Cuidados com seu periquito
O periquito comum ou periquito australiano é considerado em todo o mundo como pet, é a ave de gaiola mais popular do mundo.
São tão inteligentes como alguns papagaios de tamanho grande e podem ser domesticados sem problemas. São capazes de aprender a pousar sobre a sua mão, a brincar com certos elementos, repetir palavras e imitar atos. Gostam de companhia e de alegria.
Se tem um ou está pensando em adotar esta fantástica ave, continue lendo este artigo do PeritoAnimal e saiba todos os cuidados que deve ter com seu periquito.
Habitat
A gaiola que escolher para o seu periquito é muito importante, pois é onde passará a maior parte do dia. Deverá ter no mínimo 50 centímetros de largura, tendo em conta que o seu tipo de voo é horizontal, recomendamos que procure por uma gaiola que seja mais larga que alta. Se pretender incluir outro membro periquito na gaiola, lembre-se que o tamanho da mesma deverá ser maior. Como poleiros poderá utilizar ramos de árvores de fruta, que poderá encontrar à venda em lojas de animais. Este tipo de poleiros são excelentes pois com eles os pássaros exercitam as suas patas em elementos de diferentes tamanhos.
Proporcione-lhe um comedouro (interior se for possível) assim como um bebedouro adequado, deverá manter ambos os elementos sempre frescos e limpos. No fundo da gaiola também deve adicionar um tipo de terra especial com cálcio que os estimule adequadamente.
Os acessórios da gaiola do periquito devem estar em consonância com o tamanho desta, ou seja, não coloque mil e um poleiros e brinquedos se depois o animal não tiver espaço para se mexer. Se quiser uma gaiola muito decorada pense então em comprar uma de tamanho grande. Pode incluir um balanço, cordas ou escadas.
A localização, tal como no caso de outros pets, deve ser sempre em um lugar livre de fumo, sol direto, correntes de ar ou ruídos excessivos. Procure um lugar tranquilo, fresco e harmonioso para que o seu pet se sinta feliz.
Pode ter também os seus periquitos no exterior, tendo em consideração que devem ter o seu espaço de sombra, não os expor ao frio excessivo ou calor excessivo assim como estarem resguardados da chuva.
Alimentação
A dieta básica do periquito baseia-se no alpiste e painço, poderá encontrar à venda misturas já preparadas, como já referimos é uma ave muito comum. Também é muito importante adicionar um osso de siba ou uma peça de cálcio.
Como alimentos extra pode oferecer-lhes folhas de alface, algo que gostam muito. Além disso, pode experimentar dar-lhes pequenos pedaços de fruta como a pera, a maçã e a melancia. A verdura também é uma opção para os periquitos pois gostam de acelgas, ervilhas, milho e cenoura. As frutas e verduras são alimentos essenciais da alimentação destes animais.
Outro elemento que pode oferecer aos seus periquitos é a alfafa, adorada pela maioria dos pássaros, embora deva restringir as doses pois é bastante calórica.
Higiene
É fundamental que a gaiola e os elementos que existem dentro dela tenham uma limpeza regular. A acumulação de excrementos assim como de alimento pode pode provocar no seu pet uma grande quantidade de doenças.
Revise o periquito de vez em quando para se certificar que não tem insetos (centre a sua atenção nas asas), pode eliminar a sua presença com inseticida disponível em lojas de pets, não se preocupe que não será prejudicial para ele.
Apesar de se tratarem de animais muito limpos deve proporcionar-lhe algo extra para prevenir doenças. Existem à venda pequenas piscinas para as aves se molharem, algo que gostam especialmente no verão. Se não encontrar nenhuma pode fazê-la com um pequeno recipiente de plástico que tenha um acesso fácil e enchê-lo de água. Também pode usar um pulverizador.
Se observar algum indício de doença é importante que consulte o veterinário. Veja nesse artigo do PeritoAnimal quais são as doenças mais comuns em periquitos australianos.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Cuidados com seu periquito, recomendamos que entre na nossa categoria de O que precisa saber.

Boa tarde.. apareceu um periquito aqui na varanda de casa.. estou procurando pelo dono mas até agora não tive êxito.. quando o encontrei estava no chão e assim q estendi o dedo ele subiu.. entendemos então que ele e domesticado... Ficou no meu ombro e nos meus braços um bom tempo, mas com o tempo foi ficando cada vez mais assutado, qualquer minimo barulho o fazia pular, tentou voar mas se bateu contra a paredes, não sei se tem as asinhas cortadas... ao fim do dia consegui uma gaiola improvisada ( essas q usam pra capturar pássaros ) e bem pequena, mas coloquei um galho pra ele usar de poleiro, comida e água.. deixo a portinha aberta o tempo todo, mas ele não sai de lá.. precisei tira-lo pra limpar a gaiola e trocar a água e ele ficou em Pânico, se debatendo.. não fica mais na minha mão.. se me aproximo da gaiola ele já fica com medo.. eu estou tomando todo cuidado.. não faço barulhos nem movimentos bruscos, mas ele tá muito assustado.. tô me sentindo mal pq ele parece tá se sentindo um prisioneiro.. só fica na gaiolinha quieto o dia todo, não canta, mal se meche... pensei em colocar ele lá fora pra ele voar e ir embora.. mas pelo jeito q ele é acho q morreria rapidinho.. por que ele estava tão bem no início e agr parece tão assutado?? E oq devo fazer pra ele se sentir melhor?
Ola ?