Partilhar

Dicas para tirar manchas de lágrimas em cães

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 18 abril 2016
Dicas para tirar manchas de lágrimas em cães

Ver fichas de  Cachorros

Detetou manchas marrons ou avermelhadas debaixo dos olhos do seu cachorro? A epífora acontece quando o olho do cachorro chora em excesso, isto costuma ser consequência de obstruções dos condutos, devido a dietas pobres ou a uma alergia.

O ferro, o magnésio e outros minerais entram em contato com o ar e, quando o cachorro chora oxidam, criando uma sombra escura que dá uma aparência triste ao nosso animal de estimação. Além disso, como consequência direta do pelo úmido podem aparecer fungos e bactérias que escurecem ainda mais as manchas. Por esse motivo, no PeritoAnimal vamos lhe dar várias dicas para tirar manchas de lágrimas em cães.

Também lhe pode interessar: Dicas para tirar o tártaro em cães

Quais são as causas das manchas de lágrimas

Antes de começar a utilizar algum produto deve se certificar que não se trata de um problema de saúde, por este motivo, aconselhamos você a consultar o seu veterinário de confiança, que é quem lhe explicará os motivos pelos quais o seu cachorro chora e encontrará consigo uma solução:

  • Obstrução do canal nasolacrimal - Acontece em cachorros pequenos com um físico forte como o Pug, embora também possa aparecer em raças de tamanho maior como o Boxer. O veterinário realizará uma limpeza de forma regular para impedir que isso aconteça.
  • Alergias - Se o problema acontecer desde a introdução de um novo alimento, deverá verificar se o seu cachorro sofre de algum tipo de alergia. Às vezes, a soja ou o milho provocarão reações não desejadas que descartará consultando o seu veterinário para que realize os exames pertinentes.
  • Carências nutricionais - Sabe realmente o que o seu cachorro precisa? Informe-se sobre a alimentação do cachorro para analisar se o produto que oferece ao seu cão tem todas as vitaminas e proteínas que precisa.

Lembre-se que o aparecimento de manchas escuras debaixo dos olhos é comum em cachorros de idade avançada, em cachorros de raças pequenas como os Chihuahuas ou os Shih-Tzu além daquelas que são de cor branca.

Dicas para tirar manchas de lágrimas em cães - Quais são as causas das manchas de lágrimas

Produtos para eliminar manchas de lágrimas do cachorro

Encontrará à venda uma infinidade de produtos, mais ou menos eficientes, para tratar as manchas de lágrimas do seu cachorro.

A sua composição baseia-se em um antioxidante químico que elimina pouco a pouco a escuridão ao redor do seu olhar. É imprescindível que siga as indicações do produto e que no momento da aplicação tenha cuidado para não entrar em contato com os seus olhos.

Para o aplicar, será suficiente uma gaze fina, diferente para cada olho, e depois deverá esfregar com cuidado. Depois deverá retirar com um pano úmido ou papel. Tenha em conta que dependendo da gravidade do casa, poderá fazê-lo uma ou duas vezes por dia.

Dicas para tirar manchas de lágrimas em cães - Produtos para eliminar manchas de lágrimas do cachorro

Remédios naturais para eliminar manchas de lágrimas do cachorro

Além dos produtos que existem à venda, você mesmo pode favorecer o desaparecimento das indesejáveis manchas que sujam o pelo do seu cachorro. De seguida, oferecemos-lhe uma pequena lista de remédios naturais:

  • Água de baixa mineralização - Se oferecer ao seu animal de companhia uma água que contenha menos minerais, irá favorecer o desaparecimento das manchas de lágrimas nos olhos.
  • Higiene - Observe com frequência os olhos do seu cachorro para se certificar que não entra nenhum pelo ou objeto indesejado. Além disso, deverá se certificar de secar os lacrimais e limpar com frequência o seu ambiente e brinquedos para evitar a proliferação de bactérias.
  • Vinagre de maçã - Adicione uma colher de sopa na água do cachorro, desta forma estará criando um meio ácido.
Dicas para tirar manchas de lágrimas em cães - Remédios naturais para eliminar manchas de lágrimas do cachorro

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para tirar manchas de lágrimas em cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Acessórios e cosméticos.

