Partilhar
Partilhar em:

Tipos de escovas para cachorro

Tipos de escovas para cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Manter o nosso cachorro limpo é fundamental para garantir a sua saúde e bem-estar geral. Durante os passeios costumam rebolar, brincar com outros cachorros, saltar e, no geral, submeterem-se a fatores que podem deixar o seu pelo sujo e, com nós no caso de cachorros de pelo comprido. Além de lhe dar banho seguindo as indicações do veterinário, devemos ser constantes com a escovação do seu pelo com o objetivo de retirar toda a sujeira, mantendo-o suave e sedoso.

Dependendo da raça e do tipo de pelo do nosso cachorro, devemos seguir diferentes técnicas de escovação. Conhece os diferentes tipos de escovas para cachorros? Para evitar comprar uma errada e converter esse momento de prazer para o seu cachorro no seu pior pesadelo, no PeritoAnimal vamos lhe mostrar as melhores escovas segundo o seu tipo de pelagem.

Também lhe pode interessar: Escovas para gatos de pelo longo

Escolher a escova segundo o tipo de pelo

Tal como referimos, em função do tipo de pelo do nosso cachorro devemos utilizar uma escova diferente. Além disso, a frequência com que terá que escovar o pelo do seu cachorro também dependerá do comprimento, grossura e quantidade de perda do mesmo. Existem raças de cachorros com uma maior tendência à queda de pelo que outras, que pelo contrário, não soltam pelo.

Depois da hora do passeio, a escovação do pelo é um dos melhores momentos do dia para o nosso cachorro. Se o realizarmos de forma adequada, vamos lhe proporcionar um estado de relaxamento e satisfação cada vez que retirarmos a sujeira acumulado no seu pelo, desembaraçarmos os nós que aparecerem e mantermos em perfeitas condições a saúde da sua pele. No entanto, uma má escolha da escova ou não saber como escovar o pelo pode derivar em um momento realmente incômodo e muito desagradável para o nosso cachorro.

No geral, diferenciamos três tipos de pelo: curto, médio e comprido. Cada um deles precisa de um tipo de escova específica e frequências diferentes de escovação. Vamos ver de seguida que escovas devemos adquirir para pentear o nosso cachorro consoante tiver um pelo curto, médio ou comprido.

Escovas para cachorros de pelo curto

Os cachorros de pelo curto precisam de um cuidado do pelo muito mais leve. Ao contarem com uma pelagem muito pouco densa, não precisam de mais de duas ou três escovações por semana. Dentro das raças consideradas de pelo curto, existem diferentes medidas e caraterísticas do pelo que determinarão se devemos realizar duas ou três escovações semanais. Por exemplo, o Chihuahua é um cachorro de pelo curto e costuma perder uma grande quantidade de pelo, por isso precisará de mais escovações que um Dálmata ou um Boxer, que não perdem tanto pelo.

Os cachorros com este tipo de pelo precisam de escovas que se limitem a eliminar o pelo a mais, pois não têm a possibilidade de acumular nós nem sujeira em excesso. Assim, vamos precisar de uma escova de cerdas de borracha ou plástico, para evitar machucar a pele do nosso cachorro e arrancar pelos que não devemos. Além disso, estas escovas são muito simples de limpar e manter em perfeitas condições.

Escovas para cachorros de pelo médio

Os cachorros de pelo médio como o Pastor Alemão, o Border Collie ou o Golden Retriever, que têm mais quantidade de pelo que os anteriores, precisam de um mínimo de quatro escovações por semana. Se tivermos tempo suficiente para escovar o pelo uma vez por dia, o nosso companheiro peludo irá nos agradecer e conseguiremos manter a limpeza de casa em harmonia.

Ao contar com um pelo mais comprido, grosso e denso que os de pelo curto, precisamos de uma escova de cerdas metálicas finas e juntas, conhecidas como rasqueadeiras, para poder retirar o pelo morto acumulado. Estes cachorros costumam perder bastante quantidade de pelo, pelo que se não tirarmos irá acumulando e ficar espalhado por toda a casa.

Escovas para cachorros de pelo comprido

Os cachorros de pelo comprido são os que precisam de mais atenção quanto ao cuidado do seu pelo, visto que costumam ter mais nós, acumular sujeira e, a maioria, a perder uma grande quantidade de pelo. Assim, teremos que escovar todos os dias o pelo do nosso cachorro, depois de cada passeio. No entanto, no PeritoAnimal recomendamos que combine a escovação diária em casa com uma sessão de estética canina por mês, no mínimo.

Para os cachorros com um pelo mais comprido e, além disso, pele delicada, como os Yorkshire, precisamos de uma escova de dupla face, com cerdas redondas de um lado e outras mais duras de pelo sintética no outro. Assim, podemos passar primeiro a parte de cerdas redondas, desembaraçar o pelo com muito cuidado e eliminar o pelo morto e, de seguida passar o outro lado para dar suavidade e brilho ao pelo.

Para os cachorros de pelo comprido com a pele mais grossa e menos delicada, podemos utilizar primeiro uma escova de cerdas metálicas como a que utilizamos para o pelo médio para desembaraçar e eliminar a sujeira facilmente. Ao ter mais quantidade de pelo, deverá fazê-lo com muito cuidado para não machucar o animal com puxões.

Escovas para cachorros de água

Por último, é importante diferenciar o pelo dos cachorros de água, que é caraterizado por ser frisado e muito denso. Os cachorros como os Poodle, Caniches, Bichon Frisé, entre outros, precisam de uma escova muito diferente das vistas nas secções anteriores. Para poder desembaraçar o seu pelo sem o danificar ou arrancar, eliminar a sujeira e mantê-lo saudável e forte, vamos precisar de um pente de cerdas metálicas grossas e separadas, também chamado de desembolador.

Deverá escová-lo com este pente todos os dias, depois de cada passeio, para evitar a formação de nós. Embora sejam cachorros que não costumam perder pelo, têm tendência a gerar uma grande quantidade de nós e acumular areia, terra, etc. Desta forma, se tem um cachorro de água e vir que perde muito pelo, deverá levá-lo ao veterinário para que este o examine e averigue se tem alguma deficiência alimentar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de escovas para cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Acessórios e cosméticos.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Tipos de escovas para cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Tipos de escovas para cachorro
1 de 6
Tipos de escovas para cachorro