Alimentação das tartarugas de terra
A tartaruga de terra é um pet ideal para aquelas pessoas que não contam com muito espaço, ou para quem prefere conviver com animais que não sejam muito barulhentos. Se este é o seu caso, a silenciosa e paciente tartaruga é a companheira que está buscando.
Apesar do que se costuma acreditar, nem todas as espécies de tartarugas comem a mesma coisa, e muito menos ingerem exclusivamente folhas. É por isso que no PeritoAnimal lhe oferecemos este guia prático sobre a alimentação das tartarugas de terra. Se deseja adotar um destes simpáticos répteis, deve conhecer tudo o que precisa para lhe proporcionar uma dieta bastante nutritiva.
As tartarugas de terra
Se você deseja ter uma tartaruga de terra como companheira, deve saber que um dos elementos mais importantes para o seu desenvolvimento é a alimentação, pois uma deficiência nela pode provocar diversas doenças, enquanto que o excesso de comida provoca transtornos de crescimento e obesidade, entre outros problemas de saúde.
A alimentação da tartaruga de terra varia conforme a espécie, pois algumas são omnívoras (comem frutas, vegetais e alguma proteína animal) e outras exclusivamente herbívoras. Em qualquer um dos dois casos, a dieta deve ser o mais variada possível, tentando imitar todas as fontes de alimento que teria o seu habitat natural.
O objetivo é que a variedade de alimentos proporcione à sua tartaruga todas as vitaminas e minerais necessários para se desenvolver com normalidade, e que não tenha o hábito de consumir apenas um tipo de alimento, algo que ocorre muito facilmente nestes répteis.
Dieta equilibrada para tartarugas de terra
É recomendável se assessorar com o seu veterinário sobre a dieta mais adequada para a sua tartaruga dependendo da espécie, no entanto existem algumas diretrizes genéricas sobre alimentos benéficos e as porções que devem ser servidas para a maioria delas.
A parte principal da comida deve ser formada por verduras e vegetais frescos, tais como nabo, alface, espinafre, ramo de aipo, couve e agrião. Vale destacar que o excesso de alface pode ocasionar diarreia, então é bom não exagerar. Outros alimentos como a cenoura, o tomate, o pimentão, o pepino e a abóbora devem ser oferecidos apenas ocasionalmente e em proporções mínimas, pois a sua ingestão excessiva origina problemas de saúde. Também é necessária uma pequena porção de fruta, em que as mais recomendadas são as maçãs, melancias, figo, peras, melão e morangos. Por outro lado, se for possível, uma boa sugestão é oferecer às tartarugas algumas plantas silvestres como dente de leão, flores, alfafa, entre outras.
Em espécies omnívoras, deve-se complementar sua dieta de forma ocasional com pequenas porções de proteína, formada por caracóis, alguns insetos, larvas, lesmas e talvez pequenos pedaços de peixe e marisco.
A proporção de uma dieta balanceada seria aquela que está formada por:
- 80% de verduras e vegetais
- 6% de fruta
- 8% de ervas
- 5% de proteína animal
Embora existam alimentos comerciais para as tartarugas de terra, estes não oferecem a variedade de cor, sabor e benefícios que tem uma boa comida caseira. Recomendamos adicionar à dieta apenas de forma ocasional como um complemento.
Algumas pessoas recomendam dar alimento para cachorros úmido, mas isto não é recomendável, pois trata-se de comida feita para outra espécie animal, com os requisitos nutricionais que essa espécie precisa e, que nada de bom trará à sua tartaruga. O mesmo acontece com o alimento para gatos e para coelhos. Além disso, você deve proporcionar à sua tartaruga acesso constante a uma fonte de água fresca, tanto para beber como para tomar banho. O ideal é colocar um recipiente baixo cheio de água para que ela possa mergulhar quando desejar ou simplesmente beber um pouco dela sem muito esforço.
Alimentação recomendada para tartarugas de terra
Aqui deixamos uma relação com os alimentos recomendados para as tartarugas de terra, alguns deles já citamos e há também algumas outras sugestões para que você possa oferecer uma dieta nutritiva e balanceada a esse réptil tão adorável.
Vegetais e hortaliças
- Chicória
- Almeirão
- Couve
- Cenoura
- Pepino
- Folhas e flores de hibisco
- Folhas e flores de brócolis
- Alface
- Espinafre
- Repolho
- Rúcula
- Agrião
- Acelga
- Dente de leão
- Alfafa
- Flores
Frutas
- Maçã
- Goiaba
- Morango
- Manga
- Mamão com casca e sementes
- Melão
- Melancia
- Acerola
- Carambola
- Pitanga
- Jabuticaba
- Ameixa
- Pêssego
- Uva
- Figo
Proteína Animal
- Caracóis
- Larvas
- Pedaços de Peixe
- Marisco
Não deixe de conferir o artigo sobre os alimentos proibidos para as tartarugas de terra.
Recomendações gerais sobre a alimentação das tartarugas de terra
Não é apenas a escolha de alimentos que é importante quando se trata de alimentar a sua tartaruga de terra, mas também a apresentação dos diferentes ingredientes:
- Às tartarugas chamam-lhes a atenção a comida colorida, por isso um prato atrativo irá estimulá-la a comer.
- Todos os ingredientes devem ser lavados, descascados - quando for necessário - e cortados em pedaços adequados para que a tartaruga de terra os mastigue sem esforço.
- Uma vez tudo cortado, misture formando uma salada. Assim evitará que o animal selecione o que vai comer e aproveite os nutrientes de tudo o que lhe oferecer. A ideia é variar entre os ingredientes que lhe sugerimos para que a sua tartaruga aprenda a comer de tudo.
- Nunca coloque a comida diretamente no solo ou no jardim, destine um recipiente para isso.
- Não é necessário adicionar sal, condimentos nem nada extra.
- Mude a comida de 2 a 3 vezes por dia, ofereça um prato principal uma vez por dia e pequenos lanches formados por folhas de agrião, acelga e outros vegetais.
- A água deve ser mudada todos os dias e ser colocada em um lugar com sombra.
E para oferecer à sua melhor amiga os melhores cuidados, além de ter cuidado com a sua alimentação, não deixe de consultar as doenças mais comuns para prevenir o seu desenvolvimento.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentação das tartarugas de terra, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.