Partilhar

Gato Bombaim

Atualizado: 14 fevereiro 2019
Gato Bombaim

Sem dúvida nenhuma o gato Bombaim é uma das raças mais lindas e populares que existem. Se você está pensando em adotar um gato dessa raça, não hesite em colher todas as informações acerca das características, da personalidade que costumam ter, os cuidados básicos que requerem, como é a alimentação adequada e os problemas de saúde frequentes nessa raça de gato. Ou seja, daremos informações sobre tudo que você precisa saber antes de levar essa gatinho para casa.

Continue lendo essa ficha do PeritoAnimal para saber mais sobre o gato Bombaim, uma raça que tem origem histórica dos felinos selvagens da Índia.

Origem
  • Am√©rica
  • Estados Unidos
Características físicas
Tamanho
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Gato Bombaim: origem

A origem do gato Bombaim é de meados dos anos 1950, em Louisville, Kentuky (EEUU) graças ao criador Nikki Horner. A intenção principal dele era criar um gato que fosse parecido a uma pantera, com o pelo preto, curto e brilhante. Para isso, se inspirou na pantera de sua preferencia, o leopardo preto Bagheera do filme infantil da Disney, Mogli.

A partir de 1953, Horner começou a criar seletivamente os gatos Bombaim partindo do cruzamento entre o gato americano de pelo curto e preto junto com o gato Sagrado da Birmânia, trata-se de uma raça híbrida porém que não tem qualquer descendência selvagem. Demorou algum tempo para a raça ser reconhecida, mas, finalmente em 1976 criou-se o gato Bombaim, um gato preto, de pelo brilhante e olhos de cor verde.

Gato Bombaim: características físicas

O gato Bombaim destaca-se por ter um corpo musculoso e compacto, mas ao mesmo tempo mais ágil que o gato Sagrado da Birmânia, raça de gato da qual descende. Tem um tamanho mediano e apresenta um rabo de tamanho médio. A cara desse gato é redonda, o focinho é muito curto e as almofadinhas da pata são totalmente pretas, característica que torna essa raça inconfundível.

A cor da pelagem dessa raça de gato é preta (desde a raiz até as pontas), curta, lisa e extremamente brilhante, pode parecendo um tecido de cetim. Outra característica bastante destacada é a cor dos olhos que podem ser verdes e em algumas ocasiões dourado, porém sempre muito brilhantes.

Gato Bombaim: personalidade

O gato Bombaim costuma ser muito sociável e carinhoso, desfruta muito da companhia dos familiares humanos e não gosta de solidão. Em alguns caso, se passar muito tempo sozinho em casa, o gato de Bombaim pode sofrer ansiedade por separação, uma condição psicológica que pode afetar o seu bem estar. Essa raça de gato adora miar para comunicar seu estado de ânimo ou para pedir alguma coisa, mas sempre com um tom de voz agradável e doce.

Apesar de ser um gato muito preguiçoso, porque passa muitas horas dormindo e descansando, o gato Bombaim é amante de brincadeiras e diversão, é uma raça de gatos recomendada especialmente para famílias com crianças e com outros gatos, pois, como já mencionamos, é um gato extremamente sociável. Adaptam-se bem a qualquer estilo de vida desde que a família ofereça atenção regular e os carinhos necessários para o gato Bombaim.

Essa raça de gato é especialmente inteligente e por isso, podem aprender diferentes truques e exercícios se você utilizar o reforço positivo como base da educação, como por exemplo brincadeiras de jogar e buscar, saltos e muitas atividades físicas incluindo sair para passear com coleira.

Gato Bombaim: cuidados

O gato Bombaim não precisa de muitos cuidados pois possui um pelo curto e não tem tendência a criar nós e acumulo de sujeira. Bastam duas escovações semanais para ajudar a retirar o pelo morto e manter a pelagem brilhante, uma de suas características marcantes.

Lembre-se que os gatos são animais que se higienizam muito, por isso, não é necessário dar banhos frequentes, pois com o banho o gato perde a camada de proteção natural da pele. Em alguns casos, se o seu gato estiver extremamente sujo ou tem alguma coisa presa na pelagem, pode dar banho mas é recomendável utilizar shampoos secos ou toalhinhas umedecidas. Para deixar o pelo ainda mais brilhante, você pode utilizar condicionador a seco.

É importante também manter uma alimentação de qualidade se não, podem acontecer algumas alterações na pelagem do pet. Para isso, busque alternativas que sejam completas para uma dieta equilibrada ou até mesmo, você pode fazer a comida para o seu felino. Você pode também oferecer ao seu gato diariamente pequenas porções de comida umedecida, algo que vai ajudá-lo a estar mais hidratado e certamente deixará ele muito feliz.

Não se esqueça que você deve ter atenção regular às orelhas para que estejam sempre limpas, às unhas (lembre-se que não é recomendado cortar as unhas do bichano sem ajuda profissional) e limpeza dos dentes.

Gato Bombaim: sa√ļde

O gato de Bombaim costuma ter uma saúde excelente pois trata-se de uma das raça de gatos menos propensas a sofrer doenças e por isso tem maior expectativa de vida, podendo alcançar os 20 anos. No entanto, alguns gatos dessa raça podem sofrer malformação do crânio, um problema de saúde hereditário da raça Sagrado da Birmânia.

Para prevenir qualquer problema de saúde é muito importante seguir o calendário de vacinação para gatos e o plano de desparasitação em gatos, principalmente se é um gato que passeia na rua. Finalmente, é extremamente recomendável visitar um médico veterinário a cada 6 meses, dessa forma você assegura o bem estar e saúde do pet.

Fotos de Gato Bombaim

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato Bombaim

Suba a foto do seu Pet

Escrever coment√°rio sobre Gato Bombaim

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o coment√°rio
Como avalia esta raça?

Gato Bombaim
1 de 10
Gato Bombaim

Voltar ao topo da p√°gina