Problemas de comportamento

O que fazer quando o cachorro rosna

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 18 setembro 2023
O que fazer quando o cachorro rosna
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cachorros têm uma linguagem de comunicação verbal pouco extensa em comparação com a do ser humano, no entanto, o rosnado é um sistema muito útil que lhes permite dar a entender que não gostam de algo.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos ajudá-lo a identificar qual é o problema que afeta o seu cachorro e vamos dar-lhe alguns conselhos básicos para que possa voltar a ganhar a confiança dele. Lembre-se que é muito importante não o repreender, pois assim eliminará o seu sistema de comunicação natural e poderá morder sem avisar.

Descubra o que fazer quando o cachorro rosna seja durante a brincadeira, na presença de bebês e crianças, ao acariciá-lo ou quando tem algum brinquedo na boca.

Índice

  1. Por que os cachorros rosnam?
  2. O cachorro rosna brincando
  3. O cachorro rosna quando come
  4. O cachorro rosna quando tem algo na boca
  5. O cachorro rosna ao ser acariciado
  6. O cachorro rosna a outros cães
  7. O cachorro rosna a bebês ou crianças

Por que os cachorros rosnam?

Os cães rosnam entre si e rosnam-nos a nós para expressar algo que lhes desagrada. Um puxão na cauda, um comportamento agressivo ou um castigo excessivo podem fazer com que um cachorro rosne para nós, é a sua forma de dizer: Já chega!

Quando um cachorro rosna é muito importante não tocar nele (uma vez que nos poderia morder) nem castigá-lo. Repreendê-lo quando rosna pode fazer com que morda diretamente ao invés de nos avisar. Por esse motivo será fundamental identificar as causas que provocaram esse rosnado e tratar o problema de raiz.

Deve saber que é muito importante trabalhar este tipo de problemas com um profissional como um educador canino. Se o nosso cachorro tiver um comportamento por muito tempo e se habituar a repeti-lo, a modificação dos hábitos adquiridos vai ser muito mais complicada, por isso deve começar o quanto antes.

De seguida, oferecemos-lhe alguns conselhos e truques para que saiba como começar a trabalhar enquanto espera a visita do profissional, algo imprescindível. Além disso, deve ter sempre presente o seguinte:

  • Não o castigue.
  • Utilize apenas o reforço positivo.
  • Não lhe toque quando estiver rosnando.
  • Não o repreenda se rosnar.
  • Observe o seu comportamento.
  • Identifique o contexto.

O cachorro rosna brincando

Nesta situação o cão rosna como parte da brincadeira ao morder um brinquedo ou ao tentar mordiscar os nossos dedos. Este rosnado é próprio de um momento de brincadeira. Para afirmar que o animal está brincando devemos observar um comportamento positivo e paciente nele, nunca agressivo, medroso ou reativo. Se o nosso cachorro emitir rosnados leves sem nos machucar e com uma atitude brincalhona significa que o nosso cão entende que está brincando conosco.

Isto também pode acontecer quando o seu cachorro se relaciona com outros cães, rosnando e se mordendo sem se machucarem. Este comportamento é apropriado e próprio da natureza dos cães.

O que fazer quando o cachorro rosna - O cachorro rosna brincando

O cachorro rosna quando come

Se o seu cachorro rosna quando, ao se aproximar, há comida pelo meio o animal tem um problema de proteção de recursos. Através do rosnado estará nos alertando para não nos aproximarmos do alimento, caso contrário pode chegar a morder. O cachorro guarda o seu alimento como instinto básico de sobrevivência.

A proteção de recursos é quando um cão tenta proteger e mostrar que é seu um determinado objeto. Falamos normalmente de comida, de brinquedos ou da sua cama, depende da situação. Se o seu cachorro tem proteção de recursos com a comida vai ter que trabalhar diariamente com ele e a comida. Para começar é muito importante não o repreender. deve permitir que o seu cachorro rosne quando assim o considerar necessário, é a sua forma de comunicação natural.

Pegue em alguma comida saborosa que saiba que ele goste e comece a oferecê-la diretamente da sua mão com a palma aberta. Ao ter este comportamento, o cachorro entende que somos nós quem lhe proporciona a comida. Repita este comportamento de forma regular praticando obediência e oferecendo-lhe muitas guloseimas sempre que o fizer bem.

Outro truque será utilizar o searching, que consiste em espalhar guloseimas pelo solo (de preferência em um lugar limpo, não na cidade) para que o cachorro o busco e desenvolva o olfato. É outro tipo de forma de receber diretamente a comida de nós, este tipo de atividade acalma e beneficia o cachorro. É indicada também para cachorros que mordem a mão ao receber prêmios.

