecendo o seu comportamento habitual será muito mais simples detetar qualquer transtorno e tratá-lo a tempo.

O seu cachorro se coça muito, sacude de forma contínua a sua cabeça e está inquieto? Então é o momento de revisar o seu conduto auditivo em busca de qualquer sintoma que possa indicar uma condição.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe falar sobre os sintomas e tratamento dos ácaros nas orelhas do cão.

Também lhe pode interessar: Ácaros em cachorros - Sintomas e tratamento

Os ácaros nas orelhas do cachorro

Os ácaros em cachorros são uma causa comum de infestações que podem afetar diversas áreas corporais e serem causadas por parasitas diferentes. Quando falamos dos ácaros que afetam o conduto auditivo referimo-nos a pequenos parasitas praticamente microscópicos, que se observam como manchas brancas do tamanho aproximado da cabeça de um alfinete.

Observá-los pode ser difícil, mas podemos suspeitar da sua existência através de todos os sintomas que causam. Todos os cães são suscetíveis a sofrer este tipo de infestação, no entanto, é especialmente habitual que os ácaros habitem nas orelhas dos filhotes de cachorros, uma vez que o seu contágio é muito fácil de ocorrer por parte da mãe.

Ao ocorrer o contágio por ácaros, os ovos que se introduzem no interior do ouvido eclodem apenas em 4 dias, depois as larvas alimentam-se da cera que há no conduto auditivo e na fase posterior de ninfas o acasalamento começa de novo.

Este ciclo reprodutivo realiza-se de uma forma muito rápida, sendo este o principal problema desta condição, uma vez que em um breve período de tempo se pode causar uma grande infestação e sintomas graves.

Os ácaros que costumam afetar as orelhas dos cães são os chamados Otodectes cynotis, que provocam a sarna otodécica ou os Demodex canis que provocam a sarna demodécica localizada.

Ácaros nas orelhas do cão - Sintomas e tratamento - Os ácaros nas orelhas do cachorro

Sintomas de ácaros no conduto auditivo do cão

Como verá posteriormente, é muito importante que o tratamento dos ácaros se inicie o quanto antes para conseguir controlar a doença e acabar com ela completamente. Por isso, se observar no seu cão algum dos seguintes sintomas será imprescindível consultar o quanto antes o veterinário:

  • Coceira intensa;
  • O cachorro coça de forma contínua;
  • Sacudidas e movimentos bruscos da cabeça;
  • Secreção auditiva de cor marrom escuro;
  • Mau cheiro por infecção secundária;
  • Sangramento auditivo por rotura de pequenos vasos sanguíneos;
  • Orelhas vermelhas e com crostas;
  • Mal-estar geral e inquietude.
Ácaros nas orelhas do cão - Sintomas e tratamento - Sintomas de ácaros no conduto auditivo do cão

Diagnóstico dos ácaros no ouvido

O diagnóstico dos ácaros nas orelhas do cão é muito simples e, deve ser realizado por um profissional veterinário. Trata-se de extrair uma amostra de cerúmen com a ajuda de um algodão e observá-lo em um fundo preto, como referimos antes, no caso de ácaros poderão ser observadas pequenas manchas brancas em movimento.

Ácaros nas orelhas do cão - Sintomas e tratamento - Diagnóstico dos ácaros no ouvido

Tratamento dos ácaros nas orelhas do cão

Atualmente nas lojas de animais podemos encontrar inúmeros produtos para tratar esta condição, no entanto, nem todos eles são tão inofensivos para o animal como se diz. Não pratique a automedicação com o seu cachorro, além disso deve ter em conta que muitos produtos aptos para cães adultos podem ser muito nocivos para um filhote.

É imprescindível que o veterinário lhe recomende o produto mais adequado, destacamos a piretrina como o princípio ativo mais utilizado. O mecanismo de ação da piretrina é atacar o sistema nervoso central dos parasitas. No entanto, a piretrina deve se utilizar com muito cuidado em filhotes, por isso, a atenção e prescrição veterinária são imprescindíveis.

Devido à facilidade de contágio dos ácaros, qualquer outro pet que viva em casa deve ser tratado para evitar uma infestação. No acontece o mesmo com os humanos, uma vez que estes ácaros não podem infestar pessoas.

Ácaros nas orelhas do cão - Sintomas e tratamento - Tratamento dos ácaros nas orelhas do cão

Prevenir os ácaros nas orelhas do cão

A infestação por ácaros nem sempre se pode prevenir, mas adotando alguns conselhos e medidas de higiene e alimentares podemos reduzir o risco destes parasitas infestarem o conduto auditivo do nosso pet:

  • É importante limpar as orelhas do cachorro com frequência.
  • Lave periodicamente a manta do cachorro e os seus acessórios.
  • Mantenha as defesas do seu cachorro em ótimo estado, através de uma alimentação saudável e de qualidade.
  • Não se esqueça de o levar ao veterinário com a frequência necessária em cada caso.
Ácaros nas orelhas do cão - Sintomas e tratamento - Prevenir os ácaros nas orelhas do cão

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ácaros nas orelhas do cão - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Escrever comentário sobre Ácaros nas orelhas do cão - Sintomas e tratamento

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Rosângela
Olá boa noite meu cachorro vem apresentando um quadro similar à àcaros nas orelhas. Porém em 3 clinicas veterinárias em que levei foi identificado como otite ou malassézia (não sei se é o, acaro).
O grande problema é que ele é adotado e deve ter tido alguns traumas, pois é praticamente impossível cuidar. Não deixa aplicar medicamentos. Já sugeriram até dopar o animal, o que acho total improdência. É possivel algum tratamento via oral ? Aguardo seus cometários
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rosângela! Não podemos recomendar um tratamento sem examinar o seu cachorro, pelo que recomendamos que você discuta o problema com o médico veterinário.

Ácaros nas orelhas do cão - Sintomas e tratamento
1 de 6
Ácaros nas orelhas do cão - Sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página