Partilhar

7 tipos de tosa para Yorkshire

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 25 novembro 2019
7 tipos de tosa para Yorkshire

Ficha do animal: Yorkshire terrier

Os Yorkshire Terrier são cachorros com um pelo muito versátil e de crescimento rápido, por esse motivo são uma excelente opção se você gosta dos cuidados com o pelo de cachorro.

Neste artigo do PeritoAnimal você vai encontrar 7 tipos de tosas para Yorkshire. Assim, quando você estiver no petshop, saberá melhor qual tipo de tosa deseja para o seu cachorro, sem nunca se esquecer o quão importante é pensar no bem estar do seu animal. Continue lendo para descobrir os diferentes tipos de tosa de Yorkshire e escolha o melhor para o seu peludo.

Também lhe pode interessar: Tosa de Poodle: 10 tipos

7 tipos de tosa para Yorkshire Terrier

Os 7 tipos de tosa de Yorkshire são:

  • Tosa da raça;
  • Tosa bebê;
  • Tosa Westy ou Westie;
  • Tosa Schnauzer;
  • Tosa Pequinês;
  • Tosa Cão de água;
  • Tosa higiênica para Yorkshire.

Continue lendo para conhecer cada um deles!

Tosa da raça

Para começar a nossa lista sobre os tipos de tosa para Yorkshire Terrier, vamos explicar sobre a tosa da raça. É uma tosa, geralmente, utilizada para cachorros que participam de concursos de beleza. Requer diversos cuidados como escovação diária, corte na medida certa e hidratações periódicas, mantendo assim o bom estado do pelo, a maciez e brilho.

Se você optar por esse tipo de tosa para Yorkshire, deve ter em conta que o seu cachorro precisa ficar cômodo, quer dizer, com essa pelagem longa ele deve conseguir realizar suas atividades diárias sem qualquer problema. Além disso, você como tutor responsável, você deve estar ciente e disposto para realizar todos os cuidados que esse tipo de tosa requer.

7 tipos de tosa para Yorkshire - Tosa da raça

Tosa bebê

A tosa bebê em Yorkshire é uma opção de corte muito comum, especialmente nos cachorros de porte pequeno e de pelagem comprida. A tosa bebê consiste em cortar as pontas do pelo e deixar no máximo 3 centímetros de comprimento de maneira uniforme.

Independente da idade do cachorro, a tosa bebê em Yorkshire confere ao animal um aspecto doce e jovial. Além disso, reduz a possibilidade de nós no pelo, os cuidados são mais fácies e é uma boa opção de tosa de Yorkshire para o verão.

7 tipos de tosa para Yorkshire - Tosa bebê

Tosa Westy ou Westie

A tosa do tipo Westy é uma lembrança do tipo de corte clássico que tem o West Highland White Terrier. É muito parecida com o corte anterior, embora, neste caso, o pelo do corpo fique muito curto. Além disso, as sobrancelhas e a barba são cortadas de maneira que, visualmente, alarguem as orelhas e o focinho.

7 tipos de tosa para Yorkshire - Tosa Westy ou Westie

Tosa Schnauzer

Tal como no caso anterior, o corte Schnauzer simula o corte clássico do Schnauzer. Consiste em deixar crescer o pelo das patas de forma arredonda assim como o pelo do focinho, enquanto o resto do corpo continua peludo. É muito importante deixar a barba e as sobrancelhas compridas para conseguir esse tipo de tosa.

7 tipos de tosa para Yorkshire - Tosa Schnauzer

Tosa Pequinês

A tosa Pequinês é outro tipo de tosa para Yorkshire que consiste em imitar a fisiologia de outra raça, neste caso do cachorro Pequinês. Para realizar esse tipo de tosa, basta deixar o pelo crescer até um tamanho médio e prestar atenção ao simular as orelhas compridas e caídas do Pequinês. Por último, deve cortar um pouco a pelagem das patas.

7 tipos de tosa para Yorkshire - Tosa Pequinês

Tosa Cão de água

A tosa Cão de água é fácil de conseguir e manter, consiste em fazer um efeito semelhante ao do cão-de-água. Para isso, basta deixar crescer o pelo até um tamanho curto-médio e não o alisar com pentes nem nenhum utensílio. Deve parecer frisado e ter tamanho uniforme em quase todo o corpo, mas é mais propenso a nós.

