As raças de gatos mais carinhosas

As raças de gatos mais carinhosas

A grande maioria dos gatos domésticos são pets amáveis, mas há alguns deles em que essa caraterística sobressai. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe mostrar as raças de gatos mais carinhosas. Talvez algumas raças que considera amáveis e doces fiquem fora desta lista, por apenas o serem devido à sua aparência. Além disso, a personalidade de cada gato é diferente. Se tiver mais de um gato da mesma espécie, com certeza que poderá notar que um é mais amável que o outro.

O gato Siamês

O gato Siamês é uma raça extremamente amável com a família com a qual convive, de forma especial com as crianças, com as quais tem uma paciência infinita.

Uma peculiaridade que o gato Siamês tem é a sua tendência para esperar ao pé da porta pela pessoa da família que está quase chegando a casa.

O gato Siamês está ao alcance de qualquer pessoa que decidir adotar um. É um excelente pet, por isso é uma garantia de bons momentos juntos. É uma raça com um temperamento vivaz e curioso, mas com uma grande capacidade de expressar afeto. É uma raça de gato muito inteligente, capaz de comunicar com as pessoas.

O gato Ragdoll

O gato Ragdoll é bastante gentil e carinhoso, até ao ponto de ficar completamente sem forças e confortável quando lhe pegamos ao colo, o que explica a denominação Ragdoll - boneca de pano. É um contraste curioso que um gato de um tamanho tão grande seja tão gentil e amável com as visitas.

O gato Maine coon

A raça Maine Coon é muito popular nos Estados Unidos, de onde é proveniente, e faz parte da lista dos gatos mais carinhosos por ser extremamente sociável e amável com a família, especialmente com as crianças.

Esta raça de gato gigante tem duas caraterísticas próprias da raça. A primeira é que gosta de água e de tomar banho. A segunda é que escolhem sempre dentro da família uma pessoa com a qual se mostram mais amáveis e conectados que o resto. Além disso, dá-se muito bem com outros pets.

Gato exótico

O gato exótico é uma raça, talvez a que mais amável é com a família. Ele é tão amável e que não suporta bem a solidão, chegando a ficar doente se ficar sozinho.

É muito amável e está sempre onde a família se reúne para desfrutar da sua companhia e oferecer-lhes todo o seu carinho. Tolera muito bem a convivência com outros pets.

Gato Birmanês

O gato Birmanês, ou Sagrado da Birmânia, é uma raça com uma presença física espetacular. O seu porte diferente combina muito bem com o afeto que demonstre à família com a qual convive e, por isso, faz parte das raças de gato mais carinhosas.

Não é uma raça que se mostre tão pertinente como outras. O seu temperamento sossegado e suave tornam-no um gato ideal para as famílias que gostem de um ambiente tranquilo em casa.

O gato Bombaim

O gato Bombaim é uma raça pouco conhecida, mas muito destacada pelo afeto que demonstra pela família que o acolhe. Uma caraterística desta raça é que apenas mia ou emite outros sons habituais entre os outros gatos. Costuma ser uma raça calma.

O gato Havana

O gato Havana é tão carinhoso que às vezes até aborrece por pedir constantemente para ser acariciado. É muito inteligente, brincalhão e sociável, tanto com a família como com os estranhos. É muito ativo e pede constantemente atenção ou para brincarem com ele.

O gato Persa

O gato Persa não é apenas popular pelo seu pelo longo e suave, também se destaca por ser um gato tranquilo. É perfeito para famílias calmas que desejem um gato com um estilo de vida relaxado e parecido ao seu.

Além de ser bastante tranquilo, o gato Persa é muito vaidoso e adora ser penteados e que dediquemos tempo ao seu pelo. Por esse motivo, se é dos que desfruta cuidando do pelo do gato, o Persa é perfeito para si. Dedicando-lhe tempo e muito carinho terá ao seu lado um gato especialmente doce.

O gato Scottish Fold

O gato Scottish Fold tem um aspeto realmente adorável graças às suas orelhas dobradas. É doce no seu aspeto, mas também o é no seu caráter, o Scottish Fold é um gato amigável e simpático, de fácil adaptação. Esta é uma das raças de gatos exóticos.

Costuma permanecer tranquilo dentro de casa e, no geral, é um gato muito dócil que aceita bem outros pets, pessoas e os jogos dos pequenos. Porém, esta raça tem muitos problemas de saúde associados. Inclusive, a associação britânica de veterinários pediu para não se reproduzirem mais gatos desta raça pois eles têm uma mutação genética que afeta as cartilagens e é uma doença muito dolorosa para eles.

Um gato comum

Qualquer gato pode ser carinhoso e um grande companheiro de vida se lhe dedicarmos tempo, carinho e jogos. Se não sabe muito bem qual raça é indicada para si, recomendamos que vá até um refúgio e comprove por si mesmo como os felinos são. Qualquer animal com um bom tratamento pode ser carinhoso e doce.

Tanto um gato comum como as raças anteriores fazem parte dos gatos mais carinhosos, mas isso não significa que qualquer felino o possa ser. Fale-nos do seu companheiro e conte-nos como ele é carinhoso consigo!

Leia também o nosso artigo sobre as raças de gatos mais pequenos do mundo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a As raças de gatos mais carinhosas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Os mais....