Partilhar

Alimentação da chinchila

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 26 setembro 2016
Alimentação da chinchila

As chinchilas são roedores herbívoros com uma grande esperança média de vida, pois costumam viver entre 10 e 20 anos. Estes animais são muito sociáveis, sobretudo com os da sua espécie, por isso é recomendável ter mais de um juntos em um mesmo sítio. A maioria das doenças que têm são devidas a uma dieta equilibrada, pelo que saber a correta alimentação das chinchilas é fundamental para que estes roedores cresçam saudáveis e de forma adequada.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar tudo o que precisa saber sobre a alimentação da chinchila, para o caso de já ter uma ou se estiver pensando adotar várias como animal de estimação.

Também lhe pode interessar: Alimentação da cadela gestante

Dieta básica das chinchilas

As chinchilas são animais apenas herbívoros e não granívoros, ou seja não comem graus nem sementes, pelo que a sua alimentação se baseia principalmente em 3 componentes com as suas correspondentes percentagens:

  • 75% de feno
  • 20% de ração (pellets) e mistura de alimentos
  • 5% de verduras e frutas

Além disso, deve ter em conta que o aparelho digestivo destes roedores é muito delicado (a flora intestinal), pelo que se tiver de introduzir um novo alimento na sua dieta, terá de o fazer muito pouco a pouco para se habituarem adequadamente. A mobilidade intestinal das chinchilas também deve estar continuamente ativa para um correto funcionamento do seu organismo.

De um modo geral, a correta alimentação das chinchilas deveria ser composta pela seguinte dieta:

  • 32% de hidratos de carbono
  • 30% de fibra
  • 15% de proteína
  • 10% de alimento úmido
  • 6% de minerais
  • 4% de açúcar
  • 3% de gorduras saudáveis

Para que a chinchila tenha uma dieta equilibrada, a alimentação da chinchila deve se aproximar a estes valores. No entanto, deve se lembrar que para além de uma alimentação adequada, estes animais devem contar com água limpa e fresca 24 horas por dia e uma gaiola bem cuidada e limpa para viver. Além de uma dieta equilibrada, é necessário oferecer à chinchila uns cuidados adequados se quiser que seja feliz.

Alimentação da chinchila - Dieta básica das chinchilas

O feno para as chinchilas

O feno é o alimento base para estes roedores. A sua percentagem corresponde a 75% da alimentação total, devido a ser composto principalmente de fibra e celulose. Estes elementos não podem faltar na alimentação das chinchilas, porque são os que o intestino destes animais precisa para estar em contínuo movimento e, também para o desgaste progressivo dos seus dentes pois, tal como acontece com outros roedores, os dentes das chinchilas nunca param de crescer. Também existem alguns suplementos de cálcio como pedras ou blocos de cálcio para as chinchilas desgastarem os dentes, mas regra geral, com a ingestão de feno já é suficiente.

Para a correta alimentação das chinchilas, recomenda-se administrar administrar diferentes tipos de feno para chinchilas, como o dente de leão, o feno de timothy, o de cardo mariano, o de alfafa, para que o nosso pet adquira todos os nutrientes que precisa no seu organismo e além disso, não se aborreça comendo sempre o mesmo.

Alimentação da chinchila - O feno para as chinchilas

A ração ou pellets para as chinchilas

A ração ou os pellets (barrinhas de cor verde geralmente) são também um elemento principal para a alimentação das chinchilas. O mais importante é que a ração seja de qualidade e adequada para estes roedores, e não seja para outros animais como hamsters ou cobaias. A sua percentagem corresponde a uns 20% no total, que se pode dividir em 15% de ração de alta qualidade ou pellets, e uns 5% de misturas. As misturas são uma mistura de diferentes alimentos adequados para as chinchilas, mas não as devemos dar de comer como substitutos da ração, mas sim como um complemento que trará outros nutrientes ao seu organismo. Tal como os pellets, as misturas devem ser específicas para chinchilas.

A quantidade recomendada de ração diária para chinchilas é de 30 gramas ao dia, ou seja, um pequeno punhado diário. Mas este valor é aproximado e deve ser reconsiderado segundo as necessidades do nosso pet, seja porque tem alguma doença ou porque é mais pequena ou mais adulta.

Alimentação da chinchila - A ração ou pellets para as chinchilas

As verduras e as frutas para as chinchilas

As verduras e frutas constituem a menor percentagem da alimentação das chinchilas, apenas uns 5%. Apesar de serem muito saudáveis e constituir uma grande fonte de vitaminas e minerais para estes roedores, recomenda-se uma ingestão moderada, sobretudo de frutas, porque podem causar diarreia e outras condições mais graves. Uma porção diária de fruta ou verdura será suficiente para cobrir as necessidades alimentares da nossa chinchila.

As verduras mais recomendadas são aquelas de folha verde, que devemos limpar e secar bem para as poder dar a estes animais, como por exemplo, as folhas de cenoura, as de endívia, a rúcula, as acelgas, os espinafres, etc. Em contrapartida, de frutas a mais recomendada é a maçã, embora possa experimentar dar-lhe de comer outras frutas que gostem, mas o melhor é que sejam sem caroço.

Alimentação da chinchila - As verduras e as frutas para as chinchilas

Guloseimas para as chinchilas

Os frutos secos sem sal são as guloseimas das chinchilas. As sementes de girassol, as avelãs, as nozes ou as amêndoas, são alimentos que estes roedores gostam, pelo que se quiser premiar o seu pet de alguma forma, dê-lhe algum fruto seco e verá o quão contente que fica. Claro que, sempre com moderação, em quantidades muito pequenas e tendo cuidado com a alimentação da sua chinchila não se baseie apenas em guloseimas e/ou prêmios.

Alimentação da chinchila - Guloseimas para as chinchilas

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentação da chinchila, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário sobre Alimentação da chinchila

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Adriane Matarelli
Boa Tarde. Tenho chinchila a mais de 15 anos. Inclusive tenho um macho que vai fazer 14 anos. Sempre fui instruída por um criador e uma veterinária( especialista nessa especie roedora) a nunca dar nada verde (a não ser a alfafa) a ele. Somente alimentos vermelho, amarelo e laranja. Semente de girassol e milho também não. Estou seguindo essa dieta com a minha atual chinchila e ele esta muito bem ao que me parece. Qual sua opinião? Obrigada
Ilka Bochat
bom dia! Minhas chinchilas comem apenas rações,alfafa e como pestiscos frutas desidratadas.
No final de semana passado eu estavam colocando verdura para os meus coelhos e uma das minhas
chinchilas pegou um pedaço da folha de couve com o caule e não quiz me deixar tirar dela.
Comeu tudo.fiquei apreensiva e com medo que lhe fizesse mal,mas não fez mal para ela.Por isso
entrei para procurar mais informaçoes sobre dar verduras para as minhas chinchilas.
será que posso começar aos poucos incluir na dieta delas verduras e frutas frescas sem lhes fazer mal?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ilka! Você pode introduzir folhas verdes na dieta da chinchila perfeitamente. Com muita moderação, claro. Comece por introduzir uma vez por semana e vá aumentando gradualmente. O sistema digestivo das chinchilas é muito sensível a alterações. Relativamente à alfafa, ela tem muita proteína relativamente ao feno. Tente privilegiar o feno em relação à alfafa, você pode ir intercalando! Obrigada por seguir o PeritoAnimal!

Alimentação da chinchila
1 de 6
Alimentação da chinchila

Voltar ao topo da página