Partilhar

Raças de mini coelhos, anões ou toy

 
Por Giselly Lillmans. 9 abril 2019
Raças de mini coelhos, anões ou toy

Ver fichas de  Coelhos

Os mini coelhos, coelhos anões ou toy ganham cada vez mais popularidade como animais de estimação, sendo um dos mascotes mais queridos por crianças. Além de sua aparência encantadora, esses lagomorfos são animais muito inteligentes, divertidos e capazes de criar laços muito fortes com seus humanos.

No entanto, antes de adotar um coelho como mascote, é fundamental conhecer melhor esses animais para saber os cuidados essenciais de que precisam para preservar sua boa saúde e oferecer uma nutrição completa e equilibrada. Nesse sentido, é importante conhecer as diferentes raças de coelhos anões, já que cada uma delas tem suas próprias características físicas e de comportamento.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos te mostrar as 10 raças de mini coelhos anões ou toy mais populares do mundo. Além de aprender um pouco mais sobre suas origens e características, você também poderá apreciar fotos muito fofas desses pequenos lagomorfos.

Também lhe pode interessar: Raças de coelhos e as suas características

1. Coelho belier ou mini lop ou

O mini lop, também conhecido como lop anão ou coelho belier, é uma das raças de coelho anão mais populares, embora seja relativamente nova. Algumas teorias afirmam que se trata de uma raça francesa, enquanto outras hipóteses apontam que o mini lop seria um descendente do coelho flemish, de origem belga, tendo sido desenvolvido na Alemanha durante a década de 70.

Esses mini coelhos são caracterizados pelo corpo curto e amplo, de forma arredondada e com musculatura bem desenvolvida, a cabeça redonda e grande em comparação ao tamanho do corpo e orelhas longas, pendentes e arredondadas nas pontas.

A pelagem do mini lop é densa, suave e de comprimento médio, apresentando uma boa quantidade de pelos de guarda. Uma ampla variedade de cores é aceita na pelagem desses coelhos anões, em padrões sólidos ou mesclados. O peso corporal pode variar entre 2.5 e 3.5 kg nos indivíduos adultos, e a esperança de vida é estimada entre 5 e 7 anos.

Raças de mini coelhos, anões ou toy - 1. Coelho belier ou mini lop ou

2. Coelho anão holandês ou Netherland Dwarf

O coelho anão holandês é uma das menores raças de coelhos anões ou mini coelhos, com um peso corporal que varia entre os 0.5 e 1 kg. Apesar de pequeno, seu corpo é sólido e musculoso, o que permite uma grande flexibilidade em seus movimentos. Sua cabeça é grande em relação ao tamanho do corpo, enquanto o pescoço é muito curto. As orelhas são pequenas, eretas e tem as pontas ligeiramente arredondadas. Seu pelo é brilhoso, suave e convida ao toque, podendo apresentar diversas tonalidades.

Como seu nome indica, trata-se de uma raça de coelho anão originada nos Países Baixos. No entanto, os exemplares que conhecemos atualmente desses mini coelhos podem diferir muito de seus antepassados, que foram desenvolvidos no início do século XX. Depois de sua exportação para outros países (especialmente a Inglaterra), esses pequenos lagomorfos foram submetidos a numerosos cruzamentos para gerar características estéticas mais atraentes, reduzir seu tamanho e variar a coloração de sua pelagem.

Não devemos confundi-los com o coelho dutch, que tem porte médio e teve origem na Inglaterra.

Raças de mini coelhos, anões ou toy - 2. Coelho anão holandês ou Netherland Dwarf

3. Coelho-pigmeu da Bacia de Columbia

O coelho pigmeu da bacia de Columbia é considerado o menor tipo de coelho anão ou toy, já que os indivíduos adultos dificilmente ultrapassam as 500 gramas de peso.

Durante a década de 90, essa raça de mini coelho quase foi declarada extinta, mas posteriormente foram encontrados 14 indivíduos que sobreviveram e permitiram recuperá-la. No entanto, até os dias de hoje, o coelho pigmeu da bacia de Columbia é considerado uma das mais raras raças de coelhos do mundo todo.

