PARTILHAR

O feneco como animal de estimação

O feneco como animal de estimação

O Feneco (Fennec fox, em inglês) ou raposa do deserto é um animal lindo, limpo, adorável e carinhoso que pode ser domesticado com facilidade. No entanto, não é legal pretender adotar esta bela criatura. A razão fundamental disso é que o animal morrerá rapidamente no seu novo habitat em nosso lar.

Se sobreviver, o mais provável é que tenha uma vida miserável, mesmo com todo carinho e cuidados que a pessoa tente oferecer. Além disso, a posse de fenecos é ilegal em muito países. O motivo principal é que o Feneco é um animal oriundo dos desertos do Saara e da Península Arábica.

Continue lendo este artigo do Perito Animal para saber mais informações sobre o Feneco como animal de estimação e por que você não deve ter um, em qualquer circunstância.

Também lhe pode interessar: Animais que não devem ser de estimação

A importância do habitat

O habitat é fundamental para traçar as linhas mestras da evolução das espécies de fauna e flora que se adaptam ao meio em que vivemos. Precisamente a peculiaridade especial do clima desértico é o principal fator que se configura como estrutura física ideal que pode definir os costumes da raposa do deserto.

Você teria um pinguim-imperador como animal de estimação em sua casa? Por acaso você tem uma geladeira enorme a -40º C de temperatura, cheia de neve o tempo inteiro? Acreditamos que não seja possível. Nem em um zoológico é possível recriar este habitat em perfeitas condições.

Do mesmo modo, não podemos recriar o deserto nas nossas casas. O Feneco pode ser um excelente animal de estimação em um povoado perto de um oásis, situado em pleno deserto ou nas suas proximidades, porque todo o seu corpo está adaptado para sobreviver melhor neste ambiente.

O feneco como animal de estimação - A importância do habitat

Morfologia do Feneco

O Feneco é o menor dos canídeos, sendo menor que um cachorro chihuahua. O Feneco filhote pesa até menos que 1 kg, já em adulto, seu peso varia entre 1 e 1,5 kg, e não mede mais que 21 cm. Um Feneco adulto não ultrapassa os 41 cm, e sua cauda mede entre 20 a 30 cm. Tem as almofadas peludas das patas para evitar queimaduras nas areias ardentes do seu habitat. No entanto, a característica física que mais o distingue das outras raposas é o seu par de espetaculares orelhas super desenvolvidas. Essas orelhas têm algumas funcionalidades, a primeira é ventilar o calor acumulado no seu corpo. Em segundo lugar, servem para captar o mais ínfimo som que as suas presas possam fazer. O pelo denso do Feneco é da cor da areia no lombo e flancos, já o seu ventre tem uma cor cinza-esbranquiçada, sendo menos denso que no dorso.

O feneco como animal de estimação - Morfologia do Feneco

Hábitos do Feneco

O Feneco tem hábitos noturnos. A sua alimentação é composta por roedores, répteis, insetos, ovos, pássaros, e também por frutos como tâmaras, amoras e bagas. O feneco tem uma capacidade de salto considerável que o ajuda em suas caçadas e na fuga quando atacado pelos seus predadores.

O caracal (Lince-do-deserto) e as corujas africanas são os seus principais adversários. A raposa do deserto vive em tocas subterrâneas (de até 10 metros de profundidade), onde a temperatura é mais baixa que no exterior. Na natureza, vive aproximadamente 10-12 anos.

O feneco como animal de estimação - Hábitos do Feneco

O Feneco doméstico

No caso de alguém cometer a irresponsabilidade e o grande erro de adotar uma raposa do deserto, apenas porque viu uma foto e acha muito fofa, é importante saber que o Feneco é estritamente noturno. Se confinado em uma gaiola durante a noite, ele pode morrer!

Deixando o feneco de estimação solto, ele pode não se adaptar a sua vida: provavelmente irá furar almofadas para esconder alimento, ou fazer um buraco para transformar o sofá ou um colchão inabitado na sua toca e tentar ficar quente no banco de gelo que será a sua casa.

O Feneco tem a capacidade de perfurar até 6 metros de terra por dia. Mantendo a raposa do deserto em um jardim, o mais provável é que escape e um cão acabe com ela. Manter o Feneco em um apartamento será muito pior. O Feneco tem uma grande capacidade de salto e pode subir para qualquer mesa ou estante, arrasando tudo por onde passa.

