menu
Partilhar

Coelho pode comer alface?

 
Por Paula Martinez, Auxiliar técnica Veterinária e psicóloga mestra em neurociência cognitiva. Atualizado: 2 setembro 2021
Coelho pode comer alface?

Ver fichas de  Coelhos

Os coelhos são animais herbívoros cuja dieta deve ser baseada única e exclusivamente no consumo de alimentos de origem vegetal, tais como frutas e vegetais frescos. Mas é possível que, ao tentar variar sua dieta, possam surgir dúvidas.

Um exemplo claro disso é se os coelhos podem comer certos legumes e verduras, como a popular cenoura ou, neste caso, alface. Afinal, coelho pode comer alface? Pode comer muito ou pouca? A alface é boa para os coelhos? Depende do tipo de alface? Neste artigo da PeritoAnimal, vamos tirar todas essas dúvidas!

Também lhe pode interessar: Coelho pode comer uva?

Coelho pode comer alface?

Sim, os coelhos podem comer alface e alguns especialistas até recomendam que ela seja incluída em sua alimentação. No entanto, é preciso saber qual tipo de alface oferecer e também a quantidade. Isso porque, em geral, os coelhos precisam consumir verduras de folhas verdes, tais como a alface (atenção, não pode ser a alface-americana, como explicaremos a seguir), endívia, repolho, acelga ou espinafre, entre outras. Estas verduras fornecem vários nutrientes essenciais, como a vitamina A, ou o ferro, por exemplo[1].

Entretanto, destacamos que o coelho deve consumir pouca alface, adaptando a quantidade de alimentos às necessidades de cada animal, levando em conta que ela não pode ser introduzida de uma só vez e que não deve ser dadas com muita frequência nem em excesso, pois a alface pode soltar o intestino.

Coelho pode comer alface-americana?

A resposta é não, não devemos oferecer alface-americana aos coelhos. Mas por quê? Todo tipo de alface não é igual? Na verdade, não. Acontece que os diferentes tipos de alface que podemos encontrar, por exemplo a alface-romana ou vermelha, têm propriedades diferentes que são a chave para saber se elas podem ou não ser dadas a um coelho.

A razão pela qual a alface-americana não é recomendada é que ela, ao contrário de outros tipos de alface, contém láudano, uma substância opiácea que pode prejudicar o organismo do coelho a partir de certas concentrações. Por esta razão, se um dia um pequeno pedaço de alface-americana for dada ao coelho por engano, isso não deve afetá-lo, além de uma possível desregulação temporária do trânsito intestinal, mas é proibida para consumo habitual.

Para ter um coelho saudável e feliz, recomendamos que você leia este outro artigo sobre os cuidados com o coelho.

Coelho pode comer alface? - Coelho pode comer alface?

Propriedades e benefícios da alface para coelhos

A alface é um alimento bastante controverso entre os especialistas em nutrição de coelhos, pois suas propriedades têm sido questionadas. Este desacordo se deve ao fato de que os diferentes tipos de alface contêm uma substância chamada lactucário, um líquido que está nas folhas da alface que tem efeitos analgésicos, mas também sedativos, razão pela qual o consumo excessivo causa muita sonolência e letargia nos animais. Dentre as propriedades e benefícios da alface para coelhos, destacam-se as seguintes:

  • Hidratação: a alface, como outras verduras, é um alimento com uma alta porcentagem de água em sua composição, portanto favorece uma boa hidratação no coelho.
  • Vitaminas e minerais: a alface tem altas doses de vitamina A e ferro, o que fortalece e melhora a saúde do coelho.
  • Efeito analgésico: embora em grandes quantidades a alface não seja boa, como outros alimentos, se um coelho tem dor ou desconforto pós-cirúrgico, por exemplo, a alface pode ajudar nosso peludo a passar melhor esse período. Entretanto, neste tipo de caso, é sempre melhor consultar primeiro o veterinário.
  • Efeito sedativo: como no caso anterior, e como mencionado acima, o consumo excessivo de alface pode causar sonolência e letargia. Entretanto, em pequenas quantidades pode ser benéfico em casos de estresse em coelhos, pois ajudará nosso animal de estimação a relaxar.

Que tipo de alface é melhor para os coelhos?

Quanto ao tipo de alface que é melhor em nível nutricional, geralmente é aconselhável utilizar as que são de cor mais escura, pois são as que têm a maior concentração de nutrientes. Entretanto, deve-se levar em conta que, no caso da alface, sua maior contribuição à dieta é a da água, mantendo o animal hidratado, pois no que diz respeito às vitaminas e minerais, outras verduras são muito mais benéficas.

Neste outro artigo você confere as frutas e legumes para coelhos.

Quantidade de alface adequada para coelhos

Agora que você já sabe que coelho pode comer alface, antes de mais nada, é de vital importância o processo de incorporação do alimento na dieta habitual do coelho, que deve ocorrer de maneira progressiva e regulada. A introdução de alimentos na dieta deve ser feita um a um de preferência, adaptando as quantidades da menor para a maior até que o alimento seja introduzido completamente. Isto reduz o risco do novo alimento desequilibrar seu sistema intestinal, causando diarreia que pode ser fatal para sua saúde.

No caso da alface, é aconselhável que a quantidade consumida seja reduzida, pois em grandes quantidades tende a causar diarreia de gravidade variável, sendo mais severa em animais com um sistema menos acostumado a isso. Para saber que quantidade de alface poderíamos dar ao nosso coelho, poderíamos tomar como referência, por exemplo, a quantidade de alface que cabe em uma de nossas mãos.

Em geral, é aconselhável que o consumo de verduras seja de, pelo menos, um copo cheio deles por dia para cada 1,8-2 kg de peso corporal do coelho, no qual se recomenda, por um lado, que haja pelo menos 3 verduras diferentes presentes e, por outro lado, que sejam oferecidos de forma intervalada e em pequenas porções ao longo do dia. Resumindo:

  • Ofereça ao menos 3 verduras diferentes por dia
  • A quantidade deve ser de um copo cheio dividido em diferentes refeições ao longo do dia
Coelho pode comer alface? - Quantidade de alface adequada para coelhos

Outras verduras que um coelho pode comer

O melhor a fazer é oferecer uma dieta variada ao coelho, pois isso faz com que suas necessidades nutricionais sejam totalmente cobertas. Além da alface, outros legumes e verduras que você pode dar ao seu coelho, são:

  • Aipo.
  • Acelga.
  • Folha de cenoura.
  • Folha de rabanete.
  • Envía.
  • Rúcula.
  • Espinafre.

Aqui terminamos nosso artigo em que explicamos que sim, coelho pode comer alface, mas nada em excesso e também não deve ser a alface-americana. No vídeo a seguir, você confere um guia completo de como cuidar de um coelho:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Coelho pode comer alface?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Referências
  1. House Rabbit Society (s.f.) (2013). What to Feed Your Rabbit. Disponível em: <https://rabbit.org/what-to-feed-your-rabbit/>. Acesso em 8 de junho de 2021.

Bibliografia
  • Harriman, M. (2018). FAQ: Diet. Rabbit. Disponível em: <http://rabbit.org/faq-diet/>. Acesso em 8 de junho de 2021.
  • Smith, P. A. (2019). What to Feed Your Pet Rabbit. My House Rabbit. Disponível em: <https://myhouserabbit.com/rabbit-care/what-to-feed-your-pet-rabbit/>. Acesso em 8 de junho de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Coelho pode comer alface?
1 de 3
Coelho pode comer alface?

Voltar ao topo da página