Raças de mini coelhos, anões ou toy - 3. Coelho-pigmeu da Bacia de Columbia

4. Coelho Angorá (mini) Inglês

O coelho anão Angorá inglês se tornou muito popular por sua aparência adorável e sua característica pelagem densa, que recobre todo seu pequeno corpo. De todas as raças de coelhos anões, o Angorá inglês é um dos maiores, já que pode pesar entre 2.5 kg e 4 kg, e parece especialmente robusto devido à sua pelagem abundante.

Inicialmente, sua criação era dedicada principalmente à exploração econômica de seu pelo, conhecido como "lã de angorá". Essa pelagem longa e abundante requer uma manutenção cuidadosa para evitar nós, acúmulo de sujeira e formação de bolas de pelo no trato gastrointestinal do mini coelho.

Como o nome indica, os antepassados dos coelhos Angorá ingleses se originaram na Turquia, mais precisamente na região de Angorá (hoje chamada de Ankara), mas a raça nasceu na Inglaterra. Também há outros tipos de coelhos "de Angorá", que são classificados de acordo com seu país de criação, como o coelho Angorá Francês. Nem todos os coelhos de Angorá são anões ou mini, na verdade, existe um coelho Angorá gigante, que pode pesar até 5,5 kg na idade adulta.

Raças de mini coelhos, anões ou toy - 4. Coelho Angorá (mini) Inglês

5. Jersey Wooly ou fator lanudo

Continuando com as raças de mini coelho, falaremos sobre uma raça especialmente peculiar e pouco conhecida: o Jersey Wooly, ou coelho lanudo. Essa raça foi desenvolvida nos Estados Unidos, mais concretamente em New Jersey. Seu grande sucesso como animal de estimação deve-se não somente à sua aparência adorável, mas também à sua personalidade extremamente dócil e carinhosa.

De fato, em seu lugar de origem, New Jersey, o Jersey Wooly é conhecido popularmente como "coelhinho que não chuta", já que tem um comportamento muito equilibrado e dificilmente apresenta sintomas de agressividade nos coelhos, sendo muito amável no trato diário.

Essa raça de coelho anão nasceu na década de 70, a partir dos cruzamentos de coelhos Angorá franceses e coelhos anões holandeses. O jersey é caracterizado pelo corpo pequeno e musculoso, a cabeça quadrada e orelhas pequenas e eretas, que medem apenas 5 cm. Os indivíduos adultos dessa raça de mini coelho podem pesar até 1.5 kg, e sua expectativa de vida é estimada entre 6 e 9 anos.

Raças de mini coelhos, anões ou toy - 5. Jersey Wooly ou fator lanudo

6. Holland lop

O Holland lop é mais uma raça de coelho anão que se originou na Holanda. Seu nascimento é atribuído a um criador de coelhos holandês, Adrian de Cock, que realizou alguns cruzamento seletivos entre as raças english lop e netherland Dwarf (anão holandês) durante os anos 40, obtendo deles os primeiro exemplares de holland lop.

Os coelhos anões holland lop podem pesar entre 0.9 e 1.8 kg, exibindo um corpo compacto e maciço, que é inteiramente recoberto por abundantes pelos lisos e macios. A cabeça é notavelmente achatada, com orelhas grandes que estão sempre caídas, dando um aspecto muito fofo a esse lagomorfo. O padrão da raça aceita diversas colorações para a pelagem do holland lop, reconhecendo também os indivíduos bi-colores e tricolores nesses mini coelhos.

Raças de mini coelhos, anões ou toy - 6. Holland lop

7. Britannia Petite

O Britannia Petite é mais uma raça de coelho anão originada na Inglaterra, a partir de coelhos trazidos da Polônia. Trata-se de uma das raças mais antigas de coelhos anões ou toy, cujo desenvolvimento ocorreu no século XIX, devido principalmente às exposições que tinham muito sucesso na Europa na época.