O passo seguinte é usar diferentes recipientes de comida (use uns de plástico, mas baratos) e coloque-os por toda a cada. Dê-lhe a comida todos os dias em um lugar diferente e é muito importante que o cachorro o veja a colocar a comida no recipiente. Antes de esvaziar o conteúdo no recipiente pode dar-lhe uns grãos de ração da sua mão. Deverá continuar trabalhando este problema com um profissional.

O que fazer quando o cachorro rosna - O cachorro rosna quando come

O cachorro rosna quando tem algo na boca

Se o seu cachorro é do que não largam o brinquedo em nenhum caso e começam a rosnar se o tenta tirar, está novamente perante a proteção de recursos. Não tente tirar-lhe o brinquedo, pois isso é um aviso claro para não se aproximar, pode morder-lhe.

Deve começar a trabalhar com ele a ordem "solta ou larga" para largar o brinquedo permitir-lhe recuperá-lo. Siga estes simples passos para o conseguir:

  1. Utilize o seu brinquedo favorito: uma bola ou um brinquedo de morder.
  2. Permita que brinque com ele durante um tempo sem o tentar tirar.
  3. Use guloseimas saborosas, deve ser algo que saiba que realmente gosta.
  4. Aproxime-se dele e diga-lhe "solta ou larga" enquanto o permite chegar a comida com o punho fechado.
  5. Quando largar o brinquedo, felicite-o e dê-lho o prêmio que tem escondido na sua mão.

Neste ponto surge um problema: o cachorro pode não nos permitir recuperar o brinquedo e pegar nele. Não importa, não o deve forçar. Felicite-o cada vez que soltar o brinquedo e permita que o recupere sem problema, desta forma compreenderá que não o está tentando roubar.

Depois de trabalhar durante um tempo a ordem "solta ou larga" (o tempo que for preciso para o cão), o seu cachorro vai permitir que você pegue no brinquedo e vai saber que não o está tentando tirar. Depois deve voltar a dá-lo a ele para continuar a confiar em si e em que vai devolver sempre o seu brinquedo. As felicitações e as palavras de elogio não podem faltar.

A confiança, a constância e o reforço positivo são as chaves para resolver a proteção de recursos. Interpretar adequadamente a comunicação do cachorro e ser paciente na sua educação será fundamental. Além disso, é recomendável recorrer a um profissional para este o ajudar neste processo, especialmente se parecer se complicar.

O que fazer quando o cachorro rosna - O cachorro rosna quando tem algo na boca

O cachorro rosna ao ser acariciado

Antes de afirmar que rosna como um problema de comportamento, é importante que descarte qualquer doença, que geralmente é a causa mais provável do rosnado perante o contato físico. A displasia de quadril ou um problema de pele podem ser as causas do cachorro rosnar.

Se o veterinário o certificar que não tem nenhum problema físico, deve pensar no que fez para que o seu cachorro rosnasse: tem medo de si? Utiliza o castigo físico com ele?

Não tente tocar nele se ele não quer. Deve ganhar a confiança do cachorro praticando obediência, utilizando o reforço positivo, oferecendo-lhe snacks e premiando verbalmente o seu pet sempre que conseguir. É preferível que não se aproxime dele e que pouco a pouco vá ganhado a confiança, a forçá-lo e com pressão não conseguirá nada.

O que fazer quando o cachorro rosna - O cachorro rosna ao ser acariciado

O cachorro rosna a outros cães

Devemos diferenciar muito bem os tipos de rosnados que ocorrem entre cachorros:

Aviso

Durante uma brincadeira dois cachorros podem rosnar como forma de comunicação natural para avisarem sobre os limites: "acalma-te", "magoaste-me" ou "cuidado" podem ser alguns dos significados do rosnado. São totalmente normais e apropriados, os cachorros comunicam assim.

Ameaça

No entanto, se durante o passeio o seu cão rosna e ladra a outros cachorros de forma agressiva e desafiante está provavelmente perante um problema de reatividade, seja por medo ou por outras causas. É importante evitar as situações que lhe provoquem estresse grave e devemos começar a educá-lo em situações tranquilos para deixar de o fazer.

Como podemos trabalhar o rosnado com outros cachorros?

É importante compreender que este tipo de regras devem ser definidas por um profissional. Um cachorro que tenha medo de outros cães vai precisar de uma terapia, enquanto que aqueles que não foram socializados vão precisar de outro tipo de trabalho. Na internet vai encontrar muitos conselhos e técnicas diferentes, o que não lhe vão explicar é que nem todas são válidas para todos os casos.

