O que precisa saber

10 animais para apartamento

Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. Atualizado: 24 agosto 2022
10 animais para apartamento

A cada dia, cresce o número de pessoas que decidem morar em apartamentos, principalmente nas cidades grandes e médias. Entre outras consequências para o cotidiano, isso faz com que cada vez mais pessoas se interessem por saber quais são os melhores animais para apartamento.

Afinal de contas, é difícil resistir à ideia de ter um companheiro que traga alegria ao seu lar, não é mesmo? Porém, é importante considerar vários aspectos antes de adotar um animal de estimação para apartamento de modo a conseguir proporcionar uma vida feliz e saudável ao bichinho. Não há duvidas de que o espaço e o tempo que cada espécie requer são fatores chave na hora de escolher o pet mais adequado ao seu estilo de vida.

Se você mora ou está prestes a se mudar para um apartamento e quer adotar um melhor amigo, continue lendo esse novo artigo do PeritoAnimal para descobrir quais são os 10 melhores animais para apartamento e conhecer algumas dicas para escolher o pet ideal para seu lar.

Também lhe pode interessar: Gato em apartamento é feliz?

Índice

  1. Animais de estimação que não dão trabalho: existem?
  2. Animais de estimação para apartamento: como escolher
  3. Animais para ter em apartamento: os 10 melhores
  4. Animais para apartamento: gato
  5. Animais para apartamento: hamster
  6. Animais para apartamento: coelho
  7. Animais para apartamento: tartaruga
  8. Animais para apartamento: furão
  9. Animais para apartamento: porquinho-da-índia
  10. Animais para apartamento: chinchila
  11. Animais para apartamento: pequenos lagartos
  12. Animais para apartamento: pássaros
  13. Animais para apartamento: cachorro
Ver mais >>

Animais de estimação que não dão trabalho: existem?

Na verdade, não existem animais que não dão trabalho! Todos os pets requerem alguns cuidados para preservar uma boa saúde e desfrutar de uma ótima qualidade de vida. Quando alguém decide adotar um animal de estimação, deve ser responsável por proporcionar as condições ideais que favoreçam o desenvolvimento físico e cognitivo.

Logicamente, existem animais que precisam de mais espaço ou requerem uma maior dedicação de tempo por parte de seus tutores. Um cachorro de grande porte que tenha uma pelagem longa e abundante, geralmente, necessitará viver em um espaço mais amplo e precisará de uma rotina de cuidados mais trabalhosa do que um hamster, por exemplo. Porém, esse pequeno roedor também necessitará receber alguns cuidados básicos para permanecer saudável e feliz, e isso tomará certo tempo e dedicação de seus cuidadores.

É por isso que, antes de criar um pet em apartamento, te recomendamos conhecer mais sobre a espécie e pesquisar as condições e os cuidados que serão fundamentais no dia a dia.

Animais de estimação para apartamento: como escolher

Geralmente, os animais de pequeno porte costumam ser mais apropriados para viver em apartamentos, já que são mais fáceis de cuidar e se adaptam mais facilmente a um ambiente reduzido. Porém, existem outros fatores que você também precisará considerar na hora de escolher os melhores animais para apartamento.

Por exemplo, que tipo de companheiro você está buscando? Um amigo de lealdade incondicional ou um companheiro mais independente? Pense na sua personalidade e no tipo de animal que melhor poderia se adaptar à ela. Qual grau de interação você pretende manter com seu animal de estimação? Procura um amigo que possa levar para passear, para brincar todos os dias ou prefere um animal mais tranquilo que requeira menor dedicação de tempo e esforço? Lembre-se que alguns pets, como os peixes, não poderão interagir de forma tão direta ou ser tão comunicativos quanto outros por limitações inerentes a espécie.

Além disso, lembre-se de considerar a expectativa de vida aproximada de cada espécies. Existem muitos animais de estimação de vivem muito, como as tartarugas, os cachorros, os gatos e as chinchilas. Porém, alguns pets têm uma longevidade bem menos privilegiada, como os hamsters, que costumam viver somente de 2 a 4 anos.

Animais para ter em apartamento: os 10 melhores

Para te ajudar nesse processo de escolha consciente, faremos uma breve lista dos melhores animais para apartamento de pequeno porte que podem se adaptar facilmente a viver em espaços reduzidos. Confira a seguir nossa seleção dos 10 animais para ter em apartamento:

  • Gato
  • Hamster
  • Coelho
  • Tartaruga
  • Furão
  • Porquinho-da-Índia
  • Chinchila
  • Lagarto pequeno
  • Pássaro
  • Cachorro

Continue lendo para saber mais sobre cada um deles!

