PARTILHAR

As raças de gatos mais carinhosas

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 21 junho 2022
As raças de gatos mais carinhosas
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Quer saber qual é a raça de gato mais carinhosa que existe? A grande maioria dos gatos domésticos são pets amáveis, mas há alguns deles em que essa caraterística sobressai. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe mostrar as raças de gatos mais carinhosas.

Talvez algumas raças que considera amáveis e doces fiquem fora desta lista, por apenas o serem devido à sua aparência. Além disso, a personalidade de cada gato é diferente. Se conviver com mais de um gato da mesma espécie, com certeza você poderá notar que um gato é mais carinhoso e mais amável que o outro.

Também lhe pode interessar: As 10 raças de cachorros mais carinhosas

O gato siamês

Iniciamos nossa lista das raças de gato mais carinhosas com um dos felinos mais populares do Brasil: o gato siamês. É uma raça extremamente amável com a família com a qual convive, de forma especial com as crianças, com as quais tem uma paciência infinita.

Uma peculiaridade que o gato siamês tem é a sua tendência para esperar ao pé da porta pela pessoa da família que está quase chegando a casa.

O gato siamês está ao alcance de qualquer pessoa que decidir adotar um. É um excelente pet, por isso é uma garantia de bons momentos juntos. É uma raça com um temperamento vivaz e curioso, mas com uma grande capacidade de expressar afeto. É uma raça de gato muito inteligente, capaz de comunicar com as pessoas.

Neste outro artigo falamos sobre os cuidados desses gatos para lá de carinhosos que são os siameses!

As raças de gatos mais carinhosas - O gato siamês

O gato ragdoll

O gato ragdoll é bastante gentil e carinhoso, até ao ponto de ficar completamente sem forças e confortável quando lhe pegamos ao colo, o que explica a denominação ragdoll - boneca de pano, do seu nome em inglês. É um contraste curioso que um gato de um tamanho tão grande seja tão gentil e amável com as visitas.

Confira como cuidar de um gato ragdoll neste outro post.

As raças de gatos mais carinhosas - O gato ragdoll

O gato maine coon

A raça maine Coon é muito popular nos Estados Unidos, de onde é proveniente, e faz parte da lista das raças de gatos mais carinhosas por ser extremamente sociável e amável com a família, especialmente com as crianças.

Esta raça de gato gigante tem duas caraterísticas próprias da raça. A primeira é que gosta de água e de tomar banho. A segunda é que escolhem sempre dentro da família uma pessoa com a qual se mostram mais amáveis e conectados que o resto. Além disso, este gato carinhoso dá-se muito bem com outros pets.

As raças de gatos mais carinhosas - O gato maine coon

Gato exótico

O gato exótico talvez seja a raça de gato mais amável com a família. Ele é tão carinhoso que não suporta bem a solidão, chegando a ficar doente se ficar sozinho.

É muito amável e está sempre onde a família se reúne para desfrutar da sua companhia e oferecer-lhes todo o seu carinho. Tolera muito bem a convivência com outros pets.

Neste outro artigo respondemos a uma pergunta que, para espanto de muitos tutores, é mais comum do que se imagina: por que meu gato é tão carente?

As raças de gatos mais carinhosas - Gato exótico

Gato birmanês

O gato birmanês, ou sagrado da birmânia, é uma raça com uma presença física espetacular. O seu porte diferente combina muito bem com o afeto que demonstre à família com a qual convive e, por isso, faz parte das raças de gato mais carinhosas que há.

Não é uma raça que se mostra tão pertinente como outras. O seu temperamento sossegado e suave tornam-no um gato ideal para as famílias que gostem de um ambiente tranquilo em casa.

As raças de gatos mais carinhosas - Gato birmanês

O gato bombaim

O gato bombaim é uma raça pouco conhecida, mas muito destacada pelo afeto que demonstra pela família que o acolhe. Uma caraterística desta raça é que apenas mia ou emite outros sons habituais entre os outros gatos. Este gato carinhoso costuma ser uma raça calma.

