Cuidados básicos

Como cuidar de um gato Ragdoll

Ricardo Luis Bruno Cazeaux
Por Ricardo Luis Bruno Cazeaux, Veterinário e etólogo. Atualizado: 11 agosto 2023
Como cuidar de um gato Ragdoll
Ragdoll

Ficha do animal: Ragdoll

Os gatos Ragdoll são uma raça relativamente nova proveniente dos Estados Unidos da América. O seu curioso nome Ragdoll, foi-lhe dado devido a uma característica única no reino animal. Quando o pega nos seus braços, imediatamente relaxa os seus músculos e parece uma boneca de trapos (ragdoll significa boneca de trapos em inglês).

Continue lendo este artigo para descobrir melhor esta curiosa raça felina e talvez em algum momento acabe adotando este pet encantador. Assim sendo, no Perito Animal explicamos-lhe como cuidar de um gato Ragdoll.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um pug

Índice

  1. Cuidados básicos do Ragdoll
  2. Gato de pano
  3. Cuidados do pelo do gato Ragdoll
  4. Cuidados alimentares do Ragdoll
  5. Solidão

Cuidados básicos do Ragdoll

O primeiro cuidado que deve ter com o Ragdoll é cumprir escrupulosamente o calendário de vacinação. A visita regular ao veterinário é indispensável para que o gato Ragdoll seja uma animal de estimação muito feliz, visto que a saúde é um dos requisitos indispensáveis do bem-estar animal.

O gato Ragodoll é tão meigo que apenas mia, por isso não se expressa quando se encontra mal, tal como o faria qualquer outra raça felina para tentar chamar a sua atenção de modo a aliviar o seu mal-estar. Uma visita a casa 6 meses ao especialista será suficiente.

Como cuidar de um gato Ragdoll - Cuidados básicos do Ragdoll

Gato de pano

O gato Ragdoll praticamente não tem consciência do perigo. Por este motivo relaxa totalmente quando o pegamos no colo, ficando inerte como se fosse um boneco de pano.

Dado que é um gato grande quando é adulto, podendo os machos chegar a pesar até 9 kg, devemos ter cuidado e procurar não fazer esta manobra estando em pé. Pode escapar-nos e cair mal, provocando uma lesão. As fêmeas são mais pequenas e leves que os machos.

Como cuidar de um gato Ragdoll - Gato de pano

Cuidados do pelo do gato Ragdoll

O gato Ragdoll é uma raça com pelo longo ou semi-longo. Se pretende cuidar dele de forma ótima será preciso penteá-lo todos os dias. Descubra as escovas para gatos de pelo longo mais adequadas.

O pelo do Ragdoll é de muito boa qualidade e nada propenso a produzir nós. Por este motivo uma escovagem diária de curta duração será uma boa forma de manter o seu pelo em ótimo estado. Se não escovar o gato de forma regular, corre o perigo de que eles ingiram bolas de pelo e possam assim sofrer obstruções intestinais que se não forem tratadas corretamente podem chegar a ser graves.

Como cuidar de um gato Ragdoll - Cuidados do pelo do gato Ragdoll

Cuidados alimentares do Ragdoll

O Ragdoll é um gato muito dorminhoco e tranquilo, que não gosta muito de exercício. Ele prefere estar tranquilo na companhia da sua família. Por esse motivo é uma raça que pode ganhar sobrepeso se lhe for dada demasiada comida. Descubra como prevenir a obesidade nos gatos e exercícios para gatos obesos.

O gato Ragdoll tem um crescimento lento e demora até 3 anos a chegar à maturidade. Deve ser o veterinário a decidir o tipo e a quantidade de alimento que deve dar ao seu gato Ragdoll.

Como cuidar de um gato Ragdoll - Cuidados alimentares do Ragdoll

Solidão

O gato Ragdoll detesta a solidão. É um animal que gosta do ambiente familiar, quanto mais gente melhor. Gostam das crianças, gostam de idosos, e se dão bem com outros pets, isto porque não tentam adquirir uma supremacia.

Por todos estes motivos e porque em todos os cruzamentos que criaram esta raça se tentou ao máximo amansar este felino, criou-se um gato tremendamente dependente do afeto e dos cuidados do seu dono. Se o gato Ragdoll ficar demasiado tempo sozinho pode inclusivamente chegar a ficar doente.

Como cuidar de um gato Ragdoll - Solidão

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um gato Ragdoll, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Isa
Minha gatinha e meio viralatinha e meio ragdoll, É uma Gracinha, Quer ficar sempre comigo e NÃO MIA! adora muito A ração dela, prefere a ração do que carne!! Ela não é grande, tem 5 meses e mais ou menos, não está obesa. Pula pela casa o dia inteiro pra brincar, só e meio fugona , quer ir lá fora, mais e só fechar a porta e logo ela já aparece MIAU! só um miado, e deixamos ela entrar, nem quer muito mais. Consegui de graça, adote um e muito fofuuh!! E boazinha demais!!!
Criz Lazz Cortz
My number One..! Amooo D+ =^..^=
Nina Brandão
Meu sonho e ter um Gato gingate meus netos ama gato.
Mais não tenho condições de COMPRA.
Será que alguém me doaria
POR FAVOR será que alguém poderia realizar este meu sonho.
Isa
Oie! Minha gata infelizmente é castrada, eu não posso doa-la, mais veja na internet, eu peguei minha ½ ragdoll de graça, ela e mestiçinha 😽
1 de 6
Como cuidar de um gato Ragdoll