Problemas de comportamento

O que significa quando um gato faz xixi na cama?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 13 abril 2021
O que significa quando um gato faz xixi na cama?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O seu gato começou a urinar na sua cama? Não sabe como evitar esta desagradável situação? Para começar, deve saber que este é um problema habitual nos gatos e que para tratá-lo adequadamente deverá descobrir as causas que causaram uma mudança de comportamento no seu felino.

Saber porque faz xixi na cama e que situações o levam a cometer este ato no seu lugar de descanso será fundamental para o evitar.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar-lhe o que significa quando um gato faz xixi na cama e vamos dar-lhe alguns conselhos que pode aplicar para tentar evitar este problema.

Por que um gato pode começar a urinar na cama?

Para começar será muito importante não confundir este hábito com a marcação de território, um comportante que costuma levar a cabo em diferentes zonas da casa e, não apenas na nossa cama. Uma vez que isto esteja esclarecido, será importante identificar a causa que levou o gato a urinar na nossa cama e que nos vai dar uma resposta para saber o que significar quando o seu gato faz xixi na cama. Algumas das causas mais comuns que fazem com que o gato urine na cama são:

  • Doença: É a primeira causa que deve descartar. Certifique-se que o seu gato não está sofrendo de uma infecção urinária ou de uma cistite. Por vezes, perante um quadro de mal-estar, o gato pode começar a mostrar sensibilidade ou desagrado a certas coisas que antes não mostrava. Rejeitar a caixa de areia e utilizar um lugar mais confortável como a cama, pode ser um indicador de algo não está bem. Por isso, consulte o veterinário para saber se está tudo bem com o seu gato.
  • Vulnerabilidade: Uma cirurgia recente, uma mudança na sua vida, a perda de uma amizade ou muitos outros fatores podem ser causadores de um sentimento de vulnerabilidade. Então refugiar-se em lugares confortáveis e quentes pode fazê-los sentir-se bem e confortáveis.
  • Experiência traumática recente: Este tipo de situações podem causar no nosso felino uma reação exagerada, uma mudança de hábitos temporal e inclusive depressão no gato. Se passou por uma experiência muito grave deve ter isso em conta como possível causa da urina na sua cama.
  • Portas fechadas: Antes de sair de casa certifique-se que todas as portas lhe permitem chegar à caixa de areia estão abertas. Isto é fundamental para que o gato possa aceder a ele as 24 horas do dia.
  • Tensão ou reação má com algum membro da família: Esta é outra das causas principais que podem levá-lo a urinar na cama. O seu gato pode começar a levar a cabo este comportamento se considerar que algo negativo afeta as suas relações sociais e estado geral de bem-estar.
  • Tem vários gatos? Os gatos são animais muito limpos, por isso o melhor é contar com uma caixa de areia por cada gato que tiver em casa.
  • Maus hábitos das crianças: As crianças podem não ter claro como deve ser a sua relação com o gato. Incomodá-lo, persegui-lo ou invadir a sua zona com gritinhos e brincadeiras pode deixar o felino muito nervoso. Deve explicar-lhes que devem deixar o gato repousar e acessar a todos os lugares sem tentar pegar nele.
  • Não gosta da caixa de areia: Uma caixa demasiado pequena ou sem a estrutura protetora poderá fazer sentir o seu gato um pouco inseguro. Se o adotou recentemente, considere se esta poderia ser a causa do problema.
  • A localização da caixa de areia: Talvez não tenha tido consciência disso até agora, mas pode ser que a caixa de areia do seu gato se encontre muito longe, que tenha um acesso complicado ou que tenha obstáculos que o seu gato não gosta de passar (calor, a presença de pessoas que não gosta, outros pets,...), avalie, conhecendo o seu caráter, se o lugar onde está situada a caixa de areia é apropriado para ele.
  • Não gosta da areia: Por vezes podemos estar oferendo ao nosso gato uma areia que não gosta. Pode ser o seu aroma, a textura ou qualquer outra caraterística que o faça sentir-se incômodo. Experimente mudá-la.
  • A limpeza da caixa de areia: Os gatos são animais muito limpos e ter a sua caixa de areia suja proporcionar-lhes um claro desagrado. A frequência ideal de lavar a caixa ronda os 3-7 dias.
  • A solidão: Embora os gatos sejam animais muito independentes, é muito importante ter em conta que são seres sociais que precisam de companhia e afeto. Se o seu gato passa muitas horas sozinho, pode ter adotado este hábito como forma de expressar o seu desagrado.
O que significa quando um gato faz xixi na cama? - Por que um gato pode começar a urinar na cama?

