menu
Partilhar

As raças de gatos mais tranquilas

 
Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. 6 junho 2022
As raças de gatos mais tranquilas

Ver fichas de  Gatos

Qual é a raça de gato mais calma? Os gatos são animais curiosos por natureza, se divertem explorando seu entorno, escalando até lugares altos de onde podem observar as redondezas e brincando de caçar tudo aquilo que se move rapidamente. No entanto, hoje em dia existem muitas raças de gato e os exemplares de cada uma delas foram criados e selecionados, geração após geração, para contar com certos traços específicos, não apenas quanto a seu aspecto físico, mas também no que se refere a seu caráter. Por este motivo, algumas raças são mais tranquilas que outras, convertendo-se assim na companhia perfeita para os tutores que procuram adotar um gato para compartilhar seus momentos de descanso.

Se este é seu caso e você gostaria de saber quais são algumas das raças de gatos mais tranquilas que existem, neste artigo de PeritoAnimal te mostraremos uma a uma.

Também lhe pode interessar: As raças de gatos mais carinhosas

1. American shorthair

Iniciamos esta lista das raças de gatos mais tranquilas falando do american shorthair, um gato de tamanho médio muito versátil, capaz de se adaptar com bastante facilidade a quase qualquer entorno, seja um apartamento na cidade, seja uma casa com jardim no campo. Este gato se destaca por sua personalidade independente, paciente e calma, tolera bem as crianças e geralmente não demonstra dificuldade em compartilhar seu lar com outros animais, desde que seja desenvolvida uma correta apresentação entre eles, traços que o converteram em uma raça muito popular entre as famílias de muitos países.

Ainda que este felino geralmente se entretenha e brinque com qualquer coisa, é recomendável fornecer estimulação ambiental de qualidade, especialmente se o gato vive ou passa muito tempo sozinho, ou não tem permissão de acessar zonas exteriores. Também adoram brincar com seus tutores e relaxar ao sol nos dias quentes.

A bela pelagem tigrada do american shorthair pode se apresentar em várias cores e não exige cuidados além de uma escovação ocasional para eliminar o pelo morto. É um gato que, de forma geral, possui uma boa saúde, mas que deve ser desparasitado e vacinado periodicamente para prevenir que desenvolva doenças graves como a leucemia ou a panleucopenia felina.

As raças de gatos mais tranquilas - 1. American shorthair

2. British shorthair

Esta raça felina é uma das mais antigas e, sem dúvida, das mais populares da Inglaterra. O gato british shorthair conta com um manto denso, muito suave e agradável ao tato, e uma cabeça arredondada que dá a ele um aspecto de pelúcia. É um gato silencioso e muito tranquilo que passa grande parte do dia descansando e que adora os lugares quentes, por isso é fácil de vê-los se aconchegando junto de seus tutores no sofá. Trata-se de um gato orgulhoso, afetuoso, mas também muito independente e que, da mesma forma que seu homônimo americano, se adapta com facilidade a diferentes perfis de lar e de família, podendo conviver pacificamente com cachorros ou outros animais. Esta raça de gato é a ideal para aqueles que querem compartilhar sua vida com um animal nobre e carinhoso, mas que, por sua vez, não esteja constantemente demandando atenção.

A respeito de sua saúde, podemos falar que ele é um gato robusto e resistente, mas é aconselhável fazer consultas veterinárias anuais, especialmente quando o animal alcançar uma idade avançada pois, como ocorre com muitas outras raças felinas, o britânico de pelo curto pode ser propenso a desenvolver problemas renais e/ou urinários.

As raças de gatos mais tranquilas - 2. British shorthair

3. Chantilly-Tiffany

Este é outro dos gatos mais tranquilos e carinhosos e agora veremos o porquê. O chantilly-tiffany, ou simplesmente chantilly, é uma raça de gato pouco difundida que, até o momento, não foi reconhecida pela Federação Felina Internacional (FIFe), mas foi por outras instituições como a Associação Americana de Gatos (ACA). Esta raça espetacular se destaca por sua pelagem frondosa semi-longa que geralmente é de tons creme, marrons ou prateados, sua cauda espessa, seus olhos verdes e seu corpo robusto que pode chegar a seis quilos de peso.