Apenas um profissional o poderá guiar e dar conselhos úteis para o seu cachorro. Não acredite em que não tiver visto o seu cachorro. No entanto, há fatores que lhe podem ajudar a melhorar este problema:

  • Evite os erros de passeio
  • Passeie o cachorro durante as horas mais calmas
  • Não o submeta a pressão
  • Não o castigue
  • Use o reforço positivo
  • Pratique obediência
O que fazer quando o cachorro rosna - O cachorro rosna a outros cães

O cachorro rosna a bebês ou crianças

Embora não acredite, muitos cachorros costumam rosnar a bebês e crianças fruto de uma experiência negativa no passado (puxões de cauda, de orelhas...). É muito importante que adote as medidas de segurança pertinentes para evitar um possível acidente, use sempre focinheira e coleira na presença de crianças.

Além disso, é importante saber como deve habituar o seu cachorro à focinheira. Se não fizer assim o seu cachorro vai entender isso como um castigo e as reações podem ser piores.

No geral estamos falando de medo. Este tipos de casos devem ser tratados com um profissional experiente como é o caso dos etólogos. Procure um profissional na sua localidade que o ajude a tratar este problema antes de ficar pior.

O que fazer quando o cachorro rosna - O cachorro rosna a bebês ou crianças

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que fazer quando o cachorro rosna, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
51 comentários
A sua avaliação:
Simone
Meu cachorro tem um ano,e quando pega alguma coisa dele,ele rosna, está difícil, como faço para resolver isso? Obrigada
A sua avaliação:
Maria
Meu cachorro late para as crianças de colo quando eu levo ele para passear!! O que faço?
A sua avaliação:
Vanessa Dos Santos Fogaça Furtado
Eu achei um cachorro mau tratado bem magro,e faminto e eu notei que ele rosna quando ele esta comendo,quando estou brincando com ele não quer devolver o objeto,mas não é sempre. Notei que ele é ciumento e se assusta com tudo que ouve,ele aceita carinho mas é quando ele quer.Ele tem varias marcas de agrassão na pele no corpo cicatrizes eu quero que ele seja docil e que perca estes traumas que ele tem,o que eu devo fazer? Desde já agradeço.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Vanessa. Tudo bem? Nesse caso, a melhor coisa é levá-lo a uma destrador ou etologista. Neste outro artigo damos algumas dicas sobre um cão agressivo - causas e tratamento: https://www.peritoanimal.com.br/cao-agressivo-causas-e-tratamento-6100.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
David
Oi, meu cachorro rosna e ladra à noite e não percebemos o porquê, se vocês podessem dar uma sugestão do que seria agradecia.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, David. A verdade é que há diferentes motivos que levam a este comportamento. Neste post explicamos o que fazer quando o cachorro rosna:
https://www.peritoanimal.com.br/o-que-fazer-quando-o-cachorro-rosna-21044.html. Um outro artigo que pode ser útil é este sobre como fazer o cachorro parar de latir: https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-o-cachorro-parar-de-latir-22476.html.
Um abraço!
A sua avaliação:
veronica
Meu cachorro sempre rosna quando pegamos ele, quando soltamos ele para pq acontece isso
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Veronica. Tudo bem? Temos este post que explica 8 coisas que os cachorros fazem para chamar a atenção: https://www.peritoanimal.com.br/8-coisas-que-os-cachorros-fazem-para-chamar-a-atencao-21286.html
Esperamos que seja útil! 🐶

