Acessórios e cosméticos

Dicas para tirar manchas de lágrimas em cães

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 16 junho 2023
Dicas para tirar manchas de lágrimas em cães
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Detetou manchas marrons ou avermelhadas debaixo dos olhos do seu cachorro? A epífora acontece quando o olho do cachorro chora em excesso, isto costuma ser consequência de obstruções dos condutos, devido a dietas pobres ou a uma alergia.

O ferro, o magnésio e outros minerais entram em contato com o ar e, quando o cachorro chora oxidam, criando uma sombra escura que dá uma aparência triste ao nosso animal de estimação. Além disso, como consequência direta do pelo úmido podem aparecer fungos e bactérias que escurecem ainda mais as manchas. Por esse motivo, no PeritoAnimal vamos lhe dar várias dicas para tirar manchas de lágrimas em cães.

Também lhe pode interessar: Como fazer condicionador caseiro para cães?

Índice

  1. Quais são as causas das manchas de lágrimas
  2. Produtos para eliminar manchas de lágrimas do cachorro
  3. Remédios naturais para eliminar manchas de lágrimas do cachorro

Quais são as causas das manchas de lágrimas

Antes de começar a utilizar algum produto deve se certificar que não se trata de um problema de saúde, por este motivo, aconselhamos você a consultar o seu veterinário de confiança, que é quem lhe explicará os motivos pelos quais o seu cachorro chora e encontrará consigo uma solução:

  • Obstrução do canal nasolacrimal - Acontece em cachorros pequenos com um físico forte como o Pug, embora também possa aparecer em raças de tamanho maior como o Boxer. O veterinário realizará uma limpeza de forma regular para impedir que isso aconteça.
  • Alergias - Se o problema acontecer desde a introdução de um novo alimento, deverá verificar se o seu cachorro sofre de algum tipo de alergia. Às vezes, a soja ou o milho provocarão reações não desejadas que descartará consultando o seu veterinário para que realize os exames pertinentes.
  • Carências nutricionais - Sabe realmente o que o seu cachorro precisa? Informe-se sobre a alimentação do cachorro para analisar se o produto que oferece ao seu cão tem todas as vitaminas e proteínas que precisa.

Lembre-se que o aparecimento de manchas escuras debaixo dos olhos é comum em cachorros de idade avançada, em cachorros de raças pequenas como os Chihuahuas ou os Shih-Tzu além daquelas que são de cor branca.

Dicas para tirar manchas de lágrimas em cães - Quais são as causas das manchas de lágrimas

Produtos para eliminar manchas de lágrimas do cachorro

Encontrará à venda uma infinidade de produtos, mais ou menos eficientes, para tratar as manchas de lágrimas do seu cachorro.

A sua composição baseia-se em um antioxidante químico que elimina pouco a pouco a escuridão ao redor do seu olhar. É imprescindível que siga as indicações do produto e que no momento da aplicação tenha cuidado para não entrar em contato com os seus olhos.

Para o aplicar, será suficiente uma gaze fina, diferente para cada olho, e depois deverá esfregar com cuidado. Depois deverá retirar com um pano úmido ou papel. Tenha em conta que dependendo da gravidade do casa, poderá fazê-lo uma ou duas vezes por dia.

Dicas para tirar manchas de lágrimas em cães - Produtos para eliminar manchas de lágrimas do cachorro

Remédios naturais para eliminar manchas de lágrimas do cachorro

Além dos produtos que existem à venda, você mesmo pode favorecer o desaparecimento das indesejáveis manchas que sujam o pelo do seu cachorro. De seguida, oferecemos-lhe uma pequena lista de remédios naturais:

  • Água de baixa mineralização - Se oferecer ao seu animal de companhia uma água que contenha menos minerais, irá favorecer o desaparecimento das manchas de lágrimas nos olhos.
  • Higiene - Observe com frequência os olhos do seu cachorro para se certificar que não entra nenhum pelo ou objeto indesejado. Além disso, deverá se certificar de secar os lacrimais e limpar com frequência o seu ambiente e brinquedos para evitar a proliferação de bactérias.
  • Vinagre de maçã - Adicione uma colher de sopa na água do cachorro, desta forma estará criando um meio ácido.
Dicas para tirar manchas de lágrimas em cães - Remédios naturais para eliminar manchas de lágrimas do cachorro

