Partilhar

Os melhores brinquedos para papagaios

Os melhores brinquedos para papagaios

Os papagaios são animais muito ativos, precisam de se exercitar todos os dias e enfrentar desafios mentais que os estimulem de forma positiva. Na natureza, os papagaios são animais gregários com relações muito complexas com os seus congêneres. Passam o dia se comunicando, brincando, trepando em árvores, alimentando-se e criando novos laços.

Neste artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre os brinquedos para papagaios, explicando como devem ser, que tipos existem, e até aprendendo como fazer brinquedos para papagaios, já que os recursos para comprá-los nem sempre estão disponíveis.

Também lhe pode interessar: Os melhores brinquedos para gatos

A importância dos brinquedos para papagaios

A falta de atividade física ou de novos desafios, junto com a ausência de mais papagaios ou outros animais com os quais socializar, pode fazer que o nosso papagaio sofra problemas de saúde. Os sintomas de estresse ou mal-estar em papagaios não costumam ser evidentes no início, pois como são animais presas sabem esconder perfeitamente as suas fraquezas.

Se você tem um ou mais papagaios em casa, deve saber que uma das estratégias para reduzir o seu estresse, frustração ou tédio é a utilização de brinquedos. De fato, os brinquedos são cruciais para a boa saúde de um papagaio.

Caraterísticas dos brinquedos para papagaios

Todos os brinquedos para papagaios devem se basear em umas premissas básicas com o propósito de evitar intoxicações, feridas ou outros problemas. O mesmo acontece com o lugar onde o papagaio vive: é importante saber como deve ser a gaiola de um papagaio, de que materiais pode estar feita, onde colocá-la ou o que pôr dentro.

Quando escolhemos novos brinquedos para um papagaio devemos ter em conta que:

  • O brinquedo não deve conter pintura ou ser fabricado com um material tóxico para eles. Os profissionais de uma loja de brinquedos para papagaios ou em qualquer loja onde vendam produtos para animais exóticos podem te informar mais sobre a composição dos materiais usados no fabrico do brinquedo para papagaio.
  • Não devem conter peças extremamente pequenas que eles possam engolir por engano.
  • O material do brinquedo não pode ser abrasivo nem possuir extremidades afiadas ou pontiagudas que possam ferir o animal.
  • Quando o brinquedo tem tecido ou cordas, o seu uso deve ser sempre vigiado, pois pode se desfiar e o papagaio pode ficar preso.
  • Os melhores materiais para os brinquedos de papagaios são os naturais, como a madeira e os seus derivados, como papelão ou papel. Além disso, materiais como a madeira de oliveira são ideais para uma boa manutenção do bico e das garras.

Os papagaios são especialistas em destruir brinquedos, então você deve ter em conta que durarão muito pouco e será necessário renová-los constantemente. Não é um comportamento incorreto, pelo contrário, a sua forma de se divertir é bicar os brinquedos. Na natureza eles também cortam raminhos ou flores, atividade muito vantajosa para as plantas na maioria dos casos, pois atua como uma poda natural.

Tipos de brinquedos para papagaios

Na hora de escolher os brinquedos que queremos dar ao nosso papagaios, você deve ter em conta vários fatores. Em primeiro lugar, pense no tamanho do papagaio, pois as proporções do brinquedo para um papagaio de tamanho grande são diferentes das para um papagaio pequeno.

Em segundo lugar, considere o tamanho da gaiola. Se você deseja colocar o brinquedo dentro da mesma, deve continuar existindo espaço livre suficiente para que o papagaio não se sinta sufocado.

Por último, a escolha dos brinquedos deve ser diferente se você tem um único papagaio ou mais. Se o brinquedo é individual, o seu uso deve ser observado para evitar conflitos. Uma vez analisados estes fatores, escolha o tipo de brinquedo para papagaio que o seu pet preferiria ou qual será mais prático para a condição física e mental dele.

Brinquedos pendurados

As aves amam estar suspensas nos ramos das árvores. Os brinquedos pendurados, como os balanços, provocam a sensação de estar em um raminho que cambaleia. Estes brinquedos reforçam também a musculatura das pernas. Você pode colocar vários balanços em alturas diferentes para estimular que seu papagaio salte de um para outro.

Brinquedos para trepar

Os papagaios são trepadores. Evidentemente também são animais voadores, mas nas florestas tropicais onde a vegetação é muito espessa, às vezes é mais fácil trepar de uma árvore a outra que voar. Por isso, brinquedos como escadas ou simplesmente poleiros colocados de forma diagonal ao chão favorecerão a capacidade trepadora destas aves. Além disso, os papagaios trepam se ajudando do seu bico. Se as escadas ou os poleiros são de madeira, cumprirão também uma função de desgaste e manutenção das garras e do bico.

Brinquedos interativos para papagaios

Em liberdade, os papagaios passam grande parte do seu tempo procurando, manipulando e comendo alimentos. Este comportamento de fornecimento pode se imitar em casa facilmente. Se o papagaio vive em um aviário ou se sai assiduamente da gaiola, você pode espalhar a comida dele pelo chão e assim, ele ficará muito tempo procurando e comendo.