A sua avaliação:
Elaine
amo meu cão srd, com aparência labrador. É adotado, apareceu aqui em casa aos 2 meses humanizado, porém sempre dormindo e ficando praticamente fora de casa. Começou a querer ficar dentro de casa sem querer sair. Debaixo da cama, mesa. Aí ficou com um olhar mau. Contratei um adestrador. Socializando na rua, não entrar dentro de casa, abraçar meu carro, etc. Com uma guia. Não pude continuar muito caro. Do nada arrancou sozinho o elo e depois a coleira. Não aceita tomar banho. A última vacina foi a de raiva ano passado. e não deixou dar a de saúde. Enfim. Me deixou passar o shampoo. Acho que encostei na pata ele me deu 32 mordidas. Não quero perde-lo mais rosna de dar medo. Fui no corpo de bombeiros, prefeitura e só dão atendimento para cão que tem dono. Só se estivesse na rua. Não tenho proteção. Tenho 66 anos. Dizem que cão que morde a dona é mau
e traiçoeiro . Ne ajude adorei seu artigo.
Eduarda
Elaine! Tente algum adestrador online! Costumam ser mais baratos e devem dar resultados também! Fiquei preocupada com você! Eu vim aqui buscando uma resposta para o meu problema, mas o seu me parece bem pior!!
A sua avaliação:
Rita de Cassia Cordeiro de Mello
Tenho uma cachorra de 13 anos. Nunca foi de rosnar. Ultimamente, toda vez que vai comer, ela rosna para alguma coisa próximo do prato de comida. Eu vejo de longe ela rosnar sem ter nenhum cachorro ou pessoa perto dela. Ela fixa o olhar no prato e em algo próximo a ela. O que pode estar acontecendo?Ela está ficando doida?
SERGIO
Estamos com um problema idêntico. No caso identificamos que se tratava de minúsculas formigas (alguns chamam de formigas-fantasmas, de tão pequenas). Acabamos com as formigas, mas a cadelinha ficou com o hábito de fitar a tigela de comida, sem comer, durante horas, como se ainda estivesse à espera das formigas. E passou a rosnar para nós se nos aproximamos. Tá complicado.
A sua avaliação:
Aline Portillo
Adotei um cachorrinho e ele tem 3 meses de vida, a moça que ele estava disse que era uma cruza, a mãe era uma border collie ja o pai provável que seja um vira-lata, ela está comigo faz 1 mês e meio e no início ele brincava de morder mas sem machucar tanto, agora ele já está ficando bravo parece, ele rosna quando está brincando e morde forte, um dia ele estava comendo uma sujeira que caiu do lixo e eu peguei ele e ele tentou me morder, imediatamente eu briguei com ele e dei um tapa na bunda dele kkk sim, bem fraquinho e senti pena, mas não machucou nem nada, só que ele foi pra caixinha dele onde ele dorme, e assim continua, as vezes no meio da brincadeira ele começa a ficar brabo e morde, não sei oque fazer, eu tenho uma pinscher só que ela é velhinha e braba, então quando ela não gosta de qualquer coisa, da um barulhinho ela começa a rosnar e querer morder, fiquei na dúvida se seria ela que influenciou esse comportamento nele pois quando ele chegou era bem dócil, e agora ele está ficando assim.
A sua avaliação:
Kenna
Tenho uma fox paulistinha de 3 anos e sempre q meu filho de 3 anos tenta brincar com ela, ela o encurrala e rosna pra ele. Tenho medo dela morder ele. Pq ele tenta se levantar e sair e só piora. Enquanto não pego ele no colo ela nao para. Geralmente tiro assim q vejo. Então não sei se ela chegaria a morder. Eu não sei se ele põe a mão no rosto dela e ela não gosta. O fato eh q parece que mesmo ele sendo desajeitado ela não entende como brincadeira. Fico pensando se eh uma raça para crianças mesmo.
Patricia Teixeira
todas as raças sao para crianças, ou adultos ou seja o que for..é preciso que os pais vigiem este tipo de situações.
a culpa não é do cão...as crianças sao desajeitadas e imprevisiveis...o seu filho pode querer brincar mas para o cão é chato!
é preciso respeitar o espaço dele!!
A sua avaliação:
monica barreto fernandes
o Duke chegou em casa há 15 dias. Ele tem 9 meses e vivia num canil. Com meu marido, meu filho e eu não temos problema algum com ele. Mas ao chegar pessoas em casa ou durante os passeios na rua se alguém chegar perto dele ou tentar dar a mão para ele cheirar ele rosna. para os outros cachorros raramente ele rosna.
Não sei como agir e peço a ajuda de vcs.
obrigada pela atenção.
Filipa Marques
O meu cão rosna quando fecho a porta do quintal que vai para a casota para ele dormir quentinho
Larissa Alves Teixeira
Boa noite, tenho uma Fox Paulistinha de dois meses, quando ficamos com ela no colo por algum tempo na hora de colocá-la no chão ela rosna e tenta nos morder, acho que isso não deve ser normal. O que fazer?
Luísa Savala
Oi Larissa! Você tentou as dicas do artigo?
De qualquer maneira, se o seu cachorro continuar com esse comportamento recomendamos que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Victor
