Partilhar

Cortar o pelo a um Yorkshire

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 17 janeiro 2017
Cortar o pelo a um Yorkshire

Ficha do animal: Yorkshire terrier

Se não sabe como cortar o pelo a um Yorkshire e não quer levá-lo a um cabeleireiro canino não procure mais, porque no PeritoAnimal vamos lhe explicar tudo o que precisa saber sobre este tema. Para além de terem um pelo hipoalergênico, o pelo dos Yorkshire cresce muito rápido e é muito fácil de cuidar, pelo que poderá escolher entre vários penteados e cortes que poderá fazer ao seu pet. Fique a par dos utensílios que precisa, o que deve ter em conta antes de o fazer e como cortar o pelo a um Yorkshire sem a necessidade de recorrer a um cabeleireiro especializado, sem sair de casa e sem gastar dinheiro. Se não o habituar desde muito pequeno, o seu cachorro mostrará rejeição e, aí sim terá que o deixar nas mãos de um profissional.

Também lhe pode interessar: Como cortar o pelo a um Maltês

O que precisa para cortar o pelo de um Yorkshire

A primeira coisa que precisa para cortar o pelo do seu Yorkshire é reunir todo o material necessário que vai utilizar no processo. Veja de seguida tudo o que precisa:

  • Máquina elétrica: existem vários modelos à venda que lhe permitirão usar um modo ou outro dependendo da grossura e do corte do pelo que quiser, para além de conseguir chegar a certas zonas delicadas como as almofadas das patas sem magoar o seu cachorro sem querer.
  • Tesoura: a tesoura é um elemento imprescindível na hora de cortar o pelo a um cachorro, pois com ela poderá definir certas zonas do pelo ou cortar melhor as pontas. Existem vários modelos e tipos, mas as mais recomendadas são as tesouras retas para cortar o pelo do corpo e outras mais pequenas e curvas para as orelhas e cara, que são zonas mais delicadas.
  • Escova: existem vários tipos de escovas para cachorros, mas você terá que escolher uma que se adapte melhor ao comprimento do pelo do seu Yorkshire para o escovar regularmente e outra para o ajudar a cortar o pelo.
  • Shampoo e condicionador: depois de cortar o pelo ao seu Yorkshire, é recomendável dar-lhe banho apenas com shampoo ou shampoo e condicionador específicos para cachorros, para retirar os pelos soltos que possam ter ficado no seu pelo.
  • Secador: depois de dar banho ao seu Yorkshire, pode secar o seu pelo com um secador de forma rápida e cômoda sem ter que esperar que seque ao natural. Use o secador a uma temperatura e potência baixas.
  • Brilho em spray: se quer que o seu Yorkshire fique perfeito como se fosse a um concurso de beleza canino, pode utilizar este brilho como complemento depois de lhe secar o pelo, para melhorar a sua aparência e brilhar ainda mais.

O que deve ter em conta antes de cortar o pelo a um cachorro

Antes de cortar o pelo a um Yorkshire é importante saber algumas caraterísticas sobre o seu pelo e os seus cuidados capilares:

  • O Yorkshire Terrier padrão costuma ter o pelo médio-comprido liso, é propenso a ter nós e a acumular sujidade e não tem uma sub-camada de pelo, pelo que é necessário escová-lo no mínimo a cada 2 dias se o deixar com o pelo comprido. Se o deixar curto, uma vez por semana será suficiente, mas deve ter sempre cuidado com os nós.
  • O pelo do Yorkshire é fácil de cuidar e manter, mas além disso á hipoalergênico, pelo que é ideal como cachorro para pessoas que são alérgicas, pois perde pouco pelo.
  • É recomendável dar banho a um Yorkshire a cada 2 semanas no geral, mas como sempre, tudo depende da vida que o seu pet tiver e se se suja muito ou não. É importante não lhe dar muitos banhos, caso contrário perderá as suas propriedades hipoalergênicas que estão na pele e seus óleos naturais.
  • Se não quer ter problemas na hora de escovar e dar banho ao seu cachorro é melhor habituá-lo desde bem pequeno a estas atividades.
  • Depois de cortar o pelo ao seu Yorkshire é recomendável dar-lhe banho ensaboando-o e enxaguando com shampoo duas vezes e aplicando depois o condicionador. E se tiver algum nó muito grande, pode aplicar um pouco de condicionador antes do banho e deixar atuar 5 minutos, assim conseguirá tirá-lo mais facilmente.
Cortar o pelo a um Yorkshire - O que deve ter em conta antes de cortar o pelo a um cachorro

Como cortar o pelo a um Yorkshire

Se quer cortar o pelo ao seu Yorkshire comodamente, recomendamos que coloque algumas toalhas que não use em cima de uma mesa e coloque o cachorro em cima para chegar bem a todas as zonas. Acaricie-o para o tranquilizar e não faça nenhum movimento brusco para o animal não ficar nervoso nem tentar fugir.

