Problemas de comportamento

O que significa quando o cachorro fica latindo pro nada?

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. Atualizado: 3 julho 2023
O que significa quando o cachorro fica latindo pro nada?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Você já deve ter se perguntado o que significa quando o cachorro fica latindo pro nada, principalmente se o seu melhor amigo latir para você quando tudo aparenta estar calmo. Embora, muitas vezes, os latidos são simplesmente uma forma muito eficiente de chamar a sua atenção e lhe pedir algo, existem outras razões pelas quais nossos peludos podem começar a latir "do nada".

Uma delas tem a ver com as condições naturais ou patológicas que afetam seus sentidos e os fazem se sentir mais vulneráveis. Por isso, é importante não ignorar esse comportamento e saber perceber quando é necessário atuar para ajudar seu melhor amigo. Hoje, no PeritoAnimal, vamos explicar o que significa quando o seu cão late sem motivo aparente e o que você pode fazer nessas circunstâncias.

Para entender por que seu cão late “do nada”, é importante levar em conta que são muitas as razões pelas quais os cães latem, já que os latidos são uma forma de comunicação sonora que nossos amigos peludos utilizam para se comunicar com seus semelhantes e conosco, além de expressar os diferentes estados de humor que experimentam ao longo da vida.

Além disso, é importante saber que o comportamento de latir sem motivo pode aparecer por diferentes motivos dependendo da fase da vida em que o cachorro se encontra. É por isso que decidimos dividir nossa explicação seguindo esse critério ‘etário’ e vamos começar entendendo por que um filhote late sem motivo para seus tutores.

Também lhe pode interessar: Por que meu cachorro late para o nada?

Índice

  1. O que significa quando o cachorro fica latindo pro nada?
  2. O que significa quando o cachorro jovem ou adulto fica latindo pro nada?
  3. O que significa quando o cachorro idoso fica latindo pro nada?
  4. O que fazer quando o cachorro fica latindo pro nada?

O que significa quando o cachorro fica latindo pro nada?

Os filhotes realizam uma série de comportamentos exploratórios enquanto começam a conhecer o ambiente onde vivem e aprendem a interagir com os estímulos e indivíduos que ali se encontram, inclusive com você e com os demais membros de sua família humana. É por isso que são mais propensos a morder praticamente qualquer coisa que encontram pela frente, inclusive a mão ou os pés de seus tutores enquanto brincam, e também podem latir sem uma razão específica, simplesmente porque estão assimilando a “forma de ser” dos cães.

E se você está se perguntando a partir de qual idade os cães começam a latir, a resposta é aproximadamente a partir de seu primeiro mês e meio de vida, embora antes comecem a emitir uma série de vocalizações “experimentais” até que estejam preparados – física e cognitivamente – para latir propriamente. Nesse período de aprendizagem contínua, é muito comum que os filhotes vocalizem e latam, uma vez que tenham aprendido a fazê-lo, sem um motivo específico, apenas porque têm uma tendência natural a repetir algo que lhes desperta curiosidade e/ou os motiva. As vocalizações também costumam aparecer durante os jogos e interações com seus irmãos caninos, e isso é parte natural de seu aprendizado compartilhado.

Mas é importante levar em consideração que o significado de um cachorro filhote latindo, chorando ou emitindo outros sons pode ser por diferentes motivos pontuais, em especial quando necessitam solicitar algo a suas mães ou a seus tutores (comida, água, necessidade de urinar ou defecar, etc.). Além disso, os filhotes aprendem rapidamente que latir é uma forma muito eficiente de chamar a atenção de seus tutores, portanto, eles serão propensos a latir cada vez que desejarem jogar, receber carinho ou quando alguma coisa os incomoda para pedir a intervenção de seus humanos.

O que significa quando o cachorro fica latindo pro nada? - O que significa quando o cachorro fica latindo pro nada?

O que significa quando o cachorro jovem ou adulto fica latindo pro nada?

