Partilhar

Pássaros domésticos: 6 melhores espécies para ter em casa

Pássaros domésticos: 6 melhores espécies para ter em casa

Se você está pensando em ter um animal de estimação em casa, você deve saber que os pássaros são uma boa opção, já que suas cores e o canto de alguns podem ser bastante interessantes. A variedade de pássaros existentes é imensa. No entanto, nem todos são adequados para conviver com pessoas, seja devido ao seu tamanho, seus hábitos ou seu estado de conservação.

Quando se trata de ter um pássaro doméstico, certifique-se sempre de que não está em perigo, para evitar contribuir com tráfego ilegal. Você quer saber quais são os melhores pássaros para ter em casa? Descubra as aves mais populares e recomendadas pelo PeritoAnimal:

Também lhe pode interessar: Benefícios de ter pássaros

1. Papagaio

Conhecido cientificamente como Psittacoidea, os papagaios são provavelmente os pássaros domésticos exóticos mais populares, não só pela sua bela plumagem, mas também pela sua inteligência e pela sua capacidade de imitar sons. Sua dieta é onívora e a sua principal fonte de alimento são os frutos e sementes, mas também desfrutar de todos os tipos de insetos e até mesmo carne. Além disso, sua personalidade sociável e afetuosa é atraente para muitos.

Eles exigem uma gaiola espaçosa, mas também deve-se notar que eles devem ser capazes de voar livremente pela casa a maior parte do dia, o que evitará muitos problemas comportamentais, muitos deles relacionados ao estresse e ao confinamento. Eles são animais muito inteligentes, capazes de aprender truques e até palavras, tornando-se um papagaio falante. Eles são recomendados para proprietários experientes em posse de tais animais, como eles são geralmente muito faladores e, na maioria dos casos, requerem a educação um tutor experiente.

Se, apesar de não ser um experiente tutor de papagaios, você está pensando em adotar um, recomendamos uma consulta prévia com um veterinário de animais exóticos para aprender a alimentar, cuidar e educá-los.

Pássaros domésticos: 6 melhores espécies para ter em casa - 1. Papagaio

2. Periquito

O periquito, também conhecido como Melopsittacus undulatus é provavelmente um dos mais populares pássaros domésticos pequenos ao redor do mundo, por isso, esta pode ser uma boa opção se você é um iniciante. O que periquito come é simples, sua dieta é baseada em frutas e sementes.

Eles são animais muito sociáveis, por isso, recomendamos que você tenha pelo menos dois, de preferência um macho e uma fêmea, pois se ambos pertencem ao mesmo gênero, eles tendem a ser rudes um com o outro. Embora seja uma das aves domésticas mais conhecidas para as crianças, devemos garantir que o manuseio destes pequenos seja apropriado, pois eles poderiam danificá-los com grande facilidade, já que são animais pequenos e sensíveis.

O espaço destinado a eles deve ser amplo, com um ninho, recipientes de água, comida e alças onde eles possam se pendurar. Idealmente, esses itens devem ser limpos diariamente, mas não se preocupe, passar um pouco de água com bicarbonato de sódio e secar com um pano úmido é bastante eficaz para esta limpeza diária.

Se quiser saber mais sobre periquitos, veja também: Cuidados com o seu periquito

Pássaros domésticos: 6 melhores espécies para ter em casa - 2. Periquito

3. Canário

O canário ou Serinus canaria domestica é um pássaro cantor por excelência e desde há séculos que tem sido domesticado. É um pássaro muito inteligente, capaz de aprender diferentes ritmos, desde que os ouça repetidamente. A comida dos canários é variada e baseia-se principalmente em rações e alpiste, mas também inclui alguns vegetais, como brotos verdes, brócolis ou cenoura.

Embora sejam animais muito alegres que adoram cantar, muitas vezes têm uma personalidade um tanto insegura, por isso é recomendado fornecer um espaço confortável e espaçoso que tenha um ninho onde possam se refugiar quando precisam.

O canário é uma das aves mais populares para se ter em casa, mas devemos salientar que os climas frios podem ser um tanto prejudiciais, por ser uma ave de clima tropical.

Pássaros domésticos: 6 melhores espécies para ter em casa - 3. Canário

4. Calopsita

O Nymphicus hollandicus é uma ave exótica que pertence à família da cacatua. Ele é um animal carinhoso com seus companheiros humanos, e também muito inteligente. Sua plumagem é marcante, com tons vibrantes e a maioria tem um corpo cinza ou branco, acompanhado por uma crista amarela, como sua cabeça e pequenas manchas avermelhadas sob os olhos e bico. É ideal ter uma calopsita em apartamento.