  • Em primeiro lugar, é aconselhável começar a cortar o pelo do lombo/costas primeiro com uma tesoura para tirar comprimento e depois com a máquina para o igualar. Embora o pelo do Yorkshire seja liso, pode utilizar um pouco de água em spray e um pente para o alisar ainda mais e ver mais facilmente o que tem de cortar.
  • Continue pelas patas traseiras e corte o pelo ao seu pet com cuidado e mantendo sempre a tesoura com as pontas para cima para não o magoar por acidente se se mexer muito.
  • Depois continue cortando o pelo do Yorkshire pelo pescoço, peito, barriga e as patas dianteiras. Pode usar tanto a tesoura como a máquina para tirar o comprimento e igualá-lo, o que for melhor para você. Para as almofadas das patas e a zona da barriga é melhor utilizar a máquina.
  • E, por último as partes mais delicadas do seu pet. Para cortar o pelo das orelhas de um Yorkshire, por dentro e por fora, o melhor é fazê-lo com cuidado com uma tesoura de ponta redonda para não picar o seu pet acidentalmente. E para cortar o pelo dos olhos, cara e cabeça, a mesma coisa. Mas tudo depende do estilo que lhe quiser dar.

Uma vez que tenha acabado de cortar o pelo ao seu Yorkshire, como já referimos antes é recomendável dar-lhe banho para eliminar os restos dos pelos que ficaram e para ficar com um pelo ainda mais bonito.

Cortar o pelo a um Yorkshire - Como cortar o pelo a um Yorkshire

Tipos de tosas para um Yorkshire

Há muitos tipos de tosas para um Yorkshire e no PeritoAnimal já temos um artigo específico onde lhe explicamos cada uma delas com detalhe, mas ainda assim de seguida vamos lhe sugerir algumas para você escolher qual gosta mais:

  • Tosa filhote: ideal para os filhotes com pelo comprido. Trata-se de cortar as pontas do pelo do animal e deixar um máximo de 3 cm de comprimento no seu pelo.
  • Corte Westy: como o seu nome indica, este tipo de tosa lembra os West Highland White Terrier e trata-se de deixar o pelo do corpo mais curto que o da cara e cabeça.
  • Corte Schnauzer: trata-se de cortar o pelo do corpo e deixar o pelo das patas e da cabeça mais comprido e deixando uma barba vísivel, como a dos Schnauzers.
  • Corte pequinês: outro estilo de tosa como se de outra raça se tratasse é o corte pequinês, que se centra em deixar o pelo da cabeça e das orelhas comprido para simular as orelhas compridas e caídas desta raça.
  • Tosa tipo cão de água: para este corte deve deixar crescer o pelo do Yorkshire um pouco e não usar nenhum utensílio para o alisar, uma vez que deve parecer frisado.

Além destes cortes de pelo, pode sempre pentear o seu Yorkshire com grampos ou elásticos de cabelo e ir mudando de estilo quando quiser.

Cortar o pelo a um Yorkshire - Tipos de tosas para um Yorkshire

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cortar o pelo a um Yorkshire, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.

Escrever comentário sobre Cortar o pelo a um Yorkshire

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Daianne
Quando raspa o pelo, quanto tempo demora para crescer novamente? Existe algo para acelerar o crescimento?
A sua avaliação:
Amanda
Fiz o corte Westy e ficou u show!!! Muito obrigada pelas dicas :)))
Rosa Ties
Sou apaixonada por cães. Quanto mais eu saber deles, melhor. Tenho uma dálmata e uma pintcher.
Shirley Rodrigues de Paulo
Queria saber o que posso por na orelha dele, pois está caída.
Obg

Cortar o pelo a um Yorkshire
1 de 4
Cortar o pelo a um Yorkshire

Voltar ao topo da página