Como evitar que o gato urine na cama

Se já sabe o que significa quando um gato urina na cama e por que o seu felino o faz, é hora de começar a fazer alguma coisa para acabar com esta situação que pode chegar a ser desesperante. Para evitar que o gato faça xixi na cama vamos dar-lhe alguns conselhos:

A primeira coisa a fazer será agir perante a causa que provocou este comportamento. Se o seu gato não está tranquilo, por exemplo, por passar muitas horas sozinho, experimente adotar um companheiro que lhe permita socializar ou passar mais horas com ele.

Para tentar resolver esta situação, é recomendável que nos primeiros dias deixe o gato em uma zona delimitada quando sair de casa. Deve ser um lugar tranquilo, com a sua caixa de areia e longe de outros animais e pessoas. Evite deixar mantas ou a sua cama nesse lugar. Quando voltar para casa deve poder voltar a transitar pelas zonas habituais de casa, não deve se sentir excluído.

Compre uma segunda caixa de areia para o seu gato totalmente diferente da que usava até agora para ver se esse é o problema que afeta o seu gato. Às vezes podemos pensar que a que tem já é boa para ele, mas pode não ser assim.

Um truque muito eficaz é modificar a percepção da zona que ele agora considera como um banheiro por um lugar no qual se alimento. Como deve saber, os gatos não gostam de urinar onde comem, são animais muito limpos. Tenha à mão guloseimas e snacks deliciosos que lhe possa oferecer quando se aproximar desse lugar. Além disso, premie-o sempre antes de urinar, se o fizer depois de urinar, estaremos apenas reforçando este comportamento.

Se estes truques parecerem não funcionar e estiver realmente desesperado, consulte um etólogo para o ajudar a resolver este caso com conselhos adequados. Não se esqueça que, o gato não é um animal maldoso e que não está fazendo isto para o fazer chatear. Tenha paciência e ajude-o a superar esta fase.

O que significa quando um gato faz xixi na cama? - Como evitar que o gato urine na cama

