Acessórios e cosméticos

Como fazer condicionador caseiro para cães?

 
Eva López
Por Eva López, Jornalista. 11 outubro 2022
Como fazer condicionador caseiro para cães?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Se você está buscando uma solução caseira para hidratar o pelo do cachorro, chegou ao artigo certo! Para fazer um bom condicionador caseiro para cães, recomendamos o uso de produtos naturais como aloe vera, óleo de coco, azeite de oliva, ovo ou vinagre de de maçã. além de hidratar o pelo do pet, os condicionadores proporcionam maciez, brilho e ajudam a desembaraçá-lo, deixando-o saudável e forte. Seu uso melhora consideravelmente a aparência da pelagem, mas sem uma nutrição adequada e um ambiente livre de estresse, nenhum resultado pode ser alcançado. Neste sentido, os especialistas recomendam dietas ricas em ácidos graxos ômega-3, minerais, vitaminas e proteínas.

Se seu companheiro peludo já conta com uma alimentação adequada, exercícios, não sofre de estresse ou qualquer tipo de patologia e, mesmo assim, sua pelagem está sem brilho, embolada e áspera, continue lendo! Neste artigo do PeritoAnimal mostramos 5 receitas de como fazer condicionador caseiro para cães!

Também lhe pode interessar: Fantasias caseiras para gatos 🎭

Índice

  1. Suavizante para cachorros com alecrim
  2. Desembaraçador e condicionador caseiro para cachorro com óleo de coco
  3. Condicionador caseiro para cães com babosa
  4. Suavizante para cães com ovo
  5. Condicionador caseiro para cães de vinagre de maçã
  6. Pode usar condicionador de humano em cachorro?

Suavizante para cachorros com alecrim

O alecrim é uma das especiarias aromáticas mais usadas na cozinha, mas você sabia que ele também tem múltiplos benefícios para nossos amigos peludos? De fato, esta planta também pode ser utilizada para temperar as receitas caseiras dos cães, pois fornece vitamina C, flavonóides, alcalóides, saponinas, óleos essenciais e taninos, o que se traduz em propriedades digestivas, diuréticas, imunoprotetoras e carminativas. Quanto aos benefícios para o pelo dos cães, o alecrim promove a circulação do sangue, que ajuda o pelo do animal a crescer mais forte, saudável e brilhante. Por outro lado, devido a seu efeito adstringente, combate a oleosidade do pelo, algo que acontece muito em raças de pelo fino e longo, como o yorkshire.

Para preparar um condicionador caseiro para cães com alecrim, podemos seguir uma dessas duas receitas:

  1. Prepare um chá de alecrim aquecendo uma colher de sopa de suas folhas com duas xícaras de água.
  2. Aqueça duas colheres de sopa de folhas com duas colheres de sopa de azeite de oliva.

Ambas as receitas se destinam a fortalecer o pelo do cachorro e aumentar sua maciez, com a diferença de que a segunda receita é uma solução caseira ideal para hidratar o pelo do cachorro graças ao azeite de oliva.

Como aplicar o suavizante para cães de alecrim

  1. Prepare sua receita escolhida e deixe-a esfriar um pouco.
  2. Recomendamos coar o preparo para descartar as folhas.
  3. Aplique o condicionador caseiro canino sobre o pelo úmido e massageie suavemente.
  4. Deixe atuar por alguns minutos.
  5. Enxágue.

Recomendamos o uso deste condicionador caseiro após o uso do xampu.

Como fazer condicionador caseiro para cães? - Suavizante para cachorros com alecrim

Desembaraçador e condicionador caseiro para cachorro com óleo de coco

O óleo de coco é um excelente remédio natural para dar brilho ao pelo do cachorro, deixá-lo macio e hidratado. Além de inúmeros benefícios ao pelo, também melhora a saúde da pele do canino. Este óleo é muito popular entre os humanos devido a seus excelentes resultados como máscara de cabelo e rosto. No entanto, seus efeitos positivos não terminam por aí, pois também é um ótimo produto caseiro para hidratar o pelo dos cachorros.

Por outro lado, este suavizante para cães também atua como um desembaraçador natural, tornando-o um ótimo condicionador caseiro para cães de pelo longo. Para prepará-lo, basta aquecer e diluir uma colher de sopa de óleo de coco em uma colher de sopa de água.

Como aplicar o condicionador para cães de coco

  1. Prepare a solução e deixe-a esfriar.
  2. Aplique o condicionador no pelo úmido com uma massagem suave e relaxante.
  3. Deixe agir por alguns minutos e enxágue logo depois.
  4. Se você quiser, pode usar o condicionador antes do xampu.

É muito importante remover o condicionador, caso contrário o cão ficará com uma pelagem fosca e oleosa, o que é o oposto do que queremos alcançar.