O chantilly é um gato muito inteligente, permanece sempre atento ao que ocorre ao seu redor e aprende com muita facilidade. Também é carinhoso e tende a demandar a atenção de seus tutores miando, junto dos quais adora descansar. Seu nível de atividade não é tão elevado como o de outros gatos e, mesmo que goste de brincar, valoriza a tranquilidade de um lar sem muito barulho, portanto, mesmo que possa se habituar à presença de crianças ou outros animais, muitos exemplares preferem viver com poucos conviventes.

Apesar de ter a pelagem bastante longa, este gato não solta muito pelo pela casa. É importante escová-lo ao menos uma ver por semana e prestar atenção especial ao cuidado e limpeza de seus olhos e de seus ouvidos, pois o pelo que cresce perto deles pode incomodá-los ou causar problemas. Neste sentido, seu veterinário pode te recomendar os melhores produtos para manter sua higiene.

As raças de gatos mais tranquilas - 3. Chantilly-Tiffany

4. Birmanês

O gato birmanês também é conhecido como gato sagrado da Birmânia, mesmo que sua origem não seja deste país, conhecido atualmente como República da União de Myanmar, já que esta raça foi desenvolvida principalmente na França. Sua pelagem semi-longa conta com uma coloração similar ao do siamês, mas apresenta uma característica muito particular e é que, ainda que a maioria dos exemplares possuam patas escuras, suas quatro garras são de coloração puramente branca, dando a sensação de que vestem meias.

O gato birmanês é um felino sociável e carinhoso que não gosta de passar muito tempo sozinho, portanto é o companheiro ideal para famílias que passam a maior parte do dia em casa ou que já tenham outros gatos. Como consequência de seu temperamento dócil e tranquilo, o birmanês passa muito tempo descansando, logo é importante cuidar de sua alimentação, brincar com ele ou fornecer torres ou espaços por onde possa correr e escalar, desta forma, prevenir o sobrepeso.

Fazer consultas veterinárias anuais ou bianuais, cumprir com o calendário de vacinações, escovar sua pelagem várias vezes por semana e desparasitar o gato de forma periódica são ações imprescindíveis para garantir a saúde deste felino maravilhoso.

As raças de gatos mais tranquilas - 4. Birmanês

5. Maine Coon

O impressionante maine coon é um gato de tamanho muito grande que pode chegar a pesar até 11 quilogramas. Se originou nos Estados Unidos e, de fato, é considerado o gato oficial da região de Maine. A segunda parte de seu nome, o termo "coon" faz referência a uma antiga lenda que contava que este felino de pelo longo e rabo grosso nasceu do cruzamento entre um gato semisselvagem e um guaxinim (em inglês, racoon).

Além de seu tamanho, o traço físico mais característico do maine coon se encontra sobre suas orelhas, de onde nascem suas pelagens características. Falar do maine coon é falar de um gato extremamente versátil, capaz de se adaptar a quase qualquer ambiente e estilo de vida. Sua pelagem frondosa o permite viver em climas muito frios e seu espírito aventureiro e curioso faz deste gato um animal confiante que adora correr sobre a neve, de entrar na água ou de descansar tomando sol. No lar, o maine coon é um felino bondoso, paciente e tranquilo. Adora brincar e explorar, mas não tende a ser destrutivo nem inquieto demais e se dá bem com outros animais, inclusive cachorros, desde que tenha sido socializado corretamente.

É imprescindível dar ao maine coon uma alimentação de qualidade e controlar a quantidade que ingere diariamente, pois é um animal guloso com tendência a engordar. Ao ser tão grande e peludo, os quilos a mais podem passar despercebidos e acabar provocando problemas a nível orgânico ou articular, portanto uma visita anual ao veterinário é indispensável.

As raças de gatos mais tranquilas - 5. Maine Coon

6. Ragdoll

O ragdoll é outro dos gatos tranquilos para casas e apartamentos por excelência. Possui uma peculiar "máscara" de pelo escuro ao redor de seus olhos azuis que o torna inconfundível. Este belo gato de origem estadunidense tem um corpo compacto e musculoso, uma pelagem densa e semi-longa que alcança seu comprimento máximo no pescoço e a causa, e patas robustas. O padrão desta raça aceita uma enorme quantidade de cores e padrões, entre os quais se destacam os exemplares de tons claros como o branco ou o creme com marcas de cor cinza, preta, avermelhada ou bege.