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que significa quando um gato faz xixi na cama?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
42 comentários
A sua avaliação:
Gilene Moreno Sousa.
O meu gato faz tudo o 1 e o 2 no chão, não sei o que fazer!!!!
A sua avaliação:
Eniraldo
Bom dia!
Alguém poderia me ajudar?... Estou com a seguinte situação, possuo 3 gatos e um deles "quando dorme" se mexe muito sonhando e urina na própria cama dele ou em sofá. Minha casa está sempre limpa e possui caixa de areia com granulado de madeira e ele usa a caixa normalmente.
Obs-1.: Já levei a veterinária e constatou tudo normal no exame de sangue.
Obs-2.: Os 3 gatos se dão muito bem e brincam sempre juntos.
Desde já agradeço pela ajuda que puder contribuir.
A sua avaliação:
Cicera
Meu gato começou a fazer xixi na minha cama depois que meu namorado veio conhecer minha casa e depois fui passar o ano novo na casa dele e fiquei fora uma semana, será que ficou com ciúmes
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Cicera, acreditamos que o nosso artigo "Gatos sentem ciúmes?" pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/gatos-sentem-ciumes-22990.html. Um abraço da equipe editorial do Perito Animal.
A sua avaliação:
Rita Marques Santos
Este site ajudou-me muito a saber o porquê o meu gato urina na minha cama :]
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Ficamos felizes em ajudar, Rita!
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Isa
Olá , tenho uma gata com 8nos, há uns 4 anos tive uma pessoa hospedada em casa e a gata urinava nas roupas dela com frequência, depois que ela foi embora descobri que era uma falsa amizade. Seria um aviso?
A sua avaliação:
Lucimar
Olha tenhi uma gatinha de 11 meses por 4 vezes ela fez xixi na minha cama mas sempre e no lado que o meu marido dorme.o será que está acontecendo com ela.
A sua avaliação:
Adriano Baptista
O meu gato passou a mijar na cama vez ou outra, suspeito ou de solidão ou por querer marcar território, ele passa a maior parte do tempo no quarto. Tenho duas gatas. Peguei a segunda pra fazer companhia pra primeiro que ficava muito sozinha.
Agora tenho uma gata mais nova em casa que fica mijando na cama e uma mais velha rabugenta que só fica espirrando quando a mais nova de aproxima....
A sua avaliação:
Lara
Olá , tenho 3 gatos duas fêmeas e um macho , alguns meses estão fazendo xixi na cama , sempre ao lado da minha mãe e não sabíamos qual deles eram ,acabei de descobrir da pior maneira possível , ele urinou em cima de mim enquanto estava dormindo , já fizemos quase tudo , e nada ele tem cerca de. 10 anos e isso para nós é novidade.
A sua avaliação:
Camila
Comprei uma gatinha com 40 dias. Rosa vez que colocamos ela na areia ela faz xixi e cocô normalmente. Mas a noite a hora que fica sozinha, ela sobe no sofá e faz xixi lá. De dia dorme na cama dela, mas a noite faz tudo isso no sofá. E é todos os dias. Tem 8 dias que ela está aqui conosco e depois de dois dias que se acostumou um pouco, começou a fazer isso. Preciso de ajuda pois meu sofá já está cheirando mal. Agora estou colocando forro de plástico e panos de chão em cima do sofá, borrifo óleos cítricos e mesmo assim ela vai lá.
Luísa Savala
Oi Camila! Temos um artigo sobre como ensinar um gato a usar a caixa de areia que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/ensinar-o-gato-a-usar-a-caixa-de-areia-21144.html
Se não funcionar, recomendamos que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Isa Santos S Dias
Meu gato tem 3 meses de castrado.Ele sempre fez as necessidades dele na rua.Só que depois que castramos ele passou a fazer xixi dentro de casa .Por duas vzs subiu no fogão e urinou.Sendo que ele nunca fez essas coisas.O que eu faço para ele voltar a se comportar como antes.Ressalvo que ele tem a a caixinha de areia dele e a usa porém a noite ele costuma urinar pela casa.Isso já está me deixando louca....
Luísa Savala
Oi Isa! Temos um artigo sobre como ensinar um gato a usar a caixa de areia que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/ensinar-o-gato-a-usar-a-caixa-de-areia-21144.html
De qualquer maneira, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa eliminar qualquer possibilidade de doença e te ajude com esse comportamento do seu bichano.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Amanda Cecilia
Olá,
