Partilhar

Como tosar um cachorro em casa

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 17 março 2020
Como tosar um cachorro em casa

Ver fichas de  Cachorros

Você quer saber como tosar um cachorro em casa? Neste artigo do PeritoAnimal, explicamos tudo o que você necessita e todos os passos a seguir para tosar o seu cachorro corretamente. Embora algumas pessoas evitem os petshops e tosem os cachorros em casa, esse é um ritual que não é fácil.

O tipo de corte, acabamento ou penteado variam de acordo com o cachorro e suas características físicas. Continue lendo este artigo e descubra o que deve fazer para que o seu cachorro seja o mais bonito de toda a cidade!

Também lhe pode interessar: Como tosar um gato em casa

Tipos de pelo do cachorro

Antes de começar a explicar como tosar um cachorro em casa, você deve saber que tipo de pelo ele tem. Os cuidados do pelo variam de acordo com o tipo de pelagem:

  1. O pelo duro é o que têm, por exemplo, os Westies. Neste caso, devemos trabalhar com máquinas elétricas e não usar condicionadores ou óleos.
  2. O pelo encaracolado é característico dos Poodles, entre outros, e exige um shampoo especial com efeito hidratante. O corte deve ser feito com tesoura em determinadas zonas, e com a máquina em outras.
  3. O pelo curto é característico de raças como o Boxer e o Pitbull e não necessita de qualquer tipo de corte. A excepção são os animais com pelo médio-largo, que são pouco comuns. Nesse caso, pode passar a máquina em algumas zonas para igualar o pelo. Não use condicionadores ou óleos.
  4. O pelo comprido é típico de cachorros como o Yorkshire. Este sim, requer um condicionador e um corte com tesoura.

Depois de identificar o tipo de pelo do seu cachorro, já pode começar a pensar no que necessita e qual é o corte adequado. Além disso, você deve saber que, caso o seu cachorro seja um Bichon Maltês, o corte do pelo deve sempre superior a 4 cm. Caso contrário, você pode deixar a sua pelagem encaracolada como consequência do corte excessivo.

Como tosar um cachorro em casa - Tipos de pelo do cachorro

Material necessário para tosar um cachorro em casa

Uma vez identificada a pelagem do seu cachorro, deve decidir que tipo de tosa você vai realizar para saber que cuidados e preparação são necessários. Se você tem dúvidas de como realizar o corte adequado, pode consultar a um especialista cabeleireiro canino.

Para que o processo tenha sucesso e termine com um resultado espetacular, você deve seguir alguns conselhos básicos. Comece por identificar todos os produtos necessários:

  • Shampoo
  • Condicionador
  • Secador
  • Máquina de corte
  • Tesoura
  • Tesoura pequena
  • Escova
  • Curativos adesivos
  • Outros

Antes de começar a tosar o cachorro, deve preparar um banho com os produtos específicos para o seu pelo, incluindo o condicionador caso a pelagem seja comprida. Também é importante que prepare uma mesa ou zona de corte em um local tranquilo para trabalhar. Em muitos salões caninos, é possível encontrar mesas com um braço extensível, para prender o cão e evitar que ele se mexa, e com um secador na ponta do braço para facilitar o processo de secagem.

1. Escove o pelo do seu pet

Antes de cortar, você deve escovar cuidadosamente todo o pêlo do seu cão, removendo nós e emaranhados, para que possa identificar claramente o volume a ser reduzido e quaisquer áreas irregulares. Então, se você está se perguntando como tosar o pelo de um cachorro com nós, a resposta é desfazer estes emaranhados primeiro. No entanto, se os nós forem muito grandes e, portanto, não puderem ser escovados, é melhor cortá-los de modo a não machucar o cão.

Como você deve saber, existem diferentes tipos de escovas específicas para cada tipo de pelo canino. Você também pode encontrar no mercado escovas em miniatura, desenhadas para pequenas áreas do corpo do seu cão, como o rosto.