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para tirar manchas de lágrimas em cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Acessórios e cosméticos.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Sandra Mara de Miranda da Silva
Qual o produto local que posso passar em lágrimas ácidas?
A sua avaliação:
Sandra
O quê faço para ensinar minha Lili a fazer as necessidades no espetinho
Kethlen
Eu tenho uma Lhasa e ensinei ela assim: todas as vezes que eu alimentava ela ou apenas acompanhava ela bebendo água, já fazia ela me acompanhar (o que é fácil porque ela fica me seguindo) até o tapete e esperava ela fazer a necessidade. Sentava do lado mesmo até que ela começava a cheirar o tapete higiênico com gotas de “xixi sim” e ela fazia ☺️
É preciso paciência, mas da certo!!
A sua avaliação:
Eva Emliana Mota Fusini
Tenho duas malteses e já tentei vários produtos para clarear os pelos mas sem muito sucesso. Vou iniciar agora com o vinagre de maçã na água e limpeza diária com soro fisiológico. Depois conto os resultados. Minhas meninas se chamam Iris e Chloé.
Obrigada pelas dicas e um abraço.
Fernanda
Olá ficarei grata pela resposta.
Tenho uma yorkshire de 3 anos ela sempre teve bastante remelas nos olhos , só q de um tempo pra cá, só piora. Fica com cor preta e bem duras grudadas nos cantos dos olhos e até nos cilos. . Já fiz tratamento com colírio , pomada , antialérgico , tudo por orientação do veterinário e melhora um pouco e depois volta . É além disso , tem um cheiro desagradável e forte. Por favor me ajude.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fernanda! Sem um exame físico, não podemos fazer um diagnóstico da sua cachorrinha. Você pode testar alguns remédios caseiros para ver se ajuda a diminuir o problema: https://www.peritoanimal.com.br/como-tirar-as-remelas-do-cachorro-21321.html
Aline
Olá, tenho uma cachorrinha filhote, vira-latas, ela tem parte do pelinho branco no rosto, do lado direito ela fica lacrimejando e já está com aquela mancha marrom abaixo dos olhos, a veterinária disse que é um entupimento no ducto lacrimal e que é normal, mas me preocupo, fica molhado o dia todo. O que devo fazer? Aguardo resposta, obrigada!
Marlene Barcelli
TENHO UM MALTES DE 1 ANO, E A UM MES ESTA APARECENDO ESSAS MANCHAS EM VOLTA DOS OLHOS, AVERMELHADAS DEVIDO AO EXCESSO DE LAGRIMAS. O QUE POSSO IR PASSANDO PARA DESAPARECER A MANCHA.
Heleni melo
Minha cachorrinha shitzu. Esta com uma mancha no pelo na dobra do braço ela lambe e as vezes sai uma bolinha mas eu coloco pomada sempre q aparece. Como tirar essas manchas marrom ta feio el tem cor caramelo dai aparece demais essa manchas nos dois braços. Existe algo q possa passar pra clarear essa parte?? Obrigado aguardo resposta.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Heleni! Sem examinarmos a cachorrinha é difícil percebermos do que se trata e aconselhar um tratamento. Você deve consultar diretamente o seu médico veterinário de confiança.
Neuza Aparecida Baccas Stein
O meu pequeno poodle, de repente começa a olhar sentido contrário de onde está sendo chamado, e mesmo quando estamos fazendo caminhada, no momento em que está sem a coleirinha, ele costuma parar, fica tentando me encontrar, como se estivéssemos longe, um do outro, e decide ir sentido contrário ao que me encontro, está sem direção, batendo em móveis, em tudo que está a sua frente. Foi de repente que tudo começou. Minha eterna gratidão. As dicas para tirar manchas de lágrimas creio que será eficaz, agradeço.....
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Neuza! O seu cachorrinho poodle me parece que está com um problema neurológico. Seria muito importante que ele fosse visto por um veterinário, que diagnostique qual o problema e o que se pode fazer para melhorar a situação.
Mario
Obrigado se responder:
Tenho um Yorkshire de 6 meses, Ate os seis messes tinha muita vitalidade e brincava muito, ao chamar vinha correndo e obidiente,nao entendo porque motivo depois da primeira tosa e banho parou completamente este comportamento, nao brinca mais, nao vem quando o chamo, tem um ar triste, e nao brinca mais.Nao sei porque mudoe tanto. Pode me dar uma sugestao do que tenho que fazer para que possa ser possa ter novamente a vitalidade que tinha?
Obrigado por sugerir uma solucao sobre este assunto.
Cordialmente Mario
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Mario! Há quanto tempo foi a tosa? Foi você que fez em casa ou levou ele num local para o fazerem?
Juliano Carvalho
Ele pode ter sido maltratado nessa tosa e banho e agora está com medo.
maria ivete mendes piccoli
necessito de algum produto para limpas as manchas veelhas em volta dos olhos,raca Maltês, fico no aguardo
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria! Se se tratar de manchas de lágrimas, acima tem algumas dicas para limpar essas manchas. Agora se for remelas mesmo, pode ver como pode fazer aqui: https://www.peritoanimal.com.br/como-tirar-as-remelas-do-cachorro-21321.html
1 de 4
Dicas para tirar manchas de lágrimas em cães