Tenho dois gatos, um de 6 anos, já castrado, e outro de 2 anos, que ainda não foi castrado, meu gatinho mais novo vive demarcando território pela casa toda e associo isso a ele não ser castrado, mas tem um comportamento dele que eu não compreendo e queria saber se tem alguma explicação ou se acontece isso com mais alguém. Às vezes ele começa a miar descontroladamente e muito alto, me chamando, quando eu o sigo ele vai direto pra caixinha de areia e, ao se certificar que eu o estou observando, urina, em outras palavras ele me chama pra vê-lo urinar! Isso é normal?
Andresa
O nome disso é MANHA. Meus gatos me levam no pratinho pra ver eles comerem. Tem que ver comer e fazer massagem nas costas de preferência. E foi minha mãe que colocou esse hábito neles, depois de adultos. Eles não faziam isso. Seu gato está achando legal fazer essa interação com você.
Maria
O gato da minha irmã fazia isso e depois ela descobriu que ela tava com infecção urinária grave. Acho que é bom levar no vet logo.
Davi Pereira Chagas da Silva
Olá, faz pouco tempo, uma das minhas gatas (todas são castradas), começou a orinar na cama e sempre no lado em que minha esposa dorme. Recentemente compre um instrumento musical (Tuba), mede quase 1m de altura, será que elas estranharam esse objeto?
Luísa Savala
Oi Davi! Uma das causas desse tipo de comportamento, pode ser: tensão ou reação má com algum membro da família. Esta é uma das causas principais que podem levá-lo a urinar na cama. O seu gato pode começar a levar a cabo este comportamento se considerar que algo negativo afeta as suas relações sociais e estado geral de bem-estar.
Esse artigo também pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/como-evitar-que-o-meu-gato-urine-em-casa-20112.html
No entanto, se esse comportamento persistir, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Mary Rose
Boa noite. Tenho um gato de 2 anos. Ha´um ano atrás eu trouxe para casa uma ninhada de 3 gatinhos. Com um deles ele se dá bem. Mas com os outros 2 brancos ele não se dá e tenho desde então tentado de tudo., Toda vez que ele entra dentro de casa procura borrifar tudo o que vê, inclusive eu. Eu não posso dispensar os que ele não gosta. O Feliway é muito caro para mim. Informo que ele me foi dado com 3 semanas de vida e até hoje mama na minha blusa quando vem no meu colo. Costuma ficar me solicitando para mamar. Mas não aceita os brancos e tenho de mantê-los separados. Não sei o que fazer.
Adilson Gomes
O gato pode fazer xixi na cama para querer te acordar? Adotei uma gatinha de 2 meses que dorme comigo. Ela faz na caixinha de areia, mas em duas manhãs ela fez enquanto eu estava dormindo. Quando estou no trabalho ela usa normalmente a caixa de areia.
leonardo laranjo de freitas
Olá amigo. Estou na mesma situação. E a gatinha tbm tem 2 meses, o pior é que ela faz xixi sempre em cima de mim enquanto estou dormindo. Vc conseguiu resolver isso? Abraço.
Priscilla de Figueiredo Bezerra
Tenho uma situação bem parecida. Meu gato ultimamente anda fazendo xixi na minha cama, geralmente do meu lado e enquanto eu durmo. Eu pensei que fosse meu edredon pois eu o trouxe da casa da minha mãe e lá tem 3 gatas. Mas o edredon ja foi lavado inúmeras vezes, e ainda assim, mesmo sem o edredon, ele faz xixi. Ele usa normalmente a caixa de areia enquanto eu estou acordada. Ele não sofre de solidão pois eu tenho 2 gatos, ele e uma femea. Eu pensei que fosse ciúmes da gata, mas eu dou atenção e brinco igual com os 2....eu não sei o que fazer. Ja coloquei a comida na cama, ja passei vinagre e nada adiandou. Tenho q ficar dormindo com capa de colchão o tempo inteiro e estou acabando com os estoques de água oxigenada das farmácias. Espero que alguém possa me ajudar pois estou bem tendenciosa a não deixar mais ele dormir no meu quarto comigo.
Suelen
Olá tenho um gatinho acabou de sair do peito da mãe
Dorme comigo na cama por ser neném todo dia quando acordo ele fez xixi na cama
Raquel Fernandes
