Partilhar

Cuidados do porquinho-da-índia de pelo curto

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 12 agosto 2019
Cuidados do porquinho-da-índia de pelo curto

Os cuidados com porquinho-da-índia são relativamente fáceis, no entanto, se você acabou de adotar um, é possível que você tenha algumas dúvidas a respeito da alimentação, saúde e cuidados em geral. Você já se perguntou como cuidar de um porquinho-da-índia? Pretende saber o que um porquinho-da-índia precisa para ser feliz? Esse pequeno roedor é um dos animais domésticos mais populares dos dias de hoje, principalmente pelas suas grandes capacidades sociais e cognitivas, precisando de poucos cuidados para ser feliz.

Nesse artigo do PeritoAnimal vamos explicar sobre os cuidados do porquinho-da-índia para que o seu novo companheiro te acompanhe por muito tempo e com as melhores condições.

Também lhe pode interessar: Como pegar meu porquinho da Índia?

Cuidados com porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia, também conhecido pelo nome científico Cavia porcellus, é um roedor diurno originário da América do Sul. É um mamífero gregário, quer dizer, um animal que vive com outros membros da sua espécie em colônias formadas por diversos indivíduos. Ou seja, isso significa que é um animal de estimação que precisa de companhia e socialização.

Precisamente por essa razão, é necessário ter dois porquinhos-da-índia, duas fêmeas por exemplo, para garantir o bem estar do animal e um bom enriquecimento ambiental. No entanto, se não for possível, recomendamos que você dedique tempo diário e muito carinho ao seu porquinho-da-índia, já que se trata de um animal sociável e doce que agradecerá todos aqueles momentos que você possa oferecer.

É aconselhável que, durante os primeiros dias do seu porquinho-da-índia em casa, você deixe ele a vontade e com muita tranquilidade. É importante para evitar o estresse e a ansiedade que provoca um mudança de rotina. Mais para frente, você pode tentar ganhar a confiança oferecendo pedacinhos de verduras como prêmios. A medida que a relação de vocês avance, você vai conhecendo mais coisas sobre esses adoráveis roedores, como por exemplo, eles não costumam morder mas sim chiar.

Cuidados com porquinho-da-índia: recomendações gerais

É importante que, de vez em quando, e especialmente se ele estiver muito sujo, você dê banho no seu porquinho-da-índia com água morna, secando bem com uma toalha e jamais usando secador no pelo. Durante o banho tenha certeza de que a água está morna e deixe o seu animal completamente seco.

Entre os cuidados com porquinho-da-índia está a escovação do pelo, tanto com os porquinhos-da-índia de pelo curto como nos porquinho da índia de pelo longo, é importante seguir uma rotina de escovação para eliminar os pelos mortos e fazer com que o pelo fique brilhante. No caso dos porquinhos-da-índia sem pelo você deve ter muito mais cuidado pois devem estar em um ambiente entre 20ºC e 22ºC e, na hora de higienizá-lo você pode utilizar toalhas úmidas para evitar que ele sinta frio.

Se a sua porquinha-da-índia estiver grávida, você deve ter alguns cuidados especiais. Além de aumentar o consumo de água e alimento, também é importante mudar seu ambiente e seguir certas precauções quanto a saúde para evitar qualquer tipo de complicação na gravidez ou nos futuros filhotes. Saiba mais sobre os cuidados com porquinha-da-índia grávida nesse artigo do PeritoAnimal.

Por fim, é importante mencionar que os porquinhos-da-índia precisam fazer exercícios frequentemente para evitar problemas como obesidade, para isso, você deve proporcionar uma séria de trajetos para que eles possam fazer exercícios. Se não for possível, pode deixá-los solto pela casa ou jardim mas sempre sob supervisão. Ofereça, na medida do possível, brinquedos e atividades variadas que fomentem a estimulação do corpo e mente.

Gaiola para porquinho-da-índia

É possível que, depois de adotar um exemplar desse roedor, você queira saber tudo sobre porquinho-da-índia, certo? São necessários alguns cuidados com porquinho-da-índia para que ele seja completamente feliz, é importante saber mais sobre a gaiola, um fator importante para o bem estar do seu pet.