Existem brinquedos dentro dos quais podemos introduzir comida para que o papagaio se entretenha tirando-o. Não é preciso que seja um alimento especial, está provado que um papagaio prefere obter comida desta forma mesmo que não seja o mesmo alimento que tem disponível sempre no seu comedouro.

Brinquedos para estimular a atividade física (parques de jogo)

Ainda que não pareça pela sua fisionomia, os papagaios podem ter obesidade. É um problema muito sério que pode afetar gravemente o fígado e outros órgãos, levando mesmo à morte. Contudo, tendo ou não um papagaio com problemas de peso, é importante que se exercite na mesma.

Existem brinquedos chamados "parques de jogo" onde o papagaio pode desenvolver diversas atividades como trepar, se pendurar, procurar comida, etc. É como um "tudo em um" para papagaios.

Espelhos

A utilização de espelhos em papagaios é uma questão um pouco controversa. Como falamos, os papagaios são animais muito sociais e portanto, viver sozinhos não garante o bem-estar do animal. É provável que, ao dar um espelho a um papagaio que vive sozinho, ele fique obcecado com o reflexo, podendo até deixar de comer. Os espelhos são brinquedos indicados para papagaios que vivem em pares ou grupos, grandes ou pequenos. Deste modo poderão desfrutar do espelho.

Brinquedos para morder

Os papagaios necessitam manter o seu bico saudável. Para isso, dedicam tempo bicando diversos objetos. Os melhores são os de materiais naturais, como a madeira. Também podemos utilizar ossos de choco ou pedras de cálcio, com o suplemento extra deste nutriente tão vantajoso.

Quer para manter um comprimento correto do bico ou não, os papagaios são muito destrutivos, pelo que adoram pedaços de papelão para poder desfazê-los.

Os melhores brinquedos para papagaios - Tipos de brinquedos para papagaios

Como introduzir um novo brinquedo

Em função da relação que você tem com o seu papagaio, se ele confia em você ou não, introduzir um novo brinquedo será mais ou menos fácil. Em primeiro lugar, nunca coloque um novo brinquedo diretamente na gaiola, pois o papagaio poderia entrar em pânico e criar animosidade contra o brinquedo ou até contra o tutor.

O melhor é deixar o brinquedo alguns dias perto da gaiola. Se o papagaio confia em você e te observa tocando o brinquedo, ele aceitará o novo objeto muito mais rápido. Depois desse tempo, você pode introduzir o brinquedo na gaiola, em um lugar afastado do local habitual do papagaio para não invadir o seu espaço pessoal. Com o tempo, você aprenderá quais são os brinquedos favoritos do seu papagaio.

Como fazer brinquedos para papagaios

A venda de brinquedos para papagaios está em alta mas, como falamos antes, os papagaios são animais muito destrutivos, portanto os brinquedos durarão pouco e talvez seja necessário investir muito dinheiro em outros novos. Isto não é um problema, já que você pode fabricar os seus próprios brinquedos seguindo as seguintes dicas e conselhos:

  • É tão simples como pendurar cordas ou pedaços finos de roupa com pequenos nós do teto da gaiola. O papagaio gostará muitíssimo de desfazer esses nós, mas lembre fazê-lo sob vigilância porque o tecido pode se desfiar.
  • Você também pode fazer brinquedos com o papelão que sobra dos rolos de papel, fazer pequenos buracos, colocar comida dentro e fechar as duas extremidades. Com isto, ele terá asseguradas horas de diversão.
  • Se você é uma pessoa com habilidade para manualidades e construção, pode construir o seu próprio parque para papagaios. Lembre-se de não utilizar materiais tóxicos ou abrasivos como a cola.
  • Outra ideia é mudar regularmente a disposição dos poleiros. Para além disso, você pode ir ao campo ou parque da sua cidade e colher raminhos e bastões para criar novos poleiros. Se eles tiverem espessuras diferentes e várias texturas, ainda melhor.

Agora você sabe a importância dos brinquedos para os papagaios e como é fácil construir os seus próprios brinquedos.

Em seguida, te mostramos um vídeo sobre brinquedos caseiros para papagaio do canal Diário de Um Papagaio:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os melhores brinquedos para papagaios, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Bibliografia
  • Kalmar, I. D., Moons, C. P., Meers, L. L., & Janssens, G. P. (2007). Psittacine birds as laboratory animals: refinements and assessment of welfare. Journal of the American Association for Laboratory Animal Science, 46(4), 8-15.
  • Meehan, C., & Mench, J. (2006). Captive parrot welfare. Manual of parrot behavior, 301-318.
  • Mettke‐Hofmann, C., Winkler, H., & Leisler, B. (2002). The significance of ecological factors for exploration and neophobia in parrots. Ethology, 108(3), 249-272.

Escrever comentário sobre Os melhores brinquedos para papagaios

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Edmilson
amei as ideias de brinquedo para papagaio caseiro

Os melhores brinquedos para papagaios
1 de 2
Os melhores brinquedos para papagaios

Voltar ao topo da página