Partilhar
Partilhar em:

Havana

Havana

O gato Havana é proveniente da Europa do século XIX, mais concretamente de Inglaterra onde começou a criar-se selecionando os Siameses marrons. Mais para a frente, os Siameses marrons misturaram-se com o Chocolate Point e é aí que a raça adquire as caraterísticas que os criadores continuam procurando nos dias de hoje.

Além disso, é importante referir que o seu nome não provém de Cuba como poderíamos pensar, esta raça tem este nome devido à sua pelagem escura cor tabaco. Saiba mais sobre a raça Havana nesta ficha do PeritoAnimal.

Origem
  • Europa
  • Reino Unido
Classificação FIFE
  • Categoria III
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20

Aspecto físico

Costuma pesar entre 2,5 e 4,5 quilos, falamos assim de um gato de tamanho médio. A sua cabeça é proporcional e, no geral, conta com dois impressionantes olhos verdes que se destacam no seu pelo escuro, em cima encontramos duas grandes orelhas separadas que lhe oferecem uma aparência de alerta constante. Mas também pode ter olhos de cores muito diferentes. O corpo é forte e proporcional e o tato da pelagem é suave, sedoso e fino. Um dos atributos da raça é o brilho exuberante do pelo.

Só encontramos o gato Havana na cor marrom embora possa variar ligeiramente apresentando tons de marrom mais claros ou avelã. O padrão da raça, no entanto, difere ligeiramente dependendo do país onde se encontrar. Por exemplo, nos Estados Unidos procuram caraterísticas mais marcadas e com presença, enquanto que na Inglaterra e no resto da Europa procuram um padrão com um estilo mais oriental ou exótico.

Caráter

O gato Havana é um doce companheiro que lhe pedirá atenções e afeto todos os dias. Trata-se de um gato ativo e muito vivo que gosta de brincar e de fazer coisas novas, isso deve-se à genética que lhe concedeu o gato Siamês, o que faz com que seja uma raça de gato especialmente carinhosa.

Muitas pessoas escolhem o gato Havana pela sua forma particular de ser, costuma ter afeto por um membro em concreto da família a quem é fiel toda a vida. Se decidir adotar um gato e tiver ao seu alcance um exemplar como este não se irá arrepender. O caráter independente e, por sua vez sociável do Havana irá deixá-lo apaixonado.

Saúde

Tal como em todas as raças, recomendamos que vá com ele ao veterinário logo em filhote para que o gato Havana receba as vacinas e desparasitações que precisa. Não o fazer resulta num risco embora o animal viva dentro de casa. Lembre-se de lhe colocar um chip no caso de se perder.

Trata-se de uma raça resistente embora as doenças que mais o afetem sejam:

  • Resfriados
  • Anomalias pulmonares ou respiratórias
  • Endoparasitas

Cuidados

Embora se trate de um gato muito ativo adapta-se bem à vida no interior de casa. Além disso, não precisa de cuidados específicos pois tem o pelo curto e uma escovação semanal será suficiente. As atividades são uma parte fundamental do gato Havana que precisa exercitar a sua musculatura diariamente, por esse motivo, deverá dedicar tempo a fazer exercício com ele assim como procurar um brinquedo com o qual se possa entreter.

Ter as vacinas em dia e oferecer-lhe uma alimentação saudável, resultará num gato com um pelo bonito e um animal saudável e forte. Além disso, deverá protegê-lo do frio e da umidade excessiva.

Lembre-se que castrar o seu gato é uma opção inteligente e solidária, que nos lembra a grande quantidade de gatos que são abandonados diariamente. Evita infecções, mau humor e uma ninhada surpresa castrando o seu gato Havana.

Fotos de Havana

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Havana

Suba a foto do seu Pet
Fotos e comentários (1)

Escrever comentário sobre Havana

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
1 comentário
Isabel Silva
Como posso saber se o meu gato é da raça Havana ou não?

Havana
1 de 6
Havana