Partilhar

O que fazer quando o cachorro rosna

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 18 julho 2016
O que fazer quando o cachorro rosna

Ver fichas de  Cachorros

Os cachorros têm uma linguagem de comunicação verbal pouco extensa em comparação com a do ser humano, no entanto, o rosnado é um sistema muito útil que lhes permite dar a entender que não gostam de algo.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos ajudá-lo a identificar qual é o problema que afeta o seu cachorro e vamos dar-lhe alguns conselhos básicos para que possa voltar a ganhar a confiança dele. Lembre-se que é muito importante não o repreender, pois assim eliminará o seu sistema de comunicação natural e poderá morder sem avisar.

Descubra o que fazer quando o cachorro rosna seja durante a brincadeira, na presença de bebês e crianças, ao acariciá-lo ou quando tem algum brinquedo na boca.

Também lhe pode interessar: Alimentação da iguana verde

Por que os cachorros rosnam?

Os cães rosnam entre si e rosnam-nos a nós para expressar algo que lhes desagrada. Um puxão na cauda, um comportamento agressivo ou um castigo excessivo podem fazer com que um cachorro rosne para nós, é a sua forma de dizer: Já chega!

Quando um cachorro rosna é muito importante não tocar nele (uma vez que nos poderia morder) nem castigá-lo. Repreendê-lo quando rosna pode fazer com que morda diretamente ao invés de nos avisar. Por esse motivo será fundamental identificar as causas que provocaram esse rosnado e tratar o problema de raiz.

Deve saber que é muito importante trabalhar este tipo de problemas com um profissional como um educador canino. Se o nosso cachorro tiver um comportamento por muito tempo e se habituar a repeti-lo, a modificação dos hábitos adquiridos vai ser muito mais complicada, por isso deve começar o quanto antes.

De seguida, oferecemos-lhe alguns conselhos e truques para que saiba como começar a trabalhar enquanto espera a visita do profissional, algo imprescindível. Além disso, deve ter sempre presente o seguinte:

  • Não o castigue.
  • Utilize apenas o reforço positivo.
  • Não lhe toque quando estiver rosnando.
  • Não o repreenda se rosnar.
  • Observe o seu comportamento.
  • Identifique o contexto.

O cachorro rosna brincando

Nesta situação o cão rosna como parte da brincadeira ao morder um brinquedo ou ao tentar mordiscar os nossos dedos. Este rosnado é próprio de um momento de brincadeira. Para afirmar que o animal está brincando devemos observar um comportamento positivo e paciente nele, nunca agressivo, medroso ou reativo. Se o nosso cachorro emitir rosnados leves sem nos machucar e com uma atitude brincalhona significa que o nosso cão entende que está brincando conosco.

Isto também pode acontecer quando o seu cachorro se relaciona com outros cães, rosnando e se mordendo sem se machucarem. Este comportamento é apropriado e próprio da natureza dos cães.

O que fazer quando o cachorro rosna - O cachorro rosna brincando

O cachorro rosna quando come

Se o seu cachorro rosna quando, ao se aproximar, há comida pelo meio o animal tem um problema de proteção de recursos. Através do rosnado estará nos alertando para não nos aproximarmos do alimento, caso contrário pode chegar a morder. O cachorro guarda o seu alimento como instinto básico de sobrevivência.

A proteção de recursos é quando um cão tenta proteger e mostrar que é seu um determinado objeto. Falamos normalmente de comida, de brinquedos ou da sua cama, depende da situação. Se o seu cachorro tem proteção de recursos com a comida vai ter que trabalhar diariamente com ele e a comida. Para começar é muito importante não o repreender. deve permitir que o seu cachorro rosne quando assim o considerar necessário, é a sua forma de comunicação natural.

Pegue em alguma comida saborosa que saiba que ele goste e comece a oferecê-la diretamente da sua mão com a palma aberta. Ao ter este comportamento, o cachorro entende que somos nós quem lhe proporciona a comida. Repita este comportamento de forma regular praticando obediência e oferecendo-lhe muitas guloseimas sempre que o fizer bem.

Outro truque será utilizar o searching, que consiste em espalhar guloseimas pelo solo (de preferência em um lugar limpo, não na cidade) para que o cachorro o busco e desenvolva o olfato. É outro tipo de forma de receber diretamente a comida de nós, este tipo de atividade acalma e beneficia o cachorro. É indicada também para cachorros que mordem a mão ao receber prêmios.

O passo seguinte é usar diferentes recipientes de comida (use uns de plástico, mas baratos) e coloque-os por toda a cada. Dê-lhe a comida todos os dias em um lugar diferente e é muito importante que o cachorro o veja a colocar a comida no recipiente. Antes de esvaziar o conteúdo no recipiente pode dar-lhe uns grãos de ração da sua mão. Deverá continuar trabalhando este problema com um profissional.

