Partilhar

Gato Exótico de Pelo Curto

Atualizado: 10 abril 2019
Gato Exótico de Pelo Curto

Sossegados e amigáveis, os Exóticos de Pelo Curto ou exotic shorthair, são parecidos com os gatos persas exceto pela pelagem, da qual, está geneticamente justificada já que, são fruto de uma mistura entre Persas e Americanos de Pelo Curto e também dos Britânicos de Pelo Curto. Essa raça de gatos têm vitalidade e tranquilidade em partes iguais, sendo um pet ideal para famílias com crianças pois adora a vida dentro de casa e passar horas e horas brincando e sendo mimado. Assim, se você está pensando em adotar um gato Exótico de Pelo Curto, o PeritoAnimal te contará tudo o que você precisa saber, as características, cuidados e possíveis problemas de saúde.

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Classificação FIFE
  • Categoria I
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Gato Exótico de Pelo Curto: origem

Como já mencionamos, os gatos Exóticos de Pelo Curto provem do cruzamento entre os Persas e Americanos de Pelo Curto ou Britânicos de Pelo Curto. Essa hibridação deu lugar à uma raça que alcançou fama na década de 60 e 70. Porém, apenas se consolidou como raça em 1967 e em 1986 foi reconhecida oficialmente pela FIFE como raça, estabelecendo os padrões da mesma. Essa é, portanto, uma raça de gatos relativamente nova, cuja popularidade é comparada com a dos gatos Persa, no entanto, com menor necessidade de tempo e esforço para manter a pelagem e isso faz com que ganhe muitos adeptos.

Dizem que a primeira pessoa a realizar o cruzamento entre um gato Americano de Pelo Curto e um gato Persa foi Jane Martinke, que era uma juíza de raças de gato e conseguiu que a CFA criasse uma categoria diferente para esses felinos, já que, até então tinham sido considerados como uma variação dos gatos Persas, estreando no ano seguinte em exposições, das quais surgiu o nome de gato Exótico de Pelo Curto.

Gato Exótico de Pelo Curto: características físicas

Como os gatos Persas, a cabeça do gato Exótico de Pelo Curto é achatada e plana, não sobressai o focinho e apresenta um crânio muito largo, com um nariz curto e largo, de orifícios grandes e abertos. A cabeça, testa, orelhas e olhos são arredondadas. Os olhos têm uma cor intensa e pura, normalmente de uma cor que combina com a pelagem. Por exemplo, costumam ser douradas ou cobres, exceto nas variedades golden chinchilla, pois os exemplares que têm essa cor na pelagem apresentam olhos verdes ou os gatos colourpoint e brancos tem coloração azul nos olhos.

Existe uma classificação de gatos Exóticos de Pelo Curto que são diferenciados pelo tamanho pequeno do rosto. Os exemplares tradicionais tem o focinho achatado e um nariz mais largo que seus congêneres catalogados como extremos, sendo esses últimos mais propensos a sofrer patologias mandibulares e respiratórias próprias dos gatos Persas.

De tamanho médio, o peso dos gatos Exóticos de Pelo Curto varia entre 3 e 6 quilo. As patas são curtas, e como o resto do corpo são largas e robustas, com uma musculatura definida. A cauda é curta, arredondada e grossa. A pelagem costuma ser maior do que outras raças de gato de pelo curto, porém longe de chegar ao tamanho da pelagem de um gato Persa. São aceitos todos as pelagens e padrões dos Persas, tanto sólidos como bi colores.

Gato Exótico de Pelo Curto: personalidade

Essa raça de gatos é ideal para famílias, sendo considerada como uma das raças de felinos mais familiares e carinhosas. Talvez seja por isso que a solidão resulta altamente desanimadora, afetando tão negativamente que pode provocar diversas doenças. Devido a esse traço de personalidade, é crucial ensinar ao gato Exótico de Pelo Curto a administrar a solidão.

Seguindo com o temperamento do gato Exótico de Pelo Curto, pode-se dizer que é um felino tranquilo e dócil, por isso, não é uma tarefa muito difícil educá-lo e, inclusive, conseguir que aprenda truques como dar a pata. É um bichano inteligente, fiel e geralmente, de fácil convivência. Também se dá muito bem com outros animais, dessa maneira é um companheiro perfeito para conviver com outros pets, sejam gatos, cachorros ou inclusive, roedores como coelhos.

Gato Exótico de Pelo Curto: cuidados

Entre os cuidados que se deve ter com um gato Exótico de Pelo Curto está a escovação regular da pelagem, apesar de não precisar tanto tempo e cuidados com o gato Persa devido à pelagem dele ser maior e mais densa que os gatos Exóticos de Pelo Curto, no entanto, é preciso ser escovado para evitar bolas de pelo e também, evitará grandes quantidade de pelos nos seus móveis e roupa. Para isso, é preciso uma escova adequada para o pelo do gato assim, a escovação será um momento prazeroso para o seu pet, que terá uma pelagem bonita e lustrosa.

Por sua vez, é necessário realizar desparasitação tanto interna como externamente, especialmente nos animais que tem acesso ao exterior ou que tenham sido adotados recentemente. Assim, evitará e acabará com as infestações que podem acarretar muitos problemas de saúde ao bichano. Também, como todos as raças de gato, é preciso cuidar da alimentação e proporcionar uma dieta adequada e balanceada para conseguir que seu felino seja saudável e forte, assim como proporcionar um bom enriquecimento ambiental, com jogos e arranhadores. Esse último ponto pode ajudar muito a manter ao gato entretido na sua ausência, já que, é uma raça que não tolera muito bem a solidão.

Por último, dentro dos cuidados do gato Exótico de Pelo Curto, os olhos lacrimejam bastante, por isso é recomendável limpar os olhos do gato com gaze estéril umedecida e soro fisiológico, de maneira regular.

Gato Exótico de Pelo Curto: saúde

O gato Exótico de Pelo Curto costuma ser saudável e robusto, no entanto, não devem deixar de lado questões sobre a saúde. Devido ao focinho achatado e curto, os Exóticos de Pelo Curto podem apresentar alterações respiratórios próprias das raças de cara curta, no entanto, o número de casos é muito menor que dos seus predecessores, os gatos Persas.

O lacrimejo excessivo dos olhos podem fazer que a zona ocular se oxide, sendo um foco da infecção. Por isso, é preciso estar bastante atento aos olhos e limpar de forma adequada. Por sua vez, são mais propensos a sofrer cardiomiopatia hipertrófico, que se deve a um incorreto desenvolvimento do coração.

É recomendável realizar visitas ao veterinário frequentes para cuidar dos dentes, olhos e ouvidos e seguir um calendário de vacina estabelecido por um profissional de confiança.

Veja mais informações sobre a raça de gato Exótico de Pelo Curto no nosso vídeo no YouTube:

Fotos de Gato Exótico de Pelo Curto

Vídeos de Gato Exótico de Pelo Curto

Vídeos de Gato Exótico de Pelo Curto
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato Exótico de Pelo Curto

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Gato Exótico de Pelo Curto

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Gato Exótico de Pelo Curto
1 de 4
Gato Exótico de Pelo Curto

Voltar ao topo da página