Partilhar

Cão d'água Espanhol

Atualizado: 29 novembro 2018
Cão d'água Espanhol

O Cão d'água Espanhol foi um cão pastor por gerações mas a sua nobreza e fidelidade tornaram um dos cães de companhia mais amados da Península Ibérica. Nesta ficha do PeritoAnimal vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o Cão d'água Espanhol: características físicas (por meio de indicações da FCI), personalidade que normalmente tem, cuidados que requer e o treinamento que deve seguir entre muitos outros detalhes.

Se você é apaixonado por esta raça, se você tem um Cão d'água Espanhol ou se você está pensando em adotar um, não hesite, leia esta ficha e descubra tudo sobre este cachorro maravilhoso e as qualidades que ele pode nos oferecer. Não se esqueça que também é importante ver as doenças mais comuns e os detalhes relacionados.

Origem
  • Europa
  • Espanha
Classificação FCI
  • Grupo VIII
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Cão d'água Espanhol: origem

O Cão d'água Espanhol tem como seu antecessor o velho cachorro Barbet que também originou outras raças, como poodle (caniche) e as diferentes raças de cães d'água (Espanhol, Português, Francês ou Romagna, entre outros). Sua presença na Península Ibérica existe, pelo menos, desde 1100 aC, mas não se sabe exatamente qual é a origem exata e se havia outras raças em seu desenvolvimento.

Durante o século XVIII, o Cão d'água Espanhol foi usado como cachorro de trabalho em atividades como pastoreio e caça. Devido à sua capacidade de nadar, pescadores do norte da Espanha o usavam ocasionalmente como ajudante. Sua população era principalmente na Andaluzia e era conhecida como "o cachorro turco".

Mais tarde e com o aparecimento de outras raças no país, o Cão d'água Espanhol deixou de ser o auxiliar no trabalho de pastoreio e caça, diminuindo assim a sua população. Eles foram substituídos principalmente pelo Pastor Alemão e pelo Pastor Belga Malinois. Atualmente, o Cão d'água Espanhol ainda é popular e bem conhecido, mas seu trabalho vem mudando, sendo atualmente um dos mais populares cachorros esportivos da Espanha.

Cão d'água Espanhol: características físicas

O Cão d'água Espanhol é muito semelhante fisicamente ao atual Barbet Francês por causa de sua origem comum. É um cachorro de porte médio, rústico, atlético e muito musculoso. A cabeça é forte, elegante e com um cranio achatado. A depressão naso-frontal (stop) é suave e superficial. Os olhos costumam ser castanhos, as orelhas são de inserção média, triangular e caídas.

O corpo é médio, robusto e ligeiramente mais longo do que alto, embora seja um cachorro bem proporcional. As costas são retas e fortes, enquanto a garupa se inclina suavemente na vertical. O peito é largo e profundo. A barriga é ligeiramente para dentro.

As medidas e pesos do Cão d'água Espanhol são geralmente:

  • Altura dos machos: entre 44 e 50 centímetros
  • Altura das fêmeas: entre 40 e 46 centímetros
  • Peso dos machos: entre 18 e 22 quilos
  • Peso das fêmeas: entre 14 e 18 quilos

A cauda deste cachorro é de inserção média e, infelizmente, o padrão FCI da raça indica que deve ser amputado entre a segunda e a quarta vértebra, algo que não recomendamos em PeritoAnimal. Felizmente, esse costume cruel e desnecessário está sendo perdido em todo o mundo e é até ilegal em muitos países. Além disso, atualmente, a FCI aceita cães de todas as raças com caudas inteiras, mesmo quando seus padrões indiquem que as caudas devam ser amputadas.

A pelagem do Cão d'água Espanhol é longa, encaracolado e lanosa. Vale notar que, embora existam cachorros tricolor, preto, castanho e avermelhado, os aceitos pela FCI são os seguintes:

  • Unicolor: branco, preto ou marrom.
  • Bicolor: preto e branco ou branco e marrom.

Cão d'água Espanhol: personalidade

A tradição do Cão d'água Espanhol de um cachorro de trabalho, por isso, espelha um comportamento obediente, com uma predisposição natural para o aprendizado. Isto deve-se, em parte, à sua inteligência, que devemos estimular regularmente com o adestramento e outras atividades apropriadas, tanto físicas quanto mentais.

