Partilhar

Tipos de tosas para shih tzu

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 4 novembro 2019
Tipos de tosas para shih tzu

Ficha do animal: Shih Tzu

O shih tzu é uma raça de cachorro pequeno originária do Tibete e da China cujo nome significa "cachorro leão". É caracterizada por seu pelo abundante, por sua expressão facial cativante e agradável, o que confere uma aparência bonita e terna ao animal. A personalidade divertida deste cachorro faz dele o pet ideal para famílias com crianças, pois elas podem se divertir muito com o shih tzu. Apesar do seu tamanho pequeno, o bichinho dessa raça desenvolve um corpo robusto e rechonchudo, podendo pesar quase 8 quilos.

Parte dos cuidados que devemos ter com um shih tzu, é a conservação do seu pelo, tanto para garantir que ele mantém uma aparência bonita, como para evitar a formação de nós muito frequente na raça. Por esses motivos, o PeritoAnimal sugere 10 tipos de tosas para shih tzu. Aqui você pode escolher a sua favorita!

Também lhe pode interessar: Tosa de Poodle: 10 tipos

1. Tosa padrão

Esse tipo de pelagem é uma das mais conhecidas, pois muitos dos bichinhos com essa tosa participam de concursos de beleza. Para ficar lisinho e comportado, os pelos do shih tzu passam por uma série de hidratações. Também é preciso cortar e escovar para uma melhor finalização.

Para tosar seguindo esse tipo, é recomendado limpar os olhos do bichinho, prender a franja para cima e só depois usar a tesoura para acertar no tamanho dos pelos. Esse tipo de tosa não atrapalha a locomoção do shih tzu, é muito confortável para ele.

Tipos de tosas para shih tzu - 1. Tosa padrão

2. Tosa de filhote ou tosa de bebê

Antes de completar um ano de idade, ocorre uma mudança no pelo do shih tzu típica em todos os cachorros. Durante esta etapa, o pelo começa a dar muitos nós, por esse motivo, é recomendado que o cachorro tenha o pelo curto, simulando o aspeto de filhote, mesmo na idade adulta.

Você deve deixar a tarefa para um profissional para que o resultado seja melhor. Geralmente, o pelo do corpo e das patas é cortado bem curto. Já o pelo da cauda, da cabeça, das orelhas e do bigode é aparado, garantindo que estas partes não fiquem completamente sem pelo. Com esse penteado, o seu cachorro vai ficar livre dos nós e o melhor: vai ficar lindo!

Tipos de tosa de filhote

Tosa bebê alta: Deixa os pelos mais longos, deixando a pelagem com até 6 dedos de comprimento.

Tosa bebê média: Os pelos ficam no tamanho médio. Nem tão curtos, nem tão longos. A pelagem chega a ter 4 dedos de comprimento.

Tosa bebê curta: O bichinho fica com pelos curtinhos, até 2 dedos de comprimento.

Tipos de tosas para shih tzu - 2. Tosa de filhote ou tosa de bebê

3. Tosa longa

O maior problema do pelo do shih tzu são os terríveis nós que se formam quando o tutor não tem o cuidado necessário, sobretudo se quer deixar o cachorro com o pelo longo. O ideal é que você umedeça o pelo com um condicionador adequado para cães e desfaça os nós com os dedos, para reparar sem puxar demais a pelagem. Se isto não funcionar, use um pente de dentes largos chamado de ancinho.

Depois de desfazer os nós, use uma escova de cerdas suaves para dar forma a todo o manto, escovando até a zona abaixo das orelhas e da cauda, garantindo uma aparência bonita em todo o resto do corpo.

Dica: Acesse esse artigo do PeritoAnimal para conhecer os diferentes tipos de escovas para cachorros.

Tipos de tosas para shih tzu - 3. Tosa longa

4. Tosa de leão

Alguns tutores preferem dar ao seu shih tzu um penteado que combine com o nome da raça, embora o cachorro ganhe uma aparência ainda mais adorável ao invés de imponente. Estamos falando de um dos tipos de tosas para shih tzu mais populares, a tosa de leão, também chamada de tosa "de pelúcia" por algumas pessoas.