O feneco como animal de estimação - O Feneco doméstico

Feneco pode ser domesticado no Brasil?

Segundo a portaria do IBAMA nº 93/1998, de 07.jul.1998, a legislação brasileira tem permissões restritas com relação a criação de animais silvestres em residência, pois existe a necessidade de diminuir a caça ilegal desses animais com objetivos lucrativos. Com a Resolução CONAMA nº 394/2007, em seu art. 2º inciso I, os animais silvestres só poderiam ser legalmente domesticados caso tivessem já nascidos em cativeiro.

A Lei dos Crimes Ambientais ou Lei da Vida de nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998, define crime e pode levar a pena de detenção “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécies da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”.

O feneco como animal de estimação - Feneco pode ser domesticado no Brasil?

Aprecie o Feneco

Se você pretende que o Feneco faça parte da sua vida, faça pesquisas sobre ele. Leia, aprecie os documentários, e colecione fotos deste bonito animal tão pequeno e ao mesmo tempo, um sobrevivente em lugares onde muitos animais, inclusive os seres humanos, morreriam rapidamente.

Sonhe com o dia em que possa viajar ao deserto e debaixo de um céu celeste cheio de estrelas, onde você poderá ouvir e ver as raposas-do-deserto no seu habitat natural.

Agora que você já sabe que adotar um feneco de estimação, além de ser ilegal, pode prejudicar o animal, não perca este outro artigo sobre os tipos de raposas.

O feneco como animal de estimação - Aprecie o Feneco

Se deseja ler mais artigos parecidos a O feneco como animal de estimação, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Bibliografia
  • LEGISLAÇÃO BRASILEIRA. LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998. CAPÍTULO V: DOS CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE”. Acessado em 21 de dezembro de 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm
  • BIOLOGIA PARA BIÓLOGOS. Animais silvestres como bichos de estimação. Acessado em 21 de dezembro de 2019. Disponível em: https://biologiaparabiologos.com.br/animais-silvestres-como-bichos-de-estimacao-conforme-a-legislacao-brasileira/