Como tosar um cachorro em casa - 1. Escove o pelo do seu pet

2. Comece tosando o corpo

Em geral, recomenda-se que o pelo do cachorro seja cortado a seco para facilitar a secagem posterior do pêlo. Especialmente se o corte for realizado com máquina, é importante ter este ponto em conta e repetir as áreas necessárias após o banho. Dito isto, as primeiras áreas a cortar o pêlo do cão devem ser as costas e as patas traseiras. Logo, você pode repetir o processo no pescoço, peito, pernas da frente e barriga. Veja as áreas que têm mais pelagem, pois estas são as que você deve cortar primeiro com a ajuda de uma tesoura. Se você vai acertar depois o tamanho do pelo com a máquina, não importa se fica desigual neste passo.

Tome o seu tempo para tosar. É melhor fazer a tosa bem devagar, selecionando cuidadosamente as áreas para não machucar o pet ou deixar zonas com pelo mais longo que outras. Além disso, se você estiver relaxado, você ajudará seu cão a se sentir à vontade também e o resultado final será melhor.

Máquina de cortar cabelo serve para tosar cachorro?

Depois de ter reduzido o volume do pelo, você pode usar a máquina, sempre na direção do pelo. Como tosar o cachorro com máquina? Seja gentil e não exerça muita pressão, assim você evitará cortar demasiado em algumas zonas. Neste ponto é comum surgir a pergunta: "Máquina de cortar cabelo serve para tosar cachorro?". Sim, você pode usar a sua máquina de cortar cabelo que você tem em casa porque o que importa é a forma de tosar.

Como tosar cachorro com tesoura

Se, por outro lado, o pêlo do seu cão só vai ser cortado com uma tesoura, use os dedos e um pente adequado para tirar as medidas das diferentes áreas. Você deve alcançar um resultado homogêneo.

Como tosar um cachorro em casa - 2. Comece tosando o corpo

3. Corte o pelo do rosto do seu cachorro

Não esqueça a pelagem facial do seu pet, já que existem ferramentas específicas para esta delicada tarefa, como ligaduras adesivas para segurar a franja e as orelhas.

Os pêlos à volta dos olhos podem causar desconforto e também precisam de ser cortados, já que por vezes entram nos olhos e causam lágrimas constantes, o que dá uma cor acobreada ao pêlo do cão. Descubra como remover as lágrimas do pêlo do seu cão neste outro artigo. Não utilize a máquina nesta área.

No entanto, ao cortar o pêlo no rosto do seu cão, é importante ter um cuidado especial os pêlos mais compridos e duros em diferentes áreas, como o queixo, o focinho e as sobrancelhas. Estes pêlos permitem aos cães medir distâncias, sentir informações de temperatura ou proteger os seus olhos de corpos estranhos. Portanto, eles não devem ser cortados. Para mais detalhes, veja este artigo: Para que serve o bigode do cachorro?

Como tosar um cachorro em casa - 3. Corte o pelo do rosto do seu cachorro

4. Corte também o pelo das almofadinhas

Entre os dedos das patinhas do seu cachorro também cresce pelo que deve ser aparado para evitar que a sujidade se acumule. Esta área é particularmente sensível e os cães tendem a se mover desconfortavelmente quando estamos no meio do processo, por esta razão recomendamos cautela e cuidado. Acabe o corte todo, revisando as unhas também. Para fazer isso, não perca este artigo: Como cortar as unhas a um cachorro em casa.

5. Hora de dar banho no cachorro

Depois de tosar o cachorro, você precisa dar banho no cachorro para remover toda a sujeira do corpo dele. Em seguida, você deve secar o pet com uma toalha, deixando o pelo úmido e pronto para terminar de secá-lo com um secador, se necessário. Assim, tendo cortado o manto primeiro, é muito mais fácil tanto dar banho como secá-lo.

Lembre-se de usar um suavizante ou condicionador em cachorros com pêlo comprido, como o Galgo afegão, Yorkshire ou o Bichon Maltês.