Escrever comentário sobre Dicas para tirar manchas de lágrimas em cães

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Aline
Olá, tenho uma cachorrinha filhote, vira-latas, ela tem parte do pelinho branco no rosto, do lado direito ela fica lacrimejando e já está com aquela mancha marrom abaixo dos olhos, a veterinária disse que é um entupimento no ducto lacrimal e que é normal, mas me preocupo, fica molhado o dia todo. O que devo fazer? Aguardo resposta, obrigada!
Marlene Barcelli
TENHO UM MALTES DE 1 ANO, E A UM MES ESTA APARECENDO ESSAS MANCHAS EM VOLTA DOS OLHOS, AVERMELHADAS DEVIDO AO EXCESSO DE LAGRIMAS. O QUE POSSO IR PASSANDO PARA DESAPARECER A MANCHA.
Heleni melo
Minha cachorrinha shitzu. Esta com uma mancha no pelo na dobra do braço ela lambe e as vezes sai uma bolinha mas eu coloco pomada sempre q aparece. Como tirar essas manchas marrom ta feio el tem cor caramelo dai aparece demais essa manchas nos dois braços. Existe algo q possa passar pra clarear essa parte?? Obrigado aguardo resposta.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Heleni! Sem examinarmos a cachorrinha é difícil percebermos do que se trata e aconselhar um tratamento. Você deve consultar diretamente o seu médico veterinário de confiança.
Neuza Aparecida Baccas Stein
O meu pequeno poodle, de repente começa a olhar sentido contrário de onde está sendo chamado, e mesmo quando estamos fazendo caminhada, no momento em que está sem a coleirinha, ele costuma parar, fica tentando me encontrar, como se estivéssemos longe, um do outro, e decide ir sentido contrário ao que me encontro, está sem direção, batendo em móveis, em tudo que está a sua frente. Foi de repente que tudo começou. Minha eterna gratidão. As dicas para tirar manchas de lágrimas creio que será eficaz, agradeço.....
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Neuza! O seu cachorrinho poodle me parece que está com um problema neurológico. Seria muito importante que ele fosse visto por um veterinário, que diagnostique qual o problema e o que se pode fazer para melhorar a situação.
Mario
Obrigado se responder:
Tenho um Yorkshire de 6 meses, Ate os seis messes tinha muita vitalidade e brincava muito, ao chamar vinha correndo e obidiente,nao entendo porque motivo depois da primeira tosa e banho parou completamente este comportamento, nao brinca mais, nao vem quando o chamo, tem um ar triste, e nao brinca mais.Nao sei porque mudoe tanto. Pode me dar uma sugestao do que tenho que fazer para que possa ser possa ter novamente a vitalidade que tinha?
Obrigado por sugerir uma solucao sobre este assunto.
Cordialmente Mario
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Mario! Há quanto tempo foi a tosa? Foi você que fez em casa ou levou ele num local para o fazerem?
Juliano Carvalho
Ele pode ter sido maltratado nessa tosa e banho e agora está com medo.
maria ivete mendes piccoli
necessito de algum produto para limpas as manchas veelhas em volta dos olhos,raca Maltês, fico no aguardo
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria! Se se tratar de manchas de lágrimas, acima tem algumas dicas para limpar essas manchas. Agora se for remelas mesmo, pode ver como pode fazer aqui: https://www.peritoanimal.com.br/como-tirar-as-remelas-do-cachorro-21321.html

Dicas para tirar manchas de lágrimas em cães
1 de 4
Dicas para tirar manchas de lágrimas em cães

Voltar ao topo da página