O ragdoll é conhecido como um dos gatos com temperamento mais pacífico, dócil e calmo dentro do mundo felino, pois este peludo gosta de passar o tempo descansando e brincando tanto com sua família humana como com outros animais. Não é um gato especialmente escandaloso, dependente nem demandante, mas não é por isso que devemos desatender suas necessidades de estimulação física e mental, que podemos cobrir através de brincadeiras, proporcionando espaços novos para explorar ou brincando com ele.

O ragdoll tem certa tendência a sofrer algumas patologias de tipo hereditário, assim como problemas renais e urinários, especialmente os exemplares de mais avançada idade. Apesar disso, é uma raça longeva que, com a correta atenção veterinária, pode nos acompanhar durante muitos anos.

As raças de gatos mais tranquilas - 6. Ragdoll

7. Persa

O persa é uma raça felina extremamente popular por todo o mundo e muito facilmente reconhecível por seu focinho achatado, seus traços arredondados e sua pelagem exuberante que cobre todo seu corpo e seu rabo, que pode ter várias tonalidades. No entanto, não é apreciável apenas por sua formosa aparência, mas também por ser um dos gatos mais tranquilos.

Esse felino valoriza muito a tranquilidade e não fica confortável em lugares muito agitados, dos quais prefere se afastar para poder descansar em paz. É um companheiro doce e pacífico que passa muito tempo dormindo e se aconchegando, e não tanto explorando ou escalando, como fazem outras raças felinas mais inquietas. É bastante sensível e rotineiro e tem dificuldade para se adaptar às mudanças bruscas em seu entorno, portanto sua família ideal deve ser estável e tranquila.

O gato persa é braquicefálico, o que significa que tem um focinho achatado como consequência da forma particular de seu crânio, obtida por seleção genética por parte dos criadores durante muitas gerações. Infelizmente, a braquicefalia implica, em muitos casos, problemas de saúde para o gato persa, especialmente patologias dentais, respiratórias e oculares. Por este motivo, é importante realizar revisões periódicas no veterinário, assim como praticar um cuidado exaustivo da pele, para evitar a ingestão de bolas de pelo.

As raças de gatos mais tranquilas - 7. Persa

8. Azul russo

O gato azul russo é esbelto, elegante e se destaca por sua pelagem sedosa curta de cor prateada e seus grandes olhos verdes, sempre atentos a tudo o que ocorre ao seu redor. No que diz respeito a seu temperamento, o azul russo é um gato precavido e muito reservado com os desconhecidos, mas que, quando adquire confiança com uma pessoa, se transforma em um animal incrivelmente mimoso e leal, capaz de estabelecer um vínculo muito forte com seu tutor, mas sem chegar a ser dependente. Outra qualidade marcante desta raça de gato tranquila é sua inteligência. O azul russo é muito observador, aprende muito rápido e é possível ensiná-lo a realizar truques ou a trazer objetos com certa facilidade, sempre que se utilizar metodologias de reforço positivo, respeitosas com o animal e que sejam divertidas.

É um felino muito saudável em geral mesmo que, da mesma forma que todos os gatos (especialmente os de raça), pode ser suscetível a padecer de alguma patologia de tipo genética como, por exemplo, diabetes mellitus ou cardiomiopatias, e se recomenda realizar consultas veterinárias anuais.

As raças de gatos mais tranquilas - 8. Azul russo

9. Angorá turco

Mesmo que possa se apresentar em várias tonalidades, a pelagem totalmente branca é a mais popular entre os gatos da raça angorá, procedentes da Turquia. Seus olhos enormes podem ser âmbar, cinzas, verdes ou azuis e é muito frequente encontrar exemplares deste gato tranquilo com heterocromia, isto é, com um olho de cada cor.