Animais para apartamento: gato

Os gatos são um dos melhores animais de estimação para apartamento graças a natureza mais independente e a facilidade de adaptação em ambientes reduzidos. E como cada gato possui uma personalidade própria, você pode adotar um bichano que combine com o seu estilo de vida, além de educá-lo para respeitar as normas do seu lar.

Mas lembre-se que, apesar da natureza mais independente, os gatos também precisam receber alguns cuidados básicos para ter uma vida saudável, além de contar com o carinho e a dedicação de seus tutores. Aqui no PeritoAnimal, te contamos como preparar seu lar para a chegada do seu primeiro gato.

10 animais para apartamento - Animais para apartamento: gato

Animais para apartamento: hamster

Os hamsters também são um dos melhores animais para apartamento tanto pelo seu pequeno tamanho, como pelos cuidados simples que requerem diariamente. Porém, será indispensável preparar e enriquecer a jaula do seu hamster, assim como manter uma ótima higiene dentro dela e nos arredores para evitar que seu companheiro desenvolva alguma das doenças comuns nos hamsters.

Além disso, considere que a expectativa de vida de um hamster é calculada entre 2 e 4 anos, dependendo da raça. Portanto, não são uma boa opção para quem busca um pet que viva muito.

10 animais para apartamento - Animais para apartamento: hamster

Animais para apartamento: coelho

Os coelhos também podem ser ótimos animais para apartamento, porém você deve escolher uma raça de coelho adequada ao espaço disponível na sua residência. Os coelhos toy ou anões podem ser uma ótima opção para quem vive em apartamento pequeno.

 

Porém, o ideal é que seu coelho possa sair, pelo menos, duas vezes por dia da jaula e tenha um ambiente seguro onde possa se mover livremente e explorar seu ambiente. Além disso, te propomos conhecer os cuidados fundamentais para os coelhos que te ajudarão a proporcionar uma ótima qualidade de vida ao seu companheiro.

10 animais para apartamento - Animais para apartamento: coelho

Animais para apartamento: tartaruga

Pelo comportamento tranquilo, as tartarugas também podem ser ótimos pets para apartamentos mas, novamente, será fundamental escolher uma espécie adequada para o espaço e o tempo que você pretende dedicar ao seu novo companheiro. Em primeiro lugar, pesquise o tamanho que uma tartaruga pode tomar na idade adulta, já que algumas espécies podem chegar a medir 20 vezes mais quando são adultas do que durante seus primeiros meses de vida.

Lembre-se também que existem tartarugas de água e de terra, e algumas espécies mantêm hábitos semi-aquáticos, alternando seu ambiente entre a água e a terra. Se você optar por uma tartaruga aquática, por exemplo, precisará preparar corretamente o aquário onde seu pet passará praticamente toda a sua vida. As tartarugas de terra precisarão de outros cuidados específicos, além de uma alimentação equilibrada para fortalecer seu sistema imunológico.

10 animais para apartamento - Animais para apartamento: tartaruga

Animais para apartamento: furão

Sem dúvidas, o furão é um dos melhores animais para apartamento e vem ganhando cada vez mais popularidade nos lares brasileiros. Além de terem uma aparência adorável, os furões também são cheios de energia e podem ser animais carinhosos quando vivem em um ambiente positivo.

Porém, você precisa oferecer um bom enriquecimento ambiental para o seu furão para que ele possa se exercitar e se divertir à vontade. Lembre-se que a atividade física será fundamental para que seu furão mantenha um peso saudável e um comportamento equilibrado. Confira os melhores conselhos para criar furão em apartamento nesse artigo do PeritoAnimal.

10 animais para apartamento - Animais para apartamento: furão

Animais para apartamento: porquinho-da-índia

Os porquinhos-da-índia são um dos melhores animais para apartamento, já que mostram um temperamento amigável, carinhoso e bastante tranquilo. Além disso, são animais pequenos que requerem cuidados relativamente simples para preservar à boa saúde.

Porém, você deverá proporcionar uma alimentação apropriada ao seu porquinho-da-índia, além de enriquecer a jaula e oferecer um ambiente tranquilo onde ele possa se expressar livremente e desenvolver plenamente as habilidades físicas, cognitivas e emocionais. Com os devidos cuidados, seu porquinho-da-índia se tornará um companheiro extraordinário que trará muito afeto à sua família.