Este penteado também pode ser feito em casa ou por um profissional: todo o pelo que cobre o corpo, as patas e a cauda é tosado. Apenas se deixa o pelo comprido em torno da cabeça, que deve ser escovado de forma a ficar mais volumoso, semelhante a uma juba de leão. Com certeza você o seu shih tzu vão se divertir com esta mudança de visual. Seja criativo e dê uma aparência bonita ao seu pet, brincando com o seu pelo!

Tipos de tosas para shih tzu - 4. Tosa de leão

5. Tosa japonesa

Embora existam diferentes estilos dentro da tosa japonesa, todos têm em comum o pelo das orelhas longo e patas muito peludas que podem ter um formato arredondado ou bem triangular. É uma tosa muito especial que, sem qualquer dúvida, necessita ser feita por um especialista em estilismo canino.

Para quem gosta de colocar roupinhas nos bichinhos, a tosa japonesa é a ideal. Voltada para a aparência, este tipo de tosa deixa os pelos do corpo totalmente raspados. Dessa forma, as roupas ficam bem vestidas nos cachorros. O bigode fica curto, as orelhas continuam longas e para compensar o raspado do corpo, as patinhas, o rabo, perninha e a cabeça do shih tzu ficam cobertos de pelos.

Buscando truques para dar brilho ao pelo do cachorro? Confira esse artigo!

Tipos de tosas para shih tzu - 5. Tosa japonesa

6. Tosas com coques, rabos ou tranças

Por último, você pode optar por uma tosa de pelo médio ou semi-longo que inclui um elástico para fazer coques, rabos de cavalo e tranças. Este é um dos tipos de tosas para shih-tzu mais populares, mesmo em competições profissionais: um pequeno coque na cabeça.

Quer você corte o pelo do corpo ou deixe consideravelmente longo (contudo, sem ser um obstáculo à mobilidade do cachorro), o coque confere uma aparência encantadora e chama mais a atenção para o rosto do shih tzu, cujo formato é frequentemente comparado com um crisântemo, linda flor dourada de origem chinesa.

Para fazer este penteado, pegue o pelo da coroa do cachorro e escove suavemente para cima, removendo os nós e dando volume ao mesmo tempo. Prenda a mecha com um elástico para o cabelo, de preferência de látex. Arrume as laterais da cabeça e pronto, o seu shih tzu tem um novo coque perfeito!

Tipos de tosas para shih tzu - 6. Tosas com coques, rabos ou tranças

7. Tosa higiênica

Essa tosa é obrigatória para qualquer cachorro. Seja ele com pelo longo ou pelo curto, antes de qualquer tipo de tosa, é necessário passar pela tosa higiênica. Basicamente, ela se baseia em tirar um pouco dos pelos da parte da barriga, do bumbum, da virilha.

Das patinhas, é raspado principalmente a sola do pé que fica em contato com o chão, chamada de “almofada”. Esse local é importante que seja aparado, pois se ficarem longos, o seu pet corre um maior risco de escorregar em pisos lisos.

As orelhas precisam ser muito bem limpas, pois no interior delas pode acontecer o acúmulo de ácaros. Também é importante aparar os pelos do rosto, especialmente aqueles que ficam em contato com os olhos, que podem atrapalhar a visão do cachorro. A limpeza das unhas também é essencial. O shih tzu precisa ser tosado uma vez por mês, já que o crescimento dos pelos são muito acelerados.

Tipos de tosas para shih tzu - 7. Tosa higiênica

8. Tosa para o rosto

É preciso tomar cuidado com os olhinhos dos cachorros da raça shih tzu. Eles são vulneráveis a condições adversas e o globo ocular corre o risco de saltar externamente. Na tosa higiênica, mencionamos que a parte dos olhos deve ser aparada, para ajudar na visão dos bichinhos. Por causa da sensibilidade que eles tem nos olhos, essa necessidade se acentua. Por ser uma zona delicada, recomendamos que você deixe a tosa dos olhos do shih tzu para um profissional, já que os pelos servem de proteção para os olhos.