Seu traço mais característico é o chamado "corpo de arco completo", que era muito popular nas exposições de coelhos. Isso significa que a região que vai desde a base do pescoço até a ponta de sua cauda forma um arco único, que visto lateralmente tem a forma de um quarto de círculo. O ventre é ligeiramente recolhido, a cabeça tem forma de cunha e os olhos são grandes e saltados. As orelhas são curtas, pontiagudas e costumam ser eretas.

Os coelhos anões dessa raça se destacam por possuir uma grande energia, e precisam de uma alta dose de atividade física diária para manter seu comportamento estável. Graças ao seu pequeno tamanho, esses coelhos não precisam de um espaço grande para suprir sua necessidade de gasto de energia, mas é recomendável que tenham um espaço aberto onde possam correr livremente, saltar e brincar com seus familiares.

Raças de mini coelhos, anões ou toy - 7. Britannia Petite

8. Coelho Leão ou Lionhead

Lionhead, ou 'Coelho Leão' em português, é uma das raças mais chamativas de coelho anão. De fato, seu nome se refere ao seu traço mais característico, que são os longos pelos armados em sua cabeça, semelhantes a uma juba de leão. No entanto, muitos indivíduos perdem a "juba" ao atingir a idade adulta.

Outra característica chamativa desses coelhos toy são suas orelhas, que podem ultrapassar os 7 cm de comprimento, sendo muito grandes em comparação com o tamanho de seu corpo. Mas existe também uma variedade de lionhead com orelhas mais curtas e eretas.

Os coelhos lionhead são uma das raças de coelhos anões ou toy que podem pesar até 2 kg, e parecem particularmente robustos devido à abundante pelagem que cobre seu corpo, podendo ser de uma ampla variedade de cores. Os olhos são arredondados e estão sempre bem separados, o focinho é comprido e a cabeça é arredondada.

Essa pode ser considerada uma raça de "origens mistas", já que teve origem na Bélgica mas terminou de ser desenvolvido na Inglaterra. Pouco se sabe sobre seus antepassados, mas estima-se que o lionhead que conhecemos atualmente foi influenciado por cruzamentos entre o swiss fox e o anão belga.

Raças de mini coelhos, anões ou toy - 8. Coelho Leão ou Lionhead

9. Mini lop ou coelho belier de pelo longo

O mini lop, também conhecido como coelho belier de pelo longo, está entre as raças de coelhos anões mais populares. Esses pequenos lagomorfos de origem inglesa se destacam com um corpo amplo, compacto e musculoso, com uma cabeça também ampla e de perfil ligeiramente curvo, um pescoço recolhido e pouco visível, e olhos grandes e brilhantes.

No entanto, seus traços mais chamativos são a pelagem longa, densa e abundante, que pode exibir diversas cores sólidas e padrões, e grandes orelhas caídas que deixam o mini lop com um aspecto realmente adorável. O precioso pelo dessa raça de coelho toy requer uma manutenção cuidadosa para evitar a formação de nós, o acúmulo de sujeira nos pelos e os problemas digestivos associados a bolas de pelos no trato gastrointestinal.

10. Hotot anão ou Dwarf Hotot

Terminamos nossa lista de raças de coelhos anões ou mini coelhos com o Hotot anão ou Dwarf hotot, uma raça atribuída à Sra. Eugenie Bernhard, e seu nome nos revela seu lugar de origem: Hotot-en-Auge, na França. Desde seu nascimento em 1902, esses coelhos anões ganharam enorme popularidade em todo o mundo por sua bela aparência e temperamento dócil e muito carinhoso.

Os traços mais característicos dessa raça de coelho anão ou mini são a sua pelagem completamente branca e o aro preto que rodeia seus brilhantes olhos castanhos. Esse "delineado" destaca incrivelmente os olhos do hotot anão, fazendo-os parecer muito maiores do que realmente são. Também cabe destacar suas orelhas pequenas, que são pouco comuns em todas as raças de coelhos.

Apesar de seu pequeno tamanho, o hotot anão apresenta um grande apetite, por isso seus tutores devem estar especialmente atentos para evitar o sobrepeso e a obesidade em seus coelhos.