Tenho 2 gatinhos de 5 meses, uma fêmea e um macho, a fêmea é tranquila com artes habituais, mas o macho é preguiçoso e só vai até a caixa de areia de vez em quando, cisma em fazer xixi na cama, em lençóis, cobertores. Ele começou fazendo na caixa, e derrepente, começou a fazer nas camas e cobertores em geral. Faz também na caixa de areia. Por favor me ajudem, não suporto mais lavar cobertor. Já fiz a troca da caixa, da areia. Tenho 2 caixas. Mas parece que nada adianta. Ele cisma em fazer em cima de tecidos.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Raquel! A minha primeira dica seria aumentar para 3 caixas, leia este artigo sobre essa matéria: https://www.peritoanimal.com.br/quantas-caixas-de-areia-por-gato-temos-a-resposta-22390.html. Para além disso, é importante que tenha as caixas em diferentes localizações e tipos de caixas diferentes: https://www.peritoanimal.com.br/qual-a-melhor-caixa-de-areia-para-gatos-22388.html. Converse também com o seu médico veterinário sobre a possibilidade de castração, que trás inúmeras vantagens para além de reduzir a marcação do território. A utilização de feromonas sintéticas, como o feliway, também pode ajudar com esse problema. Espero que as dicas ajudem!
Paulo Silva
Boa tarde. Tenho um british shorthair macho com 11 meses que ainda não está esterilizado. De a 5 meses para cá tive que alterar a minha casa. Tenho 2 rapazes com 12 e 6 anos e dormiam no mesmo quarto. Em Outubro a minha sogra veio viver para minha casa e tive que separar os meninos. Como tinha um quarto onde era o meu escritório passei para lá o meu filho mais novo juntamente com a minha sogra. A partir desse dia o meu gato começou a fazer cocó ou chichi na cama do pequeno. Temos que ter a porta dos quartos dos miúdos fechadas porque assim que pode vai fazer as suas necessidades ou num quarto ou no outro. Preciso mesmo da vossa ajuda porque não me quero desfazer dele mas também não quero ter sempre as portas fechadas ou as camas sujas. Obrigada
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Paulo Silva! O seu gato apresenta claros sinais de estresse possivelmente devido à mudança que existiu aí em casa. Em primeiro lugar, é importante que ele seja visto por um médico veterinário que descarta a possibilidade desse comportamento ser devido a alguma doença. Caso seja concluído ser de origem exclusiva comportamental, você pode tentar algumas dicas. Nomeadamente, ter duas caixas de areia e não apenas uma. Relembramos que jamais devem estar perto da água e da comida e que o tipo de areia também é importante. Estes artigos podem ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/qual-a-melhor-caixa-de-areia-para-gatos-22388.html https://www.peritoanimal.com.br/qual-a-melhor-areia-higienica-para-gatos-22391.html
Elaine tomaz de Aquino
Meu gato só fazia xixi na areia dela agora esta acabando meu colchão não aguento mais o que devo fazer ? As vezes estamos deitada e ela sobe na cama e faz xixi em cima da cama perto da.gente ....me ajudem .
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Elaine! Pode ser um problema com a caixa de areia dele. Leia este artigo: https://www.peritoanimal.com.br/qual-a-melhor-caixa-de-areia-para-gatos-22388.html. Para tirar o cheiro da urina tente estas dicas: https://www.peritoanimal.com.br/como-tirar-o-cheiro-da-urina-de-gato-22290.html
Urana
Olá, minha gata tem mais de 5 anos e há alguns meses está fazendo xixi na minha cama. Conhecidentemente logo que meu ex saiu de casa. Isso pode ter relação? O que posso fazer para ela parar? Ela não usa caixa de areia, sai no quintal para fazer suas necessidades, sempre foi assim. Obrigada
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Urana! Sim, efetivamente poderá estar relacionado com essa alteração. Em primeiro lugar, é importante que seja descartada qualquer patologia que possa estar causando esta alteração comportamental e para isso você deveria consultar um veterinário. Caso seja de origem exclusivamente ambiental, seria importante colocar uma caixa de areia em casa, para incentivar a fazer lá quando quiser fazer dentro de casa. Você deve também retirar o cheiro da urina da cama, que por vezes é difícil de retirar e por isso a gata continua urinando no mesmo lugar. Leia este artigo com algumas dicas: https://www.peritoanimal.com.br/como-tirar-o-cheiro-da-urina-de-gato-22290.html
Sonia
Ola
O irmao do meu marido esta a passar uns tempos ca em casa e a minha gata fez xixi na cama dele, sera que esta com ciumes?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sonia! Sim, pode ser uma questão comportamental e territorial. Mais alguma coisa mudou recentemente no ambiente do gato? Tipo de caixa, localização dela, o tipo de areia?
sonia brito
Obrigada pela sua resposta, nao nada mudou nem a caixa nem o tipo da areia esta tudo como estava!
1 de 3
O que significa quando um gato faz xixi na cama?