Muitos tutores se perguntam por que seus cães latem do nada, e a verdade é que, na maioria dos casos, os cães não estão latindo efetivamente do nada ou sem um motivo específico, mas sim estão reagindo a algum estímulo que seus tutores não conseguiram perceber. Isso ocorre com muita frequência, porque os sentidos dos cachorros, em especial sua audição e seu olfato, estão muito mais desenvolvidos que os nossos. Portanto, nossos amigos podem perceber uma série de sons, ruídos e odores que nos passam totalmente despercebidos no dia a dia.

Assim, se seu cão jovem ou adulto começa a latir e você não consegue identificar a causa, isso pode significar que ele esteja escutando ou cheirando algo que o faça reagir de forma abrupta. Podemos estar falando do latido de outros cães a distância, a presença de um animal que pode ser uma presa (por exemplo, aves que passam voando do lado de fora da casa e seu cão percebe seu movimento através da janela), o cheiro de uma fêmea no cio pelas proximidades, um ruído repentino ou desconhecido que pode indicar um evento perigoso ou a presença de um desconhecido, etc.

Todos esses são estímulos que podem ocorrer sem nos darmos conta, mas que não passarão despercebidos aos agudos sentidos de nossos amigos peludos. Então, vale a pena ficar atento à sua casa e aos arredores se seu cão começar a latir “do nada”.

Feito esse esclarecimento inicial, vejamos agora em que circunstância é mais comum e o que significa quando um cachorro jovem ou adulto fica latindo pro nada:

1. Para te avisar de algo

Às vezes, ao escutar um barulho alto ou estranho, por exemplo, os cães sentem a necessidade de alertar seus tutores, porque entendem que esses estímulos abruptos ou intensos podem supor uma possibilidade de ameaça ou perturbação para o seu bem-estar ou o de ambos.

Seu cão também pode latir nessas circunstâncias porque tem medo e quer pedir que você faça algo para cessar esse estímulo ou simplesmente para que você o proteja. Em todo caso, se você não consegue ouvir o mesmo que seu amigo, provavelmente você pensará que ele late sem razão, mas não é esse o caso...

2. Quer chamar a sua atenção

Essa é uma das principais razões pelas quais os cães latem especificamente para o nada ou para seus tutores, e isso é assim porque latir é uma maneira extremamente eficiente de nos fazer prestar atenção imediata neles e em nada mais. O “detalhe” é que essa necessidade de chamar nossa atenção pode ter como razão diversas causas, mas geralmente expressam um pedido ou uma necessidade que deve ser satisfeita com certa urgência.

Por exemplo, se o seu cachorro está com fome, ele pode latir porque quer comer; se ele precisa fazer suas necessidades, ele pode latir para que você o leve para passear; se ele ficou muitas horas sozinho em casa e você não lhe deu atenção quando retornou, provavelmente ele irá latir para pedir que você brinque com ele ou que dedique algum tempo a ele; etc.

3. Porque está estressado

Outra ocasião em que os cães latem para seus tutores sem um motivo identificável a vista, é quando eles estão estressados e precisam descarregar de alguma forma a tensão acumulada, fazendo isso através dos latidos.

Esse comportamento, assim como as condutas destrutivas, é mais comum em cães que levam uma rotina sedentária ou passam muito tempo sozinhos em um ambiente empobrecido ou pouco enriquecido, onde não podem encontrar maneiras positivas para aliviar essa tensão e exercitar seu corpo e sua mente enquanto seus tutores não estão.

Vale recordar que o estresse não afeta negativamente apenas o comportamento dos cães, mas também sua saúde, fazendo com que eles fiquem mais vulneráveis a uma série de doenças. Aqui estão alguns Sinais de estresse em cães que podem interessar você. Não perca!

4. Está com dor ou doente

Quando alguma coisa está errada com seu corpo, os cães, seja porque estão sentindo dor ou por sentirem-se mais vulneráveis devido a um problema de saúde, podem começar a latir mais e apresentar outras alterações em sua conduta habitual, como preferirem ficar escondidos ou isolados para evitar exposição a qualquer a situação ou interação que possa prejudicar ainda mais o seu bem-estar. Nesse caso, o mais provável é que, além de latir sem motivo, seu cão apresente sinais de dor ou sinais de que está doente.