Como fazer condicionador caseiro para cães? - Desembaraçador e condicionador caseiro para cachorro com óleo de coco

Condicionador caseiro para cães com babosa

Os benefícios da babosa ou aloe vera para a pele dos cães são bem conhecidos, especialmente para tratar dermatites, e também é usada internamente para combater problemas digestivos. Entretanto, esta planta com tantas propriedades medicinais também é usada para dar brilho pelo do cachorro, fortalecê-lo e hidratá-lo. Para fazer isso, basta diluir duas colheres de sopa do gel da babosa em dois copos de água. E se o pelo do animal estiver em muito mau estado, recomendamos adicionar uma ou duas colheres de sopa de óleo de coco para realçar os efeitos do condicionador caseiro para cães.

Como aplicar o condicionador para cães de babosa

  1. Depois de dar um banho no pet, aplique o condicionador com uma massagem suave.
  2. Deixe agir por alguns minutos.
  3. Enxágue com bastante água.

Este produto caseiro para hidratar e dar brilho ao pelo do cachorro é um excelente condicionador para cães de pelo longo, médio e curto e um excelente tratamento natural para amenizar os sintomas da dermatite atópica. Para melhores resultados, recomendamos o uso de um xampu adequado para o pelo ou pele do seu animal de estimação, especialmente se ele tiver algum problema de pele.

Neste outro artigo falamos sobre algumas doenças de pele em cachorros.

Suavizante para cães com ovo

Devido ao seu alto teor protéico, o ovo é um excelente produto natural para fortalecer o pelo do cachorro e fazer com que ele pareça macio e brilhante. Também é ideal para complementar o tratamento veterinário da dermatite seborréica ou seborreia, sempre com a aprovação de um especialista, pois também tem a capacidade de equilibrar a produção sebácea.

Uma vez que a concentração de sua proteína se encontra na gema, recomendamos utilizar apenas esta parte do ovo para fazer este condicionador caseiro para cães. No entanto, você também pode adicionar o ovo inteiro, se preferir. Para preparar o tratamento, bata vigorosamente uma gema de ovo com meio litro de água morna para emulsificá-la.

Como aplicar o amaciante para cães à base de ovo

  1. Depois de lavar seu cão, espalhe o condicionador no pelo com massagens suaves.
  2. Deixe agir por alguns minutos.
  3. Enxágue bem e, se necessário, aplique uma pequena quantidade de xampu.

Como o ovo é geralmente um dos alimentos que causam mais alergias em cães, devemos aplicar uma pequena dose de condicionador em uma área específica e observar a reação. Se não houver sinais de alergia, então podemos proceder à sua aplicação em sua totalidade.

Como fazer condicionador caseiro para cães? - Suavizante para cães com ovo

Condicionador caseiro para cães de vinagre de maçã

Mais do que um condicionador para cães, o vinagre de maçã é usado como um remédio caseiro para hidratar o pelo do cachorro e controlar seu odor corporal. Da mesma forma, devido ao ácido acético que contém, é um excelente método antiparasitário para evitar possíveis infestações. Para utilizá-lo e aproveitar todas as suas propriedades, basta misturar partes iguais do xampu do cachorro com vinagre de maçã, aplicar como de costume, deixar por alguns minutos e enxaguar.

Para descobrir todos os benefícios do vinagre de maçã para cães, não perca nosso artigo.

Pode usar condicionador de humano em cachorro?

Não, não é recomendado o uso de produtos elaborados para humanos em cães por uma razão simples: não temos o mesmo pH. Os condicionadores e suavizantes para humanos são feitos para o pH de nossa pele e pelos, que está entre 4,5 e 5,5, enquanto os produtos cosméticos para cães são feitos para seu pH, que está entre 6,3 e 7,5.

Além disso, nossos produtos usualmente são feitos com fragrâncias e outros produtos químicos que podem piorar ainda mais a condição da pele e do pelo de seu animal de estimação. Assim, o uso de um condicionador humano em um cachorro pode causar danos à pele, tais como:

  • Irritação
  • Ressecamento
  • Coceira
  • Descamação (caspa)
  • Queda excessiva de pelo
  • Reações alérgicas.

Agora que você conheceu as melhores soluções caseiras para hidratar o pelo do cachorro dando brilho, deixando-o macio e também atuando como desembaraçador, não perca o vídeo a seguir no qual explicamos como dar banho no cachorro em casa!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer condicionador caseiro para cães?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Acessórios e cosméticos.

Bibliografia
  • PET MD. Vet Authored. “The Incredible, Edible Egg: Nutritional or Deadly for Pets?”. Disponível em: https://www.petmd.com/dog/nutrition/evr_multi_eggs_for_pets2>. Acesso em 11 de outubro de 2022.
  • Alimentación sana - Datos y Cifras - OMS a 31 de Agosto de 2018 Disponível em: <http://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/healthy-diet>. Acesso em 11 de outubro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como fazer condicionador caseiro para cães?