10 animais para apartamento - Animais para apartamento: porquinho-da-índia

Animais para apartamento: chinchila

Por muitos anos, as chinchilas foram confundidas com os hamsters ou com os porquinhos-da-índia no Brasil, porém, são espécies completamente diferentes. Por ser um animal pequeno, seu aspecto adorável e seu comportamento alegre e carinhoso, a chinchila também é um dos melhores animais para apartamento. Além disso, tem uma privilegiada expectativa de vida, podendo chegar a viver mais de 20 anos em um ambiente positivo.

Ficou interessado em adotar uma chinchila? Então, não perca nossas dicas sobre como criar chinchila em apartamento e proporcionar uma excelente nutrição a esse pet tão encantador.

10 animais para apartamento - Animais para apartamento: chinchila

Animais para apartamento: pequenos lagartos

Os amantes dos pets exóticos também estão contemplados em nossa lista com os 10 de melhores animais para apartamento, já que os pequenos lagartos podem ser bons companheiros para quem vive em apartamento e busca um pet fora do “tradicional”. Se você é um principiante na criação de répteis, pode optar pelo gecko leopardo, um lagarto fácil de manipular e cuidar pelo seu pequeno tamanho e caráter amigável.

Antes de adotar um animal exótico como pet, seja um réptil ou qualquer outra espécie, lembre-se de consultar quais espécies estão permitidas criar em cativeiro no país ou na região onde você reside. Além disso, sempre recorra a refúgios, protetoras de animais ou criadores legalizados para adotar legalmente um pet exótico. Desta forma, você se assegura de não colaborar para o trafico de animais exóticos, que submete inúmeras espécies a condições indignas de vida.

10 animais para apartamento - Animais para apartamento: pequenos lagartos

Animais para apartamento: pássaros

Os pássaros também podem se adaptar a viver em apartamentos, porém, será sua responsabilidade conciliar as necessidade de liberdade e de atividade física com a necessidade de mantê-los em uma jaula por segurança. Obviamente, também deverá proporcionar uma nutrição completa e apropriada de acordo com a espécie, assim como conservá-los livres de parasitas e de doenças.

Pessoalmente, não acho uma boa ideia adotar um animal para obrigá-lo a viver praticamente o dia inteiro em uma jaula. Então, se você estiver interessado na cria de pássaros, aconselharia escolher espécies que podem ser educadas para viver em liberdade dentro do apartamento, como os papagaios, os periquitos ou as calopsitas.

10 animais para apartamento - Animais para apartamento: pássaros

Animais para apartamento: cachorro

Além de estarem no topo da lista de animais carinhosos, os cães também podem ser excelentes animais para apartamento. Você só precisará escolher um cachorrinho apropriado para o espaço disponível no seu lar e educá-lo corretamente para ensiná-lo a respeitar as regras da casa. Existem cachorros de todos os tamanhos e personalidades esperando para ser adotados e ter a oportunidade de receber o amor de uma família.

Por exemplo, te recomendamos ensinar seu cachorro a fazer suas necessidades fora de casa e a passear corretamente, já que isso facilita (e muito!) manter uma ótima higiene do seu apartamento e permitirá desfrutar dos passeios na companhia do seu cão, que também serão indispensáveis para proporcionar uma boa rotina de atividade física ao seu melhor amigo.

Dica: não deixe de conferir aqui no PeritoAnimal quais são os melhores cachorros para apartamento.

 

 

 

10 animais para apartamento - Animais para apartamento: cachorro

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 animais para apartamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Vídeos relacionados com 10 animais para apartamento

1 de 3
Vídeos relacionados com 10 animais para apartamento
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Guilherme
Adoro esses animais de apartamento
A sua avaliação:
Tomaz
Muito bom saber desses animais para apartamento.
A sua avaliação:
james eudocio dos santos
(olaperito animal otimas dicas )Esse curso proporciona aos tutores, criadores e demais interessados,
o conhecimento necessário para a realização de primeiros socorros em cães e gatos. Ideal para esses animais para apartamento.
A sua avaliação:
Graziely Ramos
Conteúdo muito bom, parabéns! É importante também lembrar do cuidado com os bichinhos. Os gatos e cachorros, por exemplo, precisam de um ambiente seguro e com medidas que evitem quedas, como as redes de proteção. Além de muito outros detalhes como a vacinação, alimentação, passeios e etc.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Agradecemos, Graziely. É isso aí, sempre com muito amor e respeito com os animais!
A sua avaliação:
sese
muito bom
1 de 11
10 animais para apartamento