De acordo com a Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals, os porquinhos-da-índia devem ter um espaço adequado de acordo com o número de habitantes, ou seja, uma gaiola para porquinho da índia deve ter, no mínimo, 120x160 cm por indivíduo. Se você tiver vários porquinhos-da-índia deve ser maior. Dentro da própria gaiola para porquinho-da-índia, ele deve ter uma casinha para dormir, aparas de madeira no chão, um recipiente com comida e um bebedouro de água.

É importante que você coloque a gaiola em um local onde a temperatura oscile de 18ºC e 24ºC e que, preferivelmente, sempre tenha uma gaiola dentro de casa, já que os porquinhos-da-índia são extremamente sensíveis ao frio.

A água deve ser renovada todos os dias e é recomendável que a gaiola seja limpa uma vez por semana, desinfetando completamente uma vez ao mês. Você deve também ter certeza de que o ambiente está completamente limpo, evitando as temperaturas extremas bem como as correntes de ar e luz direta do sol. Confira esse artigo do PeritoAnimal sobre casinha para porquinho-da-índia: o que colocar na gaiola para saber mais.

Alimentação de porquinho da Índia

O porquinho-da-índia é um roedor 100% herbívoro, pelo que a sua alimentação deve ser baseada em frutas e verduras. É de grande importância providenciar forragem de feno (sempre à disposição), uma vez que isso vai garantir uma ingestão adequada de fibras.

Em relação às frutas e verduras, é necessário escolher sempre as que contêm mais vitamina C, uma vez que este nutriente é essencial para o animal (só pode obtê-lo através dos alimentos). Se você optar por alimentá-lo com ração para porquinhos-da-índia, procure uma que já contenha as doses recomendadas de vitamina C.

Alimentos para porquinho-da-índia

Recomendamos que você experimente oferecer diferentes alimentos e que investigue quais são os que ele mais gosta. Pode experimentar com dente de leão, alface, escarola, rúcula ou pimentões. Frutas e vegetais devem ser oferecidos duas vezes por semana, incluindo maçã, laranja, banana e pêssego. Abobrinha, tomate, brócolis e aipo também são boas opções. No entanto, cuidado com alguns alimentos pois podem ser tóxicos para os porquinhos-da-índia.

Confira nosso vídeo no YouTube sobre as frutas e verduras boas para porquinho-da-índia:

Doenças de porquinho-da-índia

A saúde de um porquinho da Índia é, geralmente, muito boa se o tutor tiver em conta todas as orientações mencionadas até agora. No entanto, é essencial que esteja muito atento a parasitas, uma vez que estes animais tendem a sofrer infestações. Além disso, se você notar qualquer sintoma ou comportamento diferente no seu porquinho-da-índia, é importante levá-lo ao médico veterinário o quanto antes. De qualquer forma, o ideal é visitar um profissional a cada 6 ou 12 meses para fazer um acompanhamento rotineiro.

Meu porquinho-da-índia está muito quieto, ele está doente?

Geralmente, o primeiro sinal de doença do porquinho-da-índia é o seu hábito de se esconder em um canto, mostrando um olhar triste. É essencial levá-lo a um veterinário de animais exóticos.

Se você observar feridas no animal, elas podem desenvolver infecções facilmente. Limpe-as com betadine diluído e, se foram muito profundas, recorra a um veterinário sem hesitar.

Um dos problemas mais comuns nos porquinhos da índia é o sobrecrescimento dentário e a única forma de o evitar é garantir que ele tem sempre feno de qualidade disponível (opte por um feno mais verde e largo).

Outro problema dos porquinhos da Índia costuma ser o estresse, especialmente no momento em que ganha um novo tutor. Deve evitar ruídos, companheiros agressivos e dietas pobres pata evitar este problema.

Alguns dos sintomas mais comuns dos de doença de porquinho-da-índia são:

  • Feridas na pele;
  • Feridas nas patas;
  • Diarreia;
  • Coceira excessiva;
  • Aparecimento de parasitas;
  • Perda de pelo;
  • Sobrepeso;
  • Falta de apetite e de beber água.

Diante de qualquer um desses sintomas, você deve analisar com calma o seu porquinho-da-índia tentando entender se está doendo alguma parte do corpo específica. Apesar de serem animais dóceis, ficam estressados com muita facilidade e chiam de forma estridente.

A alimentação do porquinho-da-índia é outro dos fatores importantes para se ter em conta. Se o seu pet deixou de comer durante 12 horas é um mal prognóstico, principalmente aqueles que passaram mais de 24 horas sem comer pois se encontram em um estado crítico.