É cachorro muito fiel e apegado aos seus donos, corajoso e com uma personalidade muito equilibrada. Em geral, eles tendem a mostrar instintos de caça e pastoreio, um legado das atividades que eles desenvolveram ao longo de gerações.

Cão d'água Espanhol: cuidados

O cuidado com o pelo do Cão d'água Espanhol exige esforço por parte dos tutores, uma vez que os emaranhados e o acúmulo de sujeira são comuns. Recomendamos deixar um comprimento entre 3 e 12 centímetros, no entanto, a pelagem deve ser escovada praticamente todos os dias, se você quiser manter uma aparência bonita, sem estar embaraçado. Para um corte perfeito, é ideal ir ao petshop a cada dois meses aproximadamente. Mesmo assim, podemos lavá-los em casa usando xampus e condicionadores nutritivos que amaciam o pelo e facilitam a escovação.

Outro aspecto a enfatizar é o exercício físico que esta raça de cachorro precisa. Eles são é ativos e necessitam de no mínimo dois a três passeios diários, combinados com jogos (bola, frisbee ou corrida ) e atividades de estimulação mental (habilidades caninas e obediência, principalmente). Uma atividade que combina os dois aspectos mencionados é o agility, um esporte muito completo e recomendado para esta raça.

Cão d'água Espanhol: educação

Devido ao seu caráter fiel e apegado, o Cão d'água Espanhol precisa da socialização desde filhote, isto é, o processo no qual ele aprenderá a se relacionar com diferentes pessoas, animais e ambientes. Este processo ocorre ao longo da vida e é essencial para evitar medos e reações indesejáveis na fase adulta. Através da socialização, o cachorro aprende a se relacionar e a compreender as "regras" da comunicação humana, felina e canina.

Lembre-se também que a socialização começa quando o cachorro ainda é um filhote que fica perto de sua mãe, separando-o antes do tempo pode prejudicar a aprendizagem desse processo. Geralmente, um Cão d'água Espanhol bem socializado se dá bem com outros animais e pessoas desconhecidas, embora seja um pouco reservado em comparação à outras raças.

O Cão d'água Espanhol é muito inteligente, assimila facilmente os ensinamentos e os comandos básicos de obediência. Além de melhorar o relacionamento com ele e incentivar uma boa comunicação, ensinar as ordens de obediência ao seu pet é muito benéfico para ele, já que é uma raça de cachorro que requer estimulação mental regular. É muito interessante ensinar habilidades de cães ou truques, como por exemplo: ensinar o cachorro a dar a pata. Todos esses exercícios ajudarão a se distrair e evitar comportamentos negativos.

Vale lembrar que o Cão d'água Espanhol desenvolveu muito o instinto de pastoreio, por isso, pode ter este tipo de comportamento com diferentes pessoas da família, especialmente crianças. Recomendamos sempre supervisionar os jogos e estar alerta caso ele tenha este tipo de comportamento.

Cão d'água Espanhol: saúde

O Cão d'água Espanhol é considerado um dos mais saudáveis que existem e não tem tendência a sofrer problemas hereditários, no entanto, como acontece com todos os cachorros, as doenças mais comuns registradas são:

  • Catarata: um dos problemas de saúde canina mais comuns. Consiste na opacificação do cristalino e os sintomas são os mesmos sofridos pelos seres humanos.
  • Displasia folicular: crescimento anormal do folículo piloso que, em vez de crescer para fora, cresce para dentro, causando dor, desconforto no cão e possíveis infecções, como pústulas e pápulas. Isso afeta principalmente cachorro de cor preta.
  • Distiquíase: é um crescimento anormal dos cílios, principalmente na margem palpebral.

Para evitar a detecção tardia de qualquer uma destas doenças, recomendamos ir ao veterinário a cada 6 meses ou quando for necessário. Também, seguir o calendário de vacinação e a desparasitação regular (externa e interna). Se seguir os nossos conselhos, terá um companheiro saudável e feliz entre os 10 e os 14 anos de idade.

Fotos de Cão d'água Espanhol

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Cão d'água Espanhol

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Cão d'água Espanhol

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Cão d'água Espanhol
1 de 7
Cão d'água Espanhol

Voltar ao topo da página