Gostaria muito de um conselho, tenho um mastim napolitano de 60 kg, o Mike, depois de mais ou menos um ano de idade, ele começou a ficar rebelde, quando vou passar remédio ele rosna, vi em outro site para segurar o cangote dele e falar grosso: NÃO, mas se ele decidir me atacar eu morro, então gostaria de confirmar se esse método é funcional. Obrigado
Luísa Savala
Oi Victor! Temos um artigo com algumas dicas para dar remédio para cachorro que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/dicas-para-dar-remedio-para-cachorro-21391.html
De qualquer forma, se o seu cachorro tiver esse comportamento frequentemente, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
juliana pereira de brito ribeiro
Boa tarde, adotei um fox paulistinha este ano, que tem 12 anos, era do meu sogro e ele morreu há 9 anos, então este cachorro ficou abandonado todos esses anos no sítio onde nasceu do meu sogro, ele tinha o pai , mãe e irmã, nestes anos todos morreram, ele sempre foi o líder, brigava muito com o pai, e por isso foi castrado, a mãe não conseguia chegar perto da gente pois ele não permitia, há dois anos a mãe faleceu, e ele ficou muito carente, não conseguia ficar mais sozinho, escapava, tentava ficar com a gente, meu marido construiu um canil bem alto mas ele pulava e se machucava muito, bom, por tudo que aconteceu, ele ficou muito carente, e ele não enxerga bem desde os 3 anos, o veterinário disse que foi um fungo, e ele tem somente 30 porcento da visão. Todos que vão passar a mão nele, ele deixa e daí morde, só não aconteceu isso comigo e com minha sogra, dou banho, escovo os dentes, até tártaro já tire. Este ano pegou a doença do carrapato e ficou muito mal, eu fiquei muito sensibilizada com tudo que já tinha acontecido com ele, e adotei . Levei para casa, e agora é o meu cachorrão. Esta semana ganhou uma caminha muito fofa e ele adorou, ele nunca tinha rosnado para mim, mas se passo a mão nele quando esta deitado ele rosna, e antes da cama isso não acontecia. O veterinário no ultrassom disse que o fígado e o pâncreas estão inchados por causa da doença. Como agir? Desde já agradeço.
Luísa Savala
Oi Juliana! Você tentou as dicas do artigo?
Pelo que você contou, é um cachorro que já sofreu bastante, por isso, é importante ter muita paciência e ser constante com ele.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
juliana pereira de brito ribeiro
Bom dia Luísa, tentei sim, ontem à noite quando ele deitou eu não mexi com ele, hoje cedo ele acordou passeou e deitou de novo, fui me despedir dele e passei a mão na cabeça dele e ele rosnou novamente, acendi a luz, olhei bem no olho dele e disse não , não pode bem firme. Obrigada
Felipe
Tenho uma cadela de quase 4 anos, ela é mestiça (srd com border collie) e sempre que chega alguém em minha casa ela rosna pra mim enlouquecidamente e se eu entro no quarto e fecho a porta, parece até que tá matando ela. É meio engraçado na hora mas ao mesmo tempo chateia DEMAIS. Qual será o motivo desse rosnar doentio que ela faz? Algumas pessoas dizem/acham ser ciúmes que ela tem demais por mim.
Luísa Savala
Oi Felipe! Sem ver a sua cadela não conseguimos passar um diagnóstico. No entanto, é muito importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para eliminar qualquer problema de saúde e aconselhar sobre como agir nesse tipo de situação.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Erica
Meu cachorro rosna apenas quando está com sono.. ou tentando dormir..ou se o acordo sem querer... não deixa chegar perto. Só depois que acorda de vez... é normal isso?
Michele
Adotei uma cachorra já adulta, faz mais ou menos 3 meses! Ela nunca havia rosnado pra nenhum de nós da minha casa, porém agora ela começou a rosnar do nada, e eu to preocupada, rosnou pra mim e pra minha filha de 9 anos! Preciso muito de ajuda, ela é porte grande ... Tenho medo dela avançar e acontecer o pior :(
Luísa Savala
Oi Michele! Você já tentou as dicas do artigo?
Se esse comportamento continuar, recomendamos que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Mariana
Tenho um cachorro de 8 meses, vai fazer 9 dia 2/02/2019, ele rosna MUITO, muito mesmo quando tento pegar um brinquedo dele, agora pouco eu tentei pegar um fio de cabo, NÃO sei se ele roeu ou quebrou, fui tentar pegar e ele ficou mais de 3 minutos rosnando para mim, não podia chegar perto que ele rosnava, fiquei com MUITO medo, estou pensando em contratar um adestrador, mas minha mãe não vai querer, acho que é caro, é isso!
A sua avaliação:
Josiane
Olá.
Acho que minha vira-laras está grávida. Hoje percebi que está gordinha e quando vou acariciar a barriga, ela rosna. Ela não me ataca, simplesmente se levanta e vai até onde a outra dog está e bate nela.
Karen
Oi tenho um rotweiller de 3 meses.... as x ele está na cama e vou pegar ele pra por pra fora pq eh hora de dormir e ele rosna p mim =( eh um comportamento agressivo?
1 de 7
O que fazer quando o cachorro rosna