Você adotou recentemente um destes animais? Veja o nosso artigo com nomes para porquinhos da Índia.

Cuidados do porquinho-da-índia de pelo curto - Doenças de porquinho-da-índia

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados do porquinho-da-índia de pelo curto, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA). (2019). Guinea pig behaviour.
  • Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA). (2019). A healthy diet for guinea pigs.

Vídeos de Cuidados do porquinho-da-índia de pelo curto

1 de 3
Vídeos de Cuidados do porquinho-da-índia de pelo curto

Escrever comentário sobre Cuidados do porquinho-da-índia de pelo curto

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
24 comentários
A sua avaliação:
Clarissa T.
tenho uma porquinha de 2 meses e ela se molhou com a água da gaiola,eu imediatamente coloquei ela em uma toalha e deixei ela por um tempinho lá, tem algo que eu posso fazer para evitar que ela fique doente?sei q nn tem muito a ver com a publicação mas estou com medo de acontecer algo com ela
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Clarissa! Em princípio, se você secou o seu porquinho-da-índia logo em seguida não causará qualquer problema. No entanto, recomendamos que você visite um médico veterinário de confiança para garantir o estado de saúde do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Lohany
Qual o tempo de vida de um porquinho da india?
Gabriel Tentes
Li que eles têm necessidade de vitamina C e que é melhor dar em frutas do que como suplemento. Queria saber posso dar Camu-Camu para os meus (fruta nativa da região norte e a segunda com maior quantidade de vitamina C no mundo)
Cristiane
Olá, minha porquinha da india 5 anos, os pêlos dela estão caindo somente de um lado da perna de modo que se vê o couro, o que devo fazer? É normal?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Cristiane! Sem ver o seu porquinho-da-índia não conseguimos dar nenhum diagnóstico, no entanto, você deve buscar ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Lohany
Qual é a gaiola adequada para o porquinho da india
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Lohany! Nosso artigo sobre casinha para porquinho-da-índia pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/casinha-para-porquinho-da-india-o-que-colocar-na-gaiola-20207.html

Fernando
O porquinho da índia quando nasce fêmea e vc tem macho eles podem criar filhotes (quando a fêmea filhote crescer )
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fernando! O casal de porquinho-da-índia tem algum laço familiar?
A sua avaliação:
Amanda Natalia
O meu porquinho esta com os dentes da frente de cima muito sujo , o que eu posso fazer ?
Jaqueline
### URGENTE####
Meu porquinho está com as patinhas de frente dobrada pra fora e com feridinhas acho que é pododermatites como cuido.
Não quero que ele morra.
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jaqueline! A pododermatite é uma inflamação das patas do porquinho da Índia. Este problema é muito doloroso para o porquinho da Índia e, infelizmente, muito comum em animais mantidos em cativeiro.

A causa mais comum para este tipo de problema é a utilização de um substrato inadequado no fundo da gaiola. Os porquinhos da Índia não estão anatomicamente preparados para caminhas sobre um solo liso e duro. Eles precisam caminhar numa superfície ligeiramente suave, como seria a terra em ambiente selvagem. O ideal será utilizar pellets próprios para porquinhos da Índia, que têm um bom poder de absorção de urina e se desfazem em contato com a ela. Outro fator que potencia o aparecimento deste problema é a falta de higiene, ou um substrato que não absorva bem e as patas do porquinho estejam constantemente úmidas.

Recomendamos que você busque um veterinário de confiança para que ele faça um exame físico e recomende o melhor tratamento para o seu pet. Rápidas melhoras!
Sandra Helena
Tenho uma porquinha da Índia levei ela ao veterinário estava com anemia , tomou medicações agora está quase boa da anemia, só que come e não ganha peso. O que fazer. Estou preocupada
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sandra! É importante dar ao seu porquinho da índia uma alimentação balanceada, esse artigo pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/alimentacao-do-porquinho-da-india-22409.html
No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de animais exóticos de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Daniella
Meu porquinho está com um dos olhos com aspecto de estar fechando... Ontem vi um remela no olho.estou preocupada. O que posso fazer?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Daniella! Sem ver o seu porquinho não conseguimos dar nenhum diagnóstico. O mais indicado é você buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

Cuidados do porquinho-da-índia de pelo curto
1 de 2
Cuidados do porquinho-da-índia de pelo curto

Voltar ao topo da página