Partilhar

Gato Scottish Fold

Atualizado: 8 abril 2019
Gato Scottish Fold

Famoso em todo o mundo, o Scottish Fold ou Gato Escocês é conhecido pelas suas adoráveis orelhas caídas e olhar terno. Famosos como Ed Sheeran e Taylor Swift decidiram ter esse felino em suas famílias. Isso, sem dúvidas, é devido ao magnífico aspecto e personalidade pois se trata de um animal tranquilo, sociável e muito carinhoso. No PeritoAnimal você vai descobrir mais informações sobre essa preciosa e particular raça de gatos, por isso, continue lendo essa ficha, conheça as características do Scottish Fold e apaixone-se por ele.

Origem
  • Europa
  • Reino Unido
Características físicas
Tipo de pelo

Scottish Fold: origem

A primeira gata da raça Scottish Fold nasceu em 1966 e se chamava Susie, foi criada por um fazendeiro escocês que deu inicio a essa raça de gatos. Um pastor da região decidiu cruzar com o Gato de Pelo Curto Inglês no ano de 1961, nascendo exemplares com a mesma particularidade que a mãe, as orelhas dobradas. O nome dessa raça de gatos se deve a "scottish" pela sua nacionalidade escocesa e "fold" que em inglês significa dobrada.

No entanto, nem tudo foi tão fácil, já que os descendentes diretos de Susie apresentavam sério problemas de atrite e deformidades, por isso, a raça foi proibida e os registos da mesma retirados em 1971. Com o passar do tempo, graças a intervenções e trabalho de genética e dos criadores, conseguiram acabar com esses problemas de saúde e a raça Scottish Fold foi restaurada e reconhecida oficialmente pela CFA (Cat Fancy Association) em 1974.

Atualmente, é uma raça mundialmente reconhecida mas mantem a proibição de cruzar exemplares de Scottish Fold devido aos problemas de saúde que a consanguinidade poderia causar aos filhotes.

Scottish Fold: características físicas

De corpo compacto e robusto, os exóticos gatos Scottish Fold são musculosos e de tamanho mediano, pesam cerca de 2 a 6 quilos. As fêmeas costumam medir entre 15 e 20 centímetros de altura e os machos 20 e 25 centímetros. A esperança de vida gira em torno dos 10 a 15 anos.

A cabeça é, sem dúvidas, uma das características mais particulares dessa raça de gatos. Começando pelas orelhas pequenas e dobradas para baixo, característica que os diferencia. A cara é larga e arredondada, têm olhos grandes e redondos, fazendo com que apresentem um olhar terno e juvenil. As bochechas são ligeiramente pronunciadas e o nariz é achatado e curto.

O pelo do gato Scottish Fold é denso e suave, o que lhe permite proteger do frio. Tradicionalmente possui o pelo curto, apesar de existirem exemplares de pelo semi longo denominados Highland Fold. Todas as cores são aceitas e as variedades de padrão, exceto nos gatos brancos.

Scottish Fold: personalidade

A personalidade do Scottish Fold é doce e amigável, fazendo jus a sua aparência fofa. Essa raça de gatos se caracteriza por ser sociável e tranquila, ideal para conviver com crianças e com outros animais, já que se adapta perfeitamente a eles, também é um gato bastante paciente e atento.

Os Scottish Fold gostam muito das brincadeiras e carinhos que os tutores lhe proporcionam, sendo o principal problema a solidão, pois são animais que precisam de muita atenção para permanecer saudáveis e felizes. Por isso, não é uma raça recomendada para aqueles que passam muito tempo fora de casa, já que não suportam estar sozinhos durante períodos de tempo prolongados. No caso de você precisar se ausentar, pode ver algumas dicas de enriquecimento ambiental para gatos.