7 tipos de tosa para Yorkshire - Tosa Cão de água

Tosa higiênica para Yorkshire

A tosa higiênica para Yorkshire na verdade é necessária para todas as raças de cachorro. Não é um estilo de tosa, mas sim um cuidado necessário. Consiste em cortar o pelo do cachorro nas regiões que possam causar acúmulo de sujeiras ou infecções, como por exemplo o ânus, boca, genitais. etc.

Outros tipos de tosa para Yorkshire

A tosa de um cachorro pode ser feita de diversas maneiras, porém você deve ter em conta o bem-estar do seu animal. Alguns tipos de tosa podem parecer muito bonitas ou engraçadas mas não são cômodas e podem fazer com que o cachorro fique estranho após o procedimento. Por isso, escolha uma opção que deixe o seu cachorro feliz, que permita que ele realize suas atividades diárias sem quaisquer problemas, que o mantenha limpo, saudável e, claro, muito lindo.

Gostou das opções que sugerimos? Compartilhe com a gente uma foto do seu pet com o novo corte e também ajude a inspirar outros membros que acompanham o PeritoAnimal.

7 tipos de tosa para Yorkshire - Outros tipos de tosa para Yorkshire

Se deseja ler mais artigos parecidos a 7 tipos de tosa para Yorkshire, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.

Vídeos de 7 tipos de tosa para Yorkshire

1 de 3
Vídeos de 7 tipos de tosa para Yorkshire

Escrever comentário sobre 7 tipos de tosa para Yorkshire

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Márcia Pageli Falleiros
Adorei
simone saores
olá meu york não tem apelgem lisa não sei porque a dona de quem comprei disse que era pura
luisa martinho
TENHO UM yorkshire com 7 meses quando poderei tosquiálo? Muito muito obrigada
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luisa! Você já pode aparar as pontas do pelo dele se quiser. Leia o nosso artigo sobre essa matéria: https://www.peritoanimal.com.br/cortar-o-pelo-a-um-yorkshire-21498.html
A sua avaliação:
Rebeca
Olá tenho 2 Yorkshires os 2 são machos o pai e o filho o pai tem 2 anos e o filho 2 meses qual o corte ideal pra cada um deles?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rebeca!
A escolha do corte é algo que depende principalmente do seu gosto pessoal. O que aconselhamos é que tenha atenção à época em que está, ou seja, se estiver mais calor dê privilégio a cortes mais curtos mas se estiver frio deixe o pelo mais grandinho.
Maria Aparecida
Meu cãozinho faz xixi fora da grade e pisa. Fica morrinhento, e eu odeio isso. Em minha cidade faz muito frio, não posso fazer tosa total nem dar banhos com frequência. Uso banho seco, mas não é a mesma coisa. Devo aparar, pelo menos, o pelo das patinhas? Como fazer? Obrigada desde já.
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria Aparecida! Já deu uma olhada nesse artigo que ensina como cuidar do Yorkshire Terrier? https://www.peritoanimal.com.br/cuidados-do-yorkshire-terrier-coisas-que-deve-saber-20505.html
Rebeca
Oi então eu coloco xixi pode e xixi não pode mas tem que ver qual é o melhor tem que ir no veterinário para ele te aconselhar qual é o melhor.... Também tem outra solução para ele não fazer isso...
1- sempre quando ele fizer você faz uma cara de chateada fica uns minutos sem falar com ele.
2- quando ele fizer isso nunca bata nele por que ele vai pensar que não é para fazer xixi fora de casa.
3- quando ele fizer xixi no lugar certo sempre bata palmas fale Parabéns e dê carinho pois aí ele vai saber que toda vez que ele fazer xixi no lugar certo ele vai ganhar carinho.
Espero que tenha te ajudado...beijinhos.
Tatiane oliveira
Qua é a melhor tipo de tosa para o verão!
Nelson Ferreira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Tatiane,

No verão o ideal é uma tosa mais curta, mas mesmo dentro desse tipo de tosa tem várias opções.
Veja as fotos que lhe mostramos neste artigo e escolha a que mais gosta.

7 tipos de tosa para Yorkshire
1 de 8
7 tipos de tosa para Yorkshire

Voltar ao topo da página