As raças de gatos mais carinhosas - O gato bombaim

O gato havana

O gato havana é tão carinhoso que às vezes até aborrece por pedir constantemente para ser acariciado. É muito inteligente, brincalhão e sociável, tanto com a família como com os estranhos. É muito ativo e pede constantemente atenção ou para brincarem com ele. Qual é o gato mais carinhoso? Muitos tutores do gato havana garantem que é ele.

As raças de gatos mais carinhosas - O gato havana

O gato persa

O gato persa não é apenas popular pelo seu pelo longo e suave, também se destaca por ser um gato tranquilo. É perfeito para famílias calmas que desejem um gato com um estilo de vida relaxado e parecido ao seu.

Além de ser bastante tranquilo, o gato persa é muito vaidoso e adora ser penteado e que dediquemos tempo ao seu pelo. Por esse motivo, se você é dos que desfruta cuidar do pelo de um gato, o persa é perfeito para você. Dedicando-lhe tempo e muito carinho terá ao seu lado um gato carinhoso e especialmente doce.

As raças de gatos mais carinhosas - O gato persa

O gato scottish fold

O gato scottish fold tem um aspeto realmente adorável graças às suas orelhas dobradas. É doce no seu aspecto, mas também o é em sua personalidade. O scottish fold é um gato carinhoso, amigável e simpático, de fácil adaptação. É é uma das raças de gatos exóticos.

Costuma permanecer tranquilo dentro de casa e, no geral, é um gato muito dócil que aceita bem outros pets, pessoas e os jogos dos pequenos. Porém, esta raça tem muitos problemas de saúde associados. Inclusive, a associação britânica de veterinários pediu para não se reproduzirem mais gatos desta raça pois eles têm uma mutação genética que afeta as cartilagens e é uma doença muito dolorosa para eles.

As raças de gatos mais carinhosas - O gato scottish fold

Um gato comum

Qualquer gato pode ser carinhoso e um grande companheiro de vida se lhe dedicarmos tempo, carinho e jogos. Se você não sabe muito bem qual raça é indicada para para o seu perfil, recomendamos que vá até um refúgio, canil ou associação protetora de animais e comprove por você mesmo como os felinos são. Qualquer animal com um bom tratamento pode ser carinhoso e doce.

Tanto um gato comum - sem raça definivida (SRD) ou vira-lata - como as raças anteriores fazem parte das raças de gatos mais carinhosas, mas isso não significa que qualquer felino o possa ser. Fale-nos do seu companheiro e conte-nos como ele é carinhoso contigo!

Leia também o nosso artigo sobre as raças de gatos pequenos - As menores do mundo.

As raças de gatos mais carinhosas - Um gato comum

Se deseja ler mais artigos parecidos a As raças de gatos mais carinhosas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Os mais....

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Adaine Maria de Melo miranda
Adotei um gatinho SRD pois o pai queria mata lo tivermos que tira lo da mãe bem cedo com 2 meses ele se tornou muito agressivo nos ataca com mordidas agora já está com 4 meses será que vai melhorar ? Tem alguma fica?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Adaine. Tudo bem? Temos este artigo sobre gato agressivo - causas e soluções que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/gato-agressivo-causas-e-solucoes-21337.html:
Um abraço!
A sua avaliação:
Nay
Tive um SRD por mais de 3 anos até que ele faleceu. Só pra desabafo, eu adotei ele, ele tava abondanado na rua aí peguei, dei o nome de chorão e somos melhores amigos, até hoje sinto sua falta, pois eu era apegada a ele tanto quando ele a mim, até me esperava chegar do trabalho. Hoje só saudades.
Ana
Os meus são adotados da rua, SRD. Um deles já peguei com dois anos e é bemmmm carente. Espera na porta igual ao Siamês.
Denise
Minha gata é filha de mãe Siamesa e pai Persa, qual raça então devo considerar?? Me falaram que mistura de raças é vira lata, é isso mesmo?! Obrigada
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Denise! Sim, animais sem uma raça definida são vulgarmente chamados de vira-lata. Nesse caso você pode considerar que é uma cruzada dessas duas raças. É muito bonita a sua gatinha, independentemente da raça dela. Obrigada por seguir a nossa página!
As raças de gatos mais carinhosas
1 de 11
As raças de gatos mais carinhosas

Voltar ao topo da página ↑