Partilhar

O feneco como animal de estimação

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 29 julho 2016
O feneco como animal de estimação
Imagem: staticflickr.com

O Feneco ou raposas-do-desertos é um animal lindo, limpo, afável e carinhoso que pode ser domesticado com alguma facilidade. No entanto, não é correto pretender adotar esta bela criatura. A razão fundamental é que o animal morrerá rapidamente no seu novo habitat do nosso lar.

Se sobreviver, o mais provável é que tenha uma vida miserável, por muito carinho e cuidados que lhe tente dar. Além disso, a posse de fenecos é ilegal em muito países. O motivo principal é que o Feneco é um animal oriundo dos desertos do Saara e da Península Arábica.

Continue lende este artigo do Perito Animal para saber mais coisas sobre o Feneco como animal de estimação.

Também lhe pode interessar: O tatu como animal de estimação

A importância do habitat

O habitar é fundamental para traçar as linhas mestras da evolução das espécies de fauna e flora que se adaptam ao meio envolvente. E precisamente a radicalidade atroz do clima desértico é o principal fator que te configurado a estrutura física e os costumes da raposa-do-deserto.

Teria um pinguim-imperador como animal de estimação em sua casa? Por acaso tem um geladeira enorme a -40º C de temperatura, fustigada por nevões intermináveis? Penso que não é possível. Nem sequer em um zoológico podem recriar em perfeitas condições este habitat.

Do mesmo modo não podemos recrear o deserto nas nossas casas. O Feneco pode ser um excelente animal de estimação em um povoado perto de um oásis situado em pleno deserto ou nos seus limites, porque todo el, todo o seu corpo está adaptado para sobreviver vantajosamente neste ambiente.

O feneco como animal de estimação - A importância do habitat

Morfologia do Feneco

O Feneco é o menor dos canídeos, incluindo menor que um cachorro chihuahua. O seu peso está entre 1 e 1,5 kg. E não mede mais de 21 cm. Um Feneco adulto não ultrapassa os 41 cm, e o seu rabo mede entre 20 a 30 cm. Tem as almofadas plantares peludas para evitar queimar-se nas areias ardentes do seu habitat.

No entanto, a característica física que o distingue mais das outas raposas são o seu par de espetaculares orelhas hiper-desenvolvidas. Essas orelhas têm a sua razão de ser, a primeira é ventilar o calor acumulado no seu corpo. Em segundo lugar, servem para captar o mais ínfimo som que as suas presas possam fazer.

O pelo denso do Feneco é da cor da areia no lombo e flancos, sendo o seu ventre de uma cor cinza-esbranquiçado e mais curto que no dorso.

O feneco como animal de estimação - Morfologia do Feneco

Hábitos do Feneco

O Feneco tem hábitos noturnos. A sua alimentação compõe-se por roedores, répteis, insetos, ovos, pássaros, e também frutos como tâmaras, amoras e bagas. Tem uma capacidade de salto considerável que o ajuda em suas caçadas e na fuga quando atacado pelos seus predadores.

O caracal (Lince-do-deserto) e as corujas africanas são os seus principais adversários. Vive em tocas subterrâneas (de até 10 metros de profundidade), onde a temperatura é mais baixa que no exterior. Na natureza vive aproximadamente 10-12 anos.

O feneco como animal de estimação - Hábitos do Feneco
Imagem: nationalgeographic.com

O Feneco doméstico

No caso de cometer a irresponsabilidade e o grande erro de adotar uma raposa-do-deserto, porque viu uma foto e acha muito fofa, deve saber que o Feneco é estritamente noturno. Se o confinar em uma gaiola durante a noite ele irá morrer!

Se o deixar solto ele fará a sua vida: furar almofadas para esconder alimento ou fazer um buraco para transformar o sofá ou um colchão inabitado na sua toca e sentir-se bem e quente no banco de gelo que será a sua casa.