Raças de mini coelhos, anões ou toy - 10. Hotot anão ou Dwarf Hotot

Outras raças de mini coelhos ou coelhos anões

Você ainda quer mais? Embora já tenhamos mostrado 10 raças de coelhos anões , a verdade é que existem muitas outras. Por isso, a seguir vamos te mostrar outras 5 raças de mini coelhos:

  1. Mini acetinado: é uma raça de coelho anão originária dos Estados Unidos, em meados do século XX, provavelmente a partir do coelho Havana. Ganhou muita popularidade por sua pelagem diferenciada, que tem um belo aspecto acetinado. Estima-se que essa característica, conhecida como fator "cetim", apareceu pela primeira vez de forma espontânea, a partir de uma mutação natural nos genes que determinam o tipo de pelagem do coelho Havana. Trata-se de um gene recessivo, porque os exemplares de mini acetinados costumam ser muito raros e apresentam alta consanguinidade.
  2. American fuzzy lop: a história dessa raça de coelho anão se entrelaça com a do holland lop, já que seus primeiros espécimes surgiram graças à tentativa de incorporar novos padrões e combinações de cores à pelagem do holland lop. Por muitos anos, o american fuzzy lop foi considerado uma variedade lanosa do holland lop, ganhando reconhecimento oficial como raça apenas em 1988 pela American Rabbit Breeders Association (ARBA). O coelho american fuzzy lop apresenta um corpo compacto de proporções equilibradas, a cabeça arredondada com a face plana, o pescoço muito recolhido e quase imperceptível, e as orelhas penduradas em linha reta. Sua pelagem também é abundante e lanosa, embora não se pareça com os coelhos Angorá.
  3. Mini rex/rex anão: o coelho mini rex foi desenvolvido na França, mais precisamente em Luché-Pring, por volta dos anos 20. Quando a raça apareceu pela primeira vez, todos os espécimes eram de cor canela. Posteriormente, foram feitos vários cruzamentos para obter a ampla variedade de cores sólidas e padrões que hoje caracterizam essa raça de coelho anão ou toy. Apesar de seu pequeno tamanho, o mini rex apresenta um corpo robusto e musculoso, podendo chegar a pesar entre 3 e 4 kg na idade adulta. Caracteriza-se também pelas orelhas grandes e eretas, a pelagem de textura aveludada e os olhos grandes e alertas.
  4. Anão polish: pouco se sabe com exatidão sobre as origens dessa raça de coelho anão ou mini. Embora o nome "polish" signifique "polonês", em uma provável referência aos antepassados da raça, existem muitas teorias sobre o lugar de nascimento do mini polish ou anão. Algumas hipóteses apontam que teve sua origem na Inglaterra, enquanto outras apontam possíveis raízes alemãs ou belgas. Seus traços mais destacados são o corpo longo e arqueado (com uns 20 ou 25 cm de comprimento), a cara oval e as orelhas curtas que permanecem unidas da base até as pontes. Antes de se popularizar como um animal de estimação, o coelho polish anão era criado para exportação de sua carne, a qual tinha um altíssimo valor de mercado na Europa.
  5. Belier anão (Dwarf lop): trata-se de uma raça de coelho anão ou toy cujo peso corporal na idade adulta fica entre os 2 e 2.5 kg. O belier anão apresenta um corpo curto e compacto, com costas arredondadas, ombros largos e peito profundo. As pernas são curtas e fortes, e a cabeça é bem desenvolvida principalmente nos machos. Suas orelhas são amplas, penduradas, têm as pontas arredondas e são bem cobertas de pelos, de forma que seu interior não pode ser visto de nenhum ângulo.

Leia também: 15 sinais de dor em coelhos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de mini coelhos, anões ou toy, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Bibliografia
  • American Rabbit Breeders Association (ARBA). Disponível em: www.arba.net
  • Associação Espanhol de Criadores de Coelhoes Anões (AECCE). Disponível em: www.aecce.org/estándares

Escrever comentário sobre Raças de mini coelhos, anões ou toy

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Raças de mini coelhos, anões ou toy
1 de 10
Raças de mini coelhos, anões ou toy

Voltar ao topo da página