O que fazer quando o cachorro rosna - O cachorro rosna quando come

O cachorro rosna quando tem algo na boca

Se o seu cachorro é do que não largam o brinquedo em nenhum caso e começam a rosnar se o tenta tirar, está novamente perante a proteção de recursos. Não tente tirar-lhe o brinquedo, pois isso é um aviso claro para não se aproximar, pode morder-lhe.

Deve começar a trabalhar com ele a ordem "solta ou larga" para largar o brinquedo permitir-lhe recuperá-lo. Siga estes simples passos para o conseguir:

  1. Utilize o seu brinquedo favorito: uma bola ou um brinquedo de morder.
  2. Permita que brinque com ele durante um tempo sem o tentar tirar.
  3. Use guloseimas saborosas, deve ser algo que saiba que realmente gosta.
  4. Aproxime-se dele e diga-lhe "solta ou larga" enquanto o permite chegar a comida com o punho fechado.
  5. Quando largar o brinquedo, felicite-o e dê-lho o prêmio que tem escondido na sua mão.

Neste ponto surge um problema: o cachorro pode não nos permitir recuperar o brinquedo e pegar nele. Não importa, não o deve forçar. Felicite-o cada vez que soltar o brinquedo e permita que o recupere sem problema, desta forma compreenderá que não o está tentando roubar.

Depois de trabalhar durante um tempo a ordem "solta ou larga" (o tempo que for preciso para o cão), o seu cachorro vai permitir que você pegue no brinquedo e vai saber que não o está tentando tirar. Depois deve voltar a dá-lo a ele para continuar a confiar em si e em que vai devolver sempre o seu brinquedo. As felicitações e as palavras de elogio não podem faltar.

A confiança, a constância e o reforço positivo são as chaves para resolver a proteção de recursos. Interpretar adequadamente a comunicação do cachorro e ser paciente na sua educação será fundamental. Além disso, é recomendável recorrer a um profissional para este o ajudar neste processo, especialmente se parecer se complicar.

O que fazer quando o cachorro rosna - O cachorro rosna quando tem algo na boca

O cachorro rosna ao ser acariciado

Antes de afirmar que rosna como um problema de comportamento, é importante que descarte qualquer doença, que geralmente é a causa mais provável do rosnado perante o contato físico. A displasia de quadril ou um problema de pele podem ser as causas do cachorro rosnar.

Se o veterinário o certificar que não tem nenhum problema físico, deve pensar no que fez para que o seu cachorro rosnasse: tem medo de si? Utiliza o castigo físico com ele?

Não tente tocar nele se ele não quer. Deve ganhar a confiança do cachorro praticando obediência, utilizando o reforço positivo, oferecendo-lhe snacks e premiando verbalmente o seu pet sempre que conseguir. É preferível que não se aproxime dele e que pouco a pouco vá ganhado a confiança, a forçá-lo e com pressão não conseguirá nada.

O que fazer quando o cachorro rosna - O cachorro rosna ao ser acariciado

O cachorro rosna a outros cães

Devemos diferenciar muito bem os tipos de rosnados que ocorrem entre cachorros:

- Aviso

Durante uma brincadeira dois cachorros podem rosnar como forma de comunicação natural para avisarem sobre os limites: "acalma-te", "magoaste-me" ou "cuidado" podem ser alguns dos significados do rosnado. São totalmente normais e apropriados, os cachorros comunicam assim.

- Ameaça

No entanto, se durante o passeio o seu cão rosna e ladra a outros cachorros de forma agressiva e desafiante está provavelmente perante um problema de reatividade, seja por medo ou por outras causas. É importante evitar as situações que lhe provoquem estresse grave e devemos começar a educá-lo em situações tranquilos para deixar de o fazer.

Como podemos trabalhar o rosnado com outros cachorros?

É importante compreender que este tipo de regras devem ser definidas por um profissional. Um cachorro que tenha medo de outros cães vai precisar de uma terapia, enquanto que aqueles que não foram socializados vão precisar de outro tipo de trabalho. Na internet vai encontrar muitos conselhos e técnicas diferentes, o que não lhe vão explicar é que nem todas são válidas para todos os casos.

Apenas um profissional o poderá guiar e dar conselhos úteis para o seu cachorro. Não acredite em que não tiver visto o seu cachorro. No entanto, há fatores que lhe podem ajudar a melhorar este problema:

  • Evite os erros de passeio
  • Passeie o cachorro durante as horas mais calmas
  • Não o submeta a pressão
  • Não o castigue
  • Use o reforço positivo
  • Pratique obediência
O que fazer quando o cachorro rosna - O cachorro rosna a outros cães

O cachorro rosna a bebês ou crianças

Embora não acredite, muitos cachorros costumam rosnar a bebês e crianças fruto de uma experiência negativa no passado (puxões de cauda, de orelhas...). É muito importante que adote as medidas de segurança pertinentes para evitar um possível acidente, use sempre focinheira e coleira na presença de crianças.