Tipos de tosas para shih tzu - 8. Tosa para o rosto

9. Tosa de verão

A dúvida comum que surge em dias quentes é se o tutor deve tosar o cachorro para que ele sinta mais conforto e se existem tipos de tosas para shih tzu mais indicadas para cada fase do ano. Com pelos longos, a impressão que temos é que eles ficam incomodados com o calor.

Porém, os veterinários recomendam que em dias quentes, a tosa não deve deixar os pelos muito curtos, pois a pele do shih tzu é muito sensível e quando estão expostos aos raios solares, a tendência é que ocorra irritação. O ideal é que o pelo fique no comprimento médio ou longo mesmo no verão, caso prefira deixar curtinho mesmo assim, é importante que tenha cuidados redobrados.

Os cachorros conseguem regular a temperatura corporal de uma forma diferente da nossa. Nós naturalmente suamos, já os cães, consegue expelir o ar quente pela boca. Outra razão pela qual o shih tzu se adapta perfeitamente a dias quentes é a sua origem. A raça shih tzu tem origem no Tibete e lá tem dias muitos quentes com noites bem frias. por isso, ele consegue se adaptar bem tanto ao frio, quanto ao calor.

Tipos de tosas para shih tzu - 9. Tosa de verão

10. Tosa de inverno

A pele do cachorro da raça shih tzu é muito sensível, como já vimos. Por isso, os veterinários recomendam que no inverno, a tosa mantenha os pelos longos dos seus pets. Cabe ao tutor, tomar cuidado com os pelos, penteando com frequência para evitar nós. O shih tzu é muito carinhoso e vai adorar as sessões de escovações diárias!

Você conhece outros tipos de tosas para shih tzu? Comparta a sua experiência com o seu peludo nos comentários abaixo!

Tipos de tosas para shih tzu - 10. Tosa de inverno

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de tosas para shih tzu, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.

Vídeos de Tipos de tosas para shih tzu

1 de 3
Vídeos de Tipos de tosas para shih tzu

Escrever comentário sobre Tipos de tosas para shih tzu

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
midian alves reis
Boa noite gostaria de saber como fazer para tirar o mal hálito do meu per suytzu e o mal cheio que ele tem logo no segundo dia do banho.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Midian! Temos um artigo que pode te ajudar sobre o mau hálito em cães, confira: https://www.peritoanimal.com.br/mau-halito-em-caes-como-prevenir-20293.html
Sobre o mau cheiro após o banho, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança pois isso pode ser sinal de alguma doença.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Ana Maria
tenho um filhote de shitsu macho de 3 meses...ja tomou 2 vacinas v10....ja pode tomar banho...?começou comer suas feses...o que faço...?e qual a melhor tosa pra ele?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana Maria! Você conferiu as dicas do artigo sobre os tipos de tosa? De qualquer forma, temos um artigo sobre quando dar banho a um filhote pela primeira vez que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/quando-dar-banho-a-um-filhote-pela-primeira-vez-21186.html
E outro artigo que explica porque cachorro come fezes, confira: https://www.peritoanimal.com.br/porque-meu-cachorro-come-fezes-20025.html
No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Elis
Boa tarde! Tenho uma dúvida. Se puder me ajudar por gentileza!
Já levei minha shih tzu em alguns pets e peço para fazer a tosa bebê mas nunca fica parecendo a tosa bebê. Eles falam que não dá para fazer no pelo dela. Existe essa possibilidade? Sempre vou por indicação mas será que não estou indo em profissionais capacitados para a tosa?
jose mario v de castro
bom dia gostaria de saber para manter a tosa de filhote no shih tzu, tem que ser feita com tesoura pois no canil onde eu comprei o filhote que ainda vou receber me disseram que se fizer a tosa com maquina engrossa o pelo, isso procede?
Priscila
Se fizer na maquina depois q cresce fica ondulado, não fica mais liso.
Leila
Minha tem pouco

Tipos de tosas para shih tzu
1 de 11
Tipos de tosas para shih tzu

Voltar ao topo da página