Conselhos de beleza

Benefícios da tosa para o seu cachorro

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 13 dezembro 2023
Benefícios da tosa para o seu cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A tosagem do pelo de cães geralmente é associada a raças específicas que exibem penteados característicos ou a exemplares que participam de concursos de beleza. No entanto, a verdade é que cortar o pelo pode ser uma opção para todos os cães cuja pelagem permita ou necessite de um corte. A seguir, neste artigo do PeritoAnimal, falamos sobre os benefícios da tosa para o seu cachorro.

Também lhe pode interessar: Tosa de Poodle: 10 tipos

Índice

  1. Conveniência
  2. Higiene
  3. Saúde
  4. Desparasitação
  5. Comunicação
  6. Socialização
  7. Tosar não é raspar

Conveniência

Um pelo longo e bem cuidado é espetacular, mas nem sempre temos o tempo necessário para mantê-lo em perfeito estado, o que pode levar ao aparecimento de emaranhados, nós, etc. Esses problemas não são apenas estéticos, mas também podem causar danos à pele e desconforto ao pet, como irritações, puxões e até dermatite. Manter esse tipo de pelagem exige escovações praticamente diárias. Portanto, se não podemos dedicar alguns minutos todos os dias, uma opção seria tosá-lo. Dessa forma, a pelagem parecerá saudável e bem cuidada, mesmo que não atinja todo o seu comprimento, e será mais fácil lavá-la, aplicar xampu ou qualquer outro produto, secá-la, pentear, etc. Em outras palavras, o cuidado será mais fácil.

Além disso, um pelo mais curto pode ser mais confortável para o próprio cachorro, especialmente durante os meses quentes. A tosa pode ser feita por um profissional ou em casa. Basta ter uma máquina de corte de qualidade que permita um trabalho rápido, eficaz e seguro. Para saber mais, confira nosso artigo sobre como tosar um cachorro em casa.

Benefícios da tosa para o seu cachorro - Conveniência

Higiene

Um pelo longo pode arrastar-se pelo chão, entrar nos bebedouros ou comedouros, e sujar-se com urina, fezes e outros fluidos, como saliva, remelas ou sangue. Por isso, manter o pelo curto nos ajuda a manter a higiene do cachorro. Nestes casos, pode ser suficiente tosar o pelo ao redor do ânus e dos genitais, orelhas, olhos ou que entra em contato com o chão. No entanto, é importante fazê-lo com cuidado, pois era uma prática comum remover os pelos do interior do canal auditivo sob o pretexto de melhorar a ventilação e a higiene desse canal, mas, na verdade, arrancar esses pelos pode ser contraproducente e favorecer a ocorrência de otite. Lembre-se também de não cortar as vibrissas, que são pelos especializados encontrados nas sobrancelhas, focinho, etc., e têm uma função específica relacionada ao sentido do tato.

Saúde

Às vezes, os cachorros podem se machucar e sofrer ferimentos que vão precisar de cuidados. Para facilitar a recuperação e evitar que o atrito com os pelos leve a infecções, é uma boa ideia aparar o pelo da área. Na verdade, essa tosa costuma ser o primeiro passo ao iniciar a limpeza e desinfecção de uma ferida.

Outra situação em que pode ser recomendado, e, portanto, outro dos benefícios de tosar o pelo de cães por questões de saúde, é quando ele cresce entre os dedos e as almofadas das patas. Pelo longo nessa região pode fazer o cão escorregar em alguns tipos de piso, dificultando sua mobilidade e podendo causar quedas, além de acumular lama e sujeira do ambiente externo. Para mais informações, recomendamos a leitura do artigo "Por que as patas do meu cachorro têm mau cheiro?".

Benefícios da tosa para o seu cachorro - Saúde

Desparasitação

A tosa do pelo também pode nos ajudar a visualizar melhor o corpo do animal, tornando mais fácil detectar a presença de parasitas externos, como carrapatos ou pulgas, que podem passar despercebidos em um pelo muito longo. Além disso, o pelo curto nos permite fazer um reconhecimento tátil e nos ajuda a vê-los melhor, localizá-los e erradicá-los. Essa melhor visualização de todo o corpo também facilita a observação de qualquer alteração, como feridas, inflamações ou o crescimento de algum caroço.

Comunicação

Alguns cães possuem uma pelagem muito longa, densa ou pesada, que cai sobre os olhos e dificulta a visibilidade e a mobilidade da cauda e das orelhas. Dado que os cães usam o corpo para se comunicar, uma boa tosa, especialmente nessas áreas, pode ajudá-los a serem melhor compreendidos, tanto por outros cachorros como por nós.

Socialização

Tosar o pelo do nosso cão é uma forma de acostumá-lo a ser manipulado por todo o corpo, o que promove a criação e a manutenção do vínculo entre ele e nós. Além disso, podemos transformar o momento em uma ótima oportunidade para a prática da educação, recompensando-o quando ele fica quieto, deixa-se ser manipulado, tosado, etc. No entanto, é muito importante considerar o seguinte:

  • A primeira tosa deve ser realizada assim que o veterinário ou o profissional da área nos indicar. Antes disso, é importante apresentar as ferramentas de corte ao cão, permitir que ele as cheire e recompensá-lo para que associe essas ferramentas a estímulos positivos;
  • É fundamental que a experiência seja benéfica para o cachorro, pois, caso contrário, não conseguiremos criar esse vínculo. Se ele estiver com medo ou estressado, é preferível adiar o procedimento para outro momento.

Tosar não é raspar

Agora que você conhece os benefícios de tosar o pelo do seu cão, é importante deixar claro que a tosa a qual nos referimos não é o mesmo que raspar completamente. Tosar o pelo é uma medida benéfica, mas raspar completamente, deixando o cão com quase nenhum pelo, é contraproducente e até perigoso. Em outras palavras, os benefícios da tosa em cães são obtidos quando se deixa um comprimento de vários centímetros de pelo, que pode variar de acordo com as necessidades do próprio cachorro. Por outro lado, se rasparmos a pele, ou seja, se rasparmos o cachorro quase até o zero, estamos expondo-o a várias agressões, como as relacionadas às condições climáticas, tanto de calor quanto de frio, e ao contato com vários elementos que podem causar ferimentos.

Embora muitas vezes a intenção seja raspar o pelo ao máximo porque achamos que é a maneira de ajudar o cão a lidar com o calor, na realidade estamos causando o efeito oposto, removendo a proteção que o pelo oferece e expondo diretamente a pele do cachorro. Além disso, para cães que têm pelo (raças sem pelo são exceção), não é natural ter seu pelo completamente raspado, o que também pode causar problemas na interação com outros cães.

Por esses motivos, o corte raspado é reservado apenas para situações em que é absolutamente necessário, como, por exemplo, em cirurgias. Nessas situações, o veterinário irá raspar a área para visualizar adequadamente a região em que precisa trabalhar e para evitar que os pelos entrem em contato com a ferida, o que poderia causar uma infecção.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Benefícios da tosa para o seu cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Benefícios da tosa para o seu cachorro