Partilhar

Alimentos bons para o pelo do cachorro

Nelson Ferreira - Redator do Perito Animal
Alimentos bons para o pelo do cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Cuidar do pelo do seu cachorro, por vezes, pode ser um pesadelo, em especial, se o seu pet é de uma raça de pelo comprido. Lavá-lo com os melhores produtos, desembaraçar nós, secar e depois escovar o pelo, nem sempre é suficiente para que o seu pelo se mantenha brilhante e bonito.

Para conseguir que o manto do seu cachorro esteja sempre perfeito, pode sempre recorrer à ajuda mais evidente e, ao mesmo tempo, à que menos recorrem: a alimentação. Sim, a comida que damos aos nossos cachorros também influencia na qualidade do seu pelo e, assim sendo, acaba sendo um reforço realmente mágico e indispensável. Desta forma, neste artigo do Perito Animal, mostramos-lhe como a alimentação pode melhorar e manter o bom estado do pelo de um pet. Continue lendo e descubra uma lista de alimentos bons para o pelo do seu cachorro e como os incluir na sua dieta.

Também lhe pode interessar: Alimentação do coelho

A alimentação é o melhor truque

Somos o que comemos! Esta frase aplica-se também aos animais de estimação, por isso cuidar da sua alimentação é fundamental para o seu correto desenvolvimento. Nos alimentos encontram-se todos os nutrientes e vitaminas necessário tanto para cuidar da saúde do seu cão como para ajudar que a sua pele esteja saudável, o seu pelo forte e reluzente, e que seja um daqueles cachorros que vão pela rua e que todo o mundo olha. Nesse sentido, as gorduras saudáveis são essenciais para o bom estado do pelo do um cachorro. Além disso, muito cachorros refletem deficiências na sua nutrição através da sua pelagem, de maneira que se verificar que o seu manto se encontra seco e sem brilho, com grande probabilidade a comida que lhes está dando não é a adequada.

Uma dieta correta será determinada pela equilíbrio dos quatro grupos alimentares: proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. A ração ou alimento para cães não deve ser de qualquer tipo ou marca mais barata do supermercado, deve ser analisada com atenção e verificar se contém esta variedade de componentes na sua tabela nutricional. Os alimentos com a categoria "premium", são normalmente os mais corretos e a ter em consideração.

Alimentos bons para o pelo do cachorro com ácidos graxos ômega 3 e 6

Como comentamos anteriormente, as gorduras saudáveis são altamente benéficas para a saúde capilar dos cachorros, assim seno deve evitar dietas pobres em gorduras. Todos os alimentos que contenham ácidos graxos ômega 3 ou ômega 6, como os peixes (salmão ou óleo de peixe), são ótimos tanto para melhorar o brilho e a saúde do pelo do seu pet, como para cuidar da saúde em geral. Os óleos vegetais como, por exemplo, todos os de sementes também são muito bons para o pelo dos cachorros. Assim sendo, pode experimentar o de sementes de linhaça, girassol ou sementes de abóbora, e incluí-los na sua dieta. O óleo de coco é muito bom e também é excelente no tratamento de problemas de pele.

Como dar óleo vegetais ao seu cachorro

Uma boa forma de incluir óleos vegetais na dieta do seu cachorro sem ter o que dar diretamente goela abaixo, é colocando um par de colheres de sopa do óleo dentro da ração e misturar bem. Também não exagere com o óleo vegetal escolhido, isso poderá provocar diarreia no seu animal. Por outro lado, quando se portar bem ou estiver muito carinhoso, dê um prêmio a ele agradando-o com a sua comida, uma vez por semana, um pouco de atum ou sardinhas.

Vegetais ao poder! Alimentos bons para o pelo do cachorro com vitaminas e antioxidantes

Algumas pessoas acreditam que os cachorros não comem vegetais... e o certo é que todo o mundo deveria incluir na sua dieta uma boa quantidade de verduras. Os vegetais são uma fonte primordial de vitaminas e antioxidantes, complementos valiosos para a boa saúde capilar do seu animal de estimação e para a qualidade de vida em geral, porque mantêm limpo, jovem e oxigenado todo o seu organismo e tecidos. Não duvide em consultar o nosso artigo em que lhe dizemos quais são as frutas e legumes recomendados para cachorros.

As vitaminas com cargas antioxidantes, e mais importantes para cuidar do pelo do cão, são as C e E, e pode encontrá-las nas cenouras, ervilhas, alfalfa e brócolis. Todos estes vegetais aptos para cães constituem alimentos bons para o pelo do seu cachorro, por isso não pense mais e dê-os ao seu amiguinho peludo. Lembre-se que, como acontece com os vegetais, não é recomendável oferecer ao animal mais que 20% da dieta total, visto que poderá gerar diarreia, vômitos e outras alterações.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos bons para o pelo do cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.

Comentários (1)

Escrever comentário sobre Alimentos bons para o pelo do cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Maria Celia Ribeiro
Recebi um cao por Nome LUc ele está cheio de caspa coisa que eu nunca vi em touros animais de minha ropiedade o que faço dou sempe uma colher de azeite de oliva dou banho com chanpu de aloe Vera so que as caspa continua o que faço

Alimentos bons para o pelo do cachorro
1 de 4
Alimentos bons para o pelo do cachorro