Partilhar

Cuidados com seu periquito

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 22 agosto 2017
Cuidados com seu periquito

O periquito comum ou periquito australiano é considerado em todo o mundo como pet, é a ave de gaiola mais popular do mundo.

São tão inteligentes como alguns papagaios de tamanho grande e podem ser domesticados sem problemas. São capazes de aprender a pousar sobre a sua mão, a brincar com certos elementos, repetir palavras e imitar atos. Gostam de companhia e de alegria.

Se tem um ou está pensando em adotar esta fantástica ave, continue lendo este artigo do PeritoAnimal e saiba todos os cuidados que deve ter com seu periquito.

Também lhe pode interessar: Dicas para escolher seu animal de estimação

Habitat

A gaiola que escolher para o seu periquito é muito importante, pois é onde passará a maior parte do dia. Deverá ter no mínimo 50 centímetros de largura, tendo em conta que o seu tipo de voo é horizontal, recomendamos que procure por uma gaiola que seja mais larga que alta. Se pretender incluir outro membro periquito na gaiola, lembre-se que o tamanho da mesma deverá ser maior. Como poleiros poderá utilizar ramos de árvores de fruta, que poderá encontrar à venda em lojas de animais. Este tipo de poleiros são excelentes pois com eles os pássaros exercitam as suas patas em elementos de diferentes tamanhos.

Proporcione-lhe um comedouro (interior se for possível) assim como um bebedouro adequado, deverá manter ambos os elementos sempre frescos e limpos. No fundo da gaiola também deve adicionar um tipo de terra especial com cálcio que os estimule adequadamente.

Os acessórios da gaiola do periquito devem estar em consonância com o tamanho desta, ou seja, não coloque mil e um poleiros e brinquedos se depois o animal não tiver espaço para se mexer. Se quiser uma gaiola muito decorada pense então em comprar uma de tamanho grande. Pode incluir um balanço, cordas ou escadas.

A localização, tal como no caso de outros pets, deve ser sempre em um lugar livre de fumo, sol direto, correntes de ar ou ruídos excessivos. Procure um lugar tranquilo, fresco e harmonioso para que o seu pet se sinta feliz.

Pode ter também os seus periquitos no exterior, tendo em consideração que devem ter o seu espaço de sombra, não os expor ao frio excessivo ou calor excessivo assim como estarem resguardados da chuva.

Cuidados com seu periquito - Habitat

Alimentação

A dieta básica do periquito baseia-se no alpiste e painço, poderá encontrar à venda misturas já preparadas, como já referimos é uma ave muito comum. Também é muito importante adicionar um osso de siba ou uma peça de cálcio.

Como alimentos extra pode oferecer-lhes folhas de alface, algo que gostam muito. Além disso, pode experimentar dar-lhes pequenos pedaços de fruta como a pera, a maçã e a melancia. A verdura também é uma opção para os periquitos pois gostam de acelgas, ervilhas, milho e cenoura. As frutas e verduras são alimentos essenciais da alimentação destes animais.

Outro elemento que pode oferecer aos seus periquitos é a alfafa, adorada pela maioria dos pássaros, embora deva restringir as doses pois é bastante calórica.

Cuidados com seu periquito - Alimentação

Higiene

É fundamental que a gaiola e os elementos que existem dentro dela tenham uma limpeza regular. A acumulação de excrementos assim como de alimento pode pode provocar no seu pet uma grande quantidade de doenças.

Revise o periquito de vez em quando para se certificar que não tem insetos (centre a sua atenção nas asas), pode eliminar a sua presença com inseticida disponível em lojas de pets, não se preocupe que não será prejudicial para ele.

Apesar de se tratarem de animais muito limpos deve proporcionar-lhe algo extra para prevenir doenças. Existem à venda pequenas piscinas para as aves se molharem, algo que gostam especialmente no verão. Se não encontrar nenhuma pode fazê-la com um pequeno recipiente de plástico que tenha um acesso fácil e enchê-lo de água. Também pode usar um pulverizador.

Se observar algum indício de doença é importante que consulte o veterinário. Veja nesse artigo do PeritoAnimal quais são as doenças mais comuns em periquitos australianos.

Cuidados com seu periquito - Higiene

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados com seu periquito, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário sobre Cuidados com seu periquito

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
Rogério Finoite
eu posso ter dois casais de periquitos em uma mesma gaiola sem risco deles brigarem?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rogério! Pode sim, mas tenha em consideração que a gaiola que escolher para o seu periquito é muito importante, pois é onde passará a maior parte do dia. Deverá ter no mínimo 50 centímetros de largura, tendo em conta que o seu tipo de voo é horizontal, recomendamos que procure por uma gaiola que seja mais larga que alta. Se pretender incluir outro membro periquito na gaiola, lembre-se que o tamanho da mesma deverá ser maior.
Brena Nayara
Ola ?
Gostaria de fazerbuma pergunta!!
Eu ganhei um fêmea de periquito australiano, com o tempo apareceu um macho no meu quintal,meu tio e meu avô conseguiu pegar ele,e hoje em dia ele fica na mesma gaiola que a fêmea, so qie as vezes eles briga muito ai preciso separar eles, mais eu notei uma coisa diferente na fêmea, ela estar com os dois olhos com a berada meia marrom e parece q estar ferido. Isso seria uma doença?? Ou pode ter machucado mesmo e nao ser nada mais sério??? Como deve tratar isso ??
Desde ja agradeço!!
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Brenda! Sem ver seu periquito não conseguimos dar nenhum diagnóstico. Recomendamos que busque um médico veterinário de animais exóticos de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Alice
Boa noite queria .quando sair choro de piriquito quando o filho que estão grande

A sua avaliação:
Sabrina Alves
Meu periquito australiano foi arranhado por um gato e está ferido e saindo um pouco de sangue e infelizmente eu não posso levá-lo ao veterinário, o que eu posso fazer pra ajudar a curar a ferida, me ajude por favor.
LILIANA MARIA PEREIRA REZENDE
Dra. bom dia, meu bichinho está com um inchaço abaixo d o olho direito já fazem três meses passo Norkill diluido 1/10 e pingo algumas gotas no bico. Acho que está errado, pois até hj não melhorou nada.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Liliana! Esse tratamento foi prescrito por um médico veterinário? O seu periquito deveria ser consultado por um veterinário de animais exóticos, caso exista algum na sua região.
A sua avaliação:
Evaldo Nunes Spínola
Eu tenho um viveiro com vários casais de periquitos, mas eles estão matando os filhotes. Como um amigo meu me sugeriu separá-los dos pais, logo depois que nascerem, eu gostaria de saber como fazer a papinha para dar aos filhotes e como alimentá-los. Eu já separei uma parte do viveiro para fazer a maternidade.
A sua avaliação:
Evaldo Nunes Spínola
Está acontecendo uma coisa interessante no meu viveiro. Não e á primeira vez que a mãe fica bicando a cabeça do filhote e depois ela o joga para fora da casinha. Isso é normal ou elas estão passando por alguma espécie de trauma ?
jandler autuori
É perigoso fazer um viveiro pra eles dentro de casa sendo que tem gatos pelos local?? Eles consegue destruir o viveiro e atacar os passaros??
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jandler! Você pode construir o viveiro, deve é ter em atenção ao material que usa e que não exista espaço entre as grades ou nenhuma outra maneira dos gatos acederem. Construa o viveiro encostado pelo menos a uma parede ou a um canto da habitação que escolher, pois desse jeito as aves vão se sentir mais seguras quando estiver um gato por perto.

Cuidados com seu periquito
1 de 4
Cuidados com seu periquito

Voltar ao topo da página