Vídeos relacionados com O feneco como animal de estimação

1 de 3
Vídeos relacionados com O feneco como animal de estimação

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
15 comentários
A sua avaliação:
Gui
Você destruiu meu sonho😭
A sua avaliação:
João
Artigo sem sentido. No Nordeste, há climas áridos, quentes ao dia e frios à noite. Há mesmo clima desértico, onde se cria até camelo. Nesse mesmo Nordeste, há muitas propriedades isoladas contendo milhares de hectares. Uma casa à centena de milhares de quilômetros da outra. O Nordeste é gigantesco!
De fato, Deus fez o Feneco um animal selvagem, e não doméstico como os cachorros. Mas dizer que o clima no Brasil é um óbice à criação do Feneco ou dizer que ele viverá em apartamento é achar que o Brasil se resume à prédios no centro urbano de São Paulo. Sem conhecimento do próprio país onde vive!
A sua avaliação:
Eunice Terra Fomm
Não vejo necessidade ou vantagens em se domesticar os animais, quando não conseguimos dar conta de proteger dignamente aos que já foram domesticados! Basta ver a quantidade de cães e gatos abandonados pelas ruas pais afora!
A sua avaliação:
Pablo
Excelente. Por que o homem quer domesticar todos os animais? Eles devem ficar na natureza.
A sua avaliação:
El Tall
Se o dono da mátéria não quer ter um, não tenha. Saiba, contudo, que os maiores preservadores de animais do planeta são domésticos e áreas de proteção privadas que através da exploração financeira dos visitantes ou proprietários levantam recursos que sustentam a perpetuação das espécies.
"O que é de todo mundo não é de ninguém."
A sua avaliação:
carla magalhes
Nossa achei muito fofo esse feneco!!! queria comprar um se desse mais ainda tenho que ganhar dinheiro!! muito obrigada ao criador desse site!!! 5 estrelas
A sua avaliação:
Loba Branca
Bom, esse artigo é um pouco tendencioso.
Se um Feneco vive "pouco" como pet, é garantido que ele vive muito menos no seu habitat, logo, longevidade não é um bom argumento. Basta fazer uma rápida busca, tigres, lobos, aves, onças e qualquer outro animal silvestre vive muito mais em cativeiro do que no habitat natural (claro, há algumas exceções como as baleias, mas aí nem precisa explicar né?)
Existem vários canais no YT de pessoas que criam Fenecos, alguns que já faleceram viveram 9, 10 anos, coisa que um selvagem nem em sonho conseguiria.
E é engraçado ver gente falar "tirar desnecessariamente do habitat natural pra agradar o egoísmo humano" quando a mesma pessoa que diz isso adora cachorro.
Criar animais assim tem servido de grande ajuda para manter espécies a salvo. Pra mim, desde que a pessoa possa arcar com todos os custos para o cuidado e bem estar do animal, ela pode ter até um tigre.
Se não gostou o problema é seu!
LAURA LOUZADA
acho isso mesmo e só adotei os meu gatos porque eles precisavam nao para aumentar meu ego e vou adotar um cachorro mais estou analisando qual e se O ANIMAL PRECISA nao para aumentar meu ego
A sua avaliação:
Anónimo
Antes de ter um feneco de estimação, apenas reflita como você se sentiria se fosse obrigado a viver no deserto do Saara, numa imensidão de areia causticante, suportando uma temperatura tão alta durante o dia e tão congelante à noite, as tempestades de areia, a seca e morar numa toca de 10 metros de profundidade, pois é nesse ambiente que o feneco vive.
A sua avaliação:
Treinador de Eevee's
Acredito eu, que nesta linha de mamíferos quadrupedes, praticamente todos poderiam se adaptar a um ambiente fechado. Mas calma lá, jovem revolucionário que já está pronto pra me xingar de egoísta, psicopata, ou qualquer coisa que seja. Obviamente, se você pegar qualquer animal adulto pra criar, ele nunca vai se adaptar. Porém, um recém-nascido que for criado em um certo ambiente, claramente se adapta, pois ele só conhece aquela realidade. Podemos observar por exemplo que, em alguns países, raposas "comuns" são domesticáveis. Por que? Porque são criadas desde cedo naquele ambiente, com aquela vida e aquela realidade. O bichinho perde muito de suas características naturais? Sim, claro, pois ele é criado como um animal de estimação, e não silvestre. Porém, o ponto que eu apresento aqui é apenas um comentário de que, na minha visão, seria possível em casos isolados criar um bichinho deste sim. Eu jamais tentaria, mas boa sorte (e muita responsabilidade) para quem estiver disposto.
Sara & Lili
Eu não iria adotar uma feneco, mesmo amando raposas... só se nasce-se em cativeiro mas... o destino, o lar, o habitat das fenecos é viver no deserto e eu já tenho uma gata muito sapeca...
A sua avaliação:
Anonimo
quanto custa em média um feneco (raposa dos desertos?)
Fernanda
primeiro q eles não são "pets" pra serem vendidos e provavelmente nem o Ibama deixaria criar esses animais já q os mesmos NÃO VIVEM NO BRASIL e sim em regiões DESÉRTICAS. mas se você quer tanto criar um bicho desse vá em frente, tente pegar um desse no deserto do Saara e traficar pelas fronteiras. Cuidado pra ele não te morder de noite e vc pegar raiva e acabar igual aquele mongolão que trouxe uma NAJA pro Brasil
suelen
que horror tu não viu que ele pode MORRER no seu novo habitat?
LAURA LOUZADA
custa de 600,00 a 800,00 mais lembre que vc vai ter que dar muita atençao para ele
