Pelo oleoso em gatos - Causas e tratamento
Ver fichas de Gatos
Em algumas ocasiões os nossos companheiros felinos apresentam o pelo oleoso. Na maioria delas, é algo acidental, cuja causa deve ser procurada na curiosidade exploratória dos nossos gatos. Eles adoram a exploração e aventurar-se por lugares improváveis, que podem estar sujos. Um bom banho solucionará este problema pontual.
No entanto, em outras ocasiões o pelo oleoso é consequência de uma doença ou alteração genética. Portanto, se o seu gato sofre deste último problema, não perca este artigo do PeritoAnimal sobreo pelo oleoso em gatos - causas e tratamento.
Doenças seborreicas
A seborreia é um problema crônico que alguns gatos sofrem na sua derme (em muitas ocasiões são problemas hereditários). As suas principais características são a produção de escamas excessivas e uma anomalia nos lípidos da epiderme. Existem dois tipos de seborreia:
- Seborreia seca: A pele, as escamas geradas e o pelo têm um aspeto seco.
- Seborreia oleosa: A pele, as escamas produzidas e o pelo têm um aspeto oleoso. É muito habitual que este tipo de seborreia produza coceira no gato.
Causas da seborreia
Seborreia quer dizer fluxo de sebo. Este mesmo fluxo pode classificar-se da seguinte forma:
- Seborreia primária: Chama-se assim quando se produz uma anomalia no processo de queratinização das células da pele. Muito frequentemente costuma ser de origem hereditária. Normalmente é uma condição leve, embora possa tratar-se de forma permanente, uma vez que regra geral é incurável devido a proveniência genética.
- Seborreia secundária: Denomina-se assim a seborreia causada por agentes externos ou internos. Podem tratar-se de: doenças endócrinas, parasitas, déficits nutricionais e alergias, entre outras causas. Para poder curá-la é preciso saber a causa exata que a produz e curar a doença antes de eliminar a seborreia causada pela doença.
Diagnóstico da seborreia felina
Para tratar com sucesso a seborreia felina, ou seja, um caso de pelo oleoso em gatos, é imprescindível o diagnóstico do veterinário. A seborreia é uma alteração que pode ser muito complexa, sendo o sintoma de uma doença grave do gato.
Em muitas ocasiões à seborreia primária genética soma-se um seborreia secundária de origem patogênica. Por este motivo é fundamental averiguar as causas da anomalia dérmica que produz o pelo oleoso nos gatos.
Tratamento da seborreia felina
Dependendo do diagnóstico emitido pelo veterinário, será aplicado um tratamento ao nosso gato para que deixe de ter o pelo oleoso. Uma alimentação correta é fundamental para cobrir possíveis déficits nutricionais. Além disso, a desparasitação interna e externa do felino ajudará nos casos de seborreia secundária.
Segundo a origem da seborreia, o veterinário irá receitar antibióticos, antifúngicos, ou qualquer outro fármaco apropriado para tarar a doença que produz a seborreia no gato.
Xampus anti-seborreicos
De qualquer forma, diante de um quadro de seborreia felina será imprescindível a utilização de um xampu adequado, Um xampu anti-seborreico apropriado consiste em uma solução aquosa, modificada através de agentes tenso-ativos ou surfactantes (sabões ou detergentes), essências químicas, e agentes terapêuticos ativos para tratar especificamente a causa da pele oleosa em gatos.
Para proceder com êxito à eliminação ou paliação da seborreia felina, o gato tem que ter a pele muito limpa e devem ser usados agentes específicos contra o seu tipo de seborreia.
Remédios caseiros
Em um tema tão complexo como a seborreia felina, devemos declinar os remédios caseiros. A seborreia é um sintomas de uma doença e não uma doença em si mesmo.
Portanto, se não tem estudos farmacológicos ou químicos, não está capacitado para elaborar uma fórmula que, em qualquer caso, deve ser receitada pelo veterinário para atacar a causa concreta que a seborreia produz no nosso gato.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Pelo oleoso em gatos - Causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.