5. Ele está chateado com você

Se você faz algo, seja de forma consciente ou não, que provoque estresse, medo, dor ou incômodo em seu cão, é provável que os latidos apareçam como um sinal de alerta, através do qual seu peludo está tentando dizer “chega! Você está fazendo eu me sentir mal”.

Além disso, os latidos, nesses casos, costumam ser precedidos por uma série de sinais de calma que os cães utilizam para tentar apaziguar uma situação desagradável e nos dizer que não desejam brigar conosco.

Muitas vezes, os tutores provocam essas reações em seus cães sem perceberem, pois acreditam que estão fazendo o “correto” para expressar seus sentimentos em relação aos seus cães ou para educá-los. Por exemplo, quando insistem em abraçar seus peludos, mesmo quando eles mostram sinais claros de desconforto com a situação, ou quando usam repressões inadequadas para indicar um comportamento inadequado e evitar que se repita.

Nesse último caso, se o seu cão late quando você o repreende, é importantíssimo que você avalie se está cometendo esses erros comuns ao repreender seu cão e, mais ainda, repensar o tipo de metodologias que você aplica para educá-lo. Para te ajudar, no PeritoAnimal compartilhamos algumas dicas de como fazer um cachorro parar de latir.

O que significa quando o cachorro idoso fica latindo pro nada?

Assim como indivíduo adulto, um cão idoso pode latir “do nada” para seus tutores pelos motivos que vimos no tópico anterior. No entanto, quando alcançam essa última etapa de sua vida, que é a velhice, nossos amados peludos começam a experimentar deficiências sensoriais e cognitivas.

Entre os motivos, temos:

1. Síndrome da disfunção cognitiva

Uma progressiva deterioração de suas capacidades e funções cerebrais, que geralmente leva ao desenvolvimento de sintomas da síndrome da disfunção cognitiva (que podemos entender como a “Alzheimer canino”). Entre outras coisas, isso significa que seus sentidos vão perdendo a agudeza natural da juventude e, por consequência, os cães idosos começam a perceber todos os estímulos ao seu redor de uma maneira diferente e um pouco menos “precisa”, mostrando-se mais reativos ou ‘hipersensíveis’ diante de qualquer alteração em seu ambiente do que os indivíduos mais jovens.

2. Falta de percepção do ambiente

É muito provável que o seu cão, ao se tornar um idoso, comece a latir mais do que quando era jovem, porque já não pode perceber tão claramente, seja através do olfato, da visão ou da audição, o que acontece ao seu redor: o que o fará se sentir mais inseguro ou inclusive desorientado.

Isso o torna mais vulnerável a desenvolver uma série de problemas de comportamento comuns aos cachorros idosos, como os latidos excessivos.

3. Deterioração física

É importante ter em mente que a deterioração típica da velhice também afeta o cão a nível físico, já que suas articulações têm sofrido muito desgaste ao longo de sua vida, sua massa muscular perdeu densidade e seu sistema imunológico é muito mais frágil que o de um cão jovem. É por isso que os cães mais velhos são mais propensos a desenvolverem um amplo leque de doenças, algumas das quais causam muitas dores e reduzem significativamente sua mobilidade, como a osteoartrite canina, por exemplo.

Este é outro significado que explica porque um cachorro idoso late para o nada, porque, entre outras coisas e como temos visto, os latidos excessivos podem indicar que um cão está com dor e sente a necessidade de “afastar” qualquer tipo de contato, estímulo ou indivíduo que possa, querendo ou não, ocasionar maior incômodo.

4. Desaceleração de seu metabolismo

Por último, mas não menos importante, lembramos que os cães idosos experimentam uma significativa desaceleração de seu metabolismo, portanto todos os processos fisiológicos de seu corpo se tornam mais lentos e também seu comportamento se torna menos ativo. Além disso, é muito importante que sigam fazendo exercícios adaptados as suas limitações e necessidades para preservar uma boa saúde nessa fase de sua vida.

Por todas essas razões, os cães idosos necessitam de afeto constante e cuidados específicos para desfrutar de uma boa qualidade de vida. Para ajudar você, nós do PeritoAnimal preparamos este artigo com cuidados para um cachorro idoso.