Essa raça de gato adora brincar, no entanto, é tranquilo por natureza e tem uma personalidade atenta e carinhosa. São ideais para acompanhar idosos ou pessoas com mobilidade reduzida, proporcionando-lhes carinho e companhia sem exigir muito esforço para o educá-los. Afinal, é extremamente raro que um Scottish Fold faça travessuras ou provoque danos em casa.

Scottish Fold: cuidados

Em geral, os gatos da raça Scottish Fold não precisam de muitos cuidados. Devem ter o pelo escovado entre 2 e 3 vezes por semana, já que sua pelagem é densa. Se escovar seu pelo com produtos como malte, evitará com mais efetividade a formação de bolas de pelo no trato digestivo do seu felino.

A alimentação é outro dos cuidados que deve prestar atenção um tutor de Scottish Fold pois existe um fator para se ter em conta que é a quantidade de cálcio. Você precisa buscar uma dieta com baixo volume desse mineral porque em excesso pode fazer com a cartilagem das orelhas se calcifiquem e percam o dobrado característico da raça. De qualquer forma, é ideal consultar um veterinário para que ele te aconselhe acerca do tema e indique a melhor dieta para o seu bichano.

Outro fator que é preciso ter em conta sobre a dobradura que apresentam na orelha é que pode favorecer o aparecimento de ácaros e infecções auditivas como otite. Para evitar, é importante consultar um veterinário e aplicar os produtos adequados para a limpeza das orelhas do gato, é recomendável limpar pelo menos uma vez por semana.

Para além desses cuidados específicos do gato Scottish Fold, como todas as outras raças de gatos, é recomendável estar atento ao estado da boca, olhos, unhas, pelagem e estado físico geral, assim como realizar a limpeza e manutenção com frequência dessas áreas. Se você estiver atento a tudo isso, seguir o calendário de vacinação e desparasitação, terá um gato saudável e com uma personalidade invejável.

Scottish Fold: saúde

Os gatos da raça Scottish Fold são animais que apesar de não terem má saúde precisam de atenção especial para a genética. Você não deve ficar assutado com isso, já que atualmente a raça não apresenta graves anomalias como anteriormente. Ainda assim, você deve ficar atento e realizar visitas frequentes ao veterinário para detectar problemas o quanto antes ou inclusive, evitá-los se for possível.

Uma das patologias mais frequentes na raça Scottish Fold é a otite, por isso, é necessário seguir rigorosamente as indicações de um veterinário de confiança para manter as orelhas saudáveis e prevenir tanto essa como outras doenças relacionadas. É altamente recomendável vigiar o estado das orelhas e realizar limpezas semanalmente com os produtos indicados para manter o seu felino saudável e livre de desconforto, evitando complicações.

Devido à alta consanguinidade existente nos felinos da raça Scottish Fold, eles podem apresentar anomalias genéticas tais como, deformações na cauda e nas extremidades. Ainda, a particular característica das orelhas favorece a aparição de infecções e problemas no sistema auditivo, podendo desencadear surdez precoce e problemas associados a audição.

No entanto, se o seu gato foi criado de forma correta, quer dizer, cruzando um Scottish Fold com uma raça de orelha em pé, como o Gato de Pelo Curto Inglês, não deve apresentar condições genéticas tão extremas como a redução das vértebras do cóccxis ou artrite severa nas extremidades. Essas patologias são características do cruzamento com uma alta consanguinidade, quer dizer, quando são cruzados Scottish Fold puros.

Além dos cuidados já mencionados, você deve seguir o calendário de vacinação e desparasitação externa e interna que mantem o seu pet livre de parasitas como lombrigas, pulgas e carrapatos. Com mais idade pode ser necessário a realização de procedimentos como limpeza bucal, que vão manter a dentição em boas condições deixando o felino com boa saúde bucal.

Curiosidades

  • A raça Scottish Fold não está reconhecida pela FIFE mas sim pela WCD.

Fotos de Gato Scottish Fold

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato Scottish Fold

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Gato Scottish Fold

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Gato Scottish Fold
1 de 7
Gato Scottish Fold

Voltar ao topo da página