A sua avaliação:
Nádia
Tauane, concordo 100% com seu comentário! O ser humano é muito egocêntrico, só pensa em seu próprio bem estar. Tirar um animal desses de seu habitat, forçando uma domesticação completamente antinatural, para colocá-lo confinado em um apartamento? Além do que, esses animais caçam roedores, insetos, lagartos. Os animais não são marionetes para serem manipulados dessa forma.
Ismael Pizzi
Vários animais foram salvos da extinção devido a convivência com humanos, obviamente não é qualquer um que pode criar bichinho desse mas mesmo cachorro e gato merecem respeito.
RAPHAEL
Você tem viagem de raposa
Andrea
Ele irá se adaptar super bem aqui na minha cidade pq para deserto falta pouco. Região de transição de mata Atlântica tendendo mais para o cerrado. No verão a sensação térmica pode chegar há mais de 50 graus. Mas brincadeiras a parte, a Rússia já domesticou esses animais e por lá me parece que eles possuem uma vida longa e feliz. Acompanho várias pessoas que possuem esse animalzinho e não observei nenhuma tristeza neles e sim animais bem cuidados e felizes.
Tauane
Mesmo que não apresente tristeza, é muito egoísmo tirar o animalzinho do seu habitat natural só pra poder ter um bichinho bonito como animal de estimação; É tão errado quando domesticar um animal que é claramente selvagem e bem mais feliz na natureza. Se querem um pet então que adotem um cachorro e/ou gato, que já foi domesticado e para o qual não há mais volta - me refiro a conseguirem serem selvagens novamente-. Querer comprar animais como se fossem objetos, além de uma enorme falta de caráter é egoísmo puro e falta de coração.
Victor
Sim, Tauane, todos que estão nessa páginas são psicopatas egocêntricos, pois querem adotar um pet, que já foi domesticado em outro país... Já que tá com altruísmo de sobra, manda uma doação pra minha conta do PayPal, e manda também as fotos da adoção do mês, de cães abandonados, que eu sei que você está se empenhando pra ser uma boa pessoa!
Gustavo
Não força a barra, Tauane! Lembre-se q toda espécie de animal hj considerada "doméstica" já foi selvagem um dia. Logo, se seguida a ferro e fogo, sua lógica nos permite concluir q qqr forma de domesticação é egoísmo e falta de caráter. Não faz sentido. A adoção de animais silvestres deve ser evitada apenas caso envolva riscos ambientais ou prejuízos a saúde e ao bem-estar deles próprios. Caso essas duas preocupações tenham sido descartadas, não há qqr impedimento ético em se adotar um bichinho.
Loba Branca
Muito bem dito, Victor e Gustavo!
Tuane, sejamos razoáveis aqui, ok? Você realmente acha que um animal que corre diariamente o risco de ser morto, não come todos os dias, pode ter uma ferida fatal que o fará agonizar por dias é mais feliz do que um que ganha água limpa e comida fácil todo dia em um lugar sem perigo algum pra ele? Pare de romantizar a natureza! A natureza é cruel, é bela, mas não tem compaixão, então não tem essa de "mais feliz".
Além disso, o preço que se paga por qualquer animal não é referente ao animal em si e sim aos gastos do criador, ou você acha que ração, espaço e cuidados médicos são de graça? Então, não, comprar animais não é tratá -los como objeto, e sim garantir que serão bem cuidados.
Animais sempre foram tirados de seu ambiente natural para nos ajudar de alguma maneira, seja para, caça, comida, tração ou companhia, o mundo não acabou porque nós criamos cachorros! E o mundo não vai acabar por criarmos Fenecos, Lontras, Tigres ou qualquer outro animal silvestre, até porque hoje O local mais seguro para esses animais são santuários e casas de pessoas que gostam e querem criar. No futuro, talvez, eu espero que não, só vão existir tigres pets, pq os selvagens terão sumido! Vc prefere que eles sumam pra sempre ou que tenham uma forma de continuar existindo?
A sua avaliação:
Julia Heloisa
Eu queria saber como deixar ele bem adaptado no nosso ambiente ou casa pra ele não morrer rápido
Safira Fox
Olha, o recomendável é nem tê-las de estimação mas... Assim, se vc mora em prédio ou em apartamento, pode esquecer de ter essa raposa de estimação. caso vc tenha (por algum motivo "MILAGROSO") um jardim inteiro de areia (enorme) e esteja situada em uma cidade ou estado de um calor infernal, até que a raposa vai se sentir um pouquinho confortável (pouquinho eu acho).
A sua avaliação:
Gustavo Lopes
Certo, e dificil não se apaixonar com a belaza desse animal, mais pelo bem da espécie tem que manter o feneco no habitat natural dele, para esse animal não correr o risco de ficar em extinção.
(Aliás já esta) *Só mais uma coisa* - Fennekin eu escolho voceeeeeeee...

Starley
Ah nan XD
Loba Branca
Na verdade a criação em cativeiro salvará esses animais, e não levá-los a extinção. Se fosse assim não existiriam lobos hoje, e não só não existiriam lobos como não teria nem sido possível domesticá-los segundo esse artigo. Já te adianto que a conclusão desse artigo não condiz com a realidade, na internet mesmo vc pode encontrar várias pessoas que têm Fenecos de estimação (gringos é claro) e eles estão super bem! Assim como outros animais silvestres.
O feneco como animal de estimação
1 de 7
O feneco como animal de estimação

Voltar ao topo da página ↑