O que significa quando o cachorro fica latindo pro nada? - O que significa quando o cachorro idoso fica latindo pro nada?

O que fazer quando o cachorro fica latindo pro nada?

Quando temos um problema de qualquer natureza e queremos encontrar uma solução, antes de mais nada, devemos identificar o que tem gerado este problema, certo? A mesma lógica se aplica neste caso e a primeira coisa que você deve fazer é tentar entender por que o seu cão está latindo sem uma razão. Felizmente, agora que você conhece os principais fatores que "induzem" esse comportamento em nossos melhores amigos e você deve ter percebido que, nos tópicos anteriores, enquanto falávamos das causas, também compartilhamos alguns conselhos para prevenir ou controlar esse comportamento em cada caso específico.

Você também deve ter se dado conta que esses conselhos, basicamente, se baseiam em antecipar as necessidades básicas do seu cão para evitar os latidos direcionados a você sirvam como um pedido ou um lembrete de que algo está faltando para que ele se sinta plenamente seguro e confortável em seu lar. Por exemplo:

  • Manter uma boa rotina de passeios diários: isso evitará que ele lata cada vez que sinta a necessidade de se exercitar e fazer suas necessidades.
  • Estabelecer a quantidade de comida: definir o número de refeições diárias e os horários desde o princípio, é uma excelente forma de evitar que um cão lata ou chore constantemente para pedir comida. Além disso, oferecer ao seu amigo peludo uma alimentação completa e equilibrada em função de suas necessidades nutricionais em cada etapa de sua vida, é essencial para preservar sua boa saúde e prevenir deficiências nutricionais que prejudicam seu desenvolvimento físico e mental.
  • Enriquecer o ambiente do seu cão: oferecer brinquedos e uma boa variedade de estímulos que despertem sua curiosidade e lhe permitam exercitar-se e entreter-se enquanto está sozinho em casa, é uma medida preventiva chave contra os sintomas de estresse e os problemas de conduta, como os latidos excessivos e a destrutividade.
  • Reavaliar seu próprio comportamento ao interagir com seu cão: os cães têm suas formas próprias de expressar suas emoções e estados de humor, principalmente através de sua linguagem corporal e condutas diárias. Uma posse responsável também significa tomar um tempo para conhecer a personalidade do seu cão e aprender a respeitar sua forma de ser, sem humanizá-lo ou expô-lo a situações desagradáveis com a única finalidade de satisfazer suas expectativas.
  • Educar seu cão em vez de apenas repreendê-lo: com esse propósito, o melhor a se fazer é optar pelo uso do reforço positivo para recompensar as conquistas do seu cão e incentivá-lo a associar o treinamento a estímulos positivos e agradáveis que o motivem a dar sempre o melhor de si. Lembre-se de que se você só repreender seu cão por ter "se comportado mal", mas não ensinar a ele o que significa “comportar-se bem”, você não está o educando, apenas repreendendo-o sistematicamente e expondo-o a emoções negativas que prejudicam o vínculo entre vocês e favorece condutas problemáticas associadas ao medo excessivo e a insegurança nos cães.
  • Medicina preventiva: levar seu cão ao veterinário ao menos uma vez ao ano, aplicar as vacinas essenciais para prevenir doenças comuns nos cães e realizar suas desparasitações contra parasitas internos e externos, são as formas mais eficientes de prevenir várias das doenças comuns em cães que podem mudar seu comportamento e por em risco a sua vida.

Finalmente, queremos esclarecer que existem casos em que é impossível prever ou inibir os latidos, porque consistem em reações naturais de uma diversidade de estímulos e uma parte muito importante da comunicação dos cães.

Por essa razão, nem sempre é possível e nem recomendável evitar que um cão lata, mas podemos atuar para evitar que essa conduta se repita de forma excessiva e chegue a converter-se em um problema de comportamento que gere conflitos com os vizinhos.

Agora que você sabe os diferentes significados para um cachorro latindo para o nada, não perca o vídeo a seguir no qual explicamos por que um cachorro late muito:

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que significa quando o cachorro fica latindo pro nada?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que significa quando o cachorro fica latindo pro nada?