Esses pássaros adoram se divertir, por isso, é importante ter todos os tipos de brinquedos que eles possam usar, eles também gostam muito de cantar. Durante o dia eles adoram andar livremente pela casa, mas quando é hora de dormir é necessário mantê-los em uma gaiola coberta, bastante espaçosa, pois são muito assustados. No que diz respeito à sua dieta, é composta principalmente de alpiste, ração, frutas e legumes.

Sem dúvida, é uma das melhores aves para domesticar, principalmente por sua sociabilidade e facilidade com os cuidados da calopsita.

Pássaros domésticos: 6 melhores espécies para ter em casa - 4. Calopsita

5. Agapornis

O Agapornis é conhecido por ser um pássaro fiel, tanto para o seu parceiro como para seus companheiros humanos, é por isso que ele também recebeu o nome de "inseparável". Tem uma personalidade afetuosa, sempre procura estar ao seu lado, seja para brincar, aconchegar ou bicar sua cabeça, é um pássaro doméstico altamente recomendado se você tem crianças em casa.

No entanto, não é indicado se você está procurando pássaros pouco ruidosos, porque agapornis é especialmente falador e requer atenção constante. Os agapornis podem passar por um estágio de "adolescência" um tanto problemático, pois tendem a se agitar constantemente ao seu lado.

Sua dieta é baseada, principalmente, em sementes, frutas e legumes, além de ser totalmente necessário passarem algum tempo ao sol pelas vitaminas que este oferece. O enriquecimento ambiental, ou seja, fatores que melhoram a vida do animal, é especialmente importante neste tipo de aves, que precisam de brinquedos para agapornis para se divertir e se socializar para serem mais felizes.

Pássaros domésticos: 6 melhores espécies para ter em casa - 5. Agapornis

6. Cacatua

O Cacatuidea é originário da Austrália e da Ásia. No mundo animal é fácil reconhecê-lo devido à sua enorme crista, seu bico arredondado. Suas cores são, principalmente: cacatua branco e cinza. O que você deve ter em mente ao adotar uma cacatua é a atenção, já que são pássaros muito sociáveis ​​e adoram contato com humanos ou outras aves de sua espécie. É preciso ter em conta que, se as cacatuas passarem muito tempo sozinhas, ficam deprimidas.

Se elas se sentirem à vontade, elas procurarão interagir, seja mordendo você com seu bico carinhosamente, imitando sua voz e até mesmo se empoleirando em seu ombro. Além disso, eles são muito divertidos porque adoram assobiar, cantarolar músicas e até dançar! Elas só precisam de um pequeno ritmo e você verá seus movimentos. Quanto à sua dieta, elas comem frutas, especialmente pêssegos, peras, maçãs, entre outros.

A cacatua é uma ave recomendada para pessoas que tenham experiência com grandes aves e por essa razão não é um pássaro adequado como animal de estimação para as crianças. Também não é um pássaro que deve passar o dia todo na gaiola porque precisa de socialização e de voar livremente pela casa a maior parte do dia.

Pássaros domésticos: 6 melhores espécies para ter em casa - 6. Cacatua

Recomendações gerais

Antes de adotar um pássaro doméstico, devemos estar cientes de que pequenas gaiolas não são recomendadas e que, atualmente, muitas associações e organizações indicam que esse tipo de residência causa estresse e ansiedade nesses animais sensíveis. Embora as gaiolas sejam necessárias para protegê-los durante a noite ou nos momentos em que abrimos as janelas, o mais aconselhável é deixá-los voar livremente. Desta forma, eles se desenvolverão completamente e serão muito mais felizes. Claro, se houver outros animais de estimação ou crianças em casa, é importante ter cuidado e garantir a segurança do pássaro.

Em casa, é melhor reservar um espaço para fazer um ninho, colocar água, bebedouros e uma caixa para as necessidades, bem como elementos onde a ave possa subir com as pernas, voar e balançar. O exercício é muito importante, além do entretenimento proporcionado pela diversão e a exploração dos espaços. Todos esses elementos farão seu pássaro mais feliz.

Além disso, é importante ter em conta, ao adotar uma ave, se não é uma espécie ameaçada de extinção para não contribuir para o tráfico delas. O mais aconselhável é procurar diretamente por centros de adoção de aves.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pássaros domésticos: 6 melhores espécies para ter em casa, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário sobre Pássaros domésticos: 6 melhores espécies para ter em casa

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Daniela Lupi
Amo aves domésticas. Não tem nada melhor que pássaro de companhia

Pássaros domésticos: 6 melhores espécies para ter em casa
1 de 7
Pássaros domésticos: 6 melhores espécies para ter em casa

Voltar ao topo da página