Além disso, no nosso artigo pode saber como deve habituar o seu cachorro à focinheira. Se não fizer assim o seu cachorro vai entender isso como um castigo e as reações podem ser piores.

No geral estamos falando de medo. Este tipos de casos devem ser tratados com um profissional experiente como é o caso dos etólogos. Procure um profissional na sua localidade que o ajude a tratar este problema antes de ficar pior.

O que fazer quando o cachorro rosna - O cachorro rosna a bebês ou crianças

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que fazer quando o cachorro rosna, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário sobre O que fazer quando o cachorro rosna

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
23 comentários
Michele
Adotei uma cachorra já adulta, faz mais ou menos 3 meses! Ela nunca havia rosnado pra nenhum de nós da minha casa, porém agora ela começou a rosnar do nada, e eu to preocupada, rosnou pra mim e pra minha filha de 9 anos! Preciso muito de ajuda, ela é porte grande ... Tenho medo dela avançar e acontecer o pior :(
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Michele! Você já tentou as dicas do artigo?
Se esse comportamento continuar, recomendamos que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Mariana
Tenho um cachorro de 8 meses, vai fazer 9 dia 2/02/2019, ele rosna MUITO, muito mesmo quando tento pegar um brinquedo dele, agora pouco eu tentei pegar um fio de cabo, NÃO sei se ele roeu ou quebrou, fui tentar pegar e ele ficou mais de 3 minutos rosnando para mim, não podia chegar perto que ele rosnava, fiquei com MUITO medo, estou pensando em contratar um adestrador, mas minha mãe não vai querer, acho que é caro, é isso!
A sua avaliação:
Josiane
Olá.
Acho que minha vira-laras está grávida. Hoje percebi que está gordinha e quando vou acariciar a barriga, ela rosna. Ela não me ataca, simplesmente se levanta e vai até onde a outra dog está e bate nela.
Karen
Oi tenho um rotweiller de 3 meses.... as x ele está na cama e vou pegar ele pra por pra fora pq eh hora de dormir e ele rosna p mim =( eh um comportamento agressivo?
Giovana
Eu tenho uma shitzu de onze meses e sempre que ela está deitada na minha cama e a minha irmã ou o meu pai aparecem na porta ela começa a rosnar e latir mas se a minha mãe aparece na porta ela não late, e se ela está deitada e você chega e começa a fazer carinho nela e depois tenta pegar no colo ela rosnar e as vezes até chega a dar algumas mordidas. Será que alguém poderia me ajudar?
Mikael
Eu peguei shshitzu de dois anos quando repreendi ele. Ele rosna
Vanessa
Olá! Minha cachorrinha rosna para mim, mas apenas num momento muito específico.... Eu sou mto carinhosa com ela e as vezes ela está deitada e eu chego perto pra dar um beijinho no focinho ou na cabeça dela e ela começa a rosnar, não chega a mostrar os dentes, é apenas um rosno leve. Ela não parece estar brava pq ela até fica de barriga pra cima... mas rosna! Já fiz o teste e pedi para meus pais fazerem o mesmo pra ver se ela rosna, mas não, ela rosna apenas para mim! Será que ela não gosta de mim ou me acha chata demais com meu carinho excessivo?
Rogério Cavallini
Olá boa noite tem uma Yorkshire de um ano e seis meses todas as vezes que chego em casa brinco muito com ela e dou muito carinho atenção porém algumas das situações, e alguma das vezes em que me coloco deitado no sofá para assistir televisão ou mesmo quando vou dormir, ou já estou dormindo acontece dela rosnar, hoje por exemplo estava deitado no sofá assistindo televisão e ela começou a rosnar, descia no chão e rosnava subia no sofá deitava no meu peito e continuava rosnando, descia novamente ao chão e ficava rosnando atrás do sofá que não tinha nada estava apenas ela sozinha, e durante a noite quando estou dormindo no meio da madrugada ela acorda e rosa ou começa a latir será que alguém poderia me ajudar e me explicar o que acontece ?????
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rogério! Ela tem um comportamento agressivo. Está rosnando para você?
Icps
Deve estar vendo algum espírito perto de você. ...por isso ela rosna....está com ciúme. ..
Thaís
Olá,tenho uma pastor sempre foi de ficar solta no espaço dela,agr ela fica solta pela casa toda e quando vamos prende-la por que chegou uma criança ou alguém diferente ,ao colocar a mão na coleira ela. Esta rosnando pra mim que sou dona ou meu pai e irmão que sempre conviveram com ela,o que fazer nesse caso?
Sara
Tenho um Basset Hound muito bonzinho estamos com ele faz uma semana mas hoje ele começou a rosnar e confesso que fiquei com um pouco de medo dele. Será que é normal?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sara! Siga as dicas do artigo e dedique bastante tempo ao adestramento dele. Estes artigo também pode ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/5-truques-de-adestramento-para-caes-8278.html

O que fazer quando o cachorro rosna
1 de 7
O que fazer quando o cachorro rosna

Voltar ao topo da página