O angorá turco é um gato especialmente ágil e ligeiro, e adora saltar e se agarrar para descansar em lugares altos de onde possa ter todo o entorno controlado e tende a perseguir a tudo aquilo que se mova rapidamente, desde uma bola até animais menores, como pássaros ou ratos. Apesar de ser explorador e brincalhão, se adapta muito bem à vida no solo e passa muito tempo descansando sozinho ou junto de sua família humana, com a qual se comporta de forma doce e carinhosa, sendo assim outro gato tranquilo e afetuoso.

Os exemplares de angorá turco de cor branca e olhos azuis possuem um gene que os torna propensos a desenvolver problemas auditivos, como a surdez total ou parcial. Isto implica um perigo para os gatos que têm acesso ao lado externo do lar, mas não é tão problemático para aqueles que vivem exclusivamente no interior. Por outro lado, e também como consequência da cor branca e da falta de pigmentação, o angorá turco pode sofrer queimaduras ou desenvolver câncer de pele se passar muito tempo exposto à luz solar direta.

As raças de gatos mais tranquilas - 9. Angorá turco

10. Scottish fold

O scottish fold é uma raça felina procedente da Escócia. O termo "fold" significa, literalmente, "dobra" em inglês e faz referência à posição particular das orelhas deste gato, consequência da ação de um gene específico que se conhece como "gene fold". Este traço, junto com seus grandes e arredondados olhos, os dão uma expressão inocente e preocupada.

Trata-se de um gato extrovertido, silencioso e amigável, é muito tranquilo no lar mesmo que os gatinhos jovens sejam travessos e brincalhões, como a maioria. O scottish fold gera um vínculo muito forte com sua família, inclusive com os mais jovens, mesmo que também seja independente e tolera bem a solidão, sempre que se viva em um ambiente suficientemente enriquecido. Por tudo isso, é um dos gatos tranquilos para crianças e adultos mais recomendados.

O principal problema de saúde deste gato se deve, precisamente, à presença do "gene fold", que está associado com dolorosas patologias que afetam às cartilagens e aos ossos, como a artrite e a Osteodistrofia. Por este motivo, os criadores não cruzam os scottish fold entre eles, mas o fazem com outras raças como o americano de pelo curto, para prevenir problemas genéticos. Por outro lado, é indispensável manter as orelhas do scottish fold limpas e bem cuidadas, pois ao tê-las dobradas, é mais fácil que contraiam otites ou parasitose auriculares.

As raças de gatos mais tranquilas - 10. Scottish fold

11. Gatos sem raça definida

Certamente, não poderíamos deixar de fora de nossa lista dos gatos mais tranquilos os vira-latas ou sem raça definida (SRD) procedentes de cruzamentos de qualquer uma das raças mencionadas. Mesmo que nem sempre tendem a herdar esse caráter tranquilo, pacífico e dócil, as probabilidades aumentam quando ambos os progenitores são assim.

Os gatos sem raça definida costumam ser mais saudáveis que os de raça devido ao fato de que neles não existe uma cria seletiva nem desmedida. Mesmo assim, é importante recordar que os protetores e refúgios de animais geralmente contam com mais gatos vira-latas do que de raça, portanto não descarte a possibilidade de compartilhar sua vida com um gato com estas características.

As raças de gatos mais tranquilas - 11. Gatos sem raça definida

Se deseja ler mais artigos parecidos a As raças de gatos mais tranquilas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Os mais....

Bibliografia
  • American cat fanciers association. (s/f). Acfacat.com. Disponível em: <http://www.acfacat.com/breed_standard.htm>. Acesso em 30 de maio de 2022.
  • Home. (s/f). Eagles Wing Enterprises. RDisponível em: <http://www.americancatassociation.com/>. Acesso em 30 de maio de 2022.
  • It, B. S.-H. F. (s/f). Breed standards. Fifeweb.Org. Disponível em: <http://fifeweb.org/wp/breeds/breeds_prf_stn.php>. Acesso em 30 de maio de 2022.
  • Super User. (2018, julio 31). Browse All Breeds. Tica.org. Disponível em: <https://tica.org/es/breeds/browse-all-breeds>. Acesso em 30 de maio de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
As raças de gatos mais tranquilas
1 de 12
As raças de gatos mais tranquilas

Voltar ao topo da página