O Feneco tem a capacidade de perfurar até 6 metros de terra por dia. Se o mantiver em um jardim o mais provável é que escape e um cão acabe com ele. Se o tiver em um apartamento será pior para ele e para si. O Feneco tem uma grande capacidade de salto e pode subir para qualquer mesa ou estante, arrasando tudo por onde passa.

O feneco como animal de estimação - O Feneco doméstico

Aprecie o Feneco

Se pretende que o Feneco faça parte da sua vida, informe-se por ele. Leia, aprecie os documentários, e colecione fotos deste bonito animal Tão pequeno e ao mesmo tempo um enorme sobrevivente dos lugares onde muitos animais, inclusivamente os seres humanos, morreriam sem grande dificuldade.

Sonhe com o dia em que possa viajar ao deserto, e debaixo de um céu celeste cheio de estrelas que jamais contemplará, poderá ouvir e ver as raposas-do-deserto no seu habitat natural.

O feneco como animal de estimação - Aprecie o Feneco

Se deseja ler mais artigos parecidos a O feneco como animal de estimação, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário sobre O feneco como animal de estimação

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Anonimo
quanto custa em média um feneco (raposa dos desertos?)
A sua avaliação:
Nádia
Tauane, concordo 100% com seu comentário! O ser humano é muito egocêntrico, só pensa em seu próprio bem estar. Tirar um animal desses de seu habitat, forçando uma domesticação completamente antinatural, para colocá-lo confinado em um apartamento? Além do que, esses animais caçam roedores, insetos, lagartos. Os animais não são marionetes para serem manipulados dessa forma.
Ismael Pizzi
Vários animais foram salvos da extinção devido a convivência com humanos, obviamente não é qualquer um que pode criar bichinho desse mas mesmo cachorro e gato merecem respeito.
Andrea
Ele irá se adaptar super bem aqui na minha cidade pq para deserto falta pouco. Região de transição de mata Atlântica tendendo mais para o cerrado. No verão a sensação térmica pode chegar há mais de 50 graus. Mas brincadeiras a parte, a Rússia já domesticou esses animais e por lá me parece que eles possuem uma vida longa e feliz. Acompanho várias pessoas que possuem esse animalzinho e não observei nenhuma tristeza neles e sim animais bem cuidados e felizes.
Tauane
Mesmo que não apresente tristeza, é muito egoísmo tirar o animalzinho do seu habitat natural só pra poder ter um bichinho bonito como animal de estimação; É tão errado quando domesticar um animal que é claramente selvagem e bem mais feliz na natureza. Se querem um pet então que adotem um cachorro e/ou gato, que já foi domesticado e para o qual não há mais volta - me refiro a conseguirem serem selvagens novamente-. Querer comprar animais como se fossem objetos, além de uma enorme falta de caráter é egoísmo puro e falta de coração.
A sua avaliação:
Julia Heloisa
Eu queria saber como deixar ele bem adaptado no nosso ambiente ou casa pra ele não morrer rápido
Safira Fox
Olha, o recomendável é nem tê-las de estimação mas... Assim, se vc mora em prédio ou em apartamento, pode esquecer de ter essa raposa de estimação. caso vc tenha (por algum motivo "MILAGROSO") um jardim inteiro de areia (enorme) e esteja situada em uma cidade ou estado de um calor infernal, até que a raposa vai se sentir um pouquinho confortável (pouquinho eu acho).
A sua avaliação:
Gustavo Lopes
Certo, e dificil não se apaixonar com a belaza desse animal, mais pelo bem da espécie tem que manter o feneco no habitat natural dele, para esse animal não correr o risco de ficar em extinção.
(Aliás já esta) *Só mais uma coisa* - Fennekin eu escolho voceeeeeeee...

Starley
Ah nan XD

O feneco como animal de estimação
Imagem: staticflickr.com
Imagem: nationalgeographic.com
1 de 6
O feneco como animal de estimação

Voltar ao topo da página