menu
Partilhar

Meu coelho não quer comer feno, o que fazer?

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 17 setembro 2021
Meu coelho não quer comer feno, o que fazer?

Ver fichas de  Coelhos

Os coelhos deixaram de ser considerados apenas animais de granja para ter uma presença cada vez maior nas nossas casas, visto que as suas características podem fazer deste peludo um animal de companhia excepcional para muitas famílias.

O fato de acolher um coelho na nossa casa implica a nossa responsabilidade e o firme compromisso em cobrir as suas necessidades físicas, mentais e sociais, observando quando o seu comportamento apresenta alguma anomalia, para tratá-la de forma precoce e adequada.

A nutrição é um pilar fundamental para o organismo de todos os animais, por isso neste artigo do PeritoAnimal resolvemos a seguinte questão: meu coelho não quer comer feno, o que fazer? Explicamos as etapas a seguir para resolver esse problema, que pode ser muito sério. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Por que o meu gato não quer comer

A importância do feno para os coelhos

Como tutores responsáveis, devemos nos esforçar para conhecer os pilares da alimentação do coelho e, desta forma, garantir que o felpudo receba os nutrientes essenciais. Na fase adulta, a dieta do coelho deve consistir em ração, frutas, vegetais e feno fresco sempre disponível.

O feno é um alimento resultante do corte da pastagem, ou seja, de plantas secas desidratads e, posteriormente, armazenado. Geralmente é uma mistura de ervas, trevos, aveia, alfafa, cevada e trigo entre outros. É um alimento essencial na dieta dos coelhos e de grande importância para a sua saúde, pois garante a mobilidade intestinal, tão necessária para esta espécie. Os coelhos devem ter feno fresco disponível ao longo do dia.

O consumo de feno desgasta os incisivos e evita anormalidades no crescimento dos dentes do coelho, além disso, possui muita fibra, auxilia no processo digestivo e evita alterações do trânsito intestinal, por isso não devemos nos surpreender que este alimento represente cerca de 75% da dieta desses animais. Portanto, quando um coelho não quer comer feno, devemos dar grande importância a isso e imediatamente tentar remediar esta situação.

Meu coelho não quer comer feno, o que fazer? - A importância do feno para os coelhos

Por que um coelho não quer comer feno?

Quando um coelho não quer comer feno, isso deve ser considerado um sintoma grave em coelhos, por isso, se você observou que o seu coelho não come depois de algumas horas, aconselhamos ir ao veterinário de emergência. Lembre-se que, mesmo que você tenha seguido corretamente o esquema de vacinação dos coelhos, dependendo de onde você mora, existem certas patologias que podem causar diminuição do apetite e que requerem atenção veterinária imediata, vamos ver alguns exemplos:

  • Coccidiose
  • Sarna (na boca)
  • Má-formação nos dentes
  • Crescimento exagerado dos dentes
  • Bolas de pelo

Mesmo assim, seu coelho pode ter parado de comer feno por outros motivos, por exemplo, devido a uma mudança na marca a qual ele estava acostumado, ao ressecamento do produto, a presença de bolas de pelo no estômago do coelho ou outros problemas digestivos. Em qualquer caso, através de diferentes testes veterinários, o especialista determinará qual é a causa que está fazendo com que seu coelho não coma feno e prescreverá o tratamento mais adequado.

Meu coelho não quer comer feno, o que fazer?

Se nenhuma condição patológica está causando a perda do apetite do coelho e a subsequente diminuição da ingestão de feno, então é hora de aplicar as seguintes dicas para restaurar sua alimentação normal, cuja base deve ser feno de boa qualidade.

  • Se o coelho não quer comer feno, vamos ver como você pode fazer com que seu peludo volte a ingerir esse importante alimento:
  • Compre feno de outra marca e, se você considerar necessário, pode optar por comprar um feno com sabor, pois modificar o gosto do feno facilitará o seu coelho a comê-lo.
  • Às vezes os coelhos não comem feno porque obviamente preferem ração e seria um erro grave para os tutores aumentar a quantidade de ração. Na verdade, pelo contrário, reduzir a quantidade de ração fará com que seu coelho coma mais feno.
  • O coelho come feno quando está fresco, por esta razão, é preferível que você dê a ele frequentemente, mas em pequenas quantidades, pois é improvável que o feno que o coelho espalha em sua gaiola seja comido novamente.
  • Você pode comprar feno em tacos ou na forma de ração, portanto será muito mais fácil para seu coelho ingerir a quantidade necessária.

Lembre-se de que antes de usar estas dicas, uma avaliação inicial por um veterinário é essencial para descartar qualquer causa subjacente que possa ser séria para a saúde de seu coelho. Agora que você sabe o que fazer quando um coelho não quer comer feno, talvez te interesse saber quais frutas e legumes são recomendados para os coelhos.

Meu coelho não quer comer feno, o que fazer? - Meu coelho não quer comer feno, o que fazer?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu coelho não quer comer feno, o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Bibliografia
  • The importance of Diet in Rabbits, Anna Meredith, Head of Exotic Animal Service Royal (Dick) School of Veterinary Studies University of Edinburgh
  • J. L. Prebble, A.L. Meredith, Food and water intake and selective feeding in rabbits on four feeding regimes, Animal Physiology and Animal Nutrition, Volume 98, Issue 5, Pages 991-1000, 09 January 2014

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Meu coelho não quer comer feno, o que fazer?
1 de 3
Meu coelho não quer comer feno, o que fazer?

Voltar ao topo da página