Como tosar um cachorro em casa - 5. Hora de dar banho no cachorro

6. Seque o pelo do cachorro com um secador

Uma vez terminada a tosa do cachorro em casa, é importante que você seque o pelo com um secador de cabelo enquanto vai escovando. Se você não tiver um específico para animais de estimação (eles fazem menos barulho) você pode usar qualquer um, desta forma você elimina o excesso de pelo, deixando-o impecável, brilhante e suave.

Ao secar o pêlo do seu cão com um secador de cabelo, é essencial verificar primeiro a temperatura na sua mão para evitar queimar o animal. Além disso, é aconselhável começar a secagem com a configuração mais baixa para aumentá-la de acordo com a reação do cão. Mais uma vez, a paciência será sua melhor aliada se você quiser que esta seja uma experiência o mais positiva possível. Portanto, se o seu cachorro não tolera muito bem o ruído do secador, é melhor secar na potência mais baixa para garantir que ele esteja o mais confortável e calmo possível, mesmo que isso signifique demorar um pouco mais.

Por outro lado, é importante salientar que você deve secar sempre na direcção do pelo, excepto nos casos em que se pretende obter um maior volume, uma vez que isso exige uma secagem contra o pelo.

Para secar o rosto e as orelhas, é aconselhável baixar a intensidade do secador ao mínimo, tanto para não assustar o cão como para não queimar estas partes sensíveis. Além disso, preste atenção às patas, pois em casos de umidade extrema você pode incentivar o aparecimento de fungos entre os dedos das patinhas.

Aqui termina o processo de tosar o cachorro em casa, espero que tenha servido como um guia e que o resultado seja fenomenal. Lembre-se que você pode compartilhar a sua foto nos comentários abaixo para mostrar o resultado do processo à comunidade do PeritoAnimal.

Como tosar um cachorro em casa - 6. Seque o pelo do cachorro com um secador

Como tosar um cachorro bravo

A coisa mais importante ao tosar um cachorro que morde ou foge é relacionar a actividade com estímulos positivos. Desta forma, forçar o animal a ser mantido contra a vontade dele não será uma opção nestes casos, pois isso só fará com que ele se sinta ainda mais desconfortável e, portanto, queira fugir com mais intensidade. Para posicionar esta prática, você deve primeiro começar por aproximar os utensílios um a um, deixar o seu pet farejá-los e dar uma guloseima. Repita isto várias vezes ao longo do dia, durante vários dias, para que o cão se habitue à presença dos objetos e não fique nervoso só de olhar para as tesouras, por exemplo.

Quando o cachorro estiver acostumado às ferramentas, é altura de tentar cortar um pedaço de pelo. Portanto, você precisará ir muito devagar e cuidadosamente, observando a linguagem corporal do seu cão o tempo todo, especialmente se ele tiver tendência a morder durante a sessão de corte. Desta forma, aproxime a tesoura, corte uma mecha e recompense o animal de novo. Se ele deixar, você pode cortar um pouco mais. O mesmo método é utilizado para a escovagem e secagem.

Se for impossível tosar o cachorro em casa no seu caso, você vai precisar de ajuda profissional de um salão de estética canina.

Confira também o nosso vídeo para saber como tosar um cachorro em casa com dicas dos profissionais:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tosar um cachorro em casa, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.

Vídeos relacionados com Como tosar um cachorro em casa

1 de 3
Vídeos relacionados com Como tosar um cachorro em casa

Escrever comentário sobre Como tosar um cachorro em casa

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Tania
Estou querendo aprender a tosar a minha cachorrinha em casa, achei muito interessante o vídeo da tosa em casa. Adorei, mas é difícil, a minha cachorrinha não fica quieta como este cachorrinho e nunca tosei, acho melhor não tentar.😔
Dana
Estou no mesmo dilema...comecei a cortar os pelo das almofadinhas, mas não terminei. Acho que levarei num petshop mesmo.
A sua avaliação:
fred
Excelente artigo! Referencia online no tema.

Como tosar um cachorro em casa
1 de 7
Como tosar um cachorro em casa

Voltar ao topo da página