PARTILHAR

Gato em apartamento é feliz?

Katja Polisseni
Por Katja Polisseni. Atualizado: 9 fevereiro 2021
Gato em apartamento é feliz?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Apesar dos anos com que vêm sendo domesticados, os gatos mantém instintos natos que compartem com outros felinos selvagens. Por essa razão, muitos proprietários de gatos se pergunta se realmente ter um bichano em casa é uma coisa positiva. Além disso, se alguma vez você deixou o seu felino sair de casa, terá observado como ele se diverte subindo em árvores ou perseguindo pequenos animais com os quais se depara... E que termina trazendo de presente!

No entanto, todos aqueles que não têm a oportunidade de deixar o gato sair por algum motivo, se perguntam se um gato é feliz em um apartamento. Neste artigo de PeritoAnimal , você encontrará as respostas que procura, e lhe explicará qual seria a situação ideal e como fazer que um gato seja feliz, caso não seja possível proporcioná-la. Continue lendo e descubra tudo sobre os gatos de interior!

Também lhe pode interessar: 10 animais para apartamento

Gatos em apartamentos são felizes?

Quando seu gato está em casa dormindo tranquilamente, comendo ou brincando com você, a última coisa que pensas é que ele pode estar triste ou que você não o está oferecendo tudo que ele necessita. Por um lado é assim, o bem-estar do gato está garantido se lhe proporciona atenção e os cuidados que necessita para viver de forma digna.

Por outro lado, afirmar que todos os gatos são felizes ou infelizes ao ficarem sempre em casa é um erro, já que cada gato tem uma personalidade própria e necessidades concretas . Você sabia que existem 5 personalidades felinas? Segundo Lauren Finka, há diferentes personalidades nas quais podemos englobar o conjunto da população felina. Por exemplo, no caso do gato-humano, não observaríamos graves problemas ao deixá-lo todo o dia em casa. Ao contrário, o gato-caçador poderia experimentar frustração e estresse por estar preso e não poder desenvolver seu comportamento inato, que tanto deseja vivenciar.

Se o seu gato é muito ativo e inclusive hiperativo, provavelmente se distancia muito da típica imagem de "gato doméstico" que não faz muito mais que dormir e aproveitar de uma vida tranquila em casa. O que devemos fazer então? Devemos deixá-lo sair ou apostar na melhoria de sua qualidade de vida?

Vantagens e desvantagens de ter um gato em apartamento

Ao adotar um gato, devemos proporcionar-lhe as cinco liberdades do bem-estar animal, o que nos assegurará que seu estado emocional é positivo. Justamente por esse motivo, com o objetivo de evitar qualquer tragédia, muita gente decide evitar que o gato saia de casa, mesmo quando dispõem de um jardim. Isso seria o adequado? Vejamos as vantagens e os inconvenientes:

Não deixar um gato sair de casa

  • Pode assegurar que o gato tem em todo o momento o que necessita: comida, uma cama, água...
  • Em gatos muito ativos, não poder sair, pode gerar frustração e estresse.
  • As horas de diversão, o desenvolvimento e a estimulação dependem do dono.
  • Podemos simular de forma mais ou menos realista o espaço exterior com troncos ou outros objetos.

    Deixar o gato sair de casa

    • O gato realiza a atividade física que necessita.
    • Pode experimentar toda hora com os estímulos que encontra.
    • Pode desenvolver o instinto de caça sem limites, que é inata no felino.
    • Poderia implicar em uma gestação não desejada.
    • Há o risco de que se perca, que seja envenenado ou atropelado.

    Um gato que não está feliz em casa ou que não recebe os cuidados que necessita o demostrará deixando de se alimentar, comendo em excesso, desenvolvendo obesidade, urinando fora de sua caixa de areia ou mostrando diferentes problemas de comportamiento. Nos casos mais graves deve-se consultar um veterinário u etólogo para conocer las causas que están provocando realmente este comportamiento y adoptar las medidas necesarias.

    Em contrapartida, se você se pergunta "Como saber se o meu gato é feliz comigo?, deverá aprender mais sobre a linguagem felina e analisar alguns dos sinais que demostram que um gato é feliz para se assegurar de que está suprindo corretamente as necessidades de seu gato e de que a falta de acesso ao exterior não seja um problema para ele.

    Gato em apartamento é feliz? - Vantagens e desvantagens de ter um gato em apartamento

    Como fazer um gato feliz em apartamento?

    Então, um gato pode viver em um apartamento? Lógico! Mas como podemos prevenir o sofrimento e o estresse que podem experimentar alguns felinos domésticos? A chave estar no enriquecimento do ambiente , que nos ajudará a proporcionar-lhe suficiente estimulação física e mental para evitar que apareçam problemas de comportamento, frustração ou ansiedade.

    Os gatos são animais curiosos, que melhoram notavelmente sua qualidade de vida e seu entretenimento com objetos que você nem suspeita, como uma simples caixa de papelão. ¿Quer saber mais? Em seguida lhe damos alguns conselhos para que saibas como fazer feliz um gato de interior:

    • Deixe brinquedos interativos para que o gato se divirta durante sua ausência, como brinquedos com som, jogos metais ou dispensadores de comida. Há uma grande variedade de brinquedos no mercado!
    • Você sabia que arranhar e afiar as unhas é uma das atividades favoritas dos gatos? Este comportamento não serve apenas para lixar as garras afiadas, é também uma forma de marcação e comunicação. Disponibilize diferentes tipos de arranhadores para que possa experimentar.
    • Se dispõe de espaço nas paredes, aposte na instalação de pontes, passarelas e outras estruturas para o seu gato. Os felinos amam as alturas e desfrutarão muito deste novo espaço personalizado.
    • Já provou alguma vez a erva-dos-gatos ou catnip? Essa planta em um efeito potente sobre o gato, já que ajuda a estimulá-lo. Você pode esfregá-la em seus brinquedos ou espalhá-la sobre o chão. Se o seu gato nunca experimentou catnip, você deveria tentar.
    • Em casa, você deve dedicar tempo para brincar com o seu gato, evitando utilizar os mesmos brinquedos que você deixa ao seu alcance quando está sozinho. Pegue uma vara de pesca e aproveite enquanto o seu gado persegue as penas.
    • Para que o seu melhor amigo continue interessado por seus brinquedos, deixe todos em uma caixa e faça um revezamento de forma que a cada dia disponha de um diferente.
    • Quanto tempo um gato pode ficar sozinho em casa? Embora se trate de animais independentes, lembre-se de que necessitam de nossa companhia para serem felizes e receberem a dose de socialização diária que merecem. Nunca deixe um gato sozinho por mais de 24 horas.

    Agora você já conhece alguns truques que podem melhorar a casa do seu felino e que também ajudam seu gato a manter-se mentalmente ativo e fisicamente em forma. Você se atreve a experimentá-los?

    Ter um gato em apartamento e fazer ele feliz

    Os gatos são animais de hábito, por isso, pode proporcionar-lhes um estado emocional positivo mesmo que não saia para o exterior se cumprir alguns dos cuidados necessários e seguir as mesmas rotinas. Lembre-se que uma mudança que para você pareça insignificante, poderá desestabilizá-lo enormemente.

    Quando estiver em casa, se assegura de que seu gato se sente querido e de que receba a atenção que merece. E, embora nem todos os gatos sejam carinhosos, isso não significa que não lhe necessitem ou que não sintam amor por você. Cada um demonstra seu afeto de forma diferente, dependendo de diferentes fatores.

    Nem sempre podemos garantir que um gato de interior seja feliz, no entanto, podemos nos esforçar para assegurar as melhores condições, proporcionar-lhe o ambiente necessário e oferecer-lhe, na medida do possível, as experiencias que deseja vivenciar.

    Por exemplo, pode tentar ensinar o seu gato a passar com coleira e satisfazer assim uma parte de sua curiosidade sem que comprometa sua segurança. Além disso, você também pode permitir que acesse a varanda ou terraço, instalando previamente uma rede de segurança que evite uma possível queda.

    Gato em apartamento é feliz? - Ter um gato em apartamento e fazer ele feliz

    Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato em apartamento é feliz?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

    Escrever comentário

    Adicione uma imagen
    Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
    O que lhe pareceu o artigo?
    7 comentários
    A sua avaliação:
    Daniel
    Eu acho que confinar um animal em um espaço pequeno para satisfazer sua carência emocional é um puta egoísmo. Aí castra pra ver se ele sossega mais. Tudo se arruma um jeito e uma desculpa pra dizer que o animal vai ser feliz em um apartamento. "Ele tem tudo que precisa!" Vocês estão na cabeça dele pra saber? Gato é um bicho que mantém um instinto selvagem, está na matéria! bastava esse argumento pra manter o bicho apenas em ambientes abertos. Eu sinto pena de ver um animal bonito desse vivendo em uma kitnet de 25m2 e escutando "o dono" dele afirmar que o gato vai ser feliz vivendo preso ali. Pq tem comida, caixa de areia e brinquedos. Se fosse um humano seria uma prisão. Mas como é bicho tá tudo certo e bonito.
    A sua avaliação:
    Graziely Ramos
    Moro em apê e tenho um gatinho, tenho redes de proteção nas janelas, então ele sai para rua. Vi um gato "blogueiro" no instagram que passeava com guia, igual cachorro, e achei interessante, tentei acostumar meu gato aqui pelo condomínio e, às vezes, dá certo. Acho que vale a pena tentar como recurso para que ele tenha um pouco de diversão fora de casa, claro que tudo acompanhado por mim e com toda a segurança necessária.
    A sua avaliação:
    Marco Aurélio Athaydes de Abreu
    Boa noite,
    Adotei um filhote de gato feral e desde o início sabia q poderia ter problemas de ansiedade e estresse por ele ser muito caçador e dinâmico. O nosso ambiente tem um bom tamanho e todos os cômodos, icluíndo uma pequena sacada, tem rede de proteção.
    Brincamos muito e temos uma linguagem própria.
    Hoje ele estava deitado no meu peito e eu o acariciando e de repente ele tentou morder meu nariz, mordeu meu queixo e saltou fora. Não machucou, mas ele queria me mostrar a frustração dele, por precisar de mais espaço dom q tem.
    O q posso fazer?
    Estou pesquisando na internet o assunto, até chegar aqui.
    Obrigado.
    A sua avaliação:
    Andréa
    Como criar um gato para que ele seja feliz com liberdade. Um gato veio parar no meu apartamento e eu o devolvi ao dono, percebi que ele não sabia andar na madeira e no muro e pular de volta da sacada de onde saiu e só comia ração com sachê e não outros alimentos. Gostaria de criar um gato que soubesse viver em liberdade, sair e voltar para casa quando quisesse, como nós humanos. Como cuidar de um gato para a independência como os da minha infância que me adotavam e apareciam em casa quando queriam e viviam muitos anos apesar dos perigos do mundo?
    Grazi
    Se vc cuidar dele bem por pelo menos um mês e castrar, mesmo que saia para a rua, ele vai saber voltar...é natural deles. Os meus todos fazem isso. Problema é que em alguns lugares as pessoas implicam com gatos criados livres, envenenam, atropelam. Então pense muito bem e avalie o ambiente antes de adotar e de criar para ficar livre.
    Andrea Oliveira
    Grazi, quando escrevi esse comentário eu nunca havia criado gatos. Depois dele cuidei durante 3 meses de uma gata vizinha pela qual sou apaixonada e até frequentava nossa casa antes de resolver adotar os meus. Ela quer bater neles e expulsá-los. Telei tudo, elimínei rotas de fuga, fiz checkup, testei para FIV e FELV, desparasito todo mês com Revolution que é de aplicação mensal conforme bula e foi prescrito assim pela veterinária especialista em gatos, deixo a carteira de vacinação sempre em día com V4 e antirrábica (sempre mantidas em día de humanos e cães desde crianca em casa, fico bolada com gente que não vacina porque sarcoma de aplicação pode ocorrer com qualquer injeção, seja importada ou nacional e dizem que a nacional não é tão eficaz porém raiva é zoonose muito sería e os morcegos, ratos e ratazanas podem invadir o lar ou a área externa telada sem nem nos daremos conta mesmo tudo dedetizado, pois tem muitos nas cidades e na natureza que saem durante a noite e de día se esconden de nós. Tornei-me gateira de criação indoor de dois gatos adotados com 3 anos. Eu tinha uma visão romantizada porque a cidade do interior da minha infância ondetodos conheciam e ninguém maltrataba os gatos da vizinhança so existe na minha memoria afectiva actualmente. Abraço fraterno.
    A sua avaliação:
    Seu Cleiton
    Muito bom me ajudou bastante
    Luzia Cristine Ribeiro
    Meu gato é castrado, 9 anos e sofrendo de intestino preso, preguiçoso
    A sua avaliação:
    Denise Souza
    Tenho um gato de 7 meses, castrado, em apartamento telado que não tem acesso à rua.
    Ele é bem ativo e muitas vezes, faz bastante bagunça dentro de casa, tentando pegar coisas no alto, mexendo em vasos em cima de mesas, enfeites em armários, correndo e derrubando coisas...
    Fico preocupada com a saúde dele e com minhas coisas também. Procuro deixar vários brinquedos à disposição.
    Ele até brinca. Os brinquedos preferidos são canudos. kkkkkk
    Ele tem contato com a irmã felina, que fica no apartamento da vizinha e todos os dias levo ele lá ou ela vem brincar com ele.
    Costumo dizer que depois que foram castrados, parece que trocaram as pilhas deles. Ficaram mais arteiros ainda.
    Será que estou agindo certo? O que mais posso fazer para melhorar as atividades dele?
    Aguardo.
    Obrigada.
    Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
    Oi Denise! Reveja os 10 passos deste artigo: https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-um-gato-feliz-10-passos-imprescindiveis-22396.html. Caso esteja cumprindo tudo, não tem motivos para se preocupar! Que fotografia linda. Bonitão o seu gato!
    Gato em apartamento é feliz?
    1 de 3
    Gato em apartamento é feliz?

    Voltar ao topo da página ↑