7 tipos de tosa para Yorkshire

7 tipos de tosa para Yorkshire

Os Yorkshire Terrier são cachorros com um pelo muito versátil e de crescimento rápido, por esse motivo são uma excelente opção se você gosta dos cuidados com o pelo de cachorro.

Neste artigo do PeritoAnimal você vai encontrar 7 tipos de tosas para Yorkshire. Assim, quando você estiver no petshop, saberá melhor qual tipo de tosa deseja para o seu cachorro, sem nunca se esquecer o quão importante é pensar no bem estar do seu animal. Continue lendo para descobrir os diferentes tipos de tosa de Yorkshire e escolha o melhor para o seu peludo.

7 tipos de tosa para Yorkshire Terrier

Os 7 tipos de tosa de Yorkshire são:

  • Tosa da raça;
  • Tosa bebê;
  • Tosa Westy ou Westie;
  • Tosa Schnauzer;
  • Tosa Pequinês;
  • Tosa Cão de água;
  • Tosa higiênica para Yorkshire.

Continue lendo para conhecer cada um deles!

Tosa da raça

Para começar a nossa lista sobre os tipos de tosa para Yorkshire Terrier, vamos explicar sobre a tosa da raça. É uma tosa, geralmente, utilizada para cachorros que participam de concursos de beleza. Requer diversos cuidados como escovação diária, corte na medida certa e hidratações periódicas, mantendo assim o bom estado do pelo, a maciez e brilho.

Se você optar por esse tipo de tosa para Yorkshire, deve ter em conta que o seu cachorro precisa ficar cômodo, quer dizer, com essa pelagem longa ele deve conseguir realizar suas atividades diárias sem qualquer problema. Além disso, você como tutor responsável, você deve estar ciente e disposto para realizar todos os cuidados que esse tipo de tosa requer.

Tosa bebê

A tosa bebê em Yorkshire é uma opção de corte muito comum, especialmente nos cachorros de porte pequeno e de pelagem comprida. A tosa bebê consiste em cortar as pontas do pelo e deixar no máximo 3 centímetros de comprimento de maneira uniforme.

Independente da idade do cachorro, a tosa bebê em Yorkshire confere ao animal um aspecto doce e jovial. Além disso, reduz a possibilidade de nós no pelo, os cuidados são mais fácies e é uma boa opção de tosa de Yorkshire para o verão.

Tosa Westy ou Westie

A tosa do tipo Westy é uma lembrança do tipo de corte clássico que tem o West Highland White Terrier. É muito parecida com o corte anterior, embora, neste caso, o pelo do corpo fique muito curto. Além disso, as sobrancelhas e a barba são cortadas de maneira que, visualmente, alarguem as orelhas e o focinho.

Tosa Schnauzer

Tal como no caso anterior, o corte Schnauzer simula o corte clássico do Schnauzer. Consiste em deixar crescer o pelo das patas de forma arredonda assim como o pelo do focinho, enquanto o resto do corpo continua peludo. É muito importante deixar a barba e as sobrancelhas compridas para conseguir esse tipo de tosa.

Tosa Pequinês

A tosa Pequinês é outro tipo de tosa para Yorkshire que consiste em imitar a fisiologia de outra raça, neste caso do cachorro Pequinês. Para realizar esse tipo de tosa, basta deixar o pelo crescer até um tamanho médio e prestar atenção ao simular as orelhas compridas e caídas do Pequinês. Por último, deve cortar um pouco a pelagem das patas.

Tosa Cão de água

A tosa Cão de água é fácil de conseguir e manter, consiste em fazer um efeito semelhante ao do cão-de-água. Para isso, basta deixar crescer o pelo até um tamanho curto-médio e não o alisar com pentes nem nenhum utensílio. Deve parecer frisado e ter tamanho uniforme em quase todo o corpo, mas é mais propenso a nós.

Tosa higiênica para Yorkshire

A tosa higiênica para Yorkshire na verdade é necessária para todas as raças de cachorro. Não é um estilo de tosa, mas sim um cuidado necessário. Consiste em cortar o pelo do cachorro nas regiões que possam causar acúmulo de sujeiras ou infecções, como por exemplo o ânus, boca, genitais. etc.

Outros tipos de tosa para Yorkshire

A tosa de um cachorro pode ser feita de diversas maneiras, porém você deve ter em conta o bem-estar do seu animal. Alguns tipos de tosa podem parecer muito bonitas ou engraçadas mas não são cômodas e podem fazer com que o cachorro fique estranho após o procedimento. Por isso, escolha uma opção que deixe o seu cachorro feliz, que permita que ele realize suas atividades diárias sem quaisquer problemas, que o mantenha limpo, saudável e, claro, muito lindo.

Gostou das opções que sugerimos? Compartilhe com a gente uma foto do seu pet com o novo corte e também ajude a inspirar outros membros que acompanham o PeritoAnimal.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